A geografia de nós dois - Jennifer E. Smith

Lucy mora no vigésimo quarto andar. Owen, no subsolo... E é a meio caminho que ambos se encontram - presos em um elevador, entre dois pisos de um prédio de luxo em Nova York. A cidade está às escuras graças a um blecaute. E entre sorvetes derretidos, caos no trânsito, estrelas e confissões, eles descobrem muitas coisas em comum. Mas logo a geografia os separa. E somos convidados a refletir... Onde mora o amor? E pode esse sentimento resistir à distância? Em A Geografia de Nós Dois, Jennifer E. Smith cria tramas cheias de experiências, filosofia e verdade. (Skoob)
SMITH, Jennifer E. A geografia de nós dois. Galera Record, 2016. 272 p.


"No primeiro dia de setembro, o mundo ficou escuro."

Um blecaute acontece. Nova York apaga-se. Dois jovens ficam preso num elevador. O amor acontece. (Ah, o amor!)

Lucy e Owen são duas pessoas diferentes trancadas dentro de um cubículo por poucos minutos, menos de uma hora, mas a ligação daquele momento foi maior do que sentiram a vida toda. Depois que são resgatados, eles passam o resto da noite sozinhos juntos, subindo e descendo escadas, tomando sorvetes derretidos, discutindo sobre cartões postas e "queria que você estivesse aqui", e sobre onde realmente queriam estar.

Mas é uma noite, apenas uma noite - e sol nasce, a energia volta e eles se veem jogados para direções opostas, sem esperança de voltarem a se chocarem alguma vez, novamente, quem sabe.

"Se traçassem um mapa dos dois, de onde tinham começado e de onde terminariam, as linhas seguiriam para longe uma da outra como ímãs de polos opostos. (...) O mapa era o mesmo que uma porta prestes a se fechar. E a geografia da situação - a geografia dos dois - estava completa e irremediavelmente errada."

Meu primeiro pensamento ao estar lendo era que seria Lucy e Owen no elevador escuro e... Uma história meio que A probabilidade estatística do amor à primeira vista da mesma autora, onde eles se conhecem em pouco tempo mais do que conseguiriam se tivesse muito tempo, dizendo coisas a um estranho que nunca diria a um melhor amigo, protegidos pela certeza que nunca terão essa oportunidade de novo. Não é isso que acontece.

A geografia de nós dois é o que título diz, é sobre o espaço, a geografia, entre eles. Lucy acaba se mudando para Algum Lugar e Owen se ver numa viagem pelo país a procura de Qualquer Lugar. Numa piada e num desejo de manterem contatos, eles ficam mandando cartões postais, mas... não funciona. O momento esfria, vira uma lembrança borrada, a alegria parece um sonho distante e perdido e eles param de se falar.

Mesmo que não queiram. Mesmo que ainda pensem um no outro. As coisas são como são.

Ou talvez não.

"Quanto tempo se pode de fato esperar que uma única noite dure? Até que ponto se pode esticar um conjunto tão pequeno de minutos? Ele era apenas um garoto em um terraço. Ela era apenas uma garota em um elevador. Talvez tenha sido o fim."

É linda a forma como a autora terminava um capítulo e continuava o outro, como eles se completavam, como se diferenciavam. Lucy e Owen são pessoas diferentes, pessoas que nunca teriam conversado se não fosse pela escuridão do elevador, mas eles conversaram e uma conversa bastou - eles não se apaixonaram, mas uma conversa foi o suficiente para que a perspectiva de algo mais, quem sabe, no futuro, acontecer. E isso é lindo.

Leiam. Simples assim. Esse livro difere de A probabilidade estatística do amor à primeira vista, mas te prende tanto quanto. A narração da autora em terceira pessoa, alternando entre os protagonistas, é encantadora; e ela retratou um romance juvenil à distância com todos os problemas que merecem ser discutidos sem drama desnecessário (autores adoram dramas desnecessário), e você se identifica-se com ambos, concorda com os dois, e não irá acreditar em amor à primeira vista (se for eu, não, nada contra quem acredita), mas acreditará como algumas coisas são como são, apesar de nada ser como é... Do que eu estou falando?

"Talvez nunca estivessem destinados a mais que uma única noite. Afinal, nem tudo pode durar. Nem tudo deve ter algum significado."
Yuki Kurohime
Yuki Kurohime

13 comentários:

  1. Ah o amor e sua total falta de explicação!
    Pode ser que aconteça numa fila de cinema ou num elevador sem energia. Mas e a partir daí? O que acontece?
    O amor resiste a distância? O amor é amor de fato?
    Pelo que li acima, este pequeno livro aborda tudo isso e um pouquinho de suspiros mais!
    Com certeza, vai para a lista de desejados.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Ah, gente, que resenha linda!
    Vou até colocar esse livro na lista.
    Só li As probabilidades... e gostei bastante, acho muito legal a maneira como a autora cria as histórias.
    E esse parece ser uma história linda.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Bela, tudo bem?
    Já tenho esse livro na lista de desejados, pois amo romance e livros com essa temática de amor a distância ainda não tive a oportunidade de ler, sempre leio resenhas positivas assim como a sua sobre o livro e confesso que ainda não tive a oportunidade de ler nada da autora =)

    ResponderExcluir
  4. Bela!
    Não li o livro anterior, mas gostei tanto da premissa desse, onde dois estranhos se encontram durante um blackout e mesmo com grandes diferenças, sentem-se atraídos e deixam em aberto a possibilidade de no futuro se encontrarem.
    Deve ser lindo!
    Desejo um mês abençoado e uma semaninha de luz e paz!
    “A gratidão é o único tesouro dos humildes.” (William Shakespeare)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA OUTUBRO - 5 GANHADORES –
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  5. Oi Bela!
    Ainda não li livros da autora, só acompanhei resenhas lindas como a sua, e pelo visto, a leitura de ambos vale mto a pena... parece ser linda.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Achei interessante que se não fosse por terem ficados presos no elevador, nem sequer teriam se conhecido ou falado, como as coisas acontecem quando menos esperamos. Parece ser uma historia que envolve e deixa o leitor torcendo pelos dois, mesmo que não se sabe ao certo se vão se encontrar novamente.

    ResponderExcluir
  7. Olá, esse livro já está na minha lista de leitura faz tempo, pois li A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista e gostei muito da escrita desse autor, cada resenha que vejo dele me deixa ainda mais curiosa em conferi essa história.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Já sou uma "adulta" de 21 anos né kk mas, apesar de ser um livro jovem, tenho certeza que irei me identificar com as situações, o que vai trazer boas lembranças haha
    Ah, e a capa desse livro é linda, rs

    ResponderExcluir
  9. Olá Bela,
    Acho relacionamento a distância tão bonito, vivo um pouco disso, e sei como é difícil, mas ao mesmo tempo, prazeroso. Sobre o encontro do casal, tão inesperado, tão real, afinal, o amor nasce exatamente onde não esperamos não é...
    Só pela resenha dá para perceber que a autora de fato montou uma linda história, já tenho o livro nos desejados, e quero ler em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. O título desse livro me chama muito a atenção, por se diferente de qualquer outro livro que conheço. A història é interessante por tratar da distância, algo que nem todos lidam com facilidade. Quero muito ler esse livro e saber como termina a história desse casal.

    ResponderExcluir
  11. Eu também não acredito em amor a primeira vista, mas é bom sabermos que isso funciona nos livros e como funciona! Não leria o livro a principio (a história é encantadora, mas não é o que eu estou buscando no momento), não conhecia a autora, mas é sempre bom saber!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Bela
    A capa desse livro é linda.
    Acredito em amor a primeira vista, tive/tenho um amor assim, apesar do nosso relacionamento não ter dado certo ainda amo ele.
    Não li nada da autora, mas quero muito o enredo parece um amorzinho.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Não sei se já li algum livro desta autora, também não consegui me interessar pela premissa do livro, fiquei meio que em cima do muro apesar de romance ser o meu gênero preferido.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.