Manual para Românticas Incorrigíveis - Gemma Townley

Sinopse: Apesar dos protestos de amigos, Kate Hetherington ainda acredita ser possível achar seu príncipe encantado. Quando encontra um antigo guia, intitulado o "Manual para Românticas Incorrigíveis", Kate decide dar uma chance ao seu romantismo e seguir as dicas do livro para encontrar o parceiro ideal. E este será apenas o começo de uma aventura para a qual nenhum manual terá as respostas. (Skoob)
TOWLEY,  Gemma. Manual para românticas incorrigíveis. Record, 2009. 368p.


Kate é solteira e, segundo seus amigos, "uma romântica incorrigível", que não se contenta em namorar qualquer um e tem mil exigências e sonhos. Vendo um anúncio na Internet (que a convenceu pelo "Está cansada de ser chamada de romântica incorrigível?"), ela compra um manual provavelmente dos anos 1950, 1960, no máximo, que promete o amor ou seu dinheiro de volta.

Eu achei esse livro bem diferente dos outros chick lit que já li. Para começar, ele tem capítulos focados em cada personagem (não todos), apesar de a sinopse e tudo serem só sobre a Kate. Quer dizer, eles deveriam ser só coadjuvantes mas todos têm sua história própria, o que é raro de ver até em outros gêneros quando o livro especifica um único protagonista, tirando livros de fantasia tipo Harry Potter que, por serem mundos enormes, você acaba conhecendo as histórias e mentes de muita gente. Muitas vezes em livros e em filmes (série é um gênero ainda muito fixado em um conjunto, eu nunca vi uma em que os coadjuvantes ou protagonistas menores estão só em função do protagonista) os coadjuvantes só são aprofundados quando é relevante para o personagem principal e tudo que você souber sobre eles é porque ele se interessou em contar. Em comédia romântica, muito dos amigos só estão ali para dar conselhos, por exemplo. Aqui não. Inclusive eles são até personagens superbem construídos e com profundidade. Será que eles chegam a se tornar protagonistas por causa disso e de terem seus capítulos?

A Sal é uma personagem meio inédita para mim. Ela é uma pessoa que vive para preencher uma lista de afazeres que ela deseja e o casamento dela foi praticamente um desses. A gente vê gente fria ou realista, mas é difícil alguém ter tanta consciência do quão pragmático é quanto ela e sem nenhum motivo obscuro. É mais comum serem assim porque têm medo de se magoar, como o Tom. Uma personagem como a Sal não é nem um pouco comum num romance.

Tirando o que falaram da Kate rejeitar pretendentes por motivos exagerados como não gostar de uma cantora ou ir para a faculdade do namorado (e vamos ser sinceros, muita gente faz isso), ela não parece muito louca. Os amigos dela que são muito fechados pro amor e honestamente, pra mim eles que são os estranhos por acharem que por exemplo ela deveria se contentar com algo, como se alguém tivesse necessidade de se casar. Eu concordo com ela, casar por casar não tem nada a ver. Claro, alguns podem não precisar de um grande amor ou outro grande motivo, mas outros precisam.

Também é ótimo como a Kate não vive em função de romance (coisa que termos como esse do título podem sugerir). Ela tem um trabalho bem difícil que adora e odeia ao mesmo tempo e ele vai ocupar várias páginas também. Isso é algo que eu vi no outro livro da Gemma que já li, Curvas de Aprendiz. Só que a personagem daquele nem estava pensando em relacionamentos até um tempo depois de conhecer o personagem.

O livro foi divertido e irônico (principalmente sobre a cultura das celebridades), com alguns clichês do gênero e cenas que você imagina totalmente num filme, mas com consistência, uma história na qual a maioria dos personagens e acontecimentos não são relevantes só para a protagonista, mas poderiam até dar sua própria história, e capaz de emocionar por muito mais razões do que apenas o casal principal.
Mah
Mah

Escrever (por prazer) me acalma e resenhas são uma terapia pra mim. Assim como doces, séries e ler. Autora do Programa Resistir, um podcast sobre suicídio.

11 comentários:

  1. Como não conhecia o livro, é claro que imaginei que o enredo era somente sobre caçar homem a todo custo.rs E não, adorei saber que vai muito além disso!
    A personagem tem uma vida e pelo que li acima, nada tão ruim.E como adoro essas jogadas de bom humor e realidade, com certeza, quero muito poder conferir este livro!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Maah
    Eu li outro livro da autora e gostei bastante e sempre quis conhecer esse por causa do título, mas nunca comecei e como não via resenhas, achei que fosse ruim. Vejo que estou totalmente enganada! Agora quero conhecer mais essa história.
    Beijo
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  3. O livro já me prendeu pelo título e pela capa!!
    Difícil ver histórias onde o autor se aprofundar em personagens que deveriam ser considerados coadjuvantes. Se li dois livros assim, foi muito.
    E eu concordo com você sobre a opinião dos amigos da Kate e sobre ela também. Não se deve casar com alguém só por casar.
    E com esse título, ver que a protagonista não vive em função do amor é bem interessante rsrs
    Adorei a resenha e fiquei bastante interessada no livro.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Olá Mah!
    Ainda não tinha lido nd sobre o livro, conheci agora, aqui lendo sua resenha, que por sinal, me deixou muito interessada na leitura.
    Vou add nos desejados.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Como não amar este romance e não se divertir já com o título? Ainda não li nada dessa autora, mas achei a proposta do livro uma fofura só e ainda mais que foca na protagonista, excelente dica para se ler depois de algo mais pesado.Eu amo demais este gênero. Com certeza vai para a lista de desejados no Skob.

    ResponderExcluir
  6. Comprei esse livro por 2,00 R$.
    Foi uma leitura agradável, mas não amei.
    Gostei do final, apesar de que estava na cara.
    No geral, é uma leitura que vale a pena e gostei da sua resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá, Mah
    Quando lançou o livro pensei que o enredo se tratava apenas de conseguir homem a todo custo. Sua resenha foi a primeira que li, gostei muito de saber que o livro não foca só na protagonista e nos apresenta outros personagens.
    Quero ter oportunidade para ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Pelo título esperava outra coisa do livro e confesso que achei que seria chato, mas pelo visto parece ser bem legal, gosto quando o autor aprofunda mais em outros personagens tem uns que me conquistam mais até que o próprio protagonista. Legal mostrar mais sobre o trabalho e outras coisas assim a leitura fica mais envolvente.

    ResponderExcluir
  9. Mah!
    Bem interessante ver que as personagens secundárias (algumas) tem seus próprios capítulos, na verdade é bem inédito mesmo para o gênero. Será que não terão livros posteriores com eles?
    Gosto do gênero justamente por ser divertido e hilário e se ainda vem com uma crítica sobre 'as celebridades', é um complemento muito bom.
    Bom final de semana!
    “A moral, propriamente dita, não é a doutrina que nos ensina como sermos felizes, mas como devemos tornar-nos dignos da felicidade.” (Immanuel Kant)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA SETEMBRO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  10. Olá! Não conhecia esse livro, curto muito esse gênero, essa sua resenha me deixou bastante interessada em conferi essa história que parece super divertida.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. O livro tem cara de ser um Clichê com uma pegada de Chick lit bem gostosinho mas realmente não é algo que queira lei no momento e o gênero chick-lit realmente não faz nenhum pouco o meu tipo mas a história Parece ser bem divertida

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.