As Garotas - Emma Cline

Sinopse: No final da década de 1960, a jovem Evie Boyd vive sozinha com a mãe no norte da Califórnia. Aos quatorze anos, imersa em inúmeras questões de autoaceitação, ela se sente muito desconfortável com o próprio corpo e tem apenas uma pessoa com quem contar: Connie, sua amiga de infância. No início do verão, uma briga faz com que as duas se afastem, e Evie encontra um novo grupo: garotas que demonstram extrema liberdade, usam roupas desleixadas e emanam uma atmosfera de abandono que a deixa fascinada. A jovem logo percebe que já está sob o poder e o domínio de Suzanne, a mais velha do grupo, e acaba entrando em um culto sombrio, liderado pelo carismático Russell Hadrick.
O rancho do grupo é um lugar estranho e decadente, mas, aos olhos da adolescente, parece exótico, com uma energia singular. Evie descobre que as garotas cozinham, limpam e prestam até mesmo serviços sexuais para Russell, que proclama um desejo de libertar as pessoas do sistema. Evie quer apenas ser aceita pelos outros integrantes, principalmente por Suzanne. É sua chance de se sentir amada e pertencente a algo. Conforme sua obsessão por Suzanne se intensifica, ela não percebe que se aproxima de uma violência inacreditável. Contada por Evie já adulta e ainda abalada, a narrativa é um impressionante retrato de garotas que se tornam mulheres.
Denso e de ritmo surpreendente, o romance de estreia de Emma Cline é escrito com precisão e perspicácia ao construir os perfis psicológicos dos personagens. As garotas aborda mais que uma noite de violência – é sobretudo um relato do mal que causamos a nós mesmos e aos outros na ânsia por pertencimento e aceitação. (Skoob)
CLINE, Emma. As Garotas. Intrínseca, 2017. 336p.


Eu acho que quando eu li a sinopse no Skoob pela primeira vez ela era bem mais curta e genérica ou eu simplesmente esqueci, porque quando eu li a orelha ou a contra-capa, eu me surpreendi em saber que era sobre uma seita inspirada na família Manson. E se não tivesse lido isso, eu levaria um bom tempo para perceber. Charles Manson liderou uma seita com muitos jovens (aqui no livro, só tem um homem, mas na vida real foram mais) e o culto cometeu muitos crimes, dos quais alguns Charles apenas convenceu seus pupilos a realizarem. No entanto o mais conhecido (único que eu tinha ouvido falar antes de pesquisar) e mais retratado em todo tipo de mídia é o mesmo retratado aqui, que se alguém não quer ler, pula para o próximo parágrafo: o assassinato da Sharon Tate e mais algumas pessoas que estavam na casa dela (geralmente até essas outras são esquecidas). Sharon era uma atriz, esposa de um diretor.

O livro é contado pela Evie, intercalando o tempo atual e o passado, quando ela tinha 14 anos. Evie adulta está ficando na casa de amigos enquanto eles viajam, pois não tem onde ficar. Ela é surpreendida com a chegada do filho de seus amigos e isso vai fazê-la lembrar muito daquele tempo e pensar nas suas decisões. Acho que o livro inteiro é narrado por ela já adulta, mesmo as partes de antes de ela entrar na história porque mesmo quando é um capítulo total situado nos anos 60, ela comenta coisas como "na época, ainda pensavam tal coisa".

Eu comprei esse livro para ler sobre jovens nos anos 60 e apesar de não imaginar o que realmente me esperava nele, supriu o que eu queria e também supriu o que eu passei a esperar a partir de saber o que o livro realmente era. Além disso, eu não sabia que ele era capa dura (não sei se tem outra versão) até vê-lo numa livraria, e acabei pagando bem caro (ao olhar preços de 20 e pouco no Skoob agora a pouco morri de arrependimento, mas eu ia acabar levando outro livro e pelo menos esse já tava na minha Wishlist que precisa muito avançar), porém obviamente admito que livro de capa dura é ótimo. Mas acho uma pena que a capa maravilhosa fica só na jacket, que eu costumo deixar em casa.

Os acontecimentos pelos quais a menina de 14 anos passa podem chocar alguns, mas acho que precisamos ter em mente que era uma época bem diferente. E apesar desses eventos, dá para se identificar com a Evie, sem que isso torne certas e normais todas as atitudes dela. A parte adulta não é muito relevante, mas mostra uma garota parecida com a Evie e isso foi algo que eu só percebi bem depois. É bem óbvio que a vida dessa outra garota já não é o ideal, e quem sabe no que pode se tornar. Não tenho muito mais a falar do livro, pois acho que a sinopse já diz muito e eu também já disse. Esse livro pode ser uma forma mais fácil de ler para aprender sobre os Manson, já que é uma história de ficção. Muitas vezes você se esquece que é baseado num crime real. E além disso ele te dá o passado e futuro de um dos membros (que eu não sei se existiu), algo pouquíssimo mencionado. Pode ser interessante para quem estuda psicologia por exemplo, eu sei que eles se interessam por esse tipo de narrativa do criminoso que não é só sobre o crime.
Mah
Mah

Escrever (por prazer) me acalma e resenhas são uma terapia pra mim. Assim como doces, séries e ler. Autora do Programa Resistir, um podcast sobre suicídio.

14 comentários:

  1. Oi, Mah.

    A fixação por algo, é capaz de moldar a mente das pessoas, fazendo com quem sejam induzidas a cometerem atrocidades por algo ou alguém.

    Mesmo sendo ficção com um toque de realidade, é possível termos isso como base e exemplificação.

    ResponderExcluir
  2. Olá Mah!
    Nunca tinha ouvido flar desse livro, parece bom pois o tema escolhido pela autora é excelente, gostaria mto de conhecer melhor a história então vou add aos desejados.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Estava lendo a resenha e me lembrando de uma série onde Manson é citado.
    Não sabia da existência deste livro, mas é o tipo de livro que gosto e muiyo. Não só por trazer uma personagem jovem, se descobrindo ainda mais nesta época, onde tudo era mais resguardado e restrito.
    Amo livros de capa dura!! Ficam lindos na estante..rs
    Vai pra lista de desejados!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Mah!
    A incerteza de Evie traz um drama profundo e que mexeu muito com sua vida, principalmente pela influência de Suzanne, que no fundo, era o esteriótipo de quem ela mesma queria ser, pertencer a algum lugar e sentir-se livre.
    E todos esses problemas foram levados para vida adulta...
    Gosto de livros que questionam o caminho a ser seguido e uma pena que a chacina não tenha sido mais desenvolvida no livro.
    Como sou psicóloga, gostaria de ler.
    “Jamais sofra antecipadamente. Pense positivo. Acredite nos seus sonhos. Nunca desista de lutar. A vida é generosa para aqueles que acreditam nela.” (Vitoria Cirilo)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA MARÇO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Mah!
    Menina, não sabia que era capa dura... Arrasou a editora!
    Esse lance do Mason é muito tenso.. o cara SÓ conseguia fazer as pessoas cometerem crimes por ele. Eu até tinha começado a assistir uma série que tratava disso, mas acabei largando...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  6. Oii ! Parece ser um livro bem tenso, eu não sabia sobre esse Mason, mas o livro parece ser bem interessante, ver como tudo aconteceu e ver Evie se descobrindo e sua fixação por aceitação e todas as consequencias que isso traz, creio que ver tudo isso através da própria visão dela, das próprias lembranças dela traz um peso bem grande. Quero saber mais sobre a historia e ler o livro

    ResponderExcluir
  7. Olá! Essa é a primeira resenha que leio desse livro e fiquei bem curiosa em conferi isso tudo que foi dito aqui, gosto muito de uma trama baseada em fatos reais.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Continuo seguindo seu blog,
    mas você, não sei por que,
    ainda não segue o meu...

    Beijos e boa páscoa.

    silvioafonso



    .

    ResponderExcluir
  9. Que livro tenso deve ser por se tratar de uma seita e com muitas mortes, é impressionante como alguém consegue influenciar outra pessoas a fazer esse tipo de coisa, parece que faz uma lavagem cerebral na pessoa, muitos jovens tem isso de querer pertencer a algo. Por ser real torna a leitura mais interessante.

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o livro, por ter uma temática assim um tanto mais pesada, não costumo comprar livros assim, mas quando vi que traça os perfis psicologicos dos personagens já fiquei curiosa, sou estudante de psicologia e isso me instiga bastante.

    ResponderExcluir
  11. Quando vi sobre o lançamento dele, não chamou minha atenção, mas agora sabendo que é baseado no caso Manson, nossa, fiquei chocada, que coisa hein!
    História muito pesada.
    Vou querer ler em breve!
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Já quero esse livro!
    Não conhecia o livro, mas muito bom saber que é baseado em uma história verídica, o que torna a sinopse mais interessante.
    Imagino o quão impactante deve ser a leitura desse livro, o quanto deve deixar o leitor chocado por se tratar de um tema bem delicado.

    Adorei tua resenha, Mah.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  13. Nossa esse livro é um daqueles que precisamos estar bem emocionalmente para conseguir ler. É uma história bem reflexiva ainda mais por se basear em fatos reais.
    Não seria minha leitura para o momento mas acho que é bem importante todas as mulheres lerem para ficar um alerta sobre como já sofremos para chegar onde estamos hoje.

    ResponderExcluir
  14. Olá Mah!!!
    Eu nunca tinha ouvido falar do livro até esse exato momento e fiquei tipo estupefata pela história assim que li a sinopse.
    Eu às vezes vejo algo sobre essas seitas que ainda são feitas ou que ocorreram e ganharam repercussão.
    Eu realmente adorei a ideia e fiquei fascinada, além de atraída *-*
    Valeu demais pela dica!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.