A Nuvem - Neal Shusterman

Sinopse: No segundo volume da série Scythe, a Ceifa está mais corrompida do que nunca, e cabe a Citra e Rowan descobrir como impedir que os ceifadores que não seguem os mandamentos da instituição acabem com o futuro da humanidade.
Em um mundo perfeito em que a humanidade venceu a morte, tudo é regulado pela incorruptível Nimbo Cúmulo, uma evolução da nuvem de dados. Mas a perfeição não se aplica aos ceifadores, os humanos responsáveis por controlar o crescimento populacional. Quem é morto por eles não pode ser revivido, e seus critérios para matar parecem cada vez mais imorais. Até a chegada do ceifador Lúcifer, que promete eliminar todos os que não seguem os mandamentos da Ceifa. E como a Nimbo Cúmulo não pode interferir nas questões dos ceifadores, resta a ela observar.
Enquanto isso, Citra e Rowan também estão preocupados com o destino da Ceifa. Um ano depois de terem sido escolhidos como aprendizes, os dois acreditam que podem melhorar a instituição de maneiras diferentes. Citra pretende inspirar jovens ceifadores ao matar com compaixão e piedade, enquanto Rowan assume uma nova identidade e passa a investigar ceifadores corruptos. Mas talvez as mudanças da Ceifa dependam mais da Nimbo Cúmulo do que deles. Será que a nuvem irá quebrar suas regras e intervir, ou apenas verá seu mundo perfeito desmoronar? (Skoob)

SHUSTERMAN, Neal. A Nuvem. Scythe #2. Seguinte: 2018. 496 p.


Antes de começar a ler A Nuvem eu jurava, jurava mesmo, que Scythe era uma duologia. Não sei por que essa ideia passou pela minha cabeça, mas quanto mais eu me aproximava do fim do livro, mais percebia que não seria possível concluir a história nesse volume. Neal Shusterman tinha muita coisa para contar, muita trama para desenrolar e, com tudo o que estava acontecendo, eu fiquei chocada com a forma como essa continuação de O Ceifador terminou.

O futuro criado por Shusterman é bastante interessante, já que a tecnologia atingiu seu ápice e agora é a Nimbo-Cúmulo - a nuvem - quem governa a humanidade. Não de uma forma ruim, como estamos acostumados a ver nos filmes em que as máquinas passam a dominar, pois a Nimbo-Cúmulo é perfeita e justa. Esse contexto já havia sido mostrado no livro anterior, mas esse segundo volume aprofunda a consciência da nuvem e, mais importante, mostra as consequências da luta de Citra e Rowan contra a corrupção na Ceifa - cada um por seus próprios meios.

Se no primeiro volume a narração intercalava os pontos de vista dos dois aprendizes - que agora são ceifadores -, neste segundo livro surgem capítulos com as perspectivas de outros personagens, para mostrar os reflexos dessa luta dissimulada entre benevolência e corrupção. Assim, além de Citra e Rowan, podemos acompanhar o que acontece com diversos ceifadores, bons ou maus, e com personagens que, no primeiro volume, pareciam não ter grande relevância, como Tyger Salazar e Greyson Tolliver.

Também, os capítulos são intercalados por trechos narrados pela própria Nimbo, o que ajuda a compreender suas regras e suas atitudes. É instigante observar como cada passo é calculado e como tudo tem uma razão, mesmo quando as decisões da nuvem não parecem, a primeira vista, ter qualquer sentido.

Essa dinâmica de narração dá ainda mais agilidade à trama, visto que os acontecimentos se espraiam em diversos ângulos ao mesmo tempo. São tantas tramas paralelas que o livro ganha uma complexidade inesperada, considerado seu enredo jovem, pois ainda que seja carregado de crítica social, sua trama seguia, até então, por um caminho linear. Ademais, embora dê a impressão de que está perdendo o foco de sua narrativa, é surpreendente a forma como o autor consegue unir todos esses contextos em um grande acontecimento no final.

Sobre esse acontecimento final, aliás, só posso dizer que estou até agora paralisada e angustiada para saber o que vai acontecer. Não consigo acreditar quando um livro termina assim, com tudo posto abaixo e sem respostas, na ansiedade para saber como as coisas serão resolvidas. É aquela sensação de amor e ódio ao mesmo tempo, pois o autor foi corajoso o suficiente para arriscar tudo, mas em que se sabe que o próximo passo pode fazer a história se perder. Eu espero sinceramente que não.

A Nuvem é uma trama ágil e viciante, que sabe explorar o mundo criado em suas páginas de uma forma original e única. Embora se pareça um pouco com uma fantasia, não há nada de poderes mágicos por aqui, já que trata, na verdade, de uma realidade quase possível. Além disso, nos presenteia com uma capa linda que, embora simples, é bastante representativa de sua história.
Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

9 comentários:

  1. Mesmo sem ter lido o primeiro livro me recordo muito bem de quanto a história agradou e pelo que li acima, o segundo também é bem repleto de ação de claro, mais personagens!!!
    Pelo que entendi, o primeiro livro é apenas um aperitivo do que viria a seguir e este segundo volume trouxe parece que um ritmo mais frenético.
    Espero ler e ter esta trilogia!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. O livro nos entrega diversos pontos de vista da mesma história, excelente narrativa veloz e até seu final foi capaz de gerar ansiedade pelo próximo volume da saga.São muitas descobertas e surpresas acontecem no enredo. Neal Shusterman é dono de uma escrita excelente, sabe detalhar sem se perder e ir direto ao assunto sem deixar pontas soltas. Tanto O Ceifador quanto,A Nuvem são uma obra prima, deliciosa e viciante. A Nuvem me fez ler com a mesma voracidade e com certeza me deixou interessada em conhecer o final dessa história.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju,
    Ah, não tem como negar que é um enredo mais do que inteligente, e melhor, traz a tona um tema bem atual, que é a corrupção, mesmo em um futuro distópico, é mais do que importante falar sobre isso.
    Como não conhecia os livros, e sei poucas informações sobre o primeiro, fiquei bem curiosa para saber mais sobre os Ceifadores, e como é o trabalho deles.
    Outro ponto importante é a evolução dos personagens, algo que sem dúvida deixa a história mais rica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler, é uma historia que chamou minha atenção, achei diferente ter colocado a nuvem como perfeita e justa, esperava que ela fosse do mal. Achei interessante e fiquei surpresa da própria Nimbo narrar, assim podemos ter outra visões dos acontecimentos. Parece ser uma leitura eletrizante e que deixa o leitor angustiado, para o próximo livro, tinha lido comentários que era uma duologia, não sabia que teria mais volumes.

    ResponderExcluir
  5. Ju!
    Li Fragmentados e embora tenha achado algo Dantesco, gostei da criatividde do autor.
    Desde que O Ceifador foi lançado, tenho a maior vontade de ler e já quero essa continuação, porque pelo visto, é boa demais.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ju
    Ainda não li o primeiro livro, mas gostei muito do que o autor criou. Os dois livros estão na minha lista de desejos.
    Gostei que nesse livro ele inseriu mais personagens, se aprofundou em outros, mostra o ponto de vista de cada um e claro estou bem curiosa para saber o que acontece no final do livro.
    Quero muito ler, beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ju!
    O Ceifador foi a primeira distopia que li, eu amei e não vejo a hora de ler A Nuvem, mas depois de ler que você ficou chocada e angustiada de como terminou esse segundo livro acho que vou esperar o livro três ser publicado para não morrer de ansiedade esperando o lançamento...
    Sério que os capítulos são intercalados por trechos narrados pela própria Nimbo?! Achei esse personagens tão interessante que fiquei com vontade de conhecê-lo mais, bom saber que nesse segundo livro a Nimbo é mais explorada.
    Enfim, amei sua resenha, não vejo a hora de conhecer mais desse universo criado por Neal Shusterman! Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Acompanho as resenhas dessa série hà algum tempo e gostaria muito de iniciar a leitura logo. Acho a història bem legal e o que leio nos blogs é que a narrativa é òtima. Então é bem valido a leitura.

    ResponderExcluir
  9. Olá Ju! Ainda não li o primeiro livro dessa série, parece ser ótima, curto muito esse gênero, essa resenha me deixou ainda mais curiosa em conferi essa história.
    Bjs

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.