A Melodia Feroz - Victoria Schwab

Sinopse: Kate Harker e August Flynn vivem em lados opostos de uma cidade dividida entre Norte e Sul, onde a violência começou a gerar monstros de verdade. Eles são filhos dos líderes desses territórios inimigos e seus objetivos não poderiam ser mais diferentes. Kate sonha em ser tão cruel e impiedosa quanto o pai, que deixa os monstros livres e vende proteção aos humanos. August também quer ser como seu pai: um homem bondoso que defende os inocentes. O problema é que ele é um dos monstros, capaz de roubar a alma das vítimas com apenas uma nota musical. Quando Kate volta à cidade depois de um longo período, August recebe a missão de ficar de olho nela, disfarçado de um garoto comum. Não vai ser fácil para ele esconder sua verdadeira identidade, ainda mais quando uma revolução entre os monstros está prestes a eclodir, obrigando os dois a se unir para conseguir sobreviver. (Skoob)

Livro recebido como cortesia da Editora
SCHWAB, Victoria. A Melodia Feroz. Editora Seguinte, 2017. 384 p.


Confesso que amei tudo no livro, a começar pela capa. A Melodia Feroz, para mim, é um título bastante chamativo com uma sinopse ainda mais convidativa e uma história que não irá decepcionar. A obra é o primeiro livro da duologia Monstros da Violência de Victoria Schwab.

A Cidade V (ou Veracidade) está devastada e dividida entre Norte e Sul. O Norte é comandado por Callum Harker, pai de Kate, e o Sul é comandado por Henry Flynn, pai adotivo de August. Callum “controla” os corsais e malchais (dois tipos de monstros que habitam a Cidade) e faz com que a população que vive nesta parte da Cidade compre sua suposta segurança. Já Henry tem os três únicos sunais de Veracidade (o terceiro e mais raro tipo de monstro) como seus filhos e sua parte da Cidade luta pela própria sobrevivência e é mais “pacífica”.

São apenas três tipos de monstros, que surgem a partir da violência humana, sendo os corsais (surgem a partir de violências sem morte) e os malchais (surgem a partir de homicídios) os mais comuns e os sunais (surgem a partir de crimes mais hediondos, como massacres) os mais raros e mais temidos.

Os protagonistas da história são Kate Harker e August Flynn, que, como mencionei antes, são filhos dos líderes das duas partes da Cidade V. Kate faz de tudo para mostrar ao pai que ela é durona o suficiente para merecer seu respeito, então ela sempre tenta fazer coisas ruins para impressioná-lo. Já August, apesar de ser um monstro, está sempre disposto a ajudar o pai a trazer paz para o povo, tudo o que ele queria era ser humano.

Eu nunca li outros livros da autora, mas sei que muitos não gostaram de outras obras dela. A Melodia Feroz teve um efeito diferente, e me prendeu de forma que largar o livro foi muito difícil. É aquela velha história, vou ler só mais um capítulo e o sol nasce antes de eu me deitar. Ao contrário de muitos livros com personagens do sexo oposto como protagonistas, a obra não é um romance. Talvez exista um momento ou outro em que os personagens principais estejam mais próximos, mas definitivamente o relacionamento dos dois não é o objetivo da história.

Narrado em terceira pessoa, o livro é dividido em quatro partes e a história vai se alternando entre o ponto de vista de Kate e de August. Uma das coisas que mais gostei na história foi a forma como a autora desenvolveu os monstros, eles estão muito bem delimitados e, se pararmos para pensar, nós vivemos em um mundo cheio de monstros. Apesar de não terem formas e “poderes” como os da história, a frase “violência gera violência” tem um fundo de verdade maior do que podemos imaginar.

Definitivamente estou contando os dias para ler o segundo livro da duologia e recomendo A Melodia Feroz a todos. Com uma narrativa envolvente, Victoria Schwab nos insere nesse mundo tão próximo do nosso e nos faz refletir sobre muitas coisas que vemos e fazemos no nosso dia a dia.
Ale Afonso
Ale Afonso

12 comentários:

  1. Oi, Alessandra.

    "A Melodia Feroz" com certeza não é simplesmente um mero livro, há toda uma mensagem por trás, que não deixa de ser uma crítica à nossa sociedade.

    São dois personagens, que acredito eu, estão em busca daquilo que foram lhe dado como exemplos.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Estou doida pra ler esse livro, essa resenha me deixou ainda mais ansiosa em conferi isso tudo que foi dito aqui, amei esse cordão, veio com o livro?
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. ALESSANDRA!
    Achei que o enredo de fantasia foi bem construído, atrave´s de seus monttros e da tecnologia utilizada.
    Ver monstros bem distintos e de fácil identificação ajuda na trama.
    E ver que eles tem tipo uma 'arma secreta' caso tudo dê errado, é genial.
    Fiquei bem interessada e cheguei a ler o primeiro capítulo disponibilizado pela editora e quero concluir a leitura.
    “Não acredite em tudo que ouvires! Há mentiras que sempre serão ditas, e verdades que jamais serão pronunciadas...” (Eliane Azevedo)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA MARÇO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  4. Estava acompanhando o lançamento do segundo livro estes dias e não vejo a hora de conferir esta duologia!
    Realmente título e capa já chamam a atenção logo de cara, mas é lendo uma resenha deste nível que a gente entende um pouco o conteúdo do livro.
    Não é romance,não é firula, é vida, é luta, é estar juntos sim,mas com um objetivo maior!
    Fique intrigada com os monstros criados por nossas próprias maldades, já pensou se isso pudesse ser real?
    Os dois livros já estão na lista de desejados!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. este é um livro que já tem um tempinho que quero ler, me interessei bastante por esse mundo criado pela autora, apesar de não ter romance, gostei de saber que em algumas horas os protagonistas estão mais próximos um do outro, August parece ser um amorzinho apesar de ser um monstro, e achei muito interessantte a forma como os monstros eram criados, bem criativo !!

    ResponderExcluir
  6. Olá Alessandra!
    Eu estou louca pra ler esse livro, ganhei ele e já inclui na listinha de metas, espero conseguir bater e conhecer a escrita que me parece mto boa.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Quero muito ler esse livro parece ser diferente e não tem como não comparar com a nossa realidade, onde as pessoas estão cada vez mais sem paciência e agressivas. Acho que não vou gostar da Kate por fazer coisas só para agradar o pai, ela deve ser bem chatinha rs, deveria ter uma personalidade própria. Torço para que tenha um romance no próximo nem que seja de leve, pois pra mim sem um romancezinho fica faltando algo rs.

    ResponderExcluir
  8. Oi Alessandra,

    Ótima a exposição que você fez na resenha e de cara já me encantei pelo livro. Já achei muito bacana o fato de o romance não ser foco na narrativa, permitindo que o enredo não se desvincule da premissa proposta. Falando em premissa, achei bem interessante o que foi proposto, de dois protagonistas, cada um que reside em uma parte da cidade, cada um com suas características, cada um com seus objetivos em prol do que vivem. E acho que tudo isso evidencia uma mensagem bem escondida entre as páginas.

    Espero poder fazer a leitura em breve :)

    ResponderExcluir
  9. Eu só li outra resenha desse livro e também foi muito boa, fiquei curiosa pra ler e agora estou ainda mais. Também adorei a capa e a sinopse já é bem convidativa. Fiquei curiosa pra saber como se desenvolve essa guerra, esses lados opostos.

    ResponderExcluir
  10. A capa é muito linda mesmo!
    Não entendi muito bem a divisão toda da trama, mas ainda assim, quero muito ler.
    Ainda mais que você amou tanto!
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Já li varias resenhas sobre esse livro e sempre fiquei curiosa mas nunca tive a oportunidade de ler.
    Fiquei curiosa sobre o que esses monstros fazem, já que eles vivem no mundo real. Espero ter a oportunidade de ler.

    ResponderExcluir
  12. Olá Ale!!!
    A capa do livro realmente está maravilhosa e a premissa do livro é muito chamativa, porém sou meio abalada por livros assim ou muitas vezes eu gosto, ou muitas vezes não. É aquela história 8 ou 80 comigo :\
    Porém, realmente te entendo quando você diz em relação a um livro lhe prender e você ver o dia amanhecendo, pois isso acontece muito comigo.
    Parabéns pela resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.