O reino de Zália - Luly Trigo

O primeiro livro de fantasia de Luly Trigo, uma princesa se vê obrigada a assumir o governo do país em meio a revoltas populares, intrigas políticas, conflitos familiares e romances arrebatadores. Por ser a segunda filha, a princesa Zália sempre esteve afastada dos conflitos da monarquia de Galdino, um arquipélago tropical. Desde pequena ela estuda em um colégio interno, onde conheceu seus três melhores amigos, e sonha em seguir sua paixão pela fotografia. Tudo muda quando Victor, o príncipe herdeiro, sofre um atentado. Zália retorna ao palácio e, antes que possa superar a perda do irmão, precisa assumir o posto de regente e dar continuidade ao governo do pai. Porém, quanto mais se aproxima do povo, mais ela começa a questionar as decisões do rei e a dar ouvidos à Resistência, um grupo que lidera revoltas por todo o país. Para complicar a situação, Zália está com o coração dividido: ela ainda nutre sentimentos por um amor do passado, mas começa a se abrir para um novo romance. Agora, comprometida com um cargo que nunca desejou, Zália terá de descobrir em quem pode confiar - e que tipo de rainha quer se tornar. (Skoob)

Livro recebido como cortesia da Editora.
TRIGO, Luly. O reino de Zália. Seguinte, 2018. 436 p.


Zália é a princesa do reino de Galdino, a segunda na linha de sucessão do trono, mas, quando seu irmão Victor morre num atentado causado pela Resistência, ela passa a ser a primeira e precisa atuar como regente, pois seu pai encontra-se debilitado. Com 17 anos, Zália tem que lidar com um reino corrupto, seu pai que não quer desistir do poder e deseja tê-la no trono apenas como fachada, e problemas do coração, encontrando-se dividida entre dois garotos.

O livro tem essencialmente esses três pontos principais para lidar, além de algumas coisinhas aqui e ali, não é nem tanto, mas a autora não soube desenvolvê-las bem. Eu gostei do livro, ele não é ruim, não sentir vontade de fechá-lo e parar de ler em nenhum momento, contudo é mais uma leitura para passar o tempo do que algo que te prende realmente. Eu queria um pouco mais de profundidade, porque toda a trama foi muito superficial e genérica.

Para começar, não há desenvolvimento nos personagens, não houve nada sobre eles que me encantou e fez torcer por eles. Eles são planos e previsíveis e não saíram do clichê. Eu também diria que 90% dos mistérios da trama estava na cara. E o romance? Cadê o romance pelo amor de Deus? Eu odeio triângulos amorosos de coração, mas fui preparada para ele, para me irritar com essa história de te quero, mas não te quero, até imaginei algo tipo A Seleção pela sinopse, mas não há nada do tipo. Não há triângulo amoroso, porque não há nem sequer a interação da protagonista com mais de um dos pretendentes, então não há como conhecê-lo ou me importar com ele.

A autora é brasileira e foi perceptível o uso dela dos conflitos que se passa no Brasil, como a corrupção sem limite e a questão da aposentadoria. Houve diversas críticas ao governo, mas em nenhum momento a autora dá uma solução e assim é fácil, dizer que algo não está certo e que não pode ser assim é a coisa mais fácil que existe, e eu não quero uma solução real para o mundo real, eu não espero que ela resolva os problemas do Brasil, mas eu quero uma solução possível dentro dos limites ficcionais da história que ela criou e eu não tive isso.

Enfim, acredito que tinha uma boa base para ser uma história maravilhosa, entretanto não foi tão bem executado como eu esperava, poderia ter algumas melhorias, um melhor desenvolvimento. Mas foi um bom livro para passar o tempo, fazendo-me refleti sobre alguns pontos políticos e familiares além do abordado pela autora.
Yuki Kurohime
Yuki Kurohime

10 comentários:

  1. Não curto histórias com intrigas políticas, e assim como você eu detesto de coração triângulos amorosos, se sei antecipadamente que o livro possui essa característica eu não leio de jeito nenhum pois sei que a leitura não vai me agradar...
    Mas sem dúvida essa falta de solução da parte da autora em relação as críticas e conflitos que ela criou na história é um detalhe bastante negativo, e não irá agradar aos leitores que querem mais do que uma leitura para pasaar o tempo.

    ResponderExcluir
  2. Vixxi dividida entre dois garotos isso chamou minha atenção devido ao famoso triângulo amoroso que detesto, só aparece nas leituras para causar raiva. A leitura não chamou minha atenção com tantos pontos fracos assim, gosto que romance e esse nem tem como assim, que estranho, parece que faltou elaborar melhor a trama.

    ResponderExcluir
  3. Falou em triângulo já estou fugindo kkk, que pena a história apesar de ter o clichê famoso do trono ser dado a quem não quer estar nele me pareceu promissora na sinopse mas sem desenvolvimento realmente fica muito monótono. Acho que a personagem viveu muitos dilemas pra pouca idade e em tão pouco tempo, deve ter sido bem difícil

    ResponderExcluir
  4. Oi, Bela
    É interessante inserir temas importantes e que precisam ser discutidos em um enredo, de forma que não fique pesado demais, é um livro adolescente. A Zália parece ser uma personagem bem interessante, não é fácil abrir mãos dos sonhos.
    Mas sei que poderia ter um aprofundamento no tema, penso que foi mais para ser uma crítica ao Brasil.
    Mesmo assim quero ler, parece interessante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Achei legal o pano de fundo político que tem na trama, umas coisinhas assim e misturada com fantasia fica legal. Mas de novo vendo isso de personagem sem muito desenvolvimento e problemas na estrutura da trama, romance e essas coisas, desanima. Vishi, só pra passar o tempo aí complica. Mas pode ser legal se a gente nao esperar tanto, talvez. Se pegar pra passar o tempo mesmo. Sei lá. Ainda leria se surgisse oportunidade.

    ResponderExcluir
  6. Não curti muito!! Não tenho muito o que dizer, apenas que não faz muito meu estilo de leitura. Gosto de algo mais aprofundado, uma verdadeira fantasia que te faz viajar e se apaixonar pela história. E o Reino de Zália não me chamou atenção. Mas quem sabe, quando eu tiver em outra vibe de leitura, eu acabei gostando rsrs

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Primeira resenha não tão positiva que leio deste livro, que foi até bem aceito no seu lançamento.
    Vou confessar que fiquei bem atraída na época, mas estas frescuras de quero,não quero, já irritam por si só. Mas o enredo parecia até bacana, se tivesse tido um aprofundamento nos personagens e situações e não somente focar nos problemas do nosso país, para criar todo o cenário.
    Precisamos de romance! rs mais do mesmo? Estamos saturados.
    Mesmo com estes defeitinhos, se puder, quero ainda conferir o livro sim!
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Olá! Amei essa capa, achei lindo título, nome da autora e essas flores bordadas no vestido, a história parece ser bem interessante e apesar dessa resenha não ser muito positiva ainda continuo bastante interessada em conferi essa história.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Pena que um livro com uma história tão interessante não tenha desenvolvido tão bem. As vezes os autores querem complementar tanto que deixa a história sem sentido, infelizmente.

    ResponderExcluir
  10. Olá Bela,


    Esse é mais um livro que eu fico conhecendo aqui no blog, achei a história interessante e apesar das sua ressalvas eu acho que eu leria sim, gosto da capa também.


    Beijos.


    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.