Sinfonia de Letras - Alfer Medeiros

Sinopse: Cada letra tem forma e sons específicos, e suas diversas combinações compõem termos com os quais podemos nos comunicar e expor ideias. Um escritor, tal qual um musicista, manipula letras como notas, onde palavras são acordes harmoniosos.

A musicalidade literária originada dessa amálgama representa a expressão dos sentimentos do seu criador.

E então a sinfonia de letras está criada. (Skoob)
MEDEIROS, Alfer (Org.). Sinfonia de Letras: Contos e crônicas de temática livre. Andross Editora, 2018. 352p.


Sinfonia de Letras é uma coletânea de contos e crônicas. Eu não achei nenhum texto ruim, apenas tem alguns que não são muito meu estilo ou que não entendi muito bem, mas a grande maioria foi muito boa.

Um dia de cada vez, do (a) autor (a) de pseudônimo Wanille, foi o meu conto preferido. Ele é semelhante ao livro Céu Sem Estrelas, que eu também gostei bastante, com uma personagem acima do peso e as suas inseguranças e depressão. A força do texto dá uma forte impressão de que é baseada nas experiências da autora, ainda mais considerando que ela não usa o nome.

O meu segundo preferido também é pesado e parece real, e trata-se de Uma Vida pela Escrita, da autora Alessandra Soletti. Ele conta diversos acontecimentos infelizes de uma aspirante a escritora, que já começam na infância quando seus pais jogam fora seu caderno e dizem "É só uma história, depois você escreve outra". O motivo para ele parecer tão real é a metalinguagem, ele até chega a mencionar que ela escreveu um texto para essa mesma coletânea!

Um tema que perpassa muitos dos contos e das crônicas é sobre viver em função do dinheiro e sem ser feliz, ou a tecnologia atrapalhando a felicidade também. Desses, os destaques para mim foram Genevive, da Isabella Poletto Medeiros, E se fosse um sonho..., da Paula Maciel e O Senhor dos Papéis, do Renato Dutra, que o título obviamente é uma referência a O Senhor dos Anéis e, apesar de eu não ter lido o livro e não poder dizer se o conto em si é uma paródia, eu achei bem interessante o modo como ele conta que nós vivemos sempre em função de papéis, não só de dinheiro. A crônica Sonhos, do Matheus Zuca, traz umas reflexões interessantes e Bruxaria, do Murillo Lino, sobre tecnologia, é um dos poucos contos engraçados dessa coletânea cheia de textos mais tristes, chocantes, um pouco pessimistas. Claro que também tem outros que são leves, mas eu diria que poucos dos leves tinha realmente a intenção de humor como esse teve.

Além dos dois contos que eu falei separadamente e dos três destaques sobre vida infeliz que citei, meus outros favoritos foram O Menino e o Trem, da Amanda de Aguiar Piazza, sobre a 2ª Guerra Mundial; Paraíso de Abutres do Rod Rodrigues Neves, também sobre uma guerra; Reiniciação, Ano 3054 da Kátia Rocha Giraldi, futurista; Suavidade no Deserto da Filomena Perrella, um dos mais criativos e diferentes, sobre uma mosquita que resolve parar de se alimentar para não transmitir doenças para os humanos; E se existisse o amanhã, Clarisse?, da Tabatta Roberts, sobre uma mulher em situação de rua.

Essa foi uma boa leitura e bem diversificada. Tem textos sobre escrita, amor, morte, natureza, entre outras coisas, de autores de todos os estados e idades. Dá para ver isso porque alguns contos são de "causos" de alguma cidade, e vários têm jeitos específicos de falar. Eu recomendo porque vai ter textos para agradar a vários tipos de leitores.
Mah
Mah

Escrever (por prazer) me acalma e resenhas são uma terapia pra mim. Assim como doces, séries e ler. Autora do Programa Resistir, um podcast sobre suicídio.

12 comentários:

  1. Parece ser uma leitura interessante, por ter contos diversificados, assim fica difícil não ter alguns que agradem. Gostei que abordam temas que estão presentes nas nossas vidas, os dois primeiros devem ser bem tristes e mexem com as nossas emoções. Tecnologia e dinheiro são importantes, mas tem que ter cuidado com eles e saber usá-los, deve ser muito bom esse conto que menciona eles.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou apaixonada por contos e crônicas, ainda mais quando estes textos vem recheados de personagens e situações muito reais, cotidianas até!
    Ainda não tinha lido nada a respeito do livro e já gostei de cara da capa e título!
    Com certeza, se tiver oportunidade, quero sim, poder conferir!!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Gostei do título, também gosto de contos e crônicas.
    Bom saber sobre esse livro, me parece uma boa leitura.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Adoro por contos e crônicas, e textos assim são sempre uma boa leitura.A abordagem e muito boa temas que estão sempre presentes e em destaque dão um que maior para se envolver.Ainda com textos sobre escrita, amor, morte, natureza, entre outras coisas, de autores de todos os estados e idades trás para mais perto da gente essa viajem literária.

    ResponderExcluir
  5. Ainda estou pegando o jeito com os contos mas sempre que leio me surpreendo com a leitura e esse livro me passou essa sensação já aqui nessa resenha.
    Acho que por retratar varias situações do nosso cotidiano e da vida em geral a leitura fica ainda mais indispensável. Com certeza irá pra minha lista

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    Não sou de ler muitos livros de conto, mas os que ando me deparando ultimamente me agradam bastante.
    Esse,pelo que percebi, nos faz refletir bastante, particularmente fiquei interessada no conto "Bruxaria", pelo nome e por conter humor.
    Um livro bem diferente...
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Gosto de livro de contos e esse parece ter uns temas bem diversos. Peso, tecnologia, depressão e até escrita são coisas que chamam atenção pra mim. Parece legal, bem simples e gostoso de ler também. É uma dica boa pra quando bate aquela ressaca literária.

    ResponderExcluir
  8. Gosto bastante de contos, porém os mais clássicos, esses me fascinam. Esse livro talvez eu leia futuramente. A capa dele não mostra ser contos, mas enfim, talvez eu leia.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Não conhecia esse livro, curto muito uma coletânea de contos e crônicas, parece ser bem interessante, essa resenha me deixou bem curiosa em conferi tudo que foi dito aqui.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Gosto de contos e crônicas mas prefiro os que falam sobre amor, textos sobre escrita, morte e natureza não faz o meu estilo... Dos contos que você citou me interessei apenas por Um dia de cada vez - sobre uma personagem acima do peso e que sofre de depressão -, por isso se eu tiver a oportunidade de ler Sinfonia de Letras vou arriscar a leitura sim, quem sabe eu acabe curtindo a leitura dos outros contos também?!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Mah
    Ainda não conhecia o livro, não sou de ler contos com frequência.
    Mas gostei desta reunião de contos no livro, tem para todos os gostos, temas variados.
    Espero ter oportunidade para ler, beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Mah!
    Fiquei muito feliz que você gostou do meu conto! O livro está lindo! (Caso queira, posso fornecer exemplares para você sortear para os leitores do blog). Por sinal, que blog maravilhoso! E a resenha está ótima também! Parabéns!
    Mil beijos

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.