Comer para não morrer - Michael Greger com Gene Stone

Sinopse: Um guia do poder dos alimentos que vai garantir saúde e bem-estar ao lado de sua família e amigos por muitos e muitos anos
Infecções, diabetes, depressão, cardiopatias. Seja qual for a doença, a rotina é a mesma: após exames e consultas, a maioria dos médicos se restringe a receitar um remédio ao paciente. Tratamentos alternativos não são mencionados, e medicina preventiva parece uma realidade distante. O resultado é que milhares de vidas são perdidas prematuramente em virtude de doenças que poderiam ter sido evitadas ou revertidas. Mas não precisa ser assim.
Escrito pelo médico Michael Greger, Comer para não morrer trata de um estilo de alimentação capaz de prevenir, controlar e até reverter muitas das principais causas de morte da atualidade: a dieta à base de vegetais — ou plant-based diet, como é conhecida pelos especialistas. Com uma linguagem clara e ferramentas práticas que nos indicam o que comer, quando e em que quantidade, o livro se fundamenta em estudos acadêmicos para desmistificar a ciência por trás dessa forma de nutrição revolucionária e mostra que adotá-la está longe de ser um bicho de sete cabeças. (Skoob)

Livro recebido em parceria com a Editora
GREGER, Michael; STONE, Gene. Comer para não morrer. Editora Intrínseca, 2018. 496 p.


Em outra ocasião, comentei aqui no blog que alimentação é um tema que tem me atraído com cada vez mais frequência. Desde nova, tive problemas de digestão e outras questões periódicas de saúde, mas muita coisa mudou depois que adotei uma alimentação mais equilibrada. Faz anos que não tomo antibióticos e quase nunca fico nem resfriada. Conheço bem o poder que a comida de verdade tem e percebi que a natureza possui todos os remédios que o corpo precisa, é só saber aproveitar o que ela tem para oferecer. Por isso, quando Comer para não morrer foi lançado pela Editora Intrínseca, não tive dúvidas de que queria ler, ainda mais porque seu título reflete muito o que eu acostumei a vivenciar no meu dia a dia.

Antes mesmo de iniciar o livro, o prefácio à edição brasileira, o prefácio e a introdução já trazem informações relevantes e nos contam um pouco da história que deu origem ao livro. O autor, que é médico e tem conhecimentos práticos sobre o assunto, defende uma alimentação à base de vegetais - plant-based diet - o que quer dizer que, durante o livro, vai apontar as vantagens de excluir os alimentos de origem animal da dieta. Por minha experiência pessoal - que, é claro, não se compara à do autor -, não acredito que ser saudável requeira impor restrições à alimentação, mas entendo os argumentos utilizados por ele e acho que são bastante válidos - até porque são todos fundamentados em pesquisas científicas. 

"Por que a proteína animal causa a reação de sobrecarga e a proteína vegetal não? Por causa da inflamação que os produtos de origem animal podem ocasionar."

Meu entendimento, porém, não obstou que a leitura fosse muito proveitosa e rica em ensinamentos valiosos que, sem dúvida alguma, levarei para minha vida. Até porque, na verdade, não se trata de concordar ou não com o que está escrito - não tenho dúvidas de que o autor tem razão em cada aspecto mencionado e eu mesma já tinha lido a respeito de diversos conceitos trazidos por ele no livro. A questão é saber se vale a pena ou não deixar de aproveitar determinados benefícios de certos alimentos por eventuais malefícios que eles podem trazer. Para o autor, não valem a pena os riscos, para mim, podem valer.

É importante entender que o autor não coloca os alimentos de origem animal como vilões, mas menciona em quais casos o consumo pode influenciar e agravar certas doenças. Os maiores vilões, segundo menciona no livro, são os alimentos vegetais ultraprocessados e os alimentos animais processados.

"Uma vez que se é fisgado pelos alimentos hiperdoces e hiper-salgados, os botões gustativos do organismo ficam tão fracos que os alimentos naturais podem ter gosto de papelão. A fruta mais madura não tem o gosto tão doce quanto o do Froot Loops."

Michael Greger divide o livro em duas partes. Na primeira, o autor menciona as doenças que mais matam os americanos, como doenças cardíacas, diabetes, câncer, infecções e até mesmo depressão, e comprova a relação dessas doenças com a alimentação. Cada doença tem um capítulo específico, e o autor aproveita para citar os alimentos que agravam esses problemas e aqueles que auxiliam na sua prevenção e redução.

Na segunda parte, o autor dá ênfase à dieta que criou e os doze itens que devem estar presentes todos os dias na alimentação. Essa parte se dedica, portanto, a mencionar os benefícios de diversos alimentos vegetais, como os feijões, as frutas e verduras, a semente de linhaça e oleaginosas, entre vários outros. Fiquei feliz em perceber que quase todos os itens mencionados por ele estão presentes quase sempre na minha geladeira e na minha lancheira, e algumas dicas trazidas no livro ainda me influenciaram a mudar um pouco a forma como preparo esses alimentos.

"O fato é que, quando pessoas reais fazem mudanças reais, elas têm resultados reais."

Por ser uma leitura mais técnica, o livro pede atenção e uma dedicação mais especial, mas mesmo para aqueles que pretendem continuar a consumir alimentos de origem animal, é relevante conhecer a obra pelas reflexões que traz. Não se trata apenas de saber quais alimentos são mais ou menos benéficos, mas saber que a prevenção é muito mais simples do que a gente pensa e que o interesse é nosso. Como o autor menciona a certa altura do livro, não é possível patentear os vegetais, por isso ninguém faz propaganda deles, mas milhões - senão bilhões - são investidos todos os anos em publicidade com medicamentos.

"Qualquer que seja a herança genética que herdamos de nossos pais, aquilo que comemos pode afetar a interação desses genes com nossa saúde."

Para aqueles que gostam do tema, o livro traz conhecimento vasto e riquíssimo sobre diversos alimentos e sobre as formas de incluí-los no dia a dia. É uma leitura prazerosa e diferente, que fico feliz em ter feito. Para quem quiser conhecer um pouco, o autor também coordena o blog NutritionFacts.org, em inglês, que traz algumas das ideias mencionadas no livro.
Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

14 comentários:

  1. É um assunto legal de se ter em conta e faz bem mesmo você ter uma alimentação equilibrada que seja o remédio para os seus males ou a causa do sumiço deles. Isso de estar a anos sem um resfriado por exemplo e coisas assim me lembrou muito meu pai. O cara não é de adoecer fácil e acho que mais pela alimentação boa mesmo, porque olha, esse come de tudo. Fugir de comida animal não sei se é lá meu estilo. Já vi falar dos benefícios mesmo, mas não tenho muita disposição pra tirar as comidas que adoro do prato. Pra quem tem alguma doença e tirar essas coisas da alimentação ajude aí sim dá pra entender, mas sei lá se chego nesse tipo de dieta. E é interessante né, como certos alimentos de ajudam com algum problema. Tipo, tenho uma tia que fazia anos ia ao medico e não resolvia os problemas intestinais e agora foi num que só indicou certo tipo de dieta e ela melhorou bastante. É louco que remédio não dê jeito mas a comida que você coma resolva as coisas né?! Parece um livro legal por isso, acho que iria gostar de ver o que dá pra ser mudado na hora de comer, é interessante.

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana quando a gente começa a entender o que comemos. E sim, somos feitos de comida, não adianta negar que somos o que ingerimos e nossa vida cotidiana, com estas desculpas de tempo corrido, anda fazendo cada vez mais, pessoas com problemas de falta de saúde e claro, excesso de peso.
    É preciso que livros assim cheguem mais facilmente às mãos das pessoas. Estudar a comida, seus benefícios, suas propriedades, males é o primeiro passo para se curar internamente!
    Com certeza, o livro vai para a lista de desejados!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Confesso que não é uma leitura que me agrada, mas entendo a importância de abordar esse assunto.
    É bom ter uma boa alimentação e encontrar a melhor maneira de ter uma vida saudável.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Bem, não dá para negar que não é uma leitura que conquista todo mundo, acredito que ela seja mais de momento... Mas, ainda assim é um livro importante, também não concordo com essas restrições extremas, mas sempre ouvi do meu médico (que cuida de um problema nos meus ossos), que carne animal é um dos alimentos mais inflamatórios, e eu deveria evitá-los. Pode ser algo bobo, mas imagina só uma vida inteira com esse consumo? Não deve ser nada bom ...
    Eu preciso controlar minha alimentação e cudcui mais dela, é um livro necessário.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Não é um gênero que costumo ler, mas parece ser importante, pois a alimentação é tudo nas nossas vidas, é bom para saber melhor sobre os alimentos, seus benefícios e o que causam. As vezes tem pessoas que exageram com as restrições, também não concordo.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Eu também tenho anos que não tomo antibióticos, eu procuro ler de tudo sobre alimentação saudável e medicina alternativa, eu procuro me alimenta quase que somente de produtos naturais, nem sempre é possível, mas evito o máximo alimentos industrializados, doida pra ler esse livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ju
    Nossa não imaginava que esse livro abordava tudo isso, preciso ter ele logo.
    Consumo muitas coisas que não devo como doces, chocolates, sorvete entre outros.
    Preciso conhecer mais o poder dos vegetais, perdi minha mãe no ano passado ela tinha diabetes, pressão alta, problema no coração, pé diabético entre outros problemas causados pela diabete. Se não cuidar, fazer a dieta as outras doenças vem.
    Tenho que mudar minha alimentação.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Primeiro blog que vejo sair da mesma coisa de resenhar literatura voltada apenas para a ficção, romance, etc e trazer um livro que fale da coisa mais importante: nosso corpo.
    Eu também me interessei muito desde que vi o lançamento desse livro. Acho super válida uma leitura dessa. Que nos instrua a nos alimentar melhor.
    Concordo com você com relação ao consumo da carne. Na minha opinião, não devemos consumir nada em excesso, porque querendo ou não irá nos fazer mal.
    Quero muito começar a ter uma alimentação mais saudável, mas o dia a dia não permite. Esse livro parece ser um bom incentivador.
    Parabéns por ter trazido essa dica literária.

    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Ju!
    Mesmo que achemos conhecer muito sobre determinado assunto, nunca é demais aprendermos cada vez mais sobre ele.
    Também tive problemas de alimentação, úlcera, etc...hoje apenas com alimentação saudável, consegui equilibrar e nada mais sinto.
    Fiquei bem interessada em aprender mais.
    Desejo uma ótima semana!
    “Para cada minuto que você se aborrece você perde sessenta segundos de felicidade.” (Ralph Waldo Emerson)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA NOVEMBRO - 5 GANHADORES – BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju!
    Acho bacana livros do gênero, não tenho lido mto mas sempre que me deparo com eles fico interessada em obter mais informações, nunca é demais cuidar da saúde não é?
    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. OI! Veja, eu sou médica (de bicho, mas médica) e acho uma furada quando as pessoas excluem completamente da alimentação algo ao qual elas não são alérgicas. Sem contar que montar dietas e vender material a respeito sempre dá muito dinheiro (as pessoas, mais mulheres, sofrem pressão pra emagrecer, mesmo que não seja o biotipo delas então...) então eu sempre olho de lado novos materiais sobre dietas hahahah De qualquer forma, frutas e vegetais são memso muito saudaveis, então...

    ResponderExcluir
  12. De alimentação equilibrada eu passo longe kkk
    Eu tento seguir uma dieta, tento fazer um cardápio "aceitável" sem muita pressão ou cotar de vez certos alimentos mas... Difícil, muito difícil.
    E concordo sobre os alimentos influenciar na nossa saúde, hoje a maioria das pessoas só comem industrializados, por isso nosso avós e tataravós viviam bastante, não tinha tantos "venenos" nos alimentos como hoje, eram coisa mais naturais né... Enfim
    Bem interessante esse livro pra quem quer um incentivo parar mudar a alimentação, tem que começar por algum lugar né rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Mesmo sendo uma leitura técnica e, por isso, se tornando cansativa, acho que é um livro que devemos ler aos poucos e absorver o conhecimento e aplicá-lo em nossa alimentação. Concordo com você que cada um deve colocar na balança cada tema, analisando pontos positivos e positivo e fazer suas escolhas. Contudo, lendo a obra, estaremos mais preparados para escolher os alimentos que vão à nossa mesa.

    Evandro

    ResponderExcluir
  14. Sei que esse é um assunto que deve ser tratado de forma Clara objetiva e conscientizadora mas esse realmente é um livro que eu não gosto muito de ler que a questão dos livros de autoajuda saúde e bem-estar não me sinto tentada a ler leituras desse tipo porém Conheço pessoas a quem poderia presentear como por exemplo a minha prima que está se formando em nutrição é realmente uma leitura interessante construtiva e como muitos ensinamentos mas realmente não é algo para mim

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.