Fogo contra Fogo - Jenny Han e Siobhan Vivian

Sinopse: A festa de Ano-novo terminou com uma tragédia irreparável, e Mary, Kat e Lillia podem não estar preparadas para o que está por vir. Após a morte de Rennie, Kat e Lillia tentam entender os acontecimentos fatais daquela noite. Ambas se culpam pela tragédia. Se Lillia não tivesse se apaixonado por Reevie. Se Kat não tivesse deixado Rennie ter partido sozinha. Se a vingança não tivesse ido longe demais, talvez as coisas seriam como antes. Agora, elas nunca mais serão as mesmas. Apenas Mary sabe a verdade sobre aquela noite. Sobre o que ela realmente é. Também descobriu a verdade sobre Lillia e Reeve terem se apaixonado, sobre Reeve ser feliz quando tudo o que ele merece é o sofrimento, assim como ela ainda sofre. Para Mary, as tentativas infantis de vingança ficaram no passado, ela está fora de controle e pretende sujar suas mãos de sangue, afinal, não tem mais nada a perder. (Skoob)

Livro recebido em parceria com a Editora
HAN, Jenny. SIOBHAN, Vivian. Fogo contra fogo. Olho por Olho #3. Editora Novo Conceito, 2017. 352 p.


Comecei a ler a série Olho por Olho totalmente alheia ao que ela traria de verdade. O primeiro livro começou com algumas situações bobinhas de intrigas entre meninas e terminou de uma forma bem sombria e tensa, mas deixou muita coisa pendente para a sua sequência. Dente por Dente, segundo volume, trouxe aprofundamentos à trama e aos personagens, e as páginas finais me pegaram de surpresa, deixando diversas perguntas para o terceiro volume da série. E só agora, três anos depois de ler o segundo livro, tive a oportunidade de conhecer Fogo contra Fogo, o desfecho dessa série Young Adult bem capciosa.

Depois do desfecho triste e cheio de revelações surpreendentes do segundo livro, eu estava morrendo de medo da tragédia que estaria por vir neste volume. E eu não estava completamente errada em esperar o pior, mas as autoras conseguiram surpreender outra vez ao optarem por um encerramento que, tenho certeza, poucos imaginaram.

"Quando abro os olhos, estou de volta à minha casa. Deitada no chão. Meu rosto está molhado. Estou chorando.
Não consegui fazer aquilo. Depois de todo esse tempo, depois de tudo o que ele fez comigo, não consegui fazer. Através dos olhos dele, eu vi tudo. Senti tudo. Dor. Alegria, Desespero. Arrependimento. Tudo. Todas as coisas que tinha esquecido como eram.
Amor."

Assim como nos livros anteriores, a narrativa intercala, em capítulos curtos, o ponto de vista de Lillia, Mary e Kat, as três protagonistas da trama, em primeira pessoa. Se no livro anterior eu adorei acompanhar as passagens entre Lillia e Reeve - que eu continuei shippando nesse livro, devo admitir -, gostei ainda mais de ver as mudanças e o amadurecimento de Kat. A garota sempre foi cheia de marra e atitude, mas agora foi possível ver um lado bem sentimental dela, o que a tornou ainda mais interessante, mais humana. As revelações sobre Mary, por outro lado, fizeram com que fosse impossível continuar a vê-la da mesma forma - ela mesma se via de forma diferente, suas atitudes mudaram completamente.

"- Não consigo parar de te olhar - complementa ele.
Não olho para ele, não posso.
- Se vamos fazer isso, ninguém vai poder saber. Não podemos agir como fizemos esta noite. Precisamos ser cuidadosos.
- Tudo bem - diz ele, rapidamente. - Farei qualquer coisa que você queira. Do jeito que você quiser. Sinto que não consigo respirar quando não estou ao seu lado, Cho.
Então me jogo nos braços dele, e estamos nos beijando outra vez. Exatamente como antes."

Fogo contra Fogo perdeu completamente aquele tom ingênuo do início da história e todo o volume foi permeado por ansiedade e angústia. O que começou com um desejo de vingança e algumas "peças" pregadas contra os responsáveis por algum tipo de sofrimento, teve consequências drásticas que mudaram a vida de todos os personagens, que agora têm de carregar, de algum forma, o peso de suas escolhas.

Acredito que o que mais me atraiu na trama foi exatamente esse clima sombrio, pois se trata sim de um YA repleto das complexidades dessa fase da vida, mas também discute temas tensos como o bullying, o suicídio, estupro, entre outras coisas, tudo sem dramatizar demais nem exagerar na narrativa. Não se trata apenas de uma história sobre romance e autoconhecimento - embora isso esteja presente -, pois vai muito além ao abordar responsabilidade, escolhas e consequências.

"Fico esperando que isso não passe de um sonho ruim. Quero acordar e ter de novo as coisas do jeito que eram. Nem me importaria se Rennie me odiasse pelo resto da vida por causa do que aconteceu com Reeve na véspera do Ano-Novo. Mesmo se ela nunca quisesse falar comigo novamente. Tudo que eu queria agora era que ela estivesse viva."

Fogo contra Fogo não é uma trama de final feliz, mas trouxe o melhor final possível nas circunstâncias em que se encontravam os personagens. Acho que foi um ótimo encerramento para uma trilogia tão complexa e densa, muito envolvente e bem escrita, e que tem um ótimo contexto adolescente sem esbarrar em clichês e soluções fáceis. Para quem gosta de tramas leves, mas tem vontade de se arriscar em algo mais intenso, a série Olho por Olho com certeza será uma ótima opção.

Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

13 comentários:

  1. Oi Ju, tudo bem?
    Eu não li sua resenha com medo de ler alguma informação que comprometa minha leitura do primeiro livro tá. Vi que você deixou o link da resenha do livro 1 e vou dar uma lidinha nele.
    Beijokas
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  2. Não li a resenhas dos livros anteriores mas entendi uma pequena parte da briga das personagens e a história pega fogo e reviravoltas ao longo da trama.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  3. Ju!
    Desde o primeiro livro já intuia que o final não seria bom, primeiro por causa do desejo de vingança que elas tinham e depois porque ficaram bem maarcadas pelos fatos.
    E bom ver que o clima sombria continua nesse exemplar e que tudo foi esclarecido, bom quando uma trilogia termina com as pontas soltas, todas amarradas.
    Bom feriado!
    “Compreender que há outros pontos de vista é o início da sabedoria.” (Campbell)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju! nunca fui muito interessada em ler essa série pois não curto muito história de vingança, porem essa resenha do terceiro livro me deixou um pouco curiosa em conferi essa história.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju! Eu tenho os outros livros, comecei á ler mas parei, pretendo voltar me breve, qdo meu tempo estive mais organizado!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. É bom saber que a série melhora, pois quando pego algum livro que não vai me agradando, acabo desistindo. Muito bom que os personagens mudam para melhor claro, parece ser cheia de segredos também, pena que o final não é feliz, poi fico muito feliz quando é rsrs.

    ResponderExcluir
  7. Olá, um livro bastante interessante, ainda mas são composta por pequenos ditados "olho por olho, dente por dente, fogo contra fogo" são bem interessante, a historia me cativou bastante só não li o primeiro livro e nem segundo da resenha mas deve haver uma historia super legal!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ju!
    Complicado isso de apenas três anos depois do segundo esse desfecho ter saído por aqui, mas, né, antes tarde do que nunca, rs. E pelos seus comentários, apesar da espera, valeu a pena por ter tido um desfecho satisfatório na medida do possível em que as personagens cooperaram. Eu mesma não tive interesse na trilogia logo que ela foi lançada justamente por pensar que focava demais na dramatização da vingança das personagens e tal, mas saber que ao longo dos volumes o clima vai ficando mais sério e tratando ainda de temas atuais e importantes como o que você citou, já chamou visivelmente um pouco mais a minha atenção. Ainda que não a leia tão cedo, valeu o incentivo e dica mesmo assim! Ótima resenha!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥
    ♥ DandoUmadeEscritora.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  9. Não me recordo desta trilogia e não sei se leria ela, tenho que ler as outras resenhas. "Fogo contra Fogo" me deixou meio em cima do muro sabe?! Tava lendo sua resenha e tinha hora que pensava que iria ser uma leitura legal, depois parecia que sumia o interesse e que essa seria uma leitura abandonada. Eu vou dar uma pesquisada melhor a respeito da trilogia, quem sabe não acabe gostando lendo resenhas do primeiro e segundo livros?

    ResponderExcluir
  10. Bom saber que o terceiro livro fecha a série e deixa tudo bem explicado e alguns assuntos abordados, estão em evidencia no momento, isso é muito bom.

    ResponderExcluir
  11. Fico tão feliz em ler uma resenha positiva sobre o final da trilogia. Amei os primeiros livros e dois anos é muito tempo para esperar pelo desfecho. Ansiosa para conferir se esperar tanto valeu a pena :)

    ResponderExcluir
  12. Eu quero ler essa série, lembro de ter visto as capas, que são todas meio parecidas. Me fez lembrar de Gossip Girl, que tem vingança, inveja, cheio de intrigas... Concordo que nem todo final de série precise terminar bem. Fiquei curiosa para saber mais sobre os livros anteriores.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ju!!
    Parabéns pela resenha que ficou maravilhosa!! Você conseguiu despertar minha curiosidade sobre essa trilogia. Amei a indicação!!
    Bjoss

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.