Minha vida mora ao lado - Huntley Fitzpatrick

“Minha mãe nunca ficou sabendo de uma coisa, algo que ela reprovaria radicalmente: eu observava os Garrett. O tempo todo.” Os Garrett são tudo que os Reed não são. Barulhentos, caóticos e afetuosos. São de verdade. E, todos os dias, de seu cantinho no telhado, Samantha sonha ser uma deles, ser da família. Até que, numa noite de verão, Jase Garrett vai até lá e... Quanto mais os adolescentes se aproximam, mais real esse amor genuíno vai se tornando. Contudo, precisam aprender a lidar com as estranhezas e maravilhas do primeiro amor. A família de Jase acolhe Samantha, apesar dela ter que esconder o namorado da própria mãe. Até que algo terrível acontece, o mundo de Samantha desmorona e ela é repentinamente forçada a tomar uma decisão quase impossível, porém definitiva. A qual família recorrer? Ou, quem sabe, Sam já é madura o bastante para assumir suas próprias escolhas? Será que está pronta para abraçar a vida e encarar desafios? Quem você estaria disposto a sacrificar pela coisa certa a se fazer? O que você estaria disposto a sacrificar pela verdade? (Skoob)
FITZPATRICK, Huntley. Minha vida mora ao lado. Valentina, 2015. 320 p.


Samantha Reed é uma garota de dezessete anos e não é a filha mais bonita, porque sua irmã ocupa esse cargo, nem a mais inteligente, esse fica para sua melhor amiga, mas é a protagonista da historia. Considerada a filha perfeita por sua mãe deputada, republicana e com TOC, ela esconde um segredo.

Do seu cantinho no telhado, Sam observava os Garrett desde que eles se mudaram para casa ao lado, como se eles fosse o seu reality show particular. Eles eram tudo que sua família, os Reed, não eram, contudo eram tudo que ela queria que fossem. Os Garrett eram numerosos, mais filhos do que se pode imaginar: Joel, Alice, Jase, Andy, Duff, Harry, George e Patty, além do Sr. e da Sra. Garrett. Eles eram cheios, desorganizados, barulhentos, afetuosos. E sua mãe os odiava.

Numa noite, Jase senta-se ao seu lado e ela se vê sugada para esse novo mundo. De uma hora para outra, Samantha começa a encontrá-los em todos os lugares, seus mundos se misturam e ela não quer que eles voltem a se separar. Sam começa a se apaixonar por essa família, principalmente por Jase, mas o que fazer quando sua mãe não os aprova? E quando ela se sente mais próxima a eles do que a sua própria família?

“-Eu sabia.
-Sabia o que? - pergunto me voltando para minha mãe.
-Sabia que se envolver com esses nossos vizinhos só traria problemas.”

Samantha expressa tudo o que uma garota faria naquele momento, ela é uma personagem inteligente e madura, sem todo aquele drama. Jase é o típico garoto que toda garota sonha e que quase nunca vira realidade, mas, o que me fez apaixonar-me pela historia,foi sua família.

Tantos personagens num só lugar, uma família tão grande que te faz pensar que não tem como ser descrita direito, mas a autora conseguiu criar uma personalidade única para cada um. Não ficou aquela coisa monótona, cada um age de uma maneira, se comporta de um jeito diferente. George foi o meu preferido, é claro. Ele é um menininho de 4 anos, mas é tão, tão fofo. Ele é inteligente demais para a idade, bondoso, carinhoso e muito emotivo!

Sinceramente, na primeira vez que li o livro online, não vi a frase escrita abaixo do tema na capa. Só fui perceber quando recomendei para minha amiga e ela comentou sobre isso. Apesar da frase "Um garoto, um verão, um segredo, uma decisão", o livro não se desenvolve através disso, esse não é o foco da historia, o drama ficou em segundo plano e não é diretamente sobre o casal principal, o que não é nenhum problema para mim. Gostei desse desenvolvimento.

"-Essa é Sailor Moon - diz George. - Ela sabe tudo sobre buracos negros.
-E mergulha de costas - acrescenta Harry.
-Mas você não pode ficar com ela, porque ela vai casar com o Jase - conclui George."

A historia ganha forma antes, o relacionamento do casal se desenvolve, assim como as personalidades dos outros personagens, antes que o inevitável aconteça. E você fica sem saber o que fazer. Você se pergunta o que faria no lugar da Sam, do Jase, de qualquer um daqueles envolvidos, mas... As coisas nunca acabam como imaginamos.

Enfim, estou ansiosa para ler a continuação, que conta a história da Alice, irmã do Jase, com Tim, além de mostrar mais sobre o drama TimXNanXSam, que não é completamente resolvido aqui, embora eu esteja quase sem esperanças que esse livro seja publicado aqui no Brasil, porque faz tempo que fui publicada no exterior e até agora nada.
Yuki Kurohime
Yuki Kurohime

11 comentários:

  1. Nossa, quando vi o título eu não achei que a história seria tão boa quanto eu tenho certeza que é agora que li a resenha.
    Adoro essas histórias que possuem conflitos familiares e que uma família não quer que seu filho se aproxime de outra família que é seu total oposto rsrs
    Me interessei muito pelo enredo. Vale a pena ler.
    Já vou adicionar na minha lista.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi Bela,
    Eu esperava um romance beeeem clichê, gostei e fiquei ainda mais curiosa ao ler a resenha, gosto demais quando os autores conseguem trabalhar, sem se tornar cansativo, todos os personagens, eu me envolvo demais com esse tipo de leitura.
    Samantha é uma personagem admirável, aparentemente sua personalidade é bem definida, algo que é sempre bom em protagonistas.
    Bem, me surpreendi, se eu já queria ler antes, agora então ...
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha, me lembrou até Tudo e todas as coisas.
    Pelo que pude perceber a história passa longe do clichê e parece ser cheia de lições de vida. Imagino como a Sam se sentia tendo encontrado refúgio em uma família que a mãe não aceitava. Gostei bastante e fiquei muito curiosa pra ler tudo. Quero ver o desenrolar desses dois.

    ResponderExcluir
  4. Conflitos familiares...quem de nós nunca os viveu né? rs
    Acredito que cada um passe por algo, de diferentes formas, mas passamos!
    Gostei muito de saber também que há o romance, mas que ele acaba ficando em segundo plano, apenas como parte da história. Gosto disso..rs
    E como é a primeira resenha que leio deste livro, com certeza, quero muito poder conferir!
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Parece ser uma historia gostosa de acompanhar, com tantos personagens fazendo parte uma família, imagino os conflitos que deve ter e também a união entre eles. Intriga a mãe da personagem não gostar deles, fiquei me perguntando se tem algo mais ou se é pura birra dela rs. Deve ter muitos desentendimentos entre mãe e filha por causa da outra família, mas acho que Samantha não deve ter tanto amor assim em casa, esses acontecimentos parecem com a vida real.

    ResponderExcluir
  6. Oie
    Gostei da sua descrição sobre o enredo e fiquei curiosa pelo desfecho. Parece ser um drama bem intenso. Ainda não conhecia o livro.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é bem legal mesmo. Me surpreendi por esperar um clichê e aquela coisa de história de amor de adolescente. Mas teve muito mais e a forma como fala de cada personagem,dá um panorama legal disso e os dramas e coisas interessantes que vão acontecendo é uma coisa ótima no livro. Você fica preso e interessado em saber como tudo vai acabar. E é verdade que esperei o tal outro livro também e nada. Queria ver a história dessa outra garota também =/

    ResponderExcluir
  8. Olá! Já conhecia esse livro só de vista, essa é primeira resenha que leio dele e fiquei bastante curiosa em conferi essa história, curto muito esse gênero.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Bom saber que Samantha é madura para a sua idade, prefiro personagens assim.
    Mas sério, fiquei muuuito curiosa para saber o que é que acontece e que a Sam esconde...
    Pena que a continuação não foi publicada aqui no Brasil, mesmo que se trate da história de outros personagens seria bom ler a continuação de Minha vida mora ao lado, quem sabe futuramente seja publicado?!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Para mim parece um livro um pouco morno, mas gosto quando tem segredos a revelar. E sendo adolescentes não sei o que esperar. Mas gostaria de ler esse livro, pois posso me surpreender, ainda mais com a continuação.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Bela
    Ainda não conhecia o livro, uma pena ainda não ter a continuação no Brasil.
    Gostei que mesmo com tantos personagens no enredo cada um tem seu estilo único, e tem uma criança fofinha de 4 anos. E que bom o foco do livro não é o romance.
    Estou curiosa para ler, beijos!

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.