Bela Maldade - Rebecca James

Sinopse: Após uma horrível tragédia que deixou sua família, antes perfeita, devastada, Katherine Patterson se muda para uma nova cidade e inicia uma nova vida em um tranquilo anonimato.

Mas seu plano de viver solitária e discretamente se torna difícil quando ela conhece a linda e sociável Alice Parrie. Incapaz de resistir à atenção que Alice lhe dedica, Katherine fica encantada com aquele entusiasmo contagiante, e logo as duas começam uma intensa amizade.
No entanto, conviver com Alice é complicado. Quando Katherine passa a conhecê-la melhor, percebe que, embora possa ser encantadora, a amiga também tem um lado sombrio. E, por vezes, cruel.
Ao se perguntar se Alice é realmente o tipo de pessoa que deseja ter por perto, Katherine descobre mais uma coisa sobre a amiga: Alice não gosta de ser rejeitada... (Skoob)
JAMES, Rebecca. Bela Maldade. Intrínseca, 2011. 304p.


Eu tinha esse livro há um tempo como "quero ler" no Skoob, então quando eu estava num sebo procurando livros para pegar em troca dos que eu levei e achei esse depois de um longo tempo por um preço bom, fiz o que achei certo e peguei sem nem reler sobre o que ele era. Só li os trechos de críticas da contracapa antes de começar a ler. Portanto o livro pra mim foi ainda mais legal porque foi muito mais surpreendente.

Katherine é uma menina quieta, não porque é introvertida, mas porque ela tem medo de se abrir e destruir sua vida de novo ou que descubram o que ela esconde. Até que a popular Alice se aproxima dela e as duas se tornam grandes amigas, e Robbie também se torna seu amigo.

A narração é intercalada entre a Katherine adulta, 5 anos depois, Katherine conhecendo a Alice e o passado que a traumatizou. Assim, tem mistérios em três épocas diferentes. O livro já começa com a Katherine adulta falando do quanto odeia a Alice e assim a gente fica apreensiva esperando o que que ela vai fazer. O segredo foi revelado até bem cedo. Eu não tenho certeza se foi a melhor ideia, mas de qualquer forma ainda sobrou mil dúvidas de como aquilo teria acontecido e, quando chega nas partes em que acontece, é tão terrível quanto a gente podia imaginar ou mais. E é interessante as mil ideias que passam pela nossa cabeça a cada nova informação dada em qualquer um dos períodos. Se você vê a Katherine com medo de algo ou falando mal de algo, você pode imaginar que ela ficou traumatizada com isso ou que por causa disso que aconteceu esse segredo que destruiu ela.

Também tem uns dois capítulos que são narrados em segunda pessoa, "você". Eu não sei se é necessariamente falando com o leitor ou só o "Você" no sentido de "As pessoas" como a gente usa às vezes e tem até uma cena no livro sobre isso.

Eu adorei esse livro. Eu fiquei realmente muito perturbada e triste em algumas partes. A Katherine não merece tudo que aconteceu com ela. Praticamente nenhum personagem merece o que aconteceu com eles. Mesmo a Alice, porque ela nem se deu tão mal quanto poderia. 

Eu me surpreendi com algumas das revelações durante a leitura. O livro é meio que uma boneca russa, que você vai tirando e vai aparecendo uma menorzinha nele, cada desenvolvimento tem mais desenvolvimentos, praticamente nada é colocado aqui por acaso. E isso é muito legal.

O livro fala muito de culpa e como conviver com ela, e porque senti-la mesmo que não seja realmente nossa culpa. E ele tem um tema de se como uma pessoa é criada é desculpa para as ações dela. Ele também pode te deixar com medo de se relacionar com pessoas sem conhecê-las completamente e com medo de praticamente qualquer coisa, mas ele mesmo diz que você precisa viver a vida com coragem porque só assim para se ter alguma chance de ser feliz. Claro, coragem nas doses certas.

É uma leitura pesada, mas eu recomendo para quem não passou por tanta coisa ruim ou para quem passou e precisa se relacionar um pouco e conseguir algum alívio. Além de conseguir alívio nas horas que os personagens desabafam ou estão bem, provavelmente também terá naquele sentido de "pelo menos eu estou melhor que eles".
Mah
Mah

Escrever (por prazer) me acalma e resenhas são uma terapia pra mim. Assim como doces, séries e ler. Autora do Programa Resistir, um podcast sobre suicídio.

9 comentários:

  1. Adorei a comparação com uma bonequinha russa. Tipo uma cebola, onde várias casquinhas vão sendo tiradas literalmente e colocando o leitor dentro da vida de cada personagem.
    Acho que este livro também está lá na minha lista dos que ainda quero ler, mas deve fazer bem tempo..rs
    Por isso, deu maior vontade de ler, mesmo fazendo tanto tempo do seu lançamento!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Fiquei de ler esse livro muito tempo atrás e não consegui. Foi bom lembrar. A história dele parece ser cheia de sentimentos e mistério. Isso dos tempos dá um clima legal e saber tudo que aconteceu fica bem interessante assim. Bem legal isso de cada descoberta ter mais uma descoberta e esse jeito da trama. Parece prender bem. Queria ver se lia algum dia. É um livro bom pelo jeito.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia essa leitura, confesso que não curto muito os thrillers mas essa história me prendeu já na resenha. Gostei do desenvolvimento, essas narrações intercalando passado e presente dão realmente uma emoção e tanto pra história. Fiquei curiosa e apreensiva para saber o que acontece com cada um dos personagens. Vou colocar na minha lista

    ResponderExcluir
  4. Olá! Já tem um bom tempo que esse livro está na minha lista de leitura, curto de vez em quando um leitura pesada pra sair da minha zona de conforto, essa sua resenha me deixou ainda mais curiosa em conferi essa história.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Confesso que não curto histórias que possuem tantas narrativas, - mesmo que as três épocas diferentes estejam cheias de mistérios, o que eu gosto bastante... - sem falar que eu não curto leituras pesadas como Bela Maldade... mas se eu tiver a oportunidade arriscarei a leitura sim, quem sabe eu acabe me surpreendendo positivamente?!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Fiquei muito intrigada com esse livro, que segredo é esse que parece ser devastador, fiquei imaginando o que seria, mas acho que nem passei perto rs. E também tem mistério que adoro demais, espero que o fato do segredo ter sido revelado antes, não tenha estragado a trama, pois parece ser uma leitura envolvente, para descobrir o que aconteceu com esses personagens.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Mah
    Não conhecia o livro, mas com todo esse mistério fiquei curiosa.
    Mesmo que esse segredo foi revelado logo no início, a trama foi bem desenvolvida em várias camadas alternadas no tempo.
    Vou adicionar na minha lista e espero ler, beijos!

    ResponderExcluir
  8. Livros assim me chamam muita atenção. Adoro esse tipo de história que traz suspense e que mexe com nosso emocional.
    Fiquei bem curiosa para saber o que aconteceu para deixar Katherine tão traumatizada.
    Pela resenha, dá para perceber que vale a pena a leitura.

    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Que livro forte, curti a resenha e fiquei curiosa. Que situação complicada que a personagem passou. Quero ler esse livro, mas ja imaginando a raiva que vou ficar da Alice.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.