O sol também é uma estrela - Nicola Yoon

Natasha: Sou uma garota que acredita na ciência e nos fatos. Não acredito na sorte. Nem no destino. Muito menos em sonhos que nunca se tornarão realidade. Não sou o tipo de garota que se apaixona perdidamente por um garoto bonito que encontra numa rua movimentada de Nova York. Não quando minha família está a 12 horas de ser deportada para a Jamaica. Apaixonar-me por ele não pode ser a minha história.
Daniel: Sou um bom filho e um bom aluno. Sempre estive à altura das grandes expectativas dos meus pais. Nunca me permiti ser o poeta. Nem o sonhador. Mas, quando a vi, esqueci de tudo isso. Há alguma coisa em Natasha que me faz pensar que o destino tem algo extraordinário reservado para nós dois.
O Universo: Cada momento de nossas vidas nos trouxe a este instante único. Há um milhão de futuros diante de nós. Qual deles se tornará realidade? (Skoob)
YOON, Nicola. O sol também é uma estrela. Arqueiro, 2017. 288 p.


O encontro de Daniel e Natasha pode ter sido algo predestinado ou uma coincidência; o Universo pode ter dado uma forcinha ou foi apenas uma reação de suas escolhas; seja o que for não importa, porque esse encontro aconteceu e, agora, ambos têm apenas um dia para aproveitá-lo.

Natasha é uma imigrante ilegal da Jamaica nos Estados Unidos e em vez de estar em casa, arrumando as malas para ser deportada, ela está lutando para ficar, tentando arrumar um jeito de não ser mandada embora, porque aquele país é seu país, é seu lar.

Daniel é um americano-coreano de primeira geração, ou seja, é filho de pais coreanos nascido nos Estados Unidos, ou seja, seu dever é ser médico. Mas ele não quer medicina. Ele é um artista, um poeta.

Não existe muito o que se dizer além disso, porque o livro é sobre duas pessoas que se encontram, que são perfeitas uma para a outra, mas que não têm tempo para serem perfeitas uma para outra, porque todos os segundos estão contados, todos os segundos contam.

“Donald não sabe direito o que o Universo estava tentando dizer ao lhe tirar a filha única, mas o que aprendeu foi o seguinte: ninguém pode colocar preço em todas as perdas. E outra coisa: todas as nossas histórias futuras podem ser destruídas num único instante.”

No meio do caminho, várias histórias são contadas sobre vários personagens, histórias que aconteceram e ainda vão acontecer, histórias que se entrelaçam e se modificam, histórias que importam independente de quem seja, sobre o que seja.

Tudo gera uma reação, tudo foi causado por alguma outra coisa que aconteceu antes. Não existe uma coisa intocada, é como o primeiro capítulo do livro diz: "se você quiser fazer uma torta de maçã desde o início, precisa primeiro inventar o Universo".

Essa não é a história que eu imaginei quando comecei a ler, esperando algo parecido com Tudo e Todas as Coisas; o protagonismo não está nem nos personagens que acreditei. Daniel e Natasha são personagens de outra história, uma história mais importante – ao menos para mim isso foi assim: a Vida. E isso foi o melhor.

"As pessoas cometem erros o tempo todo. Erros pequenos, como pegar a fila errada para a caixa do supermercado. A fila onde está a mulher com cem cupons de desconto e um talão de cheques.
Às vezes a gente comete erros de tamanho médio. Vai para a faculdade de medicina em vez de ir atrás da nossa paixão.
Às vezes comete erros grandes.
Desiste."

Aprenda com os erros, aprenda com as coisas ruins que acontecem. E, se algo ruim te aconteceu, não seja uma daquelas pessoas que tentam fazer a mesma coisa para os outros, fazê-los sentir a mesma dor que sentiu... seja uma daquelas pessoas que tentam evitar que algo desse tipo aconteça, independente para quem seja.

O sol também é uma estrela é aquele livro que até ler o último capítulo, está na última folha, na última frase, palavra, letra... você ainda fica esperando pela felicidade, pelo “e viveram felizes para sempre”. Será que eles viveram? Viverão? Só lendo, embora isso não vá importar, porque o modo como é contado, como tudo é ligado é o que encanta.

FATO OBSERVÁVEL: o sol também é uma estrela. O sol também é uma estrela e existem várias no céu. O sol também é uma estrela, mas você pensa que ele é a mais importante e se esquece que existe várias outras iguais a ele. O sol também é uma estrela, mas ele é a mais importante porque é a nossa estrela. Você também é uma estrela. Você sempre pensa que sua história é a mais importante de todas, mas é apenas uma no meio de tantas; você pensa que é mais uma em meio a tantas, mas você é você e isso é importante.
Yuki Kurohime
Yuki Kurohime

12 comentários:

  1. Que resenha incrível!!!
    Como sou uma romântica incurável, fiquei até com os olhos marejados em ler tanta coisa bonita e triste.
    Um amor que chegou pois tinha que chegar...mas e o momento? E as diferenças? E não falo apenas na "raça" não, falo das situações, das dificuldades, da separação eminente.
    Há um final feliz?
    Com certeza, lista de desejados!!!Confesso que nunca tinha olhado este livro desta forma tão lúdica colocada na resenha!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Já vi que é desses livros que fazem a gente pensar e adorei não ser aquela coisa linear de garoto encontra garota e viveram felizes para sempre. A ideia de falta de tempo, esse encontro dos dois e como tá sendo a vida de cada um e as histórias se entrelaçando de outros personagens é bem interessante. O jeito da vida, de ilustrar isso, que tem mais acontecendo, que cada detalhe faz parte de algo maior e de outras vidas. É bem bonita essa ideia. Ainda tô pra ler esse livro e falei que leria faz tempos e nada. Vou tentar botar ele aqui pra ler em breve. Foi bem lembrado.

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Quando um livro já te encanta tanto só de ler a sinopse, é de se esperar que se apaixone por ele...
    Eu ainda não tive oportunidade de ler, mas, com uma história tão bonita e triste ao mesmo tempo, como não esperar um final feliz?
    Tão bom quando uma leitura nos surpreende, e suas últimas palavras da resenha, me ganharam.
    Sem duvidas irei ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Parece ser um daqueles livros em que pequenos detalhes têm grande importância no contexto. Onde há infinitas possibilidades que nos levam a outros caminhos cheios de novos recomeços. Gosto da forma como foi explorado os outros personagens na trama. Fiquei muito curioso pra ler.

    ResponderExcluir
  5. Quero ler esse livro, fiquei curiosa em saber como vai ser a vida dos personagens e se vão ficar juntos, sou daquelas que torço por um final feliz com o casal juntinhos rs. Que situação difícil para os dois, com pouco tempo para resolver as coisas, isso deve nos deixar refletindo sobre o destino, o que acontece nas nossas vidas e como poderia ser diferente dependendo das escolhas.

    ResponderExcluir
  6. Que resenha linda!
    Gostei mais de Tudo e todas as coisas do que desse, mas a escrita da Nicola é tão poética e incrível e apaixonante que foi impossível não gostar.
    É doloroso acompanhar essa trajetória, temos doses de esperança no decorrer e o desfecho foi lindo.
    Realmente é uma história sobre a vida.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Além do romance bem bonitinho que os personagens aparentam ter, a autora ainda nos traz um assunto que esta sendo bem discutido nos tempos de hoje, que é a imigração ilegal. Bem interessante.
    Adorei o enredo do livro, definitivamente eu leria rsrs
    E amei a resenha, bjs

    ResponderExcluir
  8. Resenha incrível!! Amei. Fiquei bem interessada para ler esse livro, e para conhecer as varias historias que ele conta.
    Adorei sua observação final.
    Somos uma estrela no universo, e ao mesmo tempo que somos mais uma, somos únicas.
    Adorei.

    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Oi, Bela
    Adorei sua resenha, tenho muita vontade de ler esse livro.
    Um enredo cativante que nos faz refletir muito sobre nossas vidas, atitudes, sonhos.
    Tenho certeza que é uma leitura fascinante. Fiquei curiosa a respeito do casal, será que ficam juntos? Se Natasha é deportada? Daniel segue seu sonho ou faz o que os pais querem?
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá! Sou doida pra ler esse livro, só a capa e título já me deixaram bem curiosa, quando soube dos os personagem fiquei ainda mais interessada e agora lendo essa sua resenha fiquei ainda mais ansiosa em conferi logo essa história que parece super emocionante.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Bela!
    Tenho lido bons comentários sobre o livro, principalmente porque trata com a diversidade de de raças e o romance é bem escrito e bem conduzido através das personagens.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  12. Eu adorei esse livro principalmente por causa da facilidade com o qual a altura consegue desenvolver uma história bem cativante que se passa em 24 horas isso para mim foi algo novo em um livro de romance até então nunca tinha lido nada mas eu já conhecia o trabalho da autora com o livro Tudo e todas as coisas então me joguei nessa leitura e realmente foi muito satisfatória

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.