Flores Partidas - Karin Slaughter

Sinopse: Irmãs. Estranhas. Sobreviventes.
Quando Lydia contou para a irmã que o cunhado havia tentado estuprá-la, Claire não acreditou. Dezoito anos depois, porém, tudo o que Claire achava saber sobre o marido se prova uma mentira. Quando vídeos escondidos no computador de Paul mostram uma face terrível do homem que ela julgava conhecer, Claire percebe que o drama de sua família tem muitas camadas, que precisarão ser descobertas antes que a assustadora verdade por fim venha à tona.
SLAUGHTER, Karin. Flores Partidas. Editora HarperCollins Brasil, 2017. Tradução: Carolina Caires Coelho. 400 p.


Perturbador, não consigo encontrar palavra melhor para definir esse livro. Karin Slaughter com certeza foi minha maior surpresa do ano. Com uma trama cheia de cenas chocantes e reviravoltas, ela aborda de forma maestral uma das faces mais obscuras de um grupo de seres humanos.

Há mais de vinte anos, Julia, filha mais velha da família Carroll, desapareceu. Ela estava voltando de um bar e nunca mais foi vista. Com o passar do tempo, as buscas foram cessando, mas a família manteve a esperança de encontrá-la viva.  Com o desaparecimento, a família foi desmoronando: Claire e Lydia, as irmãs mais novas de Julia, há muito não se falam devido à um desentendimento que tiveram há dezoito anos, os pais acabaram se separando, então pouco a pouco todos perderam contato.

Recentemente, para completar a situação, Paul, marido de Claire, é esfaqueado num assalto e acaba morrendo. No dia do velório, tentam assaltar a casa de Claire, então a polícia aparece e logo depois, um agente do FBI aparece também. A mulher logo estranha a situação, pois o que um agente do FBI estaria fazendo numa cena de tentativa de assalto? Nesse mesmo dia, o sócio de Paul pede alguns arquivos de trabalho e o que Claire encontra são coisas que mudarão seu futuro para sempre. Com isso, Claire procura por Lydia, pois sabe que ela seria a única capaz de ajudá-la a entender o que está acontecendo. Qual a relação entre todas essas coisas? É o que vamos descobrir nesse livro incrível.

Como escrevi lá no começo, ainda não havia lido nada da autora, então fiquei muito surpresa com o livro, eu realmente não esperava que fosse tão pesado. Já tinha lido coisas parecidas, mas nunca com o nível de detalhes que Karin Slaughter inseriu em sua obra. Dessa forma, ela conseguiu explorar intensamente os acontecimentos, colocando elementos chave, o que tornou as cenas bem marcantes. 

Cada personagem tem sua visão de mundo, seus traumas e segredos, o que permite que o leitor faça uma infinidade de suposições durante a leitura. Essas coisas contribuíram para causar aquela confusão que todo amante de thriller ama. Claire e Lydia também estavam confusas sobre todas as descobertas, então, assim como o leitor, levavam um choque atrás do outro.

O livro intercala uma narrativa em terceira pessoa que foca às vezes em Claire e às vezes em Lydia. Para complementar, mesclado a esses capítulos, aparecem algumas cartas do pai dessas mulheres, escritas especificamente para a filha desaparecida. Elas falavam sobre o que estava acontecendo e até sobre alguns planos para um futuro que já era incerto. Portanto, essas partes tiram um pouco o foco das cenas chocantes e as diversas revelações, porém, como é de se esperar, dão um toque maior de tristeza na leitura. 

Por diversas vezes tive vontade de abandonar o livro devido a seu conteúdo explícito, mas fui envolvida pela autora de uma maneira que foi impossível largar a leitura. A necessidade de saber o que aconteceria com todas aquelas pessoas más foi maior que qualquer coisa que eu tinha lido anteriormente. Na metade do livro já tinha acontecido tanta coisa, que achei que o restante ficaria arrastado, mas aconteceu exatamente o contrário, a autora surpreende com mais um acontecimento que mudou totalmente o rumo da história. Isso rendeu muito assunto e também serviu para amarrar todas as possíveis pontas soltas.

Pude sentir uma forte crítica em relação corrupção, que nesse caso atingiu um nível elevado de crueldade. E o machismo também ficou bem evidente na obra, é tudo tão absurdo, que fico com raiva só de lembrar. Esse caso é apenas ficção, mas sabemos que no mundo existem pessoas tão maldosas quanto alguns desses personagens e essa é a pior parte.

Esse livro eu indico somente para aqueles leitores que tem estômago forte, pois contém várias cenas de estupro, tortura, e muito, muito sangue.
Thuanne Hannah
Thuanne Hannah

9 comentários:

  1. Não vejo a hora de poder conferir este livro!!!Desde que foi lançado, a trama parece envolver de uma maneira única e isso é fabuloso.
    Também não tenho contato com as letras da autora, mas misturar dramas tão pesados, a dramas familiares, é algo fascinante e quero muito poder conferir este livro, com certeza!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Olá, Thuanne
    Conheci a escrita da autora lendo o livro A Boa Filha e me apaixonei.
    Ela tem essa características de cenas fortes em seus livros, mas é uma escrita que te envolve do começo ao fim.
    Quero ler mais livros de Karin o mais breve possível.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Parece ser uma leitura que mexe muito com a gente, essas cenas fortes não são fáceis de lidar e ficam martelando na cabeça, mas mesmo assim gostaria de ler, adoro thriller e esse parece ser eletrizante com tantos acontecimentos e revelações, que deixam a leitura envolvente e a mente do leitor matutando.

    ResponderExcluir
  4. Caramba, que livro!!! Li a resenha com os olhos arregalados a cada parágrafo. Não sei se teria estômago para ler esse tipo de história, pelo menos não no momento rsrs
    Realmente a história aborda um tema bem interessante: Não conhecemos 100% quem está ao nosso lado. Mesmo que essa pessoa esteja convivendo com a gente a anos.
    Imagino o choque que Claire levou ao saber quem o marido realmente era. Um sádico!!
    Nossa, adorei a resenha!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Thuanne!
    Gosto também de thrillers.
    Já gostei de saber que tem um grande drama familiar, permeado pelo sumiço da irmã mais velha e ver as descobertas, após a morte do marido, dá mesmo uma angústica e uma sensação de suspense na história.
    Bom saber que tudo é bem descrito, gosto quando é assim, porque amo os detalhes.
    Relacionamentos abusivos e violência contra a mulher realmente são assuntos de tem de serem discutidos.
    Apesar de ser angustiante, gosto desse estilo que mexe mais com o psicológico.
    Vou ver se consigo ler.
    Pena que pelo fato de ter conteúdo explícito, pensou em abandonar a leitura e que bom que não o fez.
    Bom final de semana!
    “A moral, propriamente dita, não é a doutrina que nos ensina como sermos felizes, mas como devemos tornar-nos dignos da felicidade.” (Immanuel Kant)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA SETEMBRO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  6. Estou super na expectativa para poder ler algo da autora, tenho lido resenhas muito positivas sobre seus livros e sua resenha é prova disso. Nada melhor que alguém indicar e falar que a leitura é viciante, pois as vezes precisamos de leituras assim que nos façam " devorar" para saber o que aconteceu, e esta premissa com certeza é uma delas. Livro mais do que adicionado a lista de desejados!

    ResponderExcluir
  7. Olá! Nossa que livro tenso hem, várias cenas de estupro, tortura, e muito, muito sangue, num sei se leria esse livro, num tenho estômago forte não, muito pesado pra mim.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Thuanne!
    Parece ser um livro daqueles...
    Amo enredos que trazem histórias fortes como esta, ainda não conheço a escrita da autora, mas pelo que já li, é mto boa, espero ler em breve.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Apegada Thriller psicológico e suspense do livro é a que mais me chama atenção mas pelo que eu vi o livro faz parte de uma trilogia não sei como conseguiram estender a história do primeiro livro em outros dois mas com certeza vou conferir apesar de a sinopse parecer mais interessante nesse livro do que nos outros

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.