Para Onde Ela Foi - Gayle Forman

Sinopse: Meu primeiro impulso não é agarrá-la nem beijá-la. Eu só quero tocar sua bochecha, ainda corada pela apresentação desta noite. Eu quero atravessar o espaço que nos separa, medido em passos não em milhas, não em continentes, não em anos, e acariciar seu rosto com um dedo calejado. Mas eu não posso tocá-la. Esse é um privilégio que me foi tirado.
Com a mesma força dramática de Se Eu Ficar, agora pela voz de Adam, Para Onde Ela Foi expõe o desalento da perda, a promessa da esperança e a chama do amor que renasce. (Skoob)
FORMAN, Gayle. Para Onde Ela Foi. Novo Conceito, 2013. 240p.


Esta resenha mencionará acontecimentos importantes sobre Se Eu Ficar.

Para onde ela foi acontece três anos depois do acidente do primeiro livro. A banda do Adam, Collateral Damage, é um sucesso. Porém ele perdeu o amor pela música e desenvolveu uma grande ansiedade de locais públicos, onde tem medo que o reconheçam, e está sempre fumando ou se automedicando. Ele tem uma namorada famosa, mas nunca conseguiu esquecer Mia, musa de todas as letras do álbum que fez eles estourarem. Depois de uma repórter mencionar Mia (que eles sempre conseguiram esconder da mídia) e ele surtar, o empresário diz que ele pode ficar mais tempo em Nova Iorque e ir para Londres onde eles vão ter uma turnê só na próxima noite. Nisso, Adam vai encontrar a Mia e eles vão resolver tudo que ficou inacabado.

Grande parte do livro é no passado, explicando o que aconteceu nesse intervalo de tempo, voltando ao acidente e voltando até o começo do relacionamento. Geralmente são acontecimentos não vistos no primeiro livro. Essa é a primeira continuação de um romance pelo ponto de vista do outro personagem que eu leio e, por ter tantas cenas inéditas, é diferente. Também o tempo que se passou. Não é um reconto do primeiro pelos olhos do Adam.

Eu gostei de ver tudo que o Adam está passando e em contraste também como a Mia está lidando com 1% do que ele está. Tem umas coisas bem realistas, como um membro de um grupo ou banda se tornar maior do que até a própria banda e ser odiado por isso, por mais que ele não tenha culpa. Eu adorei ver mais do que a opinião dele sobre a Mia, é muito mais fácil se identificar com ele assim, e entrar na cabeça dele, talvez até se sentir sufocado junto. Quando eu ler outro livro pelo ponto de vista do namorado, eu espero ver um pouco do que eles vivem fora do relacionamento. A gente até vê o luto dele pela família dela.

O livro tem, digamos, bem menos coisas acontecendo e menos tensão. No presente, ele passa basicamente nesses dois dias restantes dele em Nova Iorque. Por isso ele pode ser menos emocionante de ler, não sei. Eu cheguei a me preocupar que o livro estava perto de acabar e meio longe de finalizar assim, mas eu gostei do final. E o fato de eu ter pensado isso talvez seja até positivo porque o final não estava muito óbvio e o Adam e a Mia conversaram um monte, não foi aquelas resoluções de final de filme que é só fazer um gesto bonito e está tudo perdoado. Acho que o livro pode agradar tanto quem gostou do anterior tanto quem não gostou tanto, porque vi gente que gostou bem mais desse. Também, possivelmente muita gente que gostou do outro pode não gostar tanto assim desse, porque como eu disse ele é mais parado e, além disso, tirando os flashbacks, a história em si é muito diferente.
Mah
Mah

Escrever (por prazer) me acalma e resenhas são uma terapia pra mim. Assim como doces, séries e ler. Autora do Programa Resistir, um podcast sobre suicídio.

9 comentários:

  1. Olá! Já li Se Eu Ficar e também esse, gostei muito dos dois, achei que foi um completo, um do outro, gostei muito do filme também.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Mesmo não tendo lido o primeiro livro, me recordo bem de quando estes livros foram lançados e da vontade que senti em ler ambos!
    Já acabei lendo por aí também desta diferença nítida entre os dois livros e este ponto de salvação ser apenas os flashbacks do primeiro livro.
    Ruim? Não sei ainda. Mas espero um dia, poder conferir os enredos!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Eu amei esse livro! Foi ótimo ver a história pelo ponto de vista do Adam, deu uma emoção maior.
    Apenas um dia e Apenas um ano segue o mesmo estilo de narração de Se eu ficar, eu amei.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Sabe quando uma historia precisa de um ponto final? Creio que o livro me prendeu por se passar depois de 3 anos e pelo olhar do Adam, me fez amar ainda mais os livros, pois mostra a realidade do sofrimento e do amor dos personagens, das idas e vindas da vida. Esse sim é um tipo de continuação que só agrega ainda mais a historia.

    ResponderExcluir
  5. Não gostei do primeiro esperava mais, esse piorou gostei menos ainda, achei que a personagem ficou muito chata e não gostei como ela tratava o Adam e o motivo que ela o culpava achei tão sem sentido. Mas gosto quando o livro é narrado pelo sexo masculino, mas esse não me conquistou.

    ResponderExcluir
  6. Mah!
    Confesso que gostei mais desse do que o anterior.
    A visão de Adam é bem mais intensa e passamos a ver um lado dele diferente do que no livro anterior.
    Um livro muito interessante!
    “O prazer dos grandes homens consiste em poder tornar os outros felizes.” (Blaise Pascal)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA SETEMBRO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  7. Oi Mah!
    Li os dois livros já, o primeiro curti mais, não que este seja ruim, mas achei meio paradinho, mas é bacana.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Mah
    Não li nenhum dos livros.
    Espero ler em breve, mas gostei muito que esse livro conta sobre o Adam. Sempre é bom saber o onto de vista do outro personagem.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu não consegui me prender no desenrolar da história apesar de ter gostado do primeiro filme Eu sinceramente não vi a necessidade de ter uma continuação que seria a mesma história só que pelo ponto de vista do garoto

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.