Noah Foge de Casa - John Boyne

Sinopse: Noah tem oito anos e acha que a maneira mais fácil de lidar com seus problemas é não pensar neles. Quando se vê cara a cara com uma situação muito maior do que ele próprio, o menino simplesmente foge de casa, aventurando-se sozinho pela floresta desconhecida. Logo, Noah chega a uma loja mágica de brinquedos, com um dono bastante peculiar. Ele tem uma história para contar, uma história cheia de aventuras que termina com uma promessa quebrada, uma história que vai levar o fabricante de brinquedos a pensar sobre o seu passado e Noah a pensar sobre aquilo que deixou para trás. Em seu primeiro livro juvenil desde o best-seller O Menino do Pijama Listrado, o escritor irlandês John Boyne cria um mundo que mistura contos de fadas com os problemas mais cotidianos de um garoto comum. Esta fábula leve e inteligente prende os leitores presos até o final com dois grandes mistérios: por que Noah fugiu de casa e quem é o fabricante de brinquedos? (Skoob)
BOYNE, John. Noah Foge de Casa. Editora Seguinte, 2011. 198 p.


Não é difícil de imaginar que fiquei tão animada para ler esse livro porque ele é de um autor que admiro muito, John Boyne. Noah Foge de Casa é um livro destinado para o público infanto-juvenil, mas que possui uma história bastante densa por trás das entrelinhas. Desde o início somos levados a ler o livro basicamente para obter uma resposta: o que aconteceu para um menininho de apenas oito anos resolver fugir de casa do nada? 

O livro começa justamente com Noah Barleywater saindo de casa bem antes do sol nascer. Não sabemos o porquê da sua decisão, mas sabemos que é isso e pronto. Antes de chegar até o local onde acontece a maior parte da história, Noah passa por diversas cidadezinhas estranhas. Nessa viagem, o garotinho se depara com tantas várias coisas inimagináveis, como um cachorro falante, um burro simpático, porém muito faminto, e até móveis que se mexem. Seu destino final acabou sendo uma loja de brinquedos dirigida por um velhinho deveras interessante. 

Noah Foge de Casa é o primeiro livro do John Boyne, mas apesar disso, possui tanta qualidade quanto os outros. Não nego que achei o início um pouco arrastado, principalmente porque a história tem uma pegada bem Lewis Carroll, com direito à portas que andam e falam, árvores que dão galhos infinitos e coisas do gênero. Mas as coisas começam a dar uma guinada quando Noah conhece o Velho e, a partir daí, partes da história são narradas em primeira pessoa por ele, contando fatos da sua vida. 

Apesar de toda essa situação fantasiosa, o livro é bem mais profundo do que parece. Noah é um garotinho muito ingênuo, mas que têm os seus medos e acha que a melhor forma de lidar com eles é fugindo; o Velho é uma pessoa muito vivida, com muitas histórias para contar, mas que carrega um fardo muito grande por não ter cumprido uma promessa quando era mais jovem. Com o passar dos capítulos, descobrimos que Noah está passando por um problema familiar muito sério e pesado e o Velho acaba se tornando um exemplo para ele por ter levado uma vida de tantos arrependimentos. 

Outro mistério do enredo é a identidade do Velho, que só é revelada bem no finalzinho. Claro que há dicas de quem ele é durante todo o enredo, mas claramente sou muito sonsa e só percebi quando o segredo foi enfim revelado. Isso deu um toque de magia ainda maior para a obra que já é um amor. Me emocionei em várias partes do livro, principalmente em uma das histórias do velho (todas elas têm a ver com algum títere, ou marionete, que representa as pessoas que passaram pela vida dele) em que ele fala da sua promessa e faz várias reflexões. 

Noah Foge de Casa, apesar da roupagem infantil, é um livro maravilhoso e profundo que debate sobre a vida, o tempo e a importância das pessoas, tudo isso pela visão de uma criança. Com certeza é um livro que me surpreendeu bastante, que emocionará tanto crianças quanto adultos.
Ana Clara Magalhães
Ana Clara Magalhães

17 comentários:

  1. sempre quis ler um livro de John Boyne justamente por causa de O menino de Pijama Listrado, apesar de não ter lido o livro, assisti o filme e gostei muito. Uma das coisas que mais me interessou neste livro foi que apesar de ele ser infantil, ele tem uma pegada mais densa e parece nos trazer vários ensinamentos. Realmente ficamos pensando sobre o que deve ter acontecido para um menino de 8 anos ter fugido de casa, gostei que no livro tem um pouco de fantasia e que o velhinho usa marionetes para contar sua história! Quero ler com certeza, principalmente por que quero saber quem é o velhinho haha!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana!
    Por ser do Boyne eu imagino que seja um livro lindo!
    Eu li apenas um livro dele e já sinto falta de ler outros pq eu adoro a escrita dele, me prende mta atenção, este tbm vai pra listinha!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana.
    Já li esse livro e também achei o início um pouco arrastado.
    Mas, no geral, é uma boa história. Como todas do Boyne. Adorei o final. Foi um toque bem mágico.
    Meu próximo livro dele vai ser O pacifista.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ana.
    Eu sou muito fã do autor.
    Tenho todas as obras dele, com exceção do último que lançou agora.
    Mas confesso que ainda não li esse. To bem curiosa e sei que os livros do autor tem a capacidade de nos fazer chorar fortemente.
    Esse é um grande male - ou talvez algo bom, dependendo do ponto de vista rs.

    Beijos,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu já ouvi falar do Menino do Pijama Listrado, é claro, mas nunca li, porque sou uma chorona e não gosto de livros tristes.
    Não sabia desse outro livro do autor e, embora já sei que vou chorar, acho que vou ler. E descobrir porque Noah fugiu de casa. E saber se todas essas coisas que acontecem são verdadeiras ou tudo imaginação do Noah, ou algo tipo Lewis Carroll, como você citou, que pode interpretar como quiser.
    Estou curiosa.

    ResponderExcluir
  6. O livro parece ser uma graça, achei interessante ter tantas coisas diferentes na viagem do personagem deve ter sido uma aventura e tanto ainda mais com essas coisas imagináveis que ele encontrou pelo caminho, mas minha maior curiosidade é esse mistério que o envolve, com essa fuga de casa.

    ResponderExcluir
  7. Ana!
    Tão bom ver um autor enveredar por novos estilos e de forma magnânima, né?
    Adoro livros infantos porque sempre trazem muito aprendizado e aqui além disso, tem toda aventura fantasiosa criada e o por que de Noah ter fugido, a dúvida de quem é o veloho... deve ser um bom livro.
    Desejo uma ótima semana e um mês mais que abençoado!!
    “Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você.” (Cynthia Kersey)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA FEVEREIRO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li nada do John Boyne, mas sei que ele tem muitos leitores queridos por aqui. Apesar de já ter visto a sinopse de Noah Foge de Casa antes, não sabia (ou não lembrava) que ele tem uma história em alguns pontos bem fantasiosa. Não tenho problema com isso. Gosto desses livros juvenis e que mesmo sendo considerados juvenis trazem ótimas mensagens. Quando estava lendo a resenha e veio essa parte da loja de brinquedos eu me lembrei um pouco do filme A Loja Mágica de Brinquedos que é um filme que eu acho bem legal. O livro é curtinho e por ter menos de 200 páginas imagino que a leitura deva ser rápida. Acho essa capa bem gracinha e fiquei curiosa pra saber por qual razão o Noah saiu de casa e qual é o mistério do senhor, afinal quem será que ele é? Pretendo dar uma chance pro livro um dia e espero que seja uma leitura bem agradável pra mim assim como foi pra você.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Não conhecia esse livro, curto muito essa trama pela visão de uma criança, a resenha me deixou super curiosa em conferi essa história que parece super emocionante.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá!!
    Não conheço a escrita do John Boyne e ainda não li O menino de Pijama Listrado, só assisti o filme, mas gosto de livros infanto-juvenil e adorei a resenha, fiquei curiosa em saber porque o Noah fugiu de casa e quem é esse velhinho, gostaria de ler!! Adorei a Dica!!

    ResponderExcluir
  11. Também tenho uma admiração enorme pelas letras do autor,depois de O Menino do Pijama Listrado não dá para não querer mais sobre o autor.
    Ainda não tive oportunidade de conferir este primeiro livro dele, mas gostei muito de tudo que li acima. Adoro ler um bom infanto-juvenil, ainda mais quando este livro é capaz de nos abrir os olhos em muitos assuntos.
    Vai para a lista de desejados com certeza.
    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Confesso que não curto muito livros narrados por crianças, mas a premissa desse livro. Já que nos faz questionar, o que faz com que um menino de 8 anos fuja de casa. E acredito que a parti daí vamos desvendando esse mistério, que nos emociona e nos prende a leitura. Acredito que esta será uma história que irá me agradar.

    Venha participar do Top Comentarista e concorra o livro "O Maravilhoso Bistrô Francês": http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Ana!
    Sendo um livro do John Boyne, imagino o quão incrível foi a leitura, e mesmo sendo para um público mais jovem da para perceber que o autor trabalhou temas importantes. Minha maior curiosidade é saber porque Noah fugiu de casa, espero que não seja algo que estou imaginando, deve ser um motivo bem triste. Que bom que a magia da história permaneceu com você até o fim ... Adorei a resenha e conhecer o livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá Ana, tudo bem? Ainda não tive nenhum contato com este autor, mas conheço sua obra mais conhecida que é O menino do pijama listrado. Creio que este livro deve ter uma historia linda, cheia de fantasia e ensinamentos. Uma excelente dica depois de uma leitura mais pesada.

    ResponderExcluir
  15. Oi Ana,eu não conhecia essa obra obrigada por me mostrar

    ResponderExcluir
  16. Oi Ana,

    Achei muito interessante a história. Eu gosto muito quando apesar dos personagens infantis, o enredo se tratar de algo mais profundo. Acho difícil pro autor escrever, e já gosto da premissa de cara. Sou muito besta pra descobrir as coisas de livro então provavelmente não descobriria também rsrs
    Enfim adorei a resenha, ótima dica!
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Adorei sua resenha, esse livro parece lindo!
    Quero ler ele até abril.
    Amo os livros do John Boyne, tento ler 1 pelo menos por ano.
    E tô supercuriosa pra saber que problemão é esse que o Noah tem, para fazê-lo fugir de casa.
    bjss

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.