A Lógica Inexplicável da Minha Vida - Benjamin Alire Sáenz

Sinopse: Salvador levava uma vida tranquila e descomplicada ao lado de seu pai adotivo gay e de Sam, sua melhor amiga. Porém, o último ano do ensino médio vem acompanhado de mudanças sobre as quais o garoto não tem nenhum controle, como ímpetos de raiva que ele não costumava sentir. Além disso, Salvador tem que lidar com a iminente morte da avó, com uma tragédia repentina que acontece na vida de Sam e com o fato de seu pai estar se reaproximando de um ex-namorado. Em meio a esse turbilhão de sentimentos, que vão do luto ao amor e da amizade à solidão, Sal passa a questionar sua própria origem e identidade, e tenta encontrar alguma lógica para a sua vida uma tarefa que parece quase impossível. (Skoob)
SÁENZ, Benjamin Alire. A Lógica Inexplicável da Minha Vida. São Paulo: Editora Seguinte, 2017. 440 p.


Em 2014 eu me apaixonei completamente por Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo. Eu ainda me emociono bastante quando paro para pensar na história de Ari e Dante, uma das minhas histórias preferidas da vida. Quando eu descobri que Benjamin Alire Sáenz publicaria A Lógica Inexplicável da Minha Vida, fui tomada por um contentamento tão grande que não sei explicar. Depois dessa leitura, Sáenz entrou novamente para a minha seleta lista de favoritos. 

Salvador Silva é um adolescente prestes a sair do ensino médio e não está nem um pouco preparado para o que a vida tem a lhe oferecer. Para começar, seu pai adotivo quer que ele escolha uma boa faculdade e sua melhor amiga, Sam, não para de pressioná-lo um minuto sequer para que ele o faça logo. Como se já não fosse o bastante ter que decidir tão cedo uma profissão para seguir o resto da vida, Sal recebe a péssima notícia de que o câncer da sua avó voltou e está no estágio terminal. Além disso, ele não consegue entender os impulsos raivosos que estão surgindo o tempo todo, já que sempre foi um garoto muito calmo. 

A Lógica Inexplicável da Minha Vida é um livro extremamente delicado que tem como ponto central as relações de Salvador, e vemos tudo através dos olhos do menino. A narrativa é quase como se fossem os próprios pensamentos do protagonista, então é inevitável se apaixonar pelas pessoas queridas por Sal. Foi muito interessante acompanhar a jornada dos personagens, todos os sentimentos envolvidos, os carinhos. Mas, provavelmente, o mais tocante de tudo é o que Vicente — o pai adotivo — e Salvador sentem um pelo outro. Acredito que não há exemplo melhor de que pouco importam laços de sangue quando existe amor.

"Só porque meu amor não é perfeito não quer dizer que eu não te amo."

É muito fácil gostar da escrita de Benjamin Alire Sáenz, pois ele fala sobre temas atemporais, como amadurecimento — ou no caso de Sal, sobre como se sentir perdido o tempo todo e não ter a mínima ideia do que fazer —, conceito de família, amizade, perdas, o luto em si. Uma das coisas que eu mais admiro no autor é como ele consegue manter uma certa melancolia em seus livros sem deixar a narrativa pesada. Eu nunca vi nenhum autor conseguir expressar tão bem sentimentos fortes como alegria e tristeza a ponto de nos fazer sentir também. 

Outro ponto que me agradou bastante — e que provavelmente chamou a atenção de várias outras pessoas que leram o livro — é que a homossexualidade de Vicente em momento algum se torna o ponto central da trama. Não estou dizendo que livros com personagens principais gays são ruins, muito pelo contrário, mas gostei de Vicente não ser tratado simplesmente como "o protagonista gay". Aqui, ele é o pai cuidadoso, amigo, cheio de amor para dar e isso foi uma variante muito importante. A representatividade está ali em todo o momento, mas de forma bastante natural. Infelizmente o preconceito ainda está presente e continuaremos a lidar com ele o tempo todo, inclusive na vida real.

O que fez eu me apaixonar por A Lógica Inexplicável da Minha Vida foi a gama de personagens maravilhosos, a sensibilidade ao retratar uma família e, é claro, a escrita maravilhosa de Benjamin Alire Sáenz, que nunca falha. Se eu pudesse indicar apenas um livro pelo resto da minha vida, muito provavelmente a história de Salvador seria a minha primeira opção. Provavelmente nunca conseguirei expressar de forma satisfatória o meu amor por esse livro.
Ana Clara Magalhães
Ana Clara Magalhães

12 comentários:

  1. Li esse livro recentemente e sim, também adorei aquele primeiro do autor e fiquei louca pra ver como iria ser esse. Achei essa história uma graça. O tom de família e amizades e amadurecimento é lindo porque é muito real e fácil se identificar com algum dos personagens. Aquele trio de amigos da trama me impressionou por tanta coisa ruim na vida deles, mas também tanta gente boa pra dar apoio e essas coisas. Isso foi lindo. A família que eles formaram. Esse negócio da parte gay também me impressionou porque quando vi o livro achei que teria mais disso, iria explorar mais desse tema e não foi. A história ficou bonita por não se focar tanto nisso e mais nos sentimentos do Sal e nos relacionamentos dele. Achei interessante uma coisa da narrativa por ser mais...sei lá, seca. Não é cheia de floreios e aquelas narrativas com palavras bonitas e coisa e tal, é mais direta, na lata, fala dos sentimentos mas não joga aquilo de um jeito todo poético. Dá pra entender isso? O tom direto, acho que é isso que tô tentando dizer. Gostei dessa coisa na história porque ficou um tanto diferente. Foi um livro que adorei ler e tem tanta coisa bonita nele que qualquer um que leia vai ter o que gostar e simpatizar, lembrar de momentos próprios e coisas assim. É um ótimo livro. Mais um do autor que adorei.

    ResponderExcluir
  2. Ah...que resenha ímpar!!!
    Não me recordo de ter lido nada a respeito deste livro antes e por isso, amei tudo que li acima. A forma como o autor tratou de diversos temas pesados, como a homossexualidade, perdas, doenças, dúvidas e esta pressão que todo adolescente sofre foi de certo modo, maravilhosa!
    Famílias são complicadas e esse conflito de personalidades tão diferentes, sempre acaba fazendo com que a gente se identifique aqui ou acolá.
    Com certeza, o livro vai para a lista de desejados!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li nada do autor, mas depois de tantos elogios já adicionei os dois em minha lista de desejados. Parece ser um enredo muito sensível, quando se fala da doença da avó e da homossexualidade do pai. Concordo com você que muitas vezes temas polêmicos são tratados como pontos centrais e nunca como algo natural dentro da trama. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  4. Ah, preciso ler esse livro com urgência!
    Li Aristóteles e Dante em 2017, e me apaixonei pela escrita do Benjamin.
    A lógica inexplicável da minha vida parece ser tão bom quanto, muito bom saber que a escrita incrível dele permanece.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu quero ler esse livro. Tenho vontade de ler Aristóteles e Dante, todavia ainda não saiu.
    "Se eu pudesse indicar apenas um livro pelo resto da minha vida, muito provavelmente a história de Salvador seria a minha primeira opção"? Já quero; se não houvesse me comprado antes, essa frase teria conseguido. Parece ser ótimo.
    E acredito que a melhor forma de ter representatividade é essa, é estar lá sem ser o centro de tudo, ser precisar ser relembrado a cada instante, porque a sexualidade de cada um é somente uma parte de quem somos.

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana
    Quero mto ler Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo, é um livro que vem encantando leitores.. Não conhecia essa história, mas já pude ver que ela é bem emocionante, os temas mostrados são difíceis de se trabalhar, e percebi que o autor mandou mto bem. Também acho que a homosexualidade do pai de Salvador não ser tratada como tema principal é um ponto positivo, para mim tem que se mostrado com a naturalidade que o autor colocou, já fiquei doida para ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Ana! Estou doida para ler esse livro, amei Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo, agora essa sua resenha me deixou ainda mais curiosa em conferi essa história que parece ser super emocionante.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Dificilmente vejo alguém falar com tanto amor assim de um livro. Então, pode ter certeza que A Lógica Inexplicável da Minha Vida acaba de ir para minha lista de livros que devo ler antes de morrer.
    Também gostei de ver que a homossexualidade de Vicente não foi tratada como característica principal do personagem.
    Além disso, amo histórias que falam de família, amor, amizade e perdas de forma que tocam nosso coração.

    Amei sua resenha

    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Olá, Ana
    Não conhecia o livro, mas pela sua resenha pude perceber que deve ser uma leitura prazerosa.
    O autor abordou muitos temas que nos trazem muitas reflexões como homossexualidade, amizade, família, luto.
    Vou colocar na minha lista de desejos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Parece ser uma leitura que mexe com as nossas emoções, ainda não li nada do autor, mas quero muito ler Aristóteles e Dante e agora esse. Achei legal não ficar só focando na homossexualidade de Vicente e sim em quem ele é, em suas qualidades, isso torna o livro diferente, mas gosto de romances gays não tenho nada contra. O personagem passa por várias situações difíceis em sua vida, ficar perdido é comum, pois na vida real também ficamos, isso deixa a leitura mais real.

    ResponderExcluir
  11. Assim como você eu também me apaixonei logo de primeira pelo livro Aristóteles e Dante descobrem o universo e fiquei encantada com habilidade de escrita do autor e o nível da sua leitura que realmente é algo muito agradável e houve muita publicidade sendo feita a respeito desse novo livro do autor e fui conferir ele e me deparei com uma leitura agradável deliciosa empolgante cativante e surpreendente realmente o Benjamin é um autor fabuloso no segmento infanto-juvenil

    ResponderExcluir
  12. Ana!
    Um livro que traz um tema forte como LGBT e ainda envolve, família, perdas, amizades, luto, superação e paixões, deve mesmo ser um livro que nos leva a reflexões pessoais e até a quebra de alguns paradigmas, pois por vezes, nem imaginamos o que é passar por situações delicadas e complicadas e acabamos julgando sem querer.
    “Felizes são os que ajudam os pobres, pois o Senhor Deus os ajudará quando estiverem em dificuldades.” (Bíblia)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.