Melancia - Marian Keyes

Sinopse: "Melancia" é um romance sobre a arte de manter o bom humor mesmo nos momentos mais adversos. Com 29 anos, uma filha recém-nascida e um marido que acabou de confessar um caso de mais de seis meses com a vizinha também casada, Claire se resume a um coração partido, um corpo inteiramente redondo, aparentando uma melancia, e os efeitos colaterais de gravidez, como, digamos, um canal de nascimento dez vezes maior que seu tamanho normal! Nada tendo em vista que a anime, Claire volta a morar com sua excêntrica família: duas irmãs, uma delas obcecada pelo oculto, e a outra, uma demolidora de corações; a mãe viciada em telenovelas e com fobia de cozinha; e o pai, à beira de um ataque de nervos. Após passar alguns dias em depressão, bebendo e chorando, Claire decide avaliar os prós e os contras de um casamento de três anos. É justamente nessa hora que James, seu ex-marido, reaparece. Claire irá recebê-lo, mas lhe reservará uma bela surpresa. (Skoob)
KEYES, Marian. Melancia. BestBolso, 2012. 490p.

Essa sinopse dá ideias erradas sobre o livro e também contém spoilers.

Melancia é o primeiro livro da coleção Família Walsh, que em cada livro conta a história de uma das irmãs Walsh. Nesse livro a protagonista é a Claire. Ela foi abandonada pelo marido no dia que deu à luz a primeira filha do casal porque ele e estava tendo um caso com a vizinha. E após passar por essa situação horrível, Claire, que mora em Londres, resolve voltar para a Irlanda onde está sua família. 

A família Walsh é bem louca. Como a mãe deles cozinha mal, todos vivem de comida congelada, e quando Claire resolve cozinhar pra eles ninguém gosta. Nós conhecemos Anna e Helen, as únicas irmãs que ainda moram com os pais. Anna é hippie e loucona, não só bebe, como usa drogas e vende às vezes, nunca tem um emprego decente. Helen é extremamente metida, mas linda e por isso os homens vivem se apaixonando por ela. Está na faculdade, mas não estuda nunca. Eu gostei da Anna por esse jeito meio louco dela e por ser legal, não como a Helen que só pensa em si e em futilidades e se acha melhor que todos. Há ainda mais duas irmãs que ainda não aparecem nesse primeiro livro. Com relação aos pais, a mãe delas não é muito agradável. Ela é muito julgadora e preconceituosa, ainda mais nos próximos livros.

Eu gostei do livro, e da Claire, não achei ela insuportável como muita gente, ela é engraçada. Tem uns momentos que eu achei que ela tava errada, claro, mas acho que eu entendo ela. Eu achei legal como a autora personifica as emoções dela, até colocando-as com letra maiúscula como se fossem mesmo pessoas, por exemplo "A humilhação chegou aos poucos. Foi chegando de mansinho e, um dia, me virei para trás e vi que ela estava ali, sorrindo para mim. 'Olá', disse, toda bonomia e sem cerimônia, como se fôssemos velhas amigas. 'Lembra-se de mim? E tenho certeza de que meu amigo Ciúme não precisa de nenhuma apresentação'." Eu senti um pouco falta disso nos outros livros que li da autora.

Esse livro é um dos universalmente conhecidos como decepções literárias. Muita gente acha superestimado, um dos piores da Marian e etc., mas ele foi um ótimo primeiro contato com a autora quando eu o li, e acredito que dá para ver bem o estilo dela aqui.
Mah
Mah

Escrever (por prazer) me acalma e resenhas são uma terapia pra mim. Assim como doces, séries e ler. Autora do Programa Resistir, um podcast sobre suicídio.

28 comentários:

  1. Oi Mah!
    É vdd msm, sempre leio resenhas negativas desse livro, mas eu ainda sim tenho mta vontade de conhecer, já que outras resenhas tbm foram positivas.
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  2. Eu li esse livro a alguns anos. Tenho que reler pra relebrar, mas lembro que gostei muito e me diverti muito com a escrita da Marian.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  3. eu nunca tinha ouvido falar ou visto esse livro em algum lugar, e nem da autora, mas confesso que fiquei bem interessada, achei super legal a forma como a autora personifica as emoções dela, é ate engraçado, apesar de triste, é um livro que eu leria sim!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Mah.

    Para a Claire foi um verdadeiro baque, né, descobrir a traição do marido, no dia que tava tendo a bebê?!

    E deve ter sido difícil recomeçar, para depois o ex marido chegar e talvez mexer com os sentimentos dela...

    ResponderExcluir
  5. Olá Mah!
    Ainda não conhecia esse livro, achei essa capa bem interessante, que família louca a Claire tem, ser abandonada pelo marido ao ter a primeira filha deve ter sido um baque e tanto!! Gostei de saber que a Claire é engraçada, gostaria de ler o livro se tiver oportunidade!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Mah :)
    Conheço o livro por conta de um projeto de Chick List, mas vou ser sincera, sempre achei a sinopse interessante, mas quando tentei ler, era tão monótono que abandonei. Marian Keyes é conhecida por seu humor, então não é atoa que a protagonista Claire é engraçada mesmo com toda a situação que está vivendo.. Eu pretendo dar uma nova chance para a leitura, não vou dizer que seja um dos piores dela, até porque li bem pouco da autora, mas que poderia ser melhor, isso sem dúvidas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro livros assim de Chick Lit Já li alguns livros da Marian keyes e apesar de achar esse o menos interessante é impressionante a reviravolta que o livro toma É bem louco você dá à luz a um filho e descobrir que seu marido tem um caso extraconjugal

    ResponderExcluir
  8. É a primeira vez que vejo este livro, pela capa achei que fosse infantil, mas li a resenha e vi que não,espero um dia lê-lo.

    ResponderExcluir
  9. Oi Mah,eu não conhecia essa escritora, só lendo a sinopse já fiquei com dó da Claire descobrindo a traição do marido, mas lendo a sua resenha e vendo qual é o conteúdo do livro sinceramente a história não me chamou a atenção, mas obrigada pela dica bjs.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Li esse livro faz bastante tempo e até que gostei, num achei excelente, mas gostei, a escrita da autora é bem diferente do que estou acostumada a ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá! Esse livro tá minha lista de leitura a um tempão e por ler tanto coisa negativa em relação a ele, eu sempre vou postergando sua leitura. Mas gostei da sua resenha e me fez olhar de maneira diferente para a história, espero que agora em 2018 eu possa finalmente tira-lo da lista e conferir de pertinho a história, podendo assim, tirar minhas próprias impressões em relação ao livro.

    ResponderExcluir
  12. Feliz de ter lido essa resenha aqui porque passei a semana procurando em sites pra ver se consigo comprar os livros da Marian por um precinho bacana, tô louca pra ler, vi muitos comentarios bons, e como você disse tem algumas pessoas que se decepcionaram e não acharam isso tudo, mas os comentários que vi foram em sua maioria positivos. Acho que embora algumas pessoas não achem a Marian trás personagens bem reais, e no meio do chick-lit ela sempre tras temas fortes.

    ResponderExcluir
  13. Tentei ler esse livro e não gostei, aliás não consegui terminar desisti, achei muito chato a personagem só reclama e mostra o cotidiano da vida dela achei bem sem graça, não tenho muito paciência com livros assim rs. Nossa que família bem maluca mesmo.

    ResponderExcluir
  14. Eu sou doida pra ler algum livro dessa autora. Eu amo chick lit e tenho até vergonha de não ter lido nada dessa autora ainda haha
    Acho que esse é um dos livros mais conhecidos da autora, mas eu nem sabia que as pessoas acham que esse é um dos piores livros dela. Eu achei a história dele bem interessante, e gostei de saber que você gostou do livro. Acho que talvez eu comece por esse livro mesmo :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Li algumas partes desse livro no ensino fundamental, confesso que peguei na biblioteca pela capa, e como era nova algumas coisas me assustaram um pouco hahah Acabei nem lendo metade da metade... Mas a capa é linda, quem saiba agora mais velha eu leia de novo e ame!

    ResponderExcluir
  16. Mah!
    Por isso acho importante lermos o livro, cama pessoa vive suas novas experiências com a leitura.
    A autora é reconhecida por seus chick lists fabulosos.
    Há muito não gosto de ler as sinopses, justamente por isso, porque por vezes nos dá uma falsa impressão do que realmente encontraremos no livro.
    Novo Ano repleto de realizações!!
    “Meta para o Ano Novo? Ser feliz!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  17. Oii
    Eu gosto muito dos livros da Marian Keyes, e esse foi o primeiro livro que li dela. Adorei esse livro, eu realmente acho que ele não é um dos melhores da autora, mas eu não acho que ele seja ruim, e eu gostei bastante da Claire, ela é bem engraçada mesmo =)
    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  18. Olá Mah!!!
    Os livros da autora não me chamam a atenção, já vi várias opiniões sobre os diversos livros dela e nenhum deles chegou a me dar um clique para lê-los. Porém, você foi a primeira a me bater a curiosidade em talvez dar uma chance em ler os livros da autora pois quando eu via o livro "Melancia" não dava muita coisa pelo enredo, porém você contando um pouco da sua experiência me fez pensar: "Quem sabe?".
    Valeu pela dica o/

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Eu odiei esse livro, quando li fui bem esperançosa mas foi uma decepção, gostei bastante do férias, e mesmo esse sendo o primeiro não li na ordem, não vi graça nenhuma nesse livro, foi bem triste, mas como você várias pessoas gostam dele.

    ResponderExcluir
  20. Li esse livro há muito, muito tempo, com uma amiga. Cada uma na sua casa, mas lenso simultaneamente... foi muito legal hahahahahaha
    Enfim, o casamento da Claire não era lá essa coisas e o traste até que prestou um ótimo favor quando a abandonou... Tá certo que ela ficou na fossa por um bom tempo, mas aí apareceu Adam lindo e tudo mudou. A família dela é muito doida, bizarra e a mãe preconceituosa, como vc bem citou, aliás, ela destila veneno contra Claire e Adam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal isso de você e sua amiga lerem ao mesmo tempo

      Excluir
  21. Olá!
    Pelo que percebi esse livro tem um pouco de chick-lit, gostei muito da premissa é a história é bem envolvente. Não leio esse gênero mas espero ler em breve.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  22. Oi, Mah!
    Nunca li nenhum livro da Marian Keyes, e confesso que eu não sabia dessas opiniões negativas sobre Melancia... Ao ler sua resenha acabei ficando curiosa para conhecer a história da Claire; a situação dela tá bem difícil, né?! Traída pelo marido e com uma recém nascida, e ter que morar com uma família louca?! Curiosa para acompanhar como ela vai superar essas dificuldades...
    Valeu pela dica. Abraços!

    ResponderExcluir
  23. Oiee!
    Confesso que já tentei ler esse livro e não consegui, a leitura não prendeu e me via com ele em mãos mas com a cabeça bem longe, por isso desisti. Quem sabe eu tente novamente, mas por enquanto não.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  24. Menina, já tentei ler ele três vezes, mas nunca passo do segundo capítulo.
    Gostei muito da sua resenha, porém, acho que é melhor eu não ler mesmo, porque com essa família doida, me conheço e sei que não tenho paciência kkkk
    bjss

    ResponderExcluir
  25. Realmente vejo várias pessoas dizendo que não gostaram do livro, mas vi uma boa quantia que gostasse também. Eu tenho dois livros da autora em casa, mas ainda não peguei para ler. Melancia parece ser um livro gostoso se se ler e com personagens reais, como uma das irmãs da protagonista, vendendo drogas, espero ter a chance de ler em breve.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  26. Tenho curiosidade em ler este livro, e pela sua resenha ele parece ser bom. Já li alguns comentários negativos referentes a este livro, mas futuramente pretendo ler Melancia.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.