Marley & Eu - John Grogan

Sinopse: John e Jenny eram jovens, apaixonados e estavam começando a sua vida juntos, sem grandes preocupações, até ao momento em que levaram para casa Marley, "um bola de pêlo amarelo em forma de cachorro", que, rapidamente, se transformou num labrador enorme e encorpado de 43 quilos. 
Era um cão como não havia outro nas redondezas: arrombava portas, esgadanhava paredes, babava nas visitas, comia roupa do varal alheio e abocanhava tudo a que pudesse. De nada lhe valeram os tranqüilizantes receitados pelo veterinário, nem a "escola de boas maneiras", de onde, aliás, foi expulso. Mas, acima de tudo, Marley tinha um coração puro e a sua lealdade era incondicional. Imperdível. (Skoob)
GROGAN, John. Marley & Eu: a vida e o amor ao lado do pior cão do mundo. Ediouro, 2006. 303p.


Eu adoro cães e tinha amado o filme Marley & Eu, pelo menos a parte que eu tinha visto, então quando vi o livro por apenas R$9,99 no Wallmart eu pedi para a minha tia e ganhei ele de aniversário. Eu já tinha ouvido falar muito bem desse livro e sabia que ele tinha ficado em 1º lugar e tudo o mais, então já esperava muito dele. E ele deve ter correspondido a todas as minhas expectativas ou até mais!

O livro conta a história de John Grogan e em especial de seu cão Marley, que esteve quase todo o tempo de casado com ele e sua esposa. Marley, de início, foi como um treino para ter um bebê, mas no final se tornou muito mais que isso, se tornou parte da família. O cão atrapalhado, enérgico e medroso conquistou o coração de muitas pessoas, inclusive o meu. A gente vai se envolvendo tanto na história que quer ler a toda hora e já emenda um capítulo no outro. Eu sempre levava ele para a escola e estava com ele quase sempre, lia no recreio, às vezes até na aula! Além da história que é MUITO boa, o livro ainda conta com fotos lindas do Marley! Eu acho o Marley muito fofo, labradores são lindos. O livro também traz crônicas de jornal do John que escrevia sobre o Marley, uma das provas de que as histórias são reais.

A gente ri em quase todo o livro, e aí vem o final, que a gente chora. Esse foi o primeiro livro (que eu me lembre, pelo menos) que me fez chorar. Acho que nem com O Diário de Anne Frank, que é muito triste, eu chorei. Eu também gostei bastante do filme, que após o livro finalmente assisti inteiro. Não chorei nele, mas em parte porque mais cedo já tinha chorado em um outro filme e na época eu era difícil de chorar com filmes, não como hoje em dia, então a minha cota meio que se foi.

O livro é bem descritivo e fala tudo sobre a vida do casal e da família, o que o deixa bem íntimo e aproxima o leitor da história. Tem situações engraçadas, e o mais legal é que é verídico,ou seja, não é forçado nem fantasioso. Me encantou e recomendo. É engraçado, fofo e lindo.
Mah
Mah

Escrever (por prazer) me acalma e resenhas são uma terapia pra mim. Assim como doces, séries e ler. Autora do Programa Resistir, um podcast sobre suicídio.

12 comentários:

  1. Nunca li o livro mas já assisti o filme e amei muito :D

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir
  2. Li esse livro tem muito tempo; mas lembro que foi uma leitura bem divertida. Essa parte descritiva me dá uma certa preguiça em querer reler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Um dos livros mais gostosos de serem lidos. Esse misturar a alegria no começo, o descobrir, as trapalhadas do cão e dos seus donos, há também as partes tristes...que só quem já viu e leu, saberá!
    Por isso, é uma história mais do que recomendada, não só a quem ama cães(como eu),mas também a quem pretender um dia, adotar um destes irmãozinhos peludos!!
    Livro e filme super recomendados!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Marley & Eu - John Grogan,o que falar desse livro ...
    Nossa ganhei assim que foi lançado e logo de cara me apaixonei.
    E uma historia linda,belíssima de companheirismo,amor,dedicação
    sem se quer pensar em receber algo em troca além do Amor Incondicional.
    John Grogan,acertou em cheio com a sua historia faz a gente pensar muito
    sobre os sentimentos,principalmente ao chegar ao fim do livro em que os sentimentos
    são colocados para fora de uma forma linda ao falar de seu melhor amigo.Um amigo
    esperto, bagunceiro mas muito leal.O filme e lindo mas os detalhes que trás o livro
    são incríveis...

    ResponderExcluir
  5. Oi, Mah
    Assisti ao filme várias vezes até perdi a conta e sou muito chorona então no fim não tem jeito sempre choro.
    Ainda não li o livro tenho certeza que deve ser uma leitura maravilhosa, engraçada e triste também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Mah,tudo bem?
    Eu li esse livro e tem resenha dele no meu blog também,me emocionei horrores tanto no livro,quanto no filme. Quem ama cachorro assim como eu,cara esse pega lá no coração mesmo.
    Bj.
    http://blogcarolarruda.blogspot.com
    @blogcarolarruda

    ResponderExcluir
  7. Não assisti o filme embora bem comentado e nem li o livro, mas gostaria adoro historias com animais, mexem muito com as minhas emoções. Parece ser uma leitura gratificante e divertida só de imaginar o que o Marley apronta me lembrou uma cachorra que tive e que aprontava poucas e boas. Marley deve ter trazido muita alegria para o casal, cachorros são ótimas companhias.

    ResponderExcluir
  8. Mah!
    É um livro tão comovente, você ri muito e jamais espera um final tão doloroso, que nos comove e nos leva às lagrimas.
    É um grande livro.
    Pude assistir o filme também e é bem fiel.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  9. Olá! Amo o filme, já assisti várias vezes e sempre choro no final, amo gato e cachorro, adoro quando tem algum animal na história, preciso ler esse livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Mah,
    Já assisti ao filme diversas vezes e amei, chorei demais, já chorei muito com filmes e livros, mais esse, comove muito!
    Confesso que nunca fiquei tão tentada a ler o livro, mais imagino que deve estar mesmo patamar da adaptação!
    Se tiver oportunidade um dia irei ler com certeza.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Tenho o livro, mas nunca li e também nao assisti ao filme. Mas conheço a história e como as pessoas amaram o cão Marley. Vou arranjar um tempo e assisti pelo menos ao filme.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Mah!
    Depois de ter assistido e me apaixonado pelo filme Marley & Eu decidi ler o livro, minhas expectativas estavam bastante altas mas a leitura não foi o que eu esperava, foi legal ver as cenas do filme no livro - as atrapalhadas de Marley fora minhas favoritas - mas achei a narrativa arrastada e cansativa, enquanto lia dava umas pausas bem longas, depois voltava a ler, e assim foi até o final... acho que isso se deve ao fato do livro ser bem descritivo, o que sinceramente não gosto.
    Também chorei lendo o final assim como chorei ao assistir o filme, essa cena é muito triste :(

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.