Divina Essência - Helena Andrade

Sinopse: Já imaginou se você tivesse a chance de encontrar a cura para uma doença?
E se esta doença atingisse pessoas que você ama?
Uma história de amor arrebatadora, entremeada pela luta de uma intrépida pesquisadora na busca pela cura de uma doença.
Melissa é uma bióloga engajada na pesquisa de plantas com propriedades terapêuticas. Após anos de estudos, ela descobre uma flor rara, capaz de trazer novas possibilidades no tratamento de uma doença hematológica. Unindo-se a uma equipe de cooperação internacional ela parte em busca do objeto de sua pesquisa. Lá ela conhece Giovanni, um jovem médico italiano por quem seu coração irá bater mais forte. Mas ele não está livre para viver esta paixão e Melissa descobrirá que a pesquisa tem mais implicações em sua vida do que poderia imaginar, fazendo surgir novos desafios capazes de impulsioná-la à ultrapassar seus próprios limites.
Envolva-se nesta jornada na busca incessante para manter a vida. (Skoob)

Livro recebido em parceria com a Editora.
ANDRADE, Helena. Divina Essência. Ler Editorial, 2017. 296 p.


Embora Helena Andrade tenha publicado outro livro pela Ler Editorial, com resenha aqui no blog, somente agora com Divina Essência tive oportunidade de conhecer por mim mesma a escrita da autora. Gostei muito da forma como a autora construiu a sua história e me senti tocada em diversos momentos, mas alguns detalhes também me incomodaram. Esse conflito entre coisas boas e não tão boas tiraram um pouco o brilho da leitura, e tornou um livro que poderia ter sido marcante em apenas um bom livro.

Divina Essência é narrado em primeira pessoa por Melissa, uma bióloga que busca em uma planta rara a cura para a talassemia, uma doença genética que influenciou muito alguém que ela amava. Durante a pesquisa, que envolve uma equipe bem diversificada, ela conhece Lorenzo e Giovanni, que se tornam muito importantes para ela e para a pesquisa. Melissa só não poderia imaginar que teria um novo motivo pessoal para continuar a busca de uma cura para essa doença, que criou implicações em outras áreas de sua vida.

Pode parecer um pouco contraditório o que vou dizer, mas acompanhar essa história foi um processo complexo para mim. Isso porque, a cada característica dada à obra pela autora, eu tinha sentimentos bastante conflitantes e, ao mesmo tempo em que achava algo muito bom, achava também algo que, de alguma forma, não se encaixava. Por exemplo: achei que o casal protagonista se apaixonou rápido demais e, por um tempo, não consegui acompanhar esse sentimento. Por outro lado, em outros momentos me senti tão envolvida que sofri junto dos personagens. E não foi algo linear, que eu compreendi com o tempo e passei a sentir depois; foi mais como uma montanha russa, ora eu estava completamente envolvida pelo romance, ora era quase indiferente, intercalando esses momentos durante a trama.

Outro aspecto que trouxe esse conflito para mim, foi eu ter imaginado que o livro seria muito mais voltado para pesquisa do que para romance. Eu gostei disso por um lado, porque as cenas que falavam da busca pela flor me deixavam um pouco entendiada; em outros momentos, eu senti falta daquele "estalo", daquela descoberta que mudaria todo o rumo da trama, o que só aconteceria se o foco da narrativa fosse o estudo.

Também achei que a autora se estendeu em alguns pontos que não eram essenciais, criou personagens dispensáveis e acabou arrastando a história além do necessário. Por alguma razão, era como se eu não estivesse na mesma frequência da autora e, enquanto ela me dava alguma coisa, eu queria outra. Acredito que esses pontos impediram meu envolvimento completo com a trama, mas pode ser culpa também do meu humor inconstante durante a leitura.

De todo modo, acredito que tenha sido de grande relevância mostrar a questão da talassemia, as implicações do doença, ainda sem cura, o cuidado constante que se faz necessário. Foram essas passagens que mais me tocaram, que mais me alcançaram como leitora e que, em várias cenas, me emocionaram. Senti também meu peito apertar por Lorenzo, mais do que por Giovanni, e fiquei emocionada com o final entre Afonso e Melissa. Só de escrever sobre isso agora me vem lágrimas nos olhos e um aperto à garganta, pois a mensagem que ficou foi de esperança e de amor.

Aliás, acho que o ponto alto do livro de Helena Andrade foi a construção das relações interpessoais. A autora soube mostrar as amizades e os vínculos familiares de uma forma complexa e por vários vieses, sem se deter em uma construção superficial. Os conflitos eram bastante reais e intensos, o que, como acontece na vida real, não minimiza o sentimento existente entre as pessoas.

Divina Essência trouxe sim um conflito para mim como leitora, com aspectos ótimos e outros que poderiam ter sido melhor desenvolvidos, mas nada tira a certeza de que se trata de uma obra linda e tocante.


Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

18 comentários:

  1. Olá Ju! Que trama bem interessante, essa é a primeira resenha que vejo desse livro, curto muito essa coisa de pesquisa pra acha cura de alguma doença, fiquei super curiosa em conferi essa história.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Não me senti animada para ler. Essa "montanha-russa" com os personagens é um fato negativo para mim, eu gosto de me sentir envolvida, mas acho interessante colocarem no meio a cura de uma doença (eu não sabia o que era talassemia).

    ResponderExcluir
  3. N me interessei pó tema da história, sou bem eclética p leituras mas esse tema n me encantou ,a resenha ela otima parabéns

    ResponderExcluir
  4. Nossa de certa forma ficou uma historia complicada com esses altos e baixos uma hora estava envolvida outra não, não sei o que achar desse livro, mas se te fez sofrer com os personagens e fala dessa doença acho que deve valer a pena, pena ter ficado arrastada também a leitura isso desanima.

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju.
    Fiquei um pouco em dúvida sobre esse livro.
    Achei ótimo a personagem ser uma bióloga e estar a procurar de uma planta para cura da talassemia. Sou da área da saúde e gosto bastante desses temas.
    Mas, parece que tem alguns pontos que não foram tao bem desenvolvidos. Não gosto quando os personagens se apaixonam rápido demais. Acabo não sentindo muito empatia por eles.
    Se eu tiver a oportunidade de ler esse livro vou ler. Mas não é uma prioridade para mim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju!
    Não tinha ouvido falar desse livro ainda, gostei bastante do enredo, adoro esses livros que trazem temas que deixam o leitor pensativo, seria uma excelente leitura, vou anotar e aguardar uma oportunidade pra conhecer.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju!
    Não gostei mto do enredo criado pela autora, de fato esperava mais sobre a pesquisa e informações mais profundas sobre talassemia, que é uma doença que eu nem se quer conhecia, acredito que o romance deveria ficar em segundo plano. A aventura da personagem deve ser sim interessante de acompanhar, inclusive suas relações, mas confesso que me decepcionei um pouco por imaginar que a história seguiria outro rumo.
    Que bom que curtiu a leitura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Ju!
    Conflitante até ler a resenha...kkkkk
    Bom que ela tenha trazia a baila o tema talassemia que poucas pessoas conhecem e é mais comum do que se imagina.
    Gostei também de saber que as relações interpessoais do livro foram bem delineadas.
    Quanto as suas ressalvas, só lendo para conferir.
    Um carnaval de alegria e moderação e desejo uma nova semana!
    “Ninguém é assim tão velho que não acredite que poderá viver por mais um ano.” (Cícero)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA FEVEREIRO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  9. Eu sou apaixonada por resenha que trazem este conflito até para nós, leitores..rs
    Gosto demais do tema,mas fiquei meio pé atrás pois o foco do livro parecia ser a cura, mas depois lendo, parecia ser o amor.
    Então, a cura pelo e por amor?
    Só sei que gostei de tudo que li e se tiver oportunidade, quero muito tirar minhas conclusões.
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Ao ler a sinopse do livro imaginei que a historia focaria bem no assunto da cura e não no romance. Primeiro contato que tenho com o livro, e ainda fiquei com dúvida sobre meu interesse sobre ele. Gosto da ideia, mas não sei pelo fato do romance falar mais do que a trama da pesquisa e tal. Creio que irei tentar ler outras resenhas sobre ele para saber se adiciono ele ou não aos desejados.

    ResponderExcluir
  11. Olá!!
    Essa é a primeira resenha que leio desse livro, achei interessante a premissa do livro e fiquei com vontade de ler, mesmo tendo essa montanha russa de emoções, ache legal o livro falar soa talassemia, se tiver oportunidade vou ler com certeza!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Juh! Fiquei confusa com meus sentimentos agora se quero ou não ler rsrs
    Adoro indicações nacionais então esse já é um ponto positivo. Fui procurar na amazon e já estava esgotado. Fiquei impressionada por ele ter lançado em dezembro do ano passado pelo que eu entendi (pode me corrigir se eu tiver errado, mas vi essa data no site da amazon e adotei).Quanto a história achei interessante a questão da doença, que confesso que eu nem conhecia. Uma pena essa parte não ter sido tão explorado, mas acredito que o foco sendo o relacionamento não é algo grave.

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oiii ! Essa alternação entre pontos positivos e pontos negativos sobre a obra me deixou bem indecisa em relação a ler ou não ler o livro, parece ser um livro ótimo, mas que como você disse, poderia ter trabalhado melhor certos pontos! Eu n conheço a doença que o livro trata, mas acho que se falasse somente nela, ficaria bem entediante msm, mas como você disse, faz falta uma descoberta daquelas que faz vs ter mais vontade de ler o livro.não sei o que achar em relação a essa montanha russa de emoções que o livro traz, por enquanto o livro vai ficar na lista de espera kkk.

    ResponderExcluir
  14. Bom, queria dizer que gostei da profissão da protagonista. Bióloga não é uma profissão que vejo com facilidades em livros. Nunca li nada da Helena Andrade então não posso opinar muito sobre a escrita. Mas admito que eu mesma fiquei me sentindo em uma montanha-russa conforme você foi descrevendo o que sentiu, o que queria sentir, depois o que esperava. Acho que seus sentimentos foram bem conflitantes durante a leitura e como você disse, pode ter sido isso de sintonia com a autora, com os personagens. O livro tem uma proposta interessante, mas não sei se foi cumprido. Não sei se vou ler, mas não conheço muitos livros da Ler Editorial então achei interessante a resenha.

    ResponderExcluir
  15. E a primeira vez que leio a resenha desse livro, e sinceramente não imaginava que a história fosse tão emocionante quanto você descreveu, e mesmo que a autora tenha se prolongado a história fazendo com que a trama tomasse um caminho diferente do que você imaginava ainda sim se tornou uma leitura agradável e envolvente. Gostei muito do fato da autora trabalhar esse relacionamento interpessoal entre familiares e amigos.

    Venha participar do Top Comentarista e concorra o livro "O Maravilhoso Bistrô Francês": http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia o livro , mas achei interessante essa pesquisa.
    Apesar de parecer ser bem dramático, fiquei com vontade de ler, parece um romance original, diferente, e com um pouco de tudo.
    bjss

    ResponderExcluir
  17. A produção da resenha está ótima. O livro pra mim até então era desconhecido

    ResponderExcluir
  18. A sinopse simplesmente aguça a curiosidade para saber o final ... Certeza que fará parte das minhas resenhas. Bjs da Rê! ��������

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.