Sangue por Sangue - Ryan Graudin

Sinopse: Para o Terceiro Reich, a Segunda Guerra Mundial pode ter acabado, mas para a resistência a luta está apenas começando. Yael é sobrevivente de um campo de extermínio e tem uma habilidade especial é uma metamorfa, capaz de mudar a aparência física e assumir a forma de qualquer pessoa. Ela também é uma garota em fuga o mundo acabou de vê-la atirar e matar Adolf Hitler. Yael é a inimiga número 1 da Germânia e de seus aliados, e vai precisar se infiltrar no território inimigo mais uma vez se não quiser pagar com o seu próprio sangue. Em meio a segredos sombrios acompanhados por verdades obscuras, apenas uma pergunta paira na mente de todos do grupo de Yael o quão longe você iria por aqueles que você ama. (Skoob)
GRAUDIN, Ryan. Sangue por Sangue. Editora Seguinte, 2017. 440 p.


Ryan Graudin conseguiu criar uma história fascinante sobre como seria o mundo se Adolf Hitler tivesse vencido a Segunda Guerra Mundial e, em Lobo por Lobo, a autora nos presenteou com uma trama repleta de reviravoltas e com um final atordoante de expectativas. Para ser sincera, estava um pouco receosa em começar a leitura de Sangue por Sangue, com medo de que tudo aquilo que gostei no primeiro livro fosse desperdiçado nesse segundo volume. Porém, a autora soube explorar todos os detalhes que criou e entregou uma duologia completa, angustiante, mas incrível.

No primeiro volume, Yael enfrentou, como Adele, as dificuldades do Tour do Eixo para ficar frente a frente com Hitler. Agora, depois de alcançar seu objetivo, embora com resultados bem diferentes dos desejados, ela se torna uma fugitiva do governo, e arrasta consigo Felix e Luka, que se viram envolvidos na conspiração da resistência por terem ficado tão próximos da rebelde.

"Quanta salvação e perdição havia naquele único empurrão. Os Wolfe ficariam a salvo, mas haveria sangue. Sangue por sangue. Sangue para pagar. Um mundo inteiro de sangue."

Sangue por Sangue mantém o ritmo do primeiro livro, eletrizante e carregado de tensão. A cada cena há um novo obstáculo, alguma nova luta pela vida, e as reviravoltas trazidas no enredo são tão envolventes quanto no primeiro livro. Como adicional, além dos capítulos pela perspectiva de Yael, há alguns pelos pontos de vistas de outros personagens, como Luka e Felix, assim como interlúdios que mostram o passado deles. É enriquecedor vê-los sem o filtro do olhar da protagonista, já que se pode compreender suas motivações e a real complexidade de suas personalidades.

Adorei a forma como Graudin conseguiu inserir as mulheres em posição de destaque. Yael é uma protagonista forte, corajosa e determinada, e é ótimo ver a garota como a salvadora, de quem todos dependem, e não como aquela que precisa ser salva. Além dela, Henryka e Miriam são líderes, seja da resistência, seja do exército soviético. Não que os homens não tenham participação relevante na história, mas o fato de elas serem tão importantes quanto eles - ou mais - faz do enredo ainda mais instigante.

Outro ponto positivo foi o cuidado da autora com dados históricos, que fez a história quase verossímil. Não fosse a metamorfia inserida no enredo, creio que um possível reinado de Hitler seria bastante semelhante ao descrito nos livros, tão ou mais horripilante do que ocorreu durante a Segunda Guerra. Embora esse segundo volume tenha enfoque maior nas consequências das ações de Yael, ainda há passagens bastantes que falam sobre os campos de concentração, os experimentos nazistas, a estrutura de governo e poder alemão, entre outros detalhes muito bem trabalhados pela autora.

A questão do poder, aliás, leva a um fechamento surpreendente do livro. Eu até tinha uma suposição de que algo semelhante poderia ocorrer, tendo em vista o caminho pelo qual a trama estava levando. Mas não tinha imaginado nada tão elaborado quanto foi de fato.

"- Você me deu uma chance de viver - Miriam disse. - Deu ao mundo uma chance de se libertar. Não é algo de que se envergonhar."

O único problema do livro foi a superficialidade com que Graudin narrou as diversas perdas de Yael. Eu sofri mais pelo que eu sabia sobre a história da protagonista do que pelo trabalho de texto da autora. Foram escritas apenas algumas passagens quase indiferentes sobre isso, e achei uma pena a autora não explorar melhor esses momentos. Acredito que, com tantos detalhes para fechar e justificar, tenha sido uma opção não se estender no sofrimento da personagem, mas realmente senti falta disso.

Sangue por Sangue é um livro sobre guerra, então as perdas são inevitáveis. O final é o mais feliz possível, mas sinto que preciso alertar que não é um final feliz, no fim das contas. Ainda assim, tem uma trama incrivelmente bem construída e trabalha com questões necessárias, como humanidade e identidade, sobre o real valor das pessoas, para além das aparências.
Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

15 comentários:

  1. Oi, Ju.

    Acompanhar um livro em que se passa no cenário da Segunda Guerra Mundial, é pra mim, no mínimo, curioso.

    Ainda mais por termos uma vaga ideia de como seria se Hitler tivesse alcançado seus objetivos finais, mesmo que por um lado fictício!

    ResponderExcluir
  2. E num cenário onde Hitler poderia ter sido vencedor, não há como terminar com um final feliz.rs
    Tenho lido muita coisa boa a respeito desta duologia e mesmo sendo ficção, a gente não quer nunca imaginar um cenário assim.
    Mas, tudo que li até agora foi unânime em afirmar da tensão e correria que é ler esta obra e eu quero muito sentir essa agonia boa!
    Já estão na lista de desejados.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá Ju! Ainda não li o primeiro livro dessa série, curto muito história que se passa durante a Segunda Guerra Mundial, essa resenha me deixou ainda mais curiosa me conferi essa trama super emocionante.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Preciso ler esse livro, parece ser muito bom, adoro historias com reviravoltas e ter uma protagonista tão determinada e com garra deixa a trama bem interessante. Parece que a leitura envolve o leitor de um jeito que só consegue parar quando termina, fiquei curiosa com o final, pois sou fã de finais felizes sempre rs.

    ResponderExcluir
  5. Ju!
    Interessante ver que a autora cria um mundo pós segunda guerra e com ascensão dos nazistas, já me atraiu por aí…
    Não li ainda o anterior, mas já gostei de saber que todo enredo termina sem nenhum furo e com tudo muito bem explicado.
    Já anotei aqui para fazer a leitura da duologia.
    Desejo um mês mais que abençoado, carregadinho de luz e paz e um final de semana esplendoroso!
    “Acredite, existem pessoas que não procuram beleza, mas sim coração.” (Cazuza)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA MARÇO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju!
    Acho que é a terceira resenha que leio sobre esse livro, confesso que estou com bastaste expectativa nesse enredo, espero que qdo eu conseguir ler eu não me decepcione...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Nossa que historia eletrizante mesmo, o modo como foi resenhado mostra que aventura e suspense vai andar juntos. Temáticas de Segunda Guerra estão me atraindo a pouco tempo pra cá entao estou sedenta por historias assim. Acompanhar fatos históricos com imagens no Google tornam a ficção como se fosse real. Vale a pena enriquecer a historia com imagens

    ResponderExcluir
  8. Não li o primeiro livro então não sei muito bem se gostei ou não.
    O fato do final não ser tão feliz é bom pois torna a história mais real, uma vez que em guerras nem sempre o final é feliz para todos os lados.
    Gostei muito das capas, são coloridas e acabam chamando muita atenção mas lembram o toque de camuflado pontuando a guerra.

    ResponderExcluir
  9. parece ser uma duologia muito tensa e realmente eletrizante como você mesmo disse. Eu não curto muito livros que falam sobre guerras e tals, acho que é um assunto que não me fisga muito, mas confesso que esse livro me interessou, principalmente por ela ser uma metamorfa e tbm fiquei mt curiosa para saber como seria se Hitler ganhasse a segunda guerra, de fato não seria bom, e acho que ler sobre isso nos daria um medo que só Deus pois sabemos que nada de bom poderia sair dele! Espero que o final me surpreenda igual lhe surpreendeu!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju!

    Nossa, eu não conhecia esses livros e quando vi a expressão "Segunda Guerra Mundial" eu já me instiguei e muito. Achei bem interessante a proposta da autora na obra, e fico feliz por ela manter os registros desse período histórico em evidência.
    Eu, com certeza, vou atrás de adquirir esses livros, porque se eu não disse, melhor eu dizer: EU SIMPLESMENTE ADORO O PERÍODO HISTÓRICO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. Não que tenha sido dos melhores, mas foi o que mais gostei de estudar e me aprofundar e criar senso crítico a respeito de tudo que foi evidenciado nesse período.

    Enfim, agradeço por me apresentar esses livros <3

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju
    Não conhecia a duologia, mas a empolgação de algumas resenhas que li me animou a ler. Por se passar na segunda guerra mundial, o enredo é bem original, os livros que li da mesma época sempre tem o mesmo toque e esse parece diferente. Yael parece uma personagem admirável, pelos gestos dela no meio de tudo que está vivendo..
    É ótimo quando o autor sabe finalizar uma história sem continuações desnecessárias, e ainda assim finalizar a história com exito!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju!
    Não conhecia ainda a coleção mas já achei a temática muito interessante, pois aflora com a nossa imaginação, e se ele tivesse ganhado a guerra. Show!
    Adoro quando o livro mostra a importância das mulheres e retrata alguma personagem na posição de liderança e poder, pode até estar junto com o homem mas temos que estar lá também hahaha
    Por se tratar de algo mais histórico o conhecimento da autora com certeza é fundamental de forma a nos levar a acreditar que aquilo poderia ser real mesmo.
    Adoro finais surpreendentes também então de modo geral parece uma coleção que eu irei adorar!
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Olá Ju!!!
    Eu acho mesmo com tantos anos que se passaram a Segunda Guerra afeta ainda a todos mesmo aqueles que não existiam na época que houve e livros que trazem esse assunto sempre acaba nos alertando sobre o que pode vim caso ocorra uma Terceira.
    Eu fiquei achando interessante que a autora conseguiu trazer uma situação do que poderia ter acontecido se Hitler tivesse ganhado e sobrevivido trazendo aqueles conceitos deles o quanto estaríamos todos perdidos, ainda bem que tudo é ficção mas faz a gente refletir sobre as coisas a nossa volta.
    Ai! Meu coração apertou com essa história de final feliz mas feliz pelo contexto da obra fico pensando enquanto meu coração ficaria destroçado!
    Amei a resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Aiiiiiiiii meu Deus, não conhecia, mas já vou procurar pra ler. Gosto muito de ler a respeito da segunda guerra mundial, e vê um livro que tem isso como tema, e ainda junta com metamorfos e tal, adorei. Não li o primeiro livro e já vi que peguei spoiler, mas mesmo assim tô curiosa pra ler.

    ResponderExcluir
  15. Uaaau, que livro!
    Eu só conhecia de nome, mas não imaginava que ele era baseado no que poderia sido depois da segunda guerra, todo o envolvimento de Hitler, etc.
    Parece ser um cenário eletrizante e terrível.
    Vou querer ler sem falta!
    bjs

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.