Os Números do Amor - Helen Hoang

Um romance que prova que o amor muitas vezes supera a lógica. Já passou da hora de Stella se casar e constituir família — pelo menos é isso que sua mãe acha. Mas se relacionar com o sexo oposto não é nada fácil para ela: talentosa e bem-sucedida, a econometrista é portadora de Asperger, um transtorno do espectro autista caracterizado por dificuldades nas relações sociais. Se para ela a análise de dados é uma tarefa simples, lidar com os embaraços que uma interação cara a cara podem trazer parece uma missão impossível. Diante desse impasse, Stella bola um plano bem inusitado: contratar um acompanhante para ensiná-la a ser uma boa namorada. Enfrentando uma pilha cada vez maior de contas, Michael Phan usa seu charme e sua aparência para conseguir um dinheiro extra. O acompanhante de luxo tem uma regra que segue à risca: nada de clientes reincidentes. Mas ele se rende à tentação de quebrá-la quando Stella entra em sua vida com uma proposta nada convencional. Quanto mais tempo passam juntos, mais Michael se encanta com a mente brilhante de Stella. E ela, pela primeira vez, vai se sentir impelida a sair de sua zona de conforto para descobrir a equação do amor. (Skoob)

Livro recebido como cortesia da Editora.
HOANG, Helen. Os Números do Amor. Paralela, 2018. 280 p.


O que me chamou atenção sobre Os Números do Amor é que se trata de um livro de romance, em que a protagonista é uma mulher com Asperger, que seria o espectro do autista, uma forma mais leve dele. É difícil encontrar livros que apresentem uma diversidade nos personagens, não se tratando apenas de gêneros/sexualidade, que felizmente está tendo um grande mercado atualmente. Eu sabia que não seria 100% fiel, não seria tão bom quanto ler algo cientifico para entender sobre o tema, porque a autora provavelmente, com quase toda certeza, pesquisou bastante para saber do que falava... adivinhe minha surpresa ao ler na orelha do livro antes que a própria autora tem Asperger? Quem melhor que a própria para descrever uma personagem com essa característica?

Stella tem Asperger. Ela tem trinta anos, trabalha como econometrista, uma área da economia que analisa dados e desenvolve programas de compras, e tem dificuldades para se relacionar. É justamente por esse último e por sua mãe cobrando netos e um genro, que Stella decide contratar alguém para ensiná-la. E quem melhor do que um acompanhante de luxo para isso?

"Ela tinha uma síndrome, mas a síndrome não era aquilo que a definia. Ela era Stella. Um indivíduo único."

Tenho que confessar que quando li acompanhante de luxo, não havia caído a ficha de que era realmente um acompanhante de luxo, aqueles que você paga em troca de sexo. Ao perceber isso, a primeira coisa que veio na mente foi aquele casal numa novela das nove da globo, em que o cara era médico e a garota tinha autismo, e por um momento, tenho vergonha de admitir, veio aqueles conceitos preconcebidos (preconceito) que temos, embora tentamos tanto não, quase de forma reflexa, porque somos condicionados a pensar assim: será que não vai haver um aproveitamento? Até que li a história e tudo caiu, sobrando apenas conhecimento.

Stella é uma garota crescida com Asperg. Ela sabe se cuidar sozinha, sabe se defender, tem até uma arma de choque rosa na bolsa. Ela só não gosta de luzes, gostos e cheiros fortes, de surpresas, que sua rotina seja quebrada, não sabe conversar sem parecer mal educada às vezes, porque é muito sincera e não percebe o clima... eu me reconheço em alguns desses aspectos, sinceramente. Me sinto até hipocondríaca, ainda mais ao ler que a autora Helen Hoang só foi diagnosticada aos 34 anos.

E Michael, o acompanhante de luxo, é um fofo. E fez um ótimo trabalho em desconstruir o que imaginei. Em relação ao fundo do romance, algo além dos protagonistas, a família dele que construiu o ponto central, devido aos problemas que enfrentam. É a primeira vez que fui apresentada a cultura vietnamita e foi maravilhoso, único; quero mais! 

"O amor era uma prisão. Uma coisa que enjaulava e cortava suas asas. Empurrava a pessoa para baixo, forçava-a ir a lugares onde não queria estar - como aquele clube, que claramente não era seu lugar."

O livro parece ser muito fofinho e é, fui conquistada por essa capa, mas não se engane, há S-E-X-O. Me deu até um momento de choque, quase traição, ao ver conteúdo adulto na parte de trás do livro. Se tiver algum desconforto por isso, talvez não seja o melhor para você, porque há muitos momentos calientes. Foi um pouquinho a mais do que eu preferiria, sinceramente. Em algumas cenas, você ver o quanto esse momento era importante para o desenvolvimento da história e dos personagens, e em nenhuma situação pareceu algo forçado, embora ela devesse ter diminuído um pouco.

Enfim, as aparências enganam e diversos padrões são quebrados, como aqueles que dizem que as mulheres devem ser mais jovens do que os homens e receber menos. Os Números do Amor não se contenta com isso. Helen Hoang queria justamente fazer uma versão de Uma Linda Mulher com os gêneros dos personagens trocados. Gostaria de destacar que vai haver uma continuação para 2019, embora eu não saiba quem serão os protagonistas.


Yuki Kurohime
Yuki Kurohime

7 comentários:

  1. Mas nossa, esse livro tem de tudo e bem diferente do que esperava! Adoro quando um autor fala sobre algo que sabe e ter Asperg na história é algo interessante pra desconstruir umas ideias sobre o assunto e saber um pouco mais. Mas fiquei bem surpresa com um acompanhante de luxo. Tirou toda a ideia clichê que tinha disso, até por ser um homem. Nossa, mas o livro surpreende em tudo. Não tinha visto tanto dele e já adorei as coisas que falou. Até ter conteúdo adulto, não sabia disso. Se fosse ler seria no chute e nem esperaria por isso. Mas confesso que gostei bastante. O que pesa agora é ter continuação. Gosto de ler livros de continuação com todos já lançados, pra poder me jogar na história. Não sei se faço isso mesmo, mas deu curiosidade pra ler esse agora.

    ResponderExcluir
  2. Aah, desejo esse livro!
    Acho que é uma história bem original, e também fiquei chocada por ter sexo... parece muito fofo mesmo. E é legal porque nos surpreende.
    Gostei muito da sua resenha, espero gostar da leitura.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Namoro este livro desde que a primeira resenha dele! Primeiro por trazer esse lance da doença, que ainda é pouquíssimo explorado e parece ter sido mostrado com uma delicadeza enorme na história.
    E segundo por trazer a vida como ela é.rs principalmente no lance do sexo. Apesar de cá entre nós, será que realmente precisava disso num enredo que só queria demonstrar o amor superando barreiras?
    Não sei, de fato!
    Mas quero ler!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Olá! Nossa já queria esse livro só pela capa, agora então depois de ler sua resenha preciso dele pra ontem, fiquei mega curiosa, numa li um romance em a personagem tem Asperger, parece mega emocionante e bem surpreendente.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi, Bela
    Desejo esse livro pela capa que é maravilhosa e depois pela personagem ser autista.
    Fiquei feliz em saber que tem tipo uma continuação preciso mesmo ler esse livro, adoro a trama.
    Esse ano tive alunos com autismo e ainda bem que a literatura esta se adaptando com personagens que tem síndrome.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Não sabia de autista de uma forma leve, só fiquei conhecendo quando vi a resenha desse livro, achei muito interessante que foi abordado na trama, assim da para saber mais como é a vida de uma pessoa que tem. Não sabia que tinha tanto sexo, mas não ligo, desde que tenha conteúdo na historia é o que importa. deve ser divertida essa historia do acompanhante de luxo.

    ResponderExcluir
  7. O que mais me chamou atenção nesse livro foi o fato de como eles abordam a questão da síndrome de Asperger Mas eu não fiquei muito empolgada com a quantidade de sexo presente no livro A História da Verdade é bem divertida e eu fiquei muito empolgada quando eu vi que recentemente anunciaram adaptação para os cinemas

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.