Turma da Mônica: Laços - Vitor e Lu Cafaggi


Sinopse: O Floquinho desapareceu. Para encontrar seu cachorro de estimação, Cebolinha conta com os amigos Cascão, Mônica e Magali e, claro, um plano “infalível". Em "Laços", os irmãos Vitor e Lu Cafaggi levam os clássicos personagens de Mauricio de Sousa a uma aventura repleta de emoção, lembrança e perigos. (Skoob)

CAFAGGI, Vitor e Lu. Turma da Mônica: Laços. Panini, 2013. 84 p.

De todos os álbuns que fazem parte da primeira leva de edições da Graphic MSP, o da Turma da Mônica era o mais esperado pelo público, uma vez que ele traria uma nova visão dos personagens que são o motor da empresa. A responsabilidade foi passada para os irmãos Cafaggi: Vitor e Lu.

A escolha não podia ser mais acertada.


A arte tem toda a sensibilidade que os personagens requerem. Embora com um traço diferente, todos estão perfeitamente caracterizados, tanto na forma, quanto na cor. Utilizando tonalidades gastas, pouco saturadas, as cores transmitem leveza e remetem pura nostalgia. Em certos quadros, a pintura encanta pela leveza e pela qualidade.


O enredo usa uma fórmula infalível: jovens em uma aventura pela cidade em busca de um amigo para ajudar. No caso, Floquinho, o cachorro do Cebolinha. A química entre eles é explosiva como nos gibis, e a fidelidade da amizade também. A isso, os autores acrescentam uma boa dose de carinho pessoal, transformando uma história simples em algo que parece muito além de uma busca pelo parque.


Toda a história poderia ser comparada facilmente com filmes como os Goonies, pela forma como os garotos são apresentados, como se relacionam e pela coragem que assumem para ajudarem uns aos outros. Mas existe um detalhe que vai além disso: eles são personagens conhecidos desde que começamos a ler, em uma aventura que transcende o que nos habituamos nos quadrinhos mensais. Isso causa uma sensação de familiaridade e estranheza ao mesmo tempo. E é uma sensação muito boa.


Como em todas as Graphic MSP, no final somos presenteados com a história de como a turminha foi criada, com curiosidades muito interessantes. Na última página, também passamos a conhecer um pouco dos autores e dos trabalhos que realizaram.


Uma edição imperdível!
Carl
Carl

7 comentários:

  1. Oi Carlos!

    Ah, a Turma da Mônica! Não existe uma pessoa na vida que nunca leu um desses gibis, ou fez coleção... Minha personagem preferida é a Magali por motivos óbvios: somos iguaizinhas no quesito comida. Mas enfim, acho que de todas as resenhas que você fez sobre essas graphics, essa é a que tem o traço mais bonito (na minha opinião). Ainda espero ansiosamente pelo dia em que você irá resenhar a do Bidu. kkkkkkkkkkkkk

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  2. Que lindo esse HQ, curto muito da Turma da Mônica, agora fiquei doida pra ter um, foi pra lista de desejados!

    ResponderExcluir
  3. Achei lindo esse HQ, ta linda a diagramação, não li nada da turma da mônica ainda, mas fiquei bem interessada e curiosa para ler esse HQ.

    ResponderExcluir
  4. Oie Carlos =)

    Como não amar Turma da Mônica? Estou querendo muito essas graphic novels que estão sendo lançadas. Além do traço ser lindo, as histórias são bem interessantes também. Diferentes do que normalmente encontramos nos tradicionais gibis.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  5. AWN! <3 amei tudo! que lindo! diferente mas com a essência da turma da mônica! os traços dos desenhos são fofos! ai gente já quero! super aprovado, acredito que agradará a todos!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Carlos! Tudo bem?
    Que encanto de HQ! O traço do desenho é ótimo e as cores são harmônicas. Gostei muito! Quero um exemplar (risos).
    Gostei da sua resenha: precisa e passa as informações necessárias para que nós nos interessemos pela estória e admiremos o projeto gráfico da obra.

    Um abraço!

    Blog || Fan Page

    ResponderExcluir
  7. Olá Carlos, tudo bem??

    Não conhecia essa HQ, achei demais e as ilustrações estão incríveis, dica anotada....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.