O Mágico de Oz - L. Frank Baum

"Quando estava na metade do caminho, ouviu-se um grito fortíssimo do vento e a casa sacudiu com tanta força que Dorothy perdeu o equilíbrio e caiu sentada no chão. E então uma coisa muito estranha aconteceu. A casa rodopiou duas ou três vezes e começou a levantar voo devagar, Dorothy teve a sensação de que subia no ar a bordo de um balão." Um ciclone atinge a casa onde Dorothy vive com os tios e ela e seu cachorro Totó são levados pela ventania e param na Terra de Oz. Por lá, Dorothy faz novos amigos - o Espantalho, o Lenhador de Lata e o Leão Covarde -, encara perigos, vive histórias fantásticas e precisa enfrentar seus próprios medos. Depois de tantas aventuras, a menina descobre que seus Sapatos de Prata têm poderes mágicos e podem levá-la para qualquer parte. Mas não existe melhor lugar no mundo do que a própria casa. Um clássico indiscutível para todas as idades. (Skoob)
BAUM, L. Frank. O Mágico de Oz. Editora Zahar, 2013. 224 p.


-Sou Oz, Grande e Terrível. Quem é você, e por que me procura?
-Sou Dorothy, Pequena e Humilde. E venho em busca de ajuda.

Eu me sinto até como se estivesse roubando, porque eu li esse livro para uma atividade na faculdade e agora aqui estou, resenhado-o. Antes de mais nada, eu nunca esperei precisar ler uma história infantil, um conto de fadas moderno, na faculdade. Os tempos mudam. E não sou eu que está reclamando!

O Mágico de Oz conta a história de Dorothy, uma garotinha do Kansas que se vê num novo mundo, brilhante e colorido diferente da sua acinzentada cidade natal, depois que um furacão a leva para lá com seu cachorrinho Totó. Logo no começo, assim que aterriza, ela acaba matando a Bruxa Má do Leste, que seca no sol e, de tão velha, vira pó, restando apenas seus sapatinhos prateados, que Dorothy pega para si (no filme que é rubi, mas originalmente foi prata).

Para voltar para casa, Dorothy precisará andar pelo caminho de tijolos amarelo, que a levará até a Cidade das Esmeraldas, onde mora o Grande Mágico, mais poderoso que todos e que poderá ajudá-la. No caminho, Dorothy encontra três personagens que leva consigo ao encontro do Mágico de Oz, cada um com a sua história e seu desejo: o Espantalho que deseja um cérebro, o Lenhador de Lata (popularmente conhecido como Homem de Lata) que quer um coração, e o Leão Covarde que deseja coragem.

"Vocês, que têm coração, podem sempre se guiar por ele, e nunca fazem mal aos outros. Mas eu não tenho coração, e por isso preciso tomar muito cuidado. Quando Oz me der um coração, claro que não vou precisar mais prestar tanta atenção." 

Eu não sei se foi por ter lido O Mágico de Oz e o livro que era para relacionar na minha atividade (Fadas no divã, que conta a visão psicanalista de vários contos) ou se seria algo que eu perceberia naturalmente, contudo ainda achei, acho, surpreendente a forma como livros infantis trazem mensagens para as mais diversas faixas etárias, de uma forma tão simples que você nem percebe até parar e analisá-las, mas que ainda sim você incorpora inconscientemente. Seria tipo o não falar com estranhos de Chapéuzinho Vermelho, por exemplo.

A primeira reflexão a se fazer é que Dorothy quer voltar para casa e durante todo o caminho perguntam a ela por quê, porque Kansas é tão chata e monótona e ali é brilhante e vivo, e seus tios que cuidam dela claramente não se importam com a garota. Então por que Dorothy quer tanto voltar para casa? Porque não há lugar como nosso lar!

"-Vou lhe contar uma coisa que ninguém sabe. Só existe uma coisa que me mete medo.
–O que é? – perguntou Dorothy. – O fazendeiro Munchkin que fabricou você?
–Não – respondeu o Espantalho. – Um fósforo aceso." 

Agora, sério, quem se importa com Dorothy? O bom da história é o trio que se junta a ela, porque o que eles buscam... eles têm. Eu quero um cérebro para ser igual aos homens? Eu sou mais sagaz do que eles! Eu quero um coração? Eu já tenho o maior do mundo! Eu quero coragem? Eu tenho medo e ainda o enfrento! Essa é a parte engraçada na história, que te faz realmente parar e pensar, porque é uma história infantil, uma história infantil que mostra que o que nos move é o fato de estarmos procurando algo e que, muitas vezes, o que procuramos já temos. Isso é mais abordado na frente da história, eu não quero estragar todas as frases e os diálogos inteligentes, porque eles são ótimos.

Mais uma coisa que me conquistou é a forma como é narrada: limpa e direta. Não há floreio e eu amo um floreio, só que... Vamos concordar que histórias infantis antigamente enrolavam demais e exageravam, como se crianças fossem uns seres-zinhos ignorantes e idiotas que não entendessem. Felizmente, não há isso aqui. O autor falou para crianças do jeito que elas gostam de ouvir, sem desmerecê-la por isso e tratá-las como menos. E, independente da idade, não tem como não gostar de O Mágico de Oz; e o melhor de tudo: ele passa super rápido e vem com imagens!
Yuki Kurohime
Yuki Kurohime

13 comentários:

  1. Eu tenho essa edição da Zahar.
    Confesso que enrolei um pouco fazendo essa leitura, mas acabei gostando.
    Fiquei chocada com o fato do sapatinho não ser de rubi; foi um grande absurdo! Haha...
    Tem uma mensagem muito bonita, com personagens cativantes e isso é lindo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Sou uma grande fã dessa obra <3
    Já assisti o original e a mais recente "Oz, Mágico e Poderoso", adoro.
    E é pra todas as idades né? haha, e traz uma mensagem linda de amizade pra nós.
    Adorei a resenha

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Sempre digo que histórias infantis foram feitas para todas as idades, são as interpretações que mudam com o passar dos anos...
    Sem dúvidas é uma das histórias mais lindas para mim, sou encantada, principalmente na mensagem (nas mensagens, rs) que ela traz. Entendo que no fim, aquilo que buscamos tanto por fora, pode estar dentro de nós mesmos...
    Eu tenho duas edições do livro, só me falta uma toda cheia de ilustrações para deixar a prateleira mais linda, rsrs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li O Mágico Oz, mas deve ser uma historia muito bonita e com belas mensagens que nos deixam refletindo, como sempre não estamos satisfeitos com nada e sempre querendo algo mais, mesmo sem saber que algo é esse. Parece que foi bem elaborada e gosto quando não ficam enrolando, vão direto ao ponto.

    ResponderExcluir
  5. Bela!
    O livro é um clássico, mas daqueles que encantam e nos conquistam.
    Já li o livro, mas não nessa edição da editora.
    É totalmente enriquecedor...
    O filme é ainda mais lúdico.
    Desejo uma ótima semana!
    “A ambição é louvável quando acompanhada pelo desejo e pela capacidade de fazer felizes os outros.” (Paul Holbach)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA NOVEMBRO - 5 GANHADORES – BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  6. Um dos grandes clássicos da literatura mundial! Ah, como eu amo tudo isso!rs
    Acabei lendo e também vendo uma adaptação antiga desta obra e realmente, Doroty é uma personagem secundária nisso tudo. Importante? Sim!
    Mas os demais personagens que são os verdadeiros astros da trama.
    Esta edição está belíssima e com certeza, se tiver oportunidade, quero ter essa obra em mãos e reler uma obra tão prima!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Oi Bela!
    O mágico de Oz é um dos clássicos que amo...
    Li qdo criança uma edição da história e vi milhares de vezes filmes tbm...
    Essa edição está linda, espero ter oportunidade de reler esse clássico.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto muito da literatura infantil e juvenil e concordo que nelas encontramos grandes mensagens, mesmo que nas entrelinhas como nos exemplos citados. Ainda não li O mágico de Oz, só conhece a histórias por adaptações da tv e cinema. A edição parece bem bonita, ainda mais por conter ilustrações. Quero ler. Também fiz um trabalho na faculdade utilizando trechos de animações. rs

    Evandro

    ResponderExcluir
  9. Já eu adoro esse tipo de história e ando querendo ler alguns que só conheço de desenho da infância e esse é um deles. É legal você ver o que encontra nessas histórias quando ja é adulto pra entender as mensagens melhor, tudo por trás da trama e as lições que deixa. Isso de servir pra qualquer idade é o que acho mais interessante. Todo mundo já conhece por alto a história da trama, mas ler e ir acompanhando os sentimentos e essas coisas dá uma visão diferente da coisa. Ah adoraria ler viu. Tá na lista de leitura faz tempos.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Amo essa história, esse é aquele tipo de clássico infantil para todas as idades, porem ainda não li o livro, essa edição parece maravilhosa estou doida pra ler, já está na minha lista de desejados.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Sou apaixonada por O Mágico de Oz. Aibda não conhecia essa edição, e ela está muito linda.
    As mensagens que o autor nos traz são mesmo muito inspiradoras e nos fazem olhar para nós mesmos e ver as qualidades qe possuímos.
    É mais uma coisa, você acabou de me dar uma ótima dica de presente para minha pequena sobrinha. Obrigada!!

    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Olá, Bela
    Sou apaixonada pelos clássicos infantis, minha mãe comprou uma coleção dos clássicos e mesmo ainda sem saber ler eu ficava horas admirando as páginas coloridas com os desenhos. Depois li muitas vezes.
    Preciso voltar a reler porque não tem idade para ler os clássicos infantis e nos trazem mensagens.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Eu amo livros infanto-juvenis e fazem parte da literatura clássica e O Mágico de Oz quando os primeiros livros que eu li nesse segmento e na vida é realmente interessante como ele cria um novo universo e consegue agradar ambas as idades

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.