Lugares Escuros - Gillian Flynn

Sinopse: Libby Day tinha apenas sete anos quando testemunhou o brutal assassinato da mãe e das duas irmãs na fazenda da família. O acusado do crime foi seu irmão mais velho, que acabou condenado à prisão perpétua. Vinte e quatro anos depois, quando é procurada por um grupo de pessoas convencidas da inocência de seu irmão, Libby começa a se fazer as perguntas que até então nunca ousara formular. Será que a voz que ouviu naquela noite era mesmo a do irmão?
Gillian Flynn intercala a trajetória detetivesca de Libby com flashbacks dos acontecimentos do dia do crime com tanta habilidade que o leitor é levado a diferentes direções. Escrito com primor, Lugares escuros não só mostra como a memória é passível de falhas, mas também evidencia as mentiras que uma criança pode contar a si mesma para superar um trauma. (Skoob)
FLYNN, Gillian. Lugares Escuros. Editora Intrínseca, 2015. 352 p.


Após ler Objetos Cortantes e gostar muito, decidi passar na frente das outras leituras o livro Lugares Escuros, segundo livro escrito por Gillian Flynn e posso dizer que fiquei feliz em fazer isso. Apesar de não ser tão bom quanto Objetos Cortantes, o livro me agradou bastante.

"Eu tenho uma maldade dentro de mim, tão real quanto um órgão. Corte minha barriga e talvez ela escorra para fora, viscosa e escura, e caia no chão para que você possa pisar nela. É o sangue dos Day. Há algo de errado com ele."

Libby Day, teve sua mãe e as duas irmãs assassinadas quando tinha apenas sete anos. O acusado era nada menos que seu irmão mais velho, Ben, que tinha quinze anos na época, e que continua preso depois de vinte e quatro anos. Foi Libby quem deu o testemunho decisivo no caso, acusando o irmão de ter realizado tamanha atrocidade. 

Ela vive do dinheiro doado por pessoas que se comoveram com a sua história, porém, o dinheiro está acabando e ela terá que trabalhar para sobreviver, porém, antes disso, Libby recebeu uma carta de Lyle, um jovem que participa de uma espécie de clube, onde pessoas tentam solucionar casos como o dela. Ele oferece $500 para que ela compareça a uma das reuniões, pois eles acreditam que ela cometeu em erro, seu irmão é inocente e algo precisa ser feito a respeito e a partir daí é que a história se desenrola.


O livro é dividido em dois tempos, alternando entre o presente, narrado em primeira pessoa por Libby e passado, na data em que houve o massacre, sendo narrado em terceira pessoa, revesando os capítulos entre Ben e Patty, mãe de Libby. Com isso, há muitos detalhes de tudo o que houve naquele dia. nos fazendo entender tudo o que aconteceu. São tantos fatos, histórias mal contadas e mentiras que virou essa bola de neve que causou um grande estrago. 

Diferente do anterior, neste livro achei a escrita um pouco arrastada demais. Não que os detalhes não fossem importantes, mas durante toda a leitura fiquei com aquela impressão de que o livro não teria um fim e que podia ter sido um pouco mais resumido. Porém, gosto muito dessa escrita que mescla passado e presente, dá um toque de mistério muito bom na leitura, esse com certeza foi um ponto positivo.

Não sei se gostei de Libby, ela é uma personagem um tanto monótona, que vivia do dinheiro dos outros e até se incomodava quando havia algum outro caso parecido com o seu, pois sabia que as pessoas perderiam aos poucos o interesse por ela e consequentemente, doariam menos dinheiro. Ao decorrer desses vinte e quatro anos ela não pensou em seguir sua vida ou em descobrir se realmente sabia o que aconteceu naquela fatídica noite. Só foi querer saber sobre isso por que estava precisando de dinheiro.

Uma personagem que me deixou pensativa foi Patty, a mulher sofreu muito com escolhas erradas, foi abandonada pelo marido, um homem desprezível, que só pensava em dinheiro. Com quatro filhos para criar, ela estava numa situação muito complicada e que piorava a cada dia. Ben é um personagem incompreendido e fechado, precisava de apoio e não teve uma vida fácil. Era muito humilhado por ser pobre e usar roupas velhas, que acabava sentindo raiva de sua mãe por isso. Sua relação com ela e as irmãs era péssima e só por Libby parecia ter um certo afeto. 

Essa leitura foi muito pesada, principalmente nos capítulos que narram o dia de Ben e gostei muito disso, seus sentimentos ficavam sempre a flor da pele o que pode causar grande confusão no leitor, pois é difícil saber se ele matou ou não a família. Eu sempre fico tentando deduzir qual será o final e mais uma vez não consegui chegar nem perto. São vários suspeitos, pessoas com "motivos" para destruir a família Day que fica bem complicado desvendar o que aconteceu realmente. Enfim, estou ansiosa para ler Garota Exemplar e espero que a autora nos presenteie com outras obras tão boas quanto essa.
Thuanne Hannah
Thuanne Hannah

12 comentários:

  1. Oi, Thuanne.

    Imagino que diante das possíveis verdades e descobertas que vão aparecendo ao longo do caminho, depois de anos, a Libby poderá carregar uma culpa tremenda para o resto de sua vida.

    ResponderExcluir
  2. nossaaaa , o livro parece ser muito bom, pelo jeito, parece que todas as obras de Gillian possuem esse suspense e isso que prende o leitor, o mistério!! Eu li Garota Exemplar e posso dizer que não larguei o livro até estar na ultima pagina, o livro nos prende completamente!! Em relação a esse livro, parece q é a mesma coisa, e fiquei muito curiosa para saber se foi realmente Ben que matou a família ou não, fiquei muito interessada na obra e com certeza quero ler !!

    ResponderExcluir
  3. Hey, Thuanne. Tudo bem?

    mds, muitos comentam sobre a escrita da autora desde o lançamento de Garota Exemplar. Não li nenhum dos livros. Até passei na livraria ontem, e vi os livros dela escancarados na estante me convidando a fazer a compra e não pude comprar, haha.
    Parece um livro rico em detalhes e isso é muito bom, desde que haja um controle do que realmente vem a ser necessário ser detalhado, senão haverá essa sensação que você teve durante a leitura: de ter um enredo um pouco arrastado.
    Espero que da próxima vez que eu passar pela livraria, eu compre algum livro dela *-*

    ResponderExcluir
  4. Gostei dessa história dela pela curiosidade de descobrir o que aconteceu, como a garota se vira pra descobrir e o jeito interesseiro dela e tudo mais. Tem um clima bom pra deixar a gente querendo mais. Só que é arrastado mesmo. Nossa, demorei um pouquinho pra ler esse e outros da autora fui bem mais rápida. Mas é um livro interessante. Quem gosta dela deve achar uma boa história.

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Segunda resenha que leio desse livro e que me desperta ainda mais vontade de ler, o enredo tá bem agradável tbm, espero conseguir ler em breve.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Acabei vendo a adaptação no cinema com Charlize interpretando Libby(filme muito bom),mas ainda não pude ler o livro.
    Adoro as letras de Gillian,mesmo tendo lido pouca coisa da autora. Mas ela consegue construir uns enredos que sempre dão aquela bagunçado no cérebro.rs
    Espero poder ler o livro também!
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Quero ler, adoro mistério e fiquei bem curiosa para saber o que aconteceu com essa família, pena a personagem não ser uma pessoa mais ativa e decidida, deixaria a trama bem melhor, mas mesmo assim parece que é uma leitura que envolve e deixa o leitor ansioso pelo desfecho, confesso que geralmente erro quem é o culpado rs.

    ResponderExcluir
  8. Thuanne!
    Li apenas um livro da autora e gostei muito, mesmo que o final não tenha sido o que esperava, mas entendi...
    Quanto a esse livro, deve mesmo ser um ótimo thriller psicológico e é o que mais gosto, porque podemos conhecer e nos apegar as personagens.
    Pena que tenha achado o início um tanto arrastado.
    “Jamais sofra antecipadamente. Pense positivo. Acredite nos seus sonhos. Nunca desista de lutar. A vida é generosa para aqueles que acreditam nela.” (Vitoria Cirilo)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA MARÇO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  9. Geralmente gosto bastante de livros desse tipo, mas esse não me chamou atenção, não fiquei curiosa pra ler, só em você ter descrito a personagem da Libby meio que como uma aproveitadora das circunstancias já fiquei com o pé atras. Deve ser um livro pesado, com emoções a flor da pele principalmente nas partes do Ben, ser acusado por um crime que talvez não renha sido ele que cometeu, acho que angustia muito o leitor pra saber se foi ele mesmo ou não.

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito da sua resenha, deu pra entender bem a trama, que eu tinha achado confusa pela sinopse.
    Não leio muitos do gênero, e embora esse pareça pesada e até um pouco confuso em algumas partes, fiquei bem curiosa pra ler. Parece ter aquelas reviravoltas eletrizantes!
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Nossa fiquei com uma raiva da Libby, que personagem mais sem noção, interesseira só pensava no dinheiro.
    A história é bem legal, gosto de um bom mistério saber quem é inocente ou culpado, mas a protagonista meu deu nos nervos não sei se leria por ela, fico revoltada com essas coisas.

    ResponderExcluir
  12. Olá Thuanne!!!
    Eu fico fascinada com a capa desses livros da autora, pois todas seguem um padrão.
    Eu ainda não li nada da mesma, apesar de "Garota Exemplar" ser um sucesso da mesma e muitas pessoas, inclusive amigos meus falarem sobre a escrita da autora.
    Uma pena esse livro não ter tido a mesma sensação que "Objetos Cortantes" para você, mas acho que como você curtiu a escrita da autora o "Garota Exemplar" vai lhe agradar mais ^^
    Adorei a resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.