Se não eu, quem vai fazer você feliz? - Graziela Gonçalves

Sinopse: Um dos maiores ícones do rock nacional, Alexandre Magno Abrão, o Chorão, conquistou o Brasil sobretudo pela sua entrega na hora de compor e cantar. Essa mesma intensidade marcou a história de amor ímpar vivida com Graziela Gonçalves, que conta neste livro como o relacionamento de quase vinte anos dos dois a transformou para sempre.
Ela conheceu o cantor antes de sua banda estourar e se tornar uma das mais populares do país. Com suas ideias e seu apoio, Grazi teve participação importante na construção do sucesso do Charlie Brown Jr. Foi a grande musa de Chorão, que escreveu inúmeras letras inspirado nela. Como companheira de Alexandre, passou com ele os melhores e os piores momentos, e o ajudou a enfrentar a dependência química, que o levou, tragicamente, à morte em 2013.
"Se não eu, quem vai fazer você feliz?" não vai tocar apenas os fãs de Chorão. Mesmo sem conhecer sua música, é impossível não se emocionar com a força desse amor que sobreviveu à fama, às crises e até à morte — e que é homenageado neste livro. (Skoob)

Livro recebido como cortesia da Editora.
GONÇALVES, Graziela. Se não eu, quem vai fazer você feliz?, Editora Paralela, 2018. 264 p.


Charlie Brown Jr. foi uma banda muito presente na minha vida, principalmente na adolescência. Numa época onde internet era para poucos, o rádio e a TV eram as opções mais viáveis para conhecer novas bandas e Charlie Brown Jr. sempre estava nas paradas de sucesso das rádios e TV, além de tocar diariamente na abertura da novela Malhação. Todo mundo conhecia, todo mundo cantava.

Nesse livro, temos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre essa banda incrível, mas que infelizmente teve um final trágico. Grazi Gonçalves, viúva do vocalista e compositor Chorão, nos conta como foi o começo de tudo. Sua participação foi intensa e fundamental para o sucesso da banda; Ela sempre acreditou no potencial de todos os integrantes e não mediu esforços para ajudá-los a conquistar seu espaço no cenário musical. Além disso, ela foi a grande musa inspiradora do Chorão, que compôs várias músicas que se tornaram grandes sucessos e são muito bem lembradas até hoje. Grazi também conta muita coisa sobre seu relacionamento com o Chorão, com todas suas fases boas e ruins, foram quase vinte anos juntos e durante a leitura é possível sentir que o amor dos dois era uma coisa muito real, que mesmo com os altos e baixos, permanecia vivo. 

Achei muito legal a forma como ela expôs os fatos, iniciando quando ainda era uma criança e seguindo, até a morte do Chorão, em 2013. Ela explica como se conheceram, como foi o primeiro encontro e todas essas coisas boas de casal. Em certos momentos me peguei pensando que o livro podia muito bem se tratar de uma ficção, onde almas gêmeas se encontram, mas aí voltava para o mundo real e ficava ainda mais feliz, por saber que os dois viveram tudo aquilo. Grazi nos presenteia com histórias cheias de significado, onde cita algumas músicas, contando um pouquinho dos motivos de terem sido escritas. Durante a leitura fui ouvindo as músicas junto, foi uma experiência muito boa.

A edição possui algumas fotos, que complementaram bem a obra, mas tem uma coisa que sempre me incomoda quando o livro tem imagens: a foto fica numa página aleatória e geralmente divide as frases que antecedem as fotos, então quebra o ritmo da leitura, por ter que passar para a página seguinte e terminar o parágrafo e ter que voltar depois para olhar melhor para a foto. Para muitos isso pode não ser problema, mas eu realmente não gosto. De resto, está tudo muito bonito, a editora, junto com a autora, criaram uma bela homenagem para esse ícone que foi o Chorão.



Foi importante contar sua versão dos fatos, pois como ela mesmo escreveu, muita gente a criticou quando o Chorão morreu, a acusou de várias coisas sem fundamento, quando na verdade ela estava sofrendo por perder seu grande amor. É impressionante ver a falta de empatia das pessoas, num momento tão delicado, julgando alguém que suportou tudo ao lado de uma pessoa e ainda assim, o perdeu para o vício, e quando mais precisou de apoio, acabou sendo acusada por algo que não fez.

"As pessoas podem sim ter uma depressão ou uma síndrome do pânico, ninguém é super-homem. A gente vive num mundo de muitas exigências, não há ser humano que consiga lidar com tanta coisa e sair ileso.A vida é complicada, a nossa caminhada tem coisas incríveis, mas também tem dificuldades, desafios e perdas.Temos de aprender o que realmente nos faz felizes e parar de engolir padrões que acabam nos colocando dentro de caixas e nos sufocando."

Me emocionei muito com a história, principalmente no final, onde o vício do Chorão estava tornando a relação insustentável. Aparentemente o consumo de drogas havia aumentando consideravelmente nesse período, já que isso quase não foi citado durante todo o livro. Creio que a Grazi fez tudo o que pôde e mais um pouco por ele, mas ele estava doente e não achava que precisava de ajuda ou não conseguia pedir. É triste pensar que o Chorão conseguiu tirar várias pessoas da depressão com sua música, mas infelizmente não conseguiu fazer isso por si mesmo. Esse é um livro que recomendo para os fãs da banda, é um presente, que deve ser guardado com muito carinho.


Thuanne Hannah
Thuanne Hannah

7 comentários:

  1. Nossa, já faz tanto tempo assim que ele morreu? =(
    Gente, os anos passam e a gente nem vê. Lembro quando saiu a noticia, a tristeza que foi pelo que aconteceu, pessoas relembrando as musicas, aquele filme que passa na cabeça pelas musicas que ouvia na adolescência né...ah foi uma tristeza só.
    É bem legal ter esse livro pra quem é fã ou quer ver algo mais da vida dele. E contado pela mulher não poderia ser mais interessante e forte. Parece falar bastante do relacionamento dos dois e a gente pode ver que a perda foi grande pra ela também. É um bom livro pelo jeito.

    ResponderExcluir
  2. Considero Charlie Brown uma das melhores bandas que já tivemos, as músicas são maravilhosas e os caras tinham talento. Foi muito triste esse fim...
    Me surpreendi ao saber do conteúdo, pensei que seria apenas uma história de amor; é muito legal saber que ela inclui toda a trajetória da banda. Agora até fiquei com vontade de ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. O tempo é implacável! E a dureza da vida,idem!
    Mesmo que não fosse assim, uma fã número 1 da banda, tinham muitas canções que adorava e se brincar, ouço até hoje!
    Por isso, quando este livro foi lançado, já o quis demais.
    Por trazer essa versão da história do vocalista, vivida assim tão de perto, por quem estava ali, sofrendo e se alegrando junto!
    O livro já está na lista de desejados e espero conferir ele o quanto antes!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Olá! Gostava muito dessa banda Charlie Brown Jr., desde da primeira vez que vi o lançamento desse livro já fiquei bastante interessada e agora depois dessa resenha, fiquei ainda mais curiosa em conferi toda a história.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi, Thuanne
    Nossa quem não conhece Charlie Brown Jr., foi um estouro por vários anos, com músicas tema de novelas e alguns personagens.
    Cantei e canto algumas músicas deles até hoje.
    Quero muito ler para saber mais sobre o Chorão e sua musa inspiradora, o amor deles é eterno. Foi uma pena como você mesma disse ele não conseguir pedir a ajuda de que precisava para continuar. Mas a esposa ficou com ele e o ajudou no máximo que ela pode. Quero muito ler esse livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. É fez muito sucesso a banda, uma pena o que aconteceu. É interessante saber sobre a vida do ídolo, para quem é fã, ainda mais por alguém que esteve muito próximo a ele, é bom também saber sobre a versão da esposa, ainda mais que ela foi criticada. Deve ser uma historia que mexe com as emoções do leitor e o faz relembrar das músicas.

    ResponderExcluir
  7. Gente do céu eu já tinha visto divulgação desse livro em várias mídias sociais mas não sabia que era a biografia da esposa do Chorão do Charlie Brown Junior Não ajuda de qualquer forma mesmo a proposta do livro sendo interessante eu não sou muito de ler biografias

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.