Entre Quatro Paredes - B.A. Paris

Sinopse: Um thriller sobre um sonho que torna-se pesadelo.
Grace é a esposa perfeita.
Ela abriu mão do emprego para se dedicar ao marido e à casa. Agora prepara jantares maravilhosos, cuida do jardim, costura e pinta quadros fantásticos. Grace mal tem tempo de sentir falta de sua antiga vida.
Ela é casada com Jack, o marido perfeito.
Ele é um advogado especializado em casos de mulheres vítimas de violência e nunca perdeu uma ação no tribunal. Rico, charmoso e bonito, todos se perguntavam por que havia demorado tanto a se casar.
Os dois formam um casal perfeito.
Eles estão sempre juntos. Grace não comparece a um almoço sem que Jack a acompanhe. Também não tem celular, que ela diz ser uma perda de tempo. E seu e-mail é compartilhado com Jack, afinal, os dois não guardam segredos um do outro. Parece ser o casamento perfeito. Mas por que Grace não abre a porta quando a campainha toca e não atende o telefone de casa? E por que há grades na janela do seu quarto?
Às vezes o casamento perfeito é a mentira perfeita.(Skoob)
PARIS, B.A. Entre Quatro Paredes. Editora Record, 2017. 266 p.


Grace e Jack são um casal perfeito. Nunca brigam, estão sempre juntos, têm uma casa linda. Oferecem jantares aos amigos, em que tudo é perfeito. Pelo menos é isso que eles mostram a todos.

Jack e Grace se conheceram por acaso e pouco tempo de relacionamento bastou para decidirem se casar. Grace abandonou o emprego a pedido de Jack, pois ele a convenceu de que ele era um advogado bem sucedido e teria dinheiro de sobra para os dois. Além do mais, ela teria bastante tempo para se dedicar à nova casa e ao marido. Outra coisa que a ajudou nessa decisão, foi saber que teria que cuidar de sua irmã com síndrome de Down logo que concluísse os estudos. Com todos esses prós, ela aceitou abandonar o emprego e viver para a família que formaria.

Mas logo após se casarem - na lua de mel, para ser mais precisa -, Jack mostra que não é aquele perfeito cavalheiro que demonstrava. Ele, enfim, revelou seu lado cruel e calculista, trazendo à tona todo o seu plano absurdo. O homem se mostrou muito inteligente, pensou em tudo por vários anos, aprimorando seus planos para que tudo desse certo. Criou uma vida perfeita, para que todos acreditassem em como ele era perfeito, e todos acreditaram. Impossível alguém desconfiar de um homem daquele, maltratar pessoas indefesas? Jamais! Jack era advogado de mulheres que sofriam abusos e agressões, não suportava ver alguém sendo machucado. Ou pelo menos era isso que ele queria que todos acreditassem.

Não posso entrar em detalhes sobre a história, pois acabaria estragando todo o mistério, mas posso dizer que senti muita pena de Grace, a moça se iludiu completamente por aquele estranho, e não posso dizer que ela foi boba, pois qualquer um cairia na lábia de Jack. Além de ser bonito, ele era muito gentil e antes nunca havia demonstrado sinais de violência ou algo do tipo. Grace estava completamente perdida, sem amigos, sem a família, não havia nada que pudesse fazer para deter Jack, tudo que ela tentava, parecia em vão, pois o marido já havia previsto e se precavido.

A forma como Grace cuida de sua irmã, Millie, mesmo estando longe, a forma como faz de tudo para protegê-la é o que tira um pouco do peso do livro, mas ao mesmo tempo traz de volta esse peso por saber que Jack está lá, esperando, com toda sua maldade. Millie é um amor, muito esperta e subestimada por todos, a única que a conhece de verdade é sua irmã.


A mente de Jack é completamente insana, a cada capítulo vamos tendo mais acesso e aos seus planos e é tudo muito chocante, a forma como tortura a esposa e como manipula todos ao seu redor nos faz perceber como ele é psicopata. A autora conseguiu criar um personagem muito assustador, até agora me sinto mal em pensar na maldade daquele homem. Eu me surpreendi muito com a escrita da autora, é realmente visceral e completei a leitura em pouco tempo.

Não sei se posso considerar esse relacionamento como abusivo, pois vai muito além disso. Os abusos, não sexuais, mas sim físicos e psicológicos, eram constantes de uma forma que Grace não conseguia sair daquilo. A sensação de sufocamento parecia exalar das páginas, vindo direto para o leitor.

Os capítulos são todos narrados em primeira pessoa por Grace e são revezados entre passado e presente, o que me despertou uma grande ansiedade, pois ao mesmo tempo que eu queria ler sobre tudo o que havia acontecido antes, também estava louca para saber o que estava acontecendo no presente e qual seria o final. 

Achei que a autora correu um pouco com a história, devido ao fato de se passar em tão pouco tempo, mas gostaria de ter mais detalhes sobre tudo, mas ao mesmo tempo fiquei feliz, pois estava muito curiosa para saber o final e me sentindo sufocada com tanta crueldade. Foi o tipo de livro que me prendeu e quando eu não estava lendo, estava pensando na história, em como terminaria. Recomendo a leitura, mas apenas para aqueles que gostam de thrillers e tem estômago forte.
Thuanne Hannah
Thuanne Hannah

15 comentários:

  1. Oi, Thuanne.

    De uma forma geral, o livro é um retrato da realidade vivida por muitos casais, sobre a expectativa de um casamento perfeito, mas que nos mostrará a inexistência dele através do Jack e da Grace...

    E que nos remete a questionar se entre quatro paredes há segredos a serem escondidos, bem como verdadeiras personalidades!

    ResponderExcluir
  2. Acompanhei de perto quando este livro foi lançado e do quanto desejei ler ele. Ainda não consegui fazer isso, mas em contrapartida, li inúmeras resenhas.
    Acredito que em uma época ainda triste, com tantos casos de violência contra a mulher, seja importante surgirem histórias como esta.
    Que alertam que violência não precisa ser ali, na carne. Mas também as que afetam a alma.
    Ninguém sabe de verdade quem a outra pessoa é, fica o alerta.
    Já está na lista de desejados e eu espero muito poder ler ele em breve.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oie
    Não tenho lido muito o gênero, confesso que fiquei curiosa pela trama, mas não sei se o tema me atrai. Acho que vou esperar mais um pouco para ler. Adorei sua resenha, não sei se tenho estômago forte para este livro.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá! Curto muito um thriller, essa é a primeira resenha que leio desse livro e fiquei super curiosa em conferi isso tudo que foi dito aqui.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oiii! Eu ganhei o livro e confesso que estou morrendo de medo de ler, Jack é um homem muito cruel e mesmo ainda não lendo a obra sinto muita dó de Grace, que pensou ter encontrado a pessoa perfeita. Confesso para ti que meu maior medo é esse, me casar com alguém que parecia ser o amor da minha vida, a pessoa ideal e perfeita, mas na verdade, só estava usando uma mascara muito bem feita, e infelizmente é isso que acontece nos dias de hoje, e isso é muito triste! Ainda estou tentando me preparar psicologicamente para ler esse livro, que sei que vai gerar muito conflito e dor no meu coração.

    ResponderExcluir
  6. Oi Thuanne!
    A sinopse do livro também me chamou atenção, tanto que o coloquei na lista de desejados. Só por ai já da pra perceber que o casal é de fato todo errado, mas eu também imaginava que seria uma relação completamente abusiva (o que não deixa de ser né?), e deu pra perceber que é pior que isso. Jamais me casaria em tão pouco tempo, mas já vi isso na vida real, então sei que é provável que aconteça. Estou curiosa por esse final, apesar de ter alguns ponto questionáveis, o livro parece incrível.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Desde sempre esse livro me chamou atenção, esse titulo escondida um drama pesado. Mas confesso que a sinopse mostra um livro sem muita pretensão, até pq é uma historia comum. A questão é que os comentários são muito positivos mostram que pode sim ser um livro que apresenta muito mais que um drama familiar. Só fiquei um pouco receosa com teu comentário de ler quem tem estomago forte, isso é bom ou ruim? ahahahaha Com certeza essa leitura está na lista e com o livro já comprado.

    ResponderExcluir
  8. Thuanne!
    O livro retrata a vida de muitas pessoas ao nosso redor que vivem apenas de aparência ou observam apenas o que é 'mostrado' em uma família, não sabemos o que realmente há por trás da vida das pessoas, infelizmente!
    Deve mesmo ser um livro que mexe com nossas crenças e muda nossa perspectiva, além de fazer com que repensemos sobre muitas coisas e atitudes.
    Uma pena que alguns trechos não a convenceram.
    Bom final de semana!
    “Quando choramos abraçados e caminhamos lado a lado. Por favor amor me acredite, não há palavras para explicar o que eu sinto...” (Renato Russo)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA MARÇO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  9. Adoro trillers e quero ler esse, pois esta sendo bem comentado. Deve ser uma agonia muito grande acompanhar o que o personagem faz com a personagem e deve dar uma raiva, impressionante como alguém pode ser tão cínico e cruel assim. O pior é que não tem como as pessoas saberem já que ele se faz de bonzinho e infelizmente tem muitas pessoas assim por aí.

    ResponderExcluir
  10. Thuanne, meu Deus do Céu.

    Que livro é esse???????????
    Eu já estava morrendo de vontade de ler esse livro, imagina agora.
    Adoro thrillers psicológicos justamente por, quando bem escritos, causar esse tipo de sensação que você teve ao ler "Entre Quatro Paredes". Imagino o quão deve ser perturbador desfrutar dessa narrativa. Muitos questionamentos vem à mente e você se encontra jogada no livro, diante de tão íntimo e real que a narrativa da história é.

    Espero, super, ter esse livro em breve para conferir a escrita da autora.

    Beijinhos, e adorei a tua resenha ;*

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Essa capa tá maravilhosa, assim como o enredo, eu curto mto esse gênero, não posso deixar passar qdo surgir uma oportunidade e conhecer.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Não sou muito fã desse tipo de livro mas esse em especial eu quero muito ler, já li umas 10 resenhas sobre ele e cada vez fico mais curiosa para saber como acaba. Sei que a história é bem forte e precisa ter um bom psicológico mas acho que deve ser muito boa.

    ResponderExcluir
  13. Que livro é esse!!!! Adoro livros desse tipo, com toda essa carga que carrega não deve mesmo ter sido uma leitura fácil, mas com certeza é aquele livro que prende, e como você disse quando é intercalado com passado e presente deixa o leitor ainda mais curioso. Fiquei curiosa pra saber o que acontece no final, ela consegue se livrar desse psicopata?
    Quero muito ler, esse ano quero ler outros gêneros que não só os romances que são minha paixão, quero sair mais da minha zona de conforto.

    ResponderExcluir
  14. Tenho vontade de ler esse livro, e sei que é um tema que precisamos ler e falar mais sobre, evitar de todas as maneiras que aconteça na vida real.
    Só que, acho-o muito forte!
    É difícil de imaginar todos esses abusos lendo a resenha, imagine lendo a obra?
    Acho que agora não é o melhor momento pra mim, mas em breve, quero lê-lo sim!
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Olá Thuanne!!!
    Eu já vi inúmeras resenhas sobre este livro e todos sempre avisam que quem for ler tem que uma mente muito forte.
    Eu diria que é uma violência sim, mas muito mais voltado para a parte psicológica da pessoa e é sufocante totalmente.
    Eu adorei a resenha e super forte!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.