Adulta Sim, Madura Nem Sempre - Camila Fremder

Sinopse: A vida adulta chega de uma hora para outra e nem sempre estamos preparados para ela. E tudo bem.Um dia você é a jovem moderna que ouve música alta e incomoda a vizinha. Num piscar de olhos é você quem está interfonando para o porteiro e reclamando, aos berros, do som da garota que mora no andar de cima. O que aconteceu? Simples: a vida adulta chegou. Quer dizer, não tem nada de simples.
Como Camila Fremder mostra neste seu novo livro, a vida adulta costuma chegar de uma hora para outra, sem avisar, sem um curso preparatório, sem nada. Ou pelo menos é assim que a gente se sente. E a consequência disso é muito estranhamento, reflexões e boas risadas.
Saem de cena as noites agitadas e os dias sem grandes preocupações, sendo substituídos por fraldas (no caso de quem tem filho), boletos e muita paranoia com a aparência. Com observações perspicazes e bom humor, Camila nos ajuda a entender e aceitar melhor essa transição. Um livro que você não vai conseguir largar. A menos que o bebê acorde ou esteja na hora de você correr para o batente.
FREMDER, Camila. Adulta Sim, Madura Nem Sempre. São Paulo: Editora Paralela, 2018. 120 p.


Se tornar uma pessoa adulta é uma coisa um tanto complicada. Do nada a gente sai do ensino médio, entra na faculdade, começa a pagar aluguel, contas de água e de luz... Sem contar o monte de problema que surge do nada e temos que resolver sozinhos. Hoje em dia eu brinco com meus amigo que nós não somos adultos de verdade, porque apesar de morarmos sozinhos e termos que fazer tudo o que eu disse anteriormente, somos bancados pelos pais. Então somos no máximo adolescentes de 20 e tantos anos. Mas existe uma receita de bolo pra se tornar adulto de verdade?

Em Adulta Sim, Madura Nem Sempre, Camila Fremder mostra de forma muito bem humorada como é a transição para a vida adulta, e mostra que está tudo bem dar uns "chiliques" de vez em quando, não precisamos ser sérios e maduros o tempo inteiro. É interessante como passamos a maior parte do tempo preocupados com o que as outras pessoas pensam de nós, com os boletos que temos pra pagar e várias outras coisas que a gente não idealizava quando tinha dez anos e queria desesperadamente ser adulto. 

Eu não imaginava que eu ia gostar tanto com as histórias narradas por Fremder nesse livro, muito menos que eu ia me identificar tanto com as coisas, mesmo tendo só 23 anos. Eu nunca pensei na vida que ia ficar feliz em gastar 14,90 num conjunto de toalhinhas de pia flaneladas, por exemplo. Promoção no supermercado? Meu Deus, eu falto pular de tanta alegria. Ri muito com os causos dela e me senti muito representada.

Apesar de não termos a maternidade em comum, essas foram as partes do livro que eu mais gostei e mais ri. Parece que a vida da pessoa vira de cabeça para baixo, mas ao mesmo tempo parece mágico. Eu morro de vontade de ser mãe e não vejo a hora de poder contar coisas engraçadas que aconteceram comigo durante a gravidez e até mesmo os perrengues que todas as mães passam. Acho que até essas partes mais tensas Fremder conseguiu narrar com bom humor. 

A narrativa da autora é tão fluida que quando percebi, já tinha terminado o livro — e olha que não é um gênero que eu leio com frequência. A sensação que eu tinha é que estava lendo o diário de uma amiga bem próxima, e isso me deixou com um quentinho bem gostoso no coração. Um hino de livro, de verdade. Fiquei muito feliz por ter dado uma chance!
Ana Clara Magalhães
Ana Clara Magalhães

9 comentários:

  1. Parece bem legal o jeito como ser adulto é tratado na história. A forma mais engraçada chama atenção e vai ter coisas pra se identificar e rir bastante por aí. Maternidade também nao tenho de comum, mas pelas outras coisas que vi tem muito pra ver com a gente e se divertir com isso. Uma trama leve e gostosa de acompanhar pelo jeito. Queria conhecer.

    ResponderExcluir
  2. Eita! rs
    Sou fascinada por livros com enredos mais leves e descontraídos. De vez em sempre é gostoso dar um tempo nas leituras mais densas e simplesmente se jogar num livro nada a ver com tudo a ver!
    Ainda mais se tiver muito bom humor e situações que todos nós vivemos no nosso cotidiano.
    Tenho certeza que vai haver uma identificação instantânea!rs
    Espero ler!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Que interessante, realmente a vida adulta deveria chegar com um cursinho preparatório antes kkk. Gostei muito da ideia da autora, acho que relata a realidade mas de uma forma leve e engraçada com o intuito de ajudar mesmo o leitor. Com certeza lerei

    ResponderExcluir
  4. Parece ser uma leitura divertida, com reflexões, afinal são acontecimentos da vida real, já passamos por isso ou vamos passar, é uma fase bem complicada essa de vida de adulto, com altos e baixos, são tantas responsabilidades, é difícil segurar o tranco sozinho, as vezes a gente surta mesmo rs.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Amei a capa desse livro, história parece super divertida, tem é muita gente que não sabe lidar bem com a chegada da vida adulta, fica tentando adiar isso e as consequências num são nada boas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Não sei o gênero de Adulta Sim, Madura Nem Sempre mas ele não faz o meu estilo de leitura, sem falar no assunto abordado que não me chama a atenção, estou com quase 30 anos e já passei da fase de "virando adulta" faz tempo rsrs
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Eu ri só de imaginar as coisas pelas quais a protagonista deve passar. A vida adulta realmente não é fácil. É acho que tudo fica ainda mais complicado quando moramos sozinhos.
    Adorei a resenha e me interessei muito pelo livro.
    Eu já estou entrando nessa nova fase da vida adulta e já estou imaginando como será a minha vida a partir do momento que saio de debaixo das asas dos meus pais. Rsrs
    Adorei a dica de leitura!!

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Cruzes, me vi nesse livro. kkkkk
    A vida passa tão ràpido que nem damos conta do que e quando aconteceu, e as vezes não sabemos mesmo como lidar. Esse é um livro que pode muito me ajudar. Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ana
    Gostei muito do livro, pelo que li em sua resenha a autora trouxe vários assuntos de sua vida com muito humor.
    Tenho certeza que é uma leitura leve e descontraída, quero ter chance para ler.
    Beijos

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.