Serafina e a Capa Preta - Robert Beatty

Sinopse: Serafina nunca teve motivos para desobedecer ao seu pai e se aventurar além da Mansão Biltmore. Há espaço de sobra para ser explorado naquela casa imensa, embora ela precise tomar cuidado para jamais ser vista. Nenhum dos ricaços lá de cima sabe da existência de Serafina; ela e o pai, o responsável pela manutenção das máquinas, moram secretamente no porão desde que a garota se entende por gente. Mas quando as crianças da propriedade começam a desaparecer, somente Serafina sabe quem é o culpado: um homem aterrorizante, vestido com uma capa preta, que espreita pelos corredores de Biltmore à noite. Após ela própria ter conseguido – depois de uma incrível disputa de habilidades – escapar do vilão, Serafina arriscará tudo ao unir forças com Braeden Vanderbilt, o jovem sobrinho dos donos de Biltmore. Braeden e Serafina deverão descobrir a verdadeira identidade do Homem da Capa Preta antes que todas as crianças... A busca de Serafina a levará ao interior da mesma floresta que tanto aprendeu a temer. Lá, descobrirá um esquecido legado de magia, que tem relação com a sua própria origem. Para salvar as crianças, Serafina deverá procurar as respostas que solucionarão o quebra-cabeça do seu passado. (Skoob)

Livro recebido em parceria com a Editora.
BEATTY, Robert. Serafina e a Capa Preta. Serafina #1. Editora Valentina, 2018. 240 p.


Sabe aquele tipo de livro que você começa sem esperar muita coisa, mas acaba com um sorriso no rosto porque ele conseguiu te cativar? Serafina e a Capa Preta é esse tipo de livro. Embora o enredo não seja realmente impressionante, tive a sensação de que estava assistindo a um daqueles episódios gostosos de Scooby Doo, em que o grande vilão é descoberto no final e tudo fica bem. Essa sensação de infância e de esperança me envolveu completamente e se tem um livro fofinho que quero indicar, com certeza é esse.

Serafina é uma menina da noite, pois este é o momento em que pode andar com mais liberdade pela mansão em que mora, sem ser vista. Ela e seu pai moram no porão da casa, mas os proprietários não sabem disso. A menina observa tudo e vê todas as crianças se divertirem, dançarem e se vestirem como ela nunca se vestiu, mas o que ela mais queria disso tudo era poder ter um amigo que se importasse com ela. Quando as crianças começam a desaparecer, Serafina é a única testemunha do que está acontecendo, ela sabe que precisa ajudar.

"Estavam no meio da madrugada agora, e ela sabia que deveria dormir, mas não se sentia cansada. O dia não a havia deixado exausta, mas sim agitada. De repente, o mundo inteiro estava diferente do que fora no dia anterior. Ela nunca se sentira tão viva na vida."


A história de Serafina vai muito além do que a sinopse pode sugerir. Em primeiro lugar, porque a menina não é uma garota "comum" e, embora o leitor saiba isso desde o começo, não entende o porquê. O autor insere elementos fantásticos em aspectos bastante incomuns, já que ninguém tem super poderes ou algo assim, e, por mais contraditório que isso possa parecer, é essa característica que dá um toque mais realista ao enredo.

Isso acontece porque não é a magia que realmente interessa ou que faz a diferença no livro. O que conquista na trama é sentir empatia pelos personagens, por suas dificuldades e inseguranças. E é lindo ver a forma como se relacionam - a amizade, a lealdade, o amor e a coragem - até mesmo de Gideão, o cachorro que ajudou muito Serafina e Braeden.

Também, ao mesmo tempo em que o livro tem um clima leve, por ser mais infantil, também tem um toque bem sombrio, cheio de mistérios e poderes malignos espreitando por entre as sombras. O enredo traz diversas mensagens importantes que podem ser utilizadas como ensinamentos para as crianças, desde a necessidade de tratar bem a todas as pessoas até a não confiar inteiramente em quem pouco se conhece simplesmente porque parecem ser pessoas boas. A maldade pode estar em qualquer lugar, afinal de contas.

Fico pensando que se eu, como adulta, gostei tanto do livro por ser recheado de mistérios, aventuras e mensagens positivas, imagino como não seria a leitura para uma criança. Tenho a impressão de que Serafina e a Capa Preta é aquele tipo de livro para todas as idades, e ainda tem uma arte maravilhosa, cheia de referências, que tornam a obra ainda mais completa.


Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

9 comentários:

  1. Que resenha linda; conseguiu despertar o meu interesse.
    Já vi esse livro diversas vezes e já li várias resenhas, mas essa fez a diferença.
    A mensagem que o livro passa me chama atenção.
    Parece que é uma série, né?

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Esse livro está nos meus favoritos. Adoro protagonistas jovens e estou muito curiosa para ler essa história.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Este livro está na minha listinha de desejados tem um bom tempo. Por ter amado Coraline, quando li a resenha deste livro pela primeira vez, dei aquela achada básica que os dois enredos eram muito parecidos.
    Sei que não são..rs mas é coisa da minha cabeça mesmo!
    Mesmo assim, Serafina é tão especial quanto Coraline e eu quero muito conhecer todos os segredos deste porão!!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Adoro esses livros que a gente não dá nada e então acaba adorando. Isso é o melhor da leitura. Se surpreender. Mesmo sem ter aquela história tão mirabolante ela parece ser fofa mesmo, gostosa de acompanhar pela empatia que os personagens causam. A magia e estranheza, a aventura. Achei bem legal a ideia da história, os dilemas dessa garota e o jeito fácil e rápido de ler. Uma boa dica pra quem procura uma leitura mais fácil e rapidinha.

    ResponderExcluir
  5. Desde que vi esse livro fiquei interessada, devido esse mistério (que adoro), das crianças desaparecidas que me deixou intrigada e por envolver crianças, gosto muito de historias com elas, além de ficarem divertida, mexe muito comigo, dá uma angustia vê-las sofrendo e sem falar que são muito inteligentes e espertas, assim como a protagonista que deve resolver essa situação.

    ResponderExcluir
  6. Olá Ju! Desde a primeira vez que bati o olho nessa capa, já fiquei bastante interessada nesse livro, essa é a primeira resenha que leio dele e agora fiquei ainda mais ansiosa em conferi essa história, curto muito mistérios, aventuras e mensagens positivas, preciso desse livro pra ontem.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ju
    Este livro esta entre os meus mais desejados do momento.
    Li algumas resenhas, mas a sua me encantou mais do que as outras por remeter a infância, uma época muito feliz.
    Adoro livros que a solução aparece no final, que te prende até a ultima folha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu também tive a mesma sensação quando li esse livro não tinha muitas expectativas e acabou me surpreendendo muito bem aquela Vai bem gostosinha de suspense igual a do scooby-doo mesmo

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.