Troféu Literário 2017 #2: Os personagens


Como comentei na postagem anterior, o Troféu Literário 2017 é uma retrospectiva criada pelo blog Além do Livro, junto com o Insta @ka_indica.

A categoria de hoje são os personagens. Quem quiser conhecer as resenhas dos livros, basta clicar nas imagens, ok?

O meu personagem queridinho


Os livros de Para todos os garotos que já amei foram daquele tipo de aquecer o coração, então Lara Jean se tornou uma das personagens queridinhas da vida - e Peter também, aliás. Em 2017 pude ler Agora e para sempre, Lara Jean, último livro da série, que mostrou o amadurecimento da personagem de uma forma lindíssima.

O personagem que me deu nos nervos


Ultimamente, vários personagens têm me dado nos nervos. Antes eu era a paciência em pessoa e tentava compreender o porquê de cada ação, mas o último ano me mostrou que peguei birra de mimimi. Lully, a protagonista de #Fui é um bom exemplo disso, mas preferi escolher para essa categoria Sasha, a protagonista da série Fortaleza Negra. Tenho que dar o braço a torcer que Sasha amadureceu durante a série e se tornou suportável, mas criei uma relação de amor e ódio com ela, pois ela me tirava a paciência o tempo todo. No último livro quase não tive mais do que reclamar, que fique claro.

O meu casal queridinho


Minha vontade de escolher Peter e Lara Jean foi grande, mas como eles já estão listados em outra categoria, acho que é a vez de dar uma chance para outro casal. Por isso, outro casal queridinho do ano foi Addie e Louis, protagonistas de Nossas Noites. O livro conta um romance entre esses dois septuagenários, que nasce sem aquela pressa da juventude, mas que cresce nos pequenos detalhes do dia a dia. Fofo demais.

O casal que me fez querer vomitar


Ainda não publiquei a resenha de As cores do amor aqui no blog, então deixem-me explicar por que listei Henrique e Sílvia como o casal que me fez querer vomitar: eles não são tão ruins assim, mas foi o casal com menos química em todos os livros que li esse ano. Acabei não torcendo por eles, então, aqui estão.

O personagem coadjuvante que roubou a cena


Qualquer um que tenha lido a série Fortaleza Negra com certeza vai citar esse personagem coadjuvante: Kurt. Arrisco dizer até que ele foi o melhor de toda a história, porque ele que fez a graça desses livros. E o personagem ganhou tanto destaque que, nos dois últimos livros, teve até capítulos dedicados ao seu ponto de vista, em primeira pessoa.

O personagem coadjuvante que eu mataria


É difícil explicar esse personagem que, na verdade, é um dos principais da trama de A Química: Daniel. Ele foi tão indiferente e destoante de todo o enredo que acho que poderia ter morrido no meio do livro que não faria tanta falta assim. Para mim, o personagem foi a única coisa negativa nessa nova história de Stephenie Meyer.



Conhecem algum desses livros? Quais classificariam nas categorias?
Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

16 comentários:

  1. Só li 1 capítulo de "As Cores do Amor" e não gostei... Achei o enredo fraco! Li tantos livros esse ano, não dá pra escolher.

    ResponderExcluir
  2. Não li nenhum dessa lista mas só pelas escolhas já deixa um pouco curiosa. Os livros da Lara Jean tem uns personagens bem amáveis pelo que vi falando mesmo. Esse casal do nossas noites parece fofo. Queria ler. Do Livro as cores do amor não fui muito com a cara da história,mesmo gostando do tema de racismo ali. Mas animar pra ler não animei. E o de a química tenho medo de ler e querer é matar todo mundo. Sei lá se Livro dela vai funcionar comigo de novo. Peguei birra. Nossa, não tenho nem ideia de como iria responder essas perguntas! Pensar naqueles personagens que irritaram e os que amei...sempre tem mais de um pra tudo xD

    ResponderExcluir
  3. Desses eu só conheço Agora e para sempre, Lara Jean. E concordo, Lara Jean tem uma peculiaridade linda, gosto bastante desse jeito único que ela tem. E Peter cresceu e ganhou ainda mais meu coração. Foi um desfecho e tanto.
    Os outros livros eu não conheço, mas gostei de saber um pouquinho sobre os personagens.
    Preciso dizer que incluiria Aza Holmes e Pollyanna nos nos meus queridinhos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá Ju! Nenhum dos livros que você citou eu li então não tenho muito o que opinar. Já vi algumas resenhas de As cores do amor e as críticas sobre o casal eram bem ruins. Eu não gosto de personagens cheios de mimimi também, se eu for me estressar com isso nem lei o livro, mas às vezes podemos nos surpreender, alguns melhoram e outros se tornam ainda mais insuportáveis, ainda bem que a Sasha progrediu nesse quesito. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá, Ainda não tive oportunidade de ler nenhum dos livros mencionados, mas já esta na minha lista de desejados os livros Agora e para sempre, Lara Jean e A Química e As cores do amor, mas fiquei com um pé atras, não gosto de casal que não tem quimica.

    ResponderExcluir
  6. Estou bem curiosa para ler Nossas Noites justamente por causa do casal. Logo eu, que não gosto de romances, rs! Mas achei uma premissa bem diferente e fofa por se tratar de um casal idoso. Imagino que deve ser bem amorzinho mesmo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá, não li nenhum dos livros mencionados, mas adorei a tag. Sempre tem aqueles personagens que nos marcam de alguma forma, seja positiva ou negativamente, né? Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Ju!
    Já li várias resenhas dos livros, mas só li Fortaleza Negra, quero ler os outros e depois das suas escolhas, fiquei com mais curiosidade ainda...
    Um domingo abençoado na paz do Senhor e FELIZ NATAL!
    “Celebrar o Natal é crer na força do amor, é isto que transforma o homem e o mundo. Feliz Natal!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju!
    Lara Jean é uma fofa, apesar seu ter achado desnecessário o livro se tornar uma trilogia, eu adoro a personagem e adorei acompanhá-la. Não conheço os outros personagens, mas gostei das escolhas, já vi muita gente comentando que o casal de As cores do amor não tem química nenhuma, perdi a vontade que tinha de ler o livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Realmente Lara Jean também me marcou, não sei se porque minha irmã também se chama Lara, e tem esse espirito amoroso, e sentimental da personagem, só sei que me apeguei a sua estória, a forma como se relacionava com os amigos e familiares. Infelizmente não li os outros livros, e por isto não irei opinar sobre os personagens, mas queria muito ler As cores do amor, e agora já não se lerei o livro ou não.

    ResponderExcluir
  11. Desses não li nenhum, embora o da Lara Jean é bem elogiado. Mas tirando as cores do amor os outros estão na minha lista de compras quero muito ler e conhecer esses personagens, também não tenho paciencia com mimimi.

    ResponderExcluir
  12. Adorei ler o livro fraude legítima Eu adorei o suspense no fundo da história Achei bem interessante gostei da autora desde aquele primeiro livro dela

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ju!!
    Amei o Troféu Literário : Personagens!! Não li nenhum dos livros mas adorei a sua justificativa para cada personagem estar na categoria.
    Bjos

    ResponderExcluir
  14. Olá Ju! Ainda não li nenhum desses livro, mas todos já estão na lista de leituras, dos livros Para todos os garotos que já amei tenho os dois primeiros, só vou começa a ler quando tiver Agora e para sempre, Lara Jean em mãos
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Realmente a Lara Jean é uma personagem super queridinha. Duas personagens que me deram nos nervos foram do livro A Irmã publicada pela Única. Nossas Noites parece um romance bem fofo e diferente do que estou acostumada a ler, a adaptação da Netflix parece ser bem legal, mas não sei ainda se vou conhecer Addie e Louis primeiro no livro ou no filme.

    ResponderExcluir
  16. Não tenho o que falar dos outros livros, pois não os li. Mas... Jenny Han, meu amor, como tu cria personagens tão incríveis assim? Lara Jean é, claramente, o amor da minha vida, personagem mais queridinha que essa? Não há. Amo muito ela, assim como todos os outros personagens construídos durante a história, mesmo em seus momentos mais odiáveis.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.