A Duquesa Feia - Eloisa James

Sinopse: Baseado na história O Patinho Feio, esse é o terceiro volume da série Contos de Fadas.
Como ela ousa achar que ele a ama, quando Londres inteira a chama de Duquesa Feia?
Theodora Saxby é a última mulher com quem se poderia esperar que o lindo James Ryburn, herdeiro do ducado de Ashbrook, se casasse. Mas depois de um pedido romântico feito na frente do próprio príncipe, até a realista Theo se convence de que o futuro duque está apaixonado.
Ainda assim, os tablóides dizem que a união não durará mais do que seis meses.
Em seu íntimo, Theo acredita que os dois ficarão juntos para sempre… até que ela descobre que o que James desejava não era seu amor, mas seu dote.
E a sociedade, que primeiro se chocou com seu casamento, se escandaliza com sua separação.
Agora James precisará enfrentar a batalha de sua vida para convencer Theo que ele amava a patinha feia antes que ela se transformasse em cisne. E Theo logo descobrirá que, para um homem com alma de pirata, vale tudo no amor – e na guerra.

Livro recebido em parceria com a Editora
JAMES, Eloisa. A Duquesa Feia. Contos de Fadas #3. Editora Arqueiro, 2018. 272 p.


Por diversas vezes senti que os romances de época estavam entrando na linha da mesmice e, por essa razão, quase pensei em não ler mais livros do gênero. É estranho, ainda mais quando romances nesse estilo sempre me divertiram e foram uma fonte de leituras descontraídas e descompromissadas. Só que esses livros não estavam mais conseguindo me prender e as leituras estavam se tornando um tanto arrastadas. Por isso, comecei A Duquesa Feia meio reticente, já pensando que seria mais uma decepção que me faria largar de vez os romances de época. Sorte a minha estar enganada, não?

O livro conta a história de Theo e de James, que cresceram quase como irmãos, mas que perceberam estar apaixonados. O único problema é que James só se declarou para Theo por uma imposição de seu pai e as palavras de amor nem eram verdadeiras até ele proferi-las e perceber que, na verdade, eram. Por isso, o que parecia um belo conto de fadas acaba logo depois da noite de núpcias, quando Theo descobre a imposição do Duque a James. Theo manda James embora para sempre e decide refazer sozinha o patrimônio que o Duque dilapidou.

"Nas semanas e nos anos seguintes, quando olhasse para trás, ela identificaria aquele instante como o momento exato em que seu coração se partiu em dois. O momento que separou Daisy de Theo, o tempo Antes e o tempo Depois."

Como todo romance de época, a trama não traz grandes inovações e é bastante previsível, mas tem algo na escrita de Eloisa James que envolve e faz querer saber o que acontece em seguida. Os capítulos não são muito longos, o que dá velocidade à leitura, e intercalam entre os pontos de vista dos dois protagonistas. Devo confessar que aconteceram algumas coisas um tanto quanto inesperadas nessa história - como piratas e tudo o mais -, mas exatamente por essa inovação a história saiu da mesmice e conseguiu me fisgar.

A protagonista, Theo, é uma mulher forte e determinada. Tanto que, quando foi magoada, ela não teve medo de mandar todo mundo embora e enfrentar sozinha as dificuldades de cuidar de um ducado - e fez isso muito bem. Eu a adorei por ser fora dos padrões, por ser imprevisível e irônica, por erguer a cabeça e seguir em frente, sem perder sua leveza.

"Os dias haviam sido longos, por vezes preenchidos com aventuras violentas, mas de algum modo os anos tinham sido curtos."

Claro que não gostei de algumas coisas no livro, como a ausência de James e sua falta de coragem de lutar por Theo de início. Mas, ao mesmo, tempo, senti que isso foi necessário, para que os personagens pudessem crescer e se tornar a melhor versão de si mesmos. O reencontro foi a parte mais divertida do livro, e ela não teria acontecido se a parte "ruim" não tivesse ocorrido.

Embora o romance entre os dois aconteça de forma rápida, Eloisa James conseguiu construí-lo de um modo factível. Percebi-me completamente envolvida com o casal, torcendo por eles, e eles têm uma química incrível.

Li o livro em três noites - o que é muito, considerando que estava em uma semana intensa de estudo, em que não conseguia dar atenção para quase nada além de leis e livros de Direito. Mas a trama é tão fluida, divertida e envolvente, que nem vi a história passar, e fiquei querendo mais.


Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

9 comentários:

  1. Eloisa tem sido imensamente feliz neste série de contos de fadas e a cada livro lançado, a autora consegue se superar!
    Tenho acompanhado desde o primeiro livro e não vejo a hora de poder começar a ler todos!
    Amo um bom romance de época e se isto for misturado a conto de fadas? Melhor ainda!!!
    As capas desta série são belíssimas.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Adoro esse tipo de livro e esses dela me chamam atenção pela coisa dos contos, as histórias inspiradas. Adoro! E parece que ela tem uma escrita tão gostosa. Mesmo não inovando tanto parece prender bem na hora de ler. Personagem feminina forte e fora dos padrões é ótimo. Essa tem uma força de vontade e tanto mesmo, pra conseguir se virar numa situação dessas. Alguns detalhes que já vi falando me deixaram pé atrás com o cara, mas aí só lendo pra ver o que acho dele depois. No geral parece estar bem legal e quero ler ^^

    ResponderExcluir
  3. Tão bom quando um livro nos surpreende!
    Eu não tenho muito contato com romance de época, mas por tudo que leio sobre é fácil imaginar que todos tem um padrão.
    Mas esse por ser uma releitura poderia ser diferente, né?
    Eu gosto de releituras, mas não sinto interesse nessa série. Parece que falta algo para ser mais cativante.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá Ju! É tão bom quando um livro nos surpreende, amo romance de época, estou doida pra começa a ler essa série, já tenho os dois primeiros livro, cada resenha que vejo me deixa ainda mais curiosa em conferi isso tudo que dizem.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu não costumo ler romances de época mas confesso que essa série está na minha lista de futuras leituras, por ser recriações de contos de fadas, eu sou muito curiosa..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Confesso que estava desanimada no começo da resenha por ser um livro previsível e que não teria nada demais, mas achei legal a autora ter colocado piratas deve ter dado uma boa animada na trama. Adorei que o casal combina tem química, se não fica tão artificial e sem graça, ainda bem que a leitura entretêm e faz o leitor ler rápido.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ju
    Não leio romances de época por ter muitos livros por série, mas esses baseados em contos de fadas me chama muito atenção.
    Li algumas resenhas dos livros e tenho gostado bastante, mesmo com tudo o que acontece Theo e James parece ser um casal perfeito.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Amo as resenhas desse livro, a història me fascina. Gosto da escrita da autora, acho bem tranquila a leitura e fàcil de entender.

    ResponderExcluir
  9. Eu adorei esse livro e para mim foi um dos melhores da série perdendo apenas para o livro A Torre do amor eu gostei de como autora trabalhou a questão da Beleza nesse livro e adaptação do clássico infantil ficou simplesmente incrível

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.