Uma coisa absolutamente fantástica - Hank Green

Em seu aguardado livro de estreia, Hank Green traz a história original e envolvente de uma jovem que se torna uma celebridade sem querer — mas logo se vê no centro de um mistério muito maior do que poderia imaginar. Enquanto volta para casa depois de trabalhar até de madrugada, a jovem April May esbarra numa escultura gigante. Impressionada com sua aparência — uma espécie de robô de três metros de altura —, April chama seu amigo Andy para gravar um vídeo sobre a aparição e postar no YouTube. No dia seguinte, a garota acorda e descobre que há esculturas idênticas em dezenas de cidades pelo mundo, sem que ninguém saiba como foram parar lá. Por ter sido o primeiro registro, o vídeo de April viraliza e ela se vê sob os holofotes da mídia mundial. Agora, April terá de lidar com os impactos da fama em seus relacionamentos, em sua segurança, e em sua própria identidade. Tudo isso enquanto tenta descobrir o que são essas esculturas — e o que querem de nós. Divertida e envolvente, essa história trata de temas muito relevantes nos dias atuais: como lidamos com o medo e o desconhecido e, principalmente, como as redes sociais estão mudando conceitos como fama, retórica e radicalização. (Skoob)

Livro recebido como cortesia da Editora
GREEN, Hank. Uma coisa absolutamente fantástica. Seguinte, 2018. 344 p.


Uma coisa absolutamente fantástica tem um título irônico; ao menos para mim, por falta de uma palavra melhor, porque enquanto lia esse termo mudou de significado, parou de significar algo bom. É uma coisa absolutamente fantástica? Sim! E ainda é, mas não é algo realmente bom, algo que você possa separar nesse dualismo bom e mau, e estou falando de diferentes assuntos: Carls, internet, fama... quem é Carl? É o ponto principal da história.

A primeira pessoa a vê-lo(s), a parar e prestar atenção, foi April May, que encontrou um dos Carl no meio de uma rua de madrugada. Ela iria passar direto sem ligar, ela passou, mas então voltou, olhou-o e ligou para seu amigo Andy, para fazer um vídeo sobre ele, porque Carl (como ela nomeou) era um robô gigante estilo Transformers e aquilo era absolutamente fantástico, e como alguém que admira/trabalha com arte, ela tinha que divulgar aquela obra belíssima. O que April, Andy ou ninguém sabia, era que aquele robô apareceu em diferentes cidades no mundo todo e ninguém pode dizer de onde eles vieram.

Por ser a primeira pessoa a gravar um vídeo, a postá-lo, April vira uma celebridade do dia para noite, a porta-voz dos Carls, chamada em todo canto para ser ouvida e por que não ir? Ela não se importa com tudo isso de fama e famosos e pode muito bem ganhar em cima enquanto a querem. Até que April May se importa demais com tudo isso e sua vida já não é mais a mesma. E o quê e de onde os Carls vieram mesmo?

"Quero que a ideia de April May contrabalance a ideia dos Carls. Se eles são poderosos, vou ser fraca. Se são assustadores, vou ser fofa. Se são extraterrestres, vou ser humana."

Eu quero matar Hank Green. Tipo assim. Só de leve. Só fazê-lo sofrer um pouco. Como ele pode finalizar o livro desse jeito? Eu quero mais! Eu quero mais, eu quero uma continuação, eu quero saber o que vem depois e nem gostei do livro tanto assim. Vai entender. Para mim, ficou faltando um resolução dos problemas e dos mistérios; eu entendi a história que ele quis passar sobre internet e fama e como elas mudam as pessoas sem perceber, mas comigo não cola isso. Se você me apresenta um problema, eu quero a solução, não adianta dizer que não importa, porque se não importasse não estaria lá.

Outra coisa que não gostei foi... bem, April. Antes de mais nada, saiba disso, esteja ciente disso: April May é uma cretina. Eu gostei da história, mas não da protagonista. Foi estranho. Foi a primeira vez que algo assim aconteceu. Eu já encontrei personagens com ações duvidosas que gostei, que penso até o que isso significa de mim, mas... não consegui sentir nenhuma empatia por April. Ela cavou o próprio buraco ciente disso. O estranho é que eu gostei da narração dela, mas não dela como protagonista, agindo, porque, meu Deus, que cretina. Aí, quando eu estava quase gostando dela, quase o finalzinho do livro, foi como se nada tivesse mudado e ela fosse novamente a cretina de sempre.

Mas eu gostei da história. Eu já disse o quanto isso é novo para mim e foi uma coisa absolutamente fantástica?

"(...) só dá para fingir até certo ponto antes de se tornar quem se está fingindo ser."

Eu adoro livros de ficção científica e esse é um deles, que engloba outros gêneros, como mistérios, um pouco de suspense, "o que vai acontecer depois?", com uma pitada de romance no meio, além de te fazer refletir sobre esse tema de mídias e popularidade, que dizemos que não nos importamos, mas vivemos com medo de sermos julgados. Só estou citando por alto esses pontos, porque não quero entregar spoiler, e a construção de tudo é ao decorrer das páginas, é algo que você vai assimilando aos poucos sem ser dito, o que com certeza conta muito, porque nem todos escritores conseguem seguir aquela regra do "mostrar e não dizer" que os perseguem.

Um ponto a mais do autor foi quanto ao fato de April não ser hétero, porque eu não sabia disso ao ler a sinopse e até me pegou de surpresa, porque normalmente está lá. E eu amei isso não estar. Porque a orientação sexual de April não importa para a história, não é o ponto central do livro, não faria diferença significativa se ela fosse hétero ou não, essa é apenas mais uma característica dela. E precisamos de personagens LGBTQIA+ (eu gosto do alfabeto completo) que apenas são diversos em suas sexualidades sem precisar abordar isso, tê-los apresentados como normal, porque isso é, eles são; ter personagens assim é tão importante quanto ter personagens que descobrem e aceitam quem são.

"Somos todos indivíduos, mas o fato de estarmos junto é muito maior. Se isso não for protegido e acalentado, nosso futuro é tenebroso."

Enfim, não leia pensando que está lendo John Green, quer você goste dele ou não, porque são histórias diferentes, com focos diferentes. Eu gostei de Uma coisa absolutamente fantástica e definitivamente leria a continuação, embora eu vá querer bater na April um pouquinho se ela continuar desse jeito. Ou pior. Deus nos livre dela estar pior.


Yuki Kurohime
Yuki Kurohime

7 comentários:

  1. Essa foi minha ultima leitura e confesso que fui esperando muito da voz do irmão dele, daquele estilo, e encontrei algo bem fantástico mesmo por não ser assim. Gostei do mistério e jeito nerd/pop da história. As musicas, tô com uma bendita que não sai mais da cabeça xD
    Mas tá. Vamos lá. A garota. É, a personalidade dela não é das mais fácies. Impulsiva. Rude? Muito egoísta. Mas sabe, até achei interessante isso como contraponto pelo mistério dos robôs. O que a humanidade tem a mostrar, como somos, o que podemos fazer e etc. O jeito não tão certinho dela me agradou por isso. A questão de sexualidade foi o que mais gostei nela, apesar de todas as péssimas atitudes. A brincadeira com rede social, youtube e vício em imagem e no twitter foi ótimo. Achei bem atual e interessante. A crítica por trás disso tudo foi legal. Agora, aquele final foi de deixar com vontade de mais e perguntando se tava faltando página na minha edição. Como ele acaba daquele jeito, né!?! Fiquei com raiva e frustrada e adorando ao mesmo tempo. Ah sei lá, no geral foi um livro que acabei adorando. Mesmo com os defeitinhos, mas acho que esses defeitos foram o que criaram o melhor da história. Esperava outra coisa e me surpreendi.

    ResponderExcluir
  2. Eu acredito que Hank não precisa do nome do irmão para alcançar o sucesso que alcançou! Desde o lançamento deste livro, tudo que li até agora, foi positivo demais e mesmo que talvez ficção científica não tenha sido abordada em sua totalidade, o autor conseguiu colocar uma gama de outros assuntos, que deixaram o enredo até leve,mas mesmo assim,que prende o leitor do início ao fim!!!
    Com certeza, ele já foi para a lista de desejados e espero ter e ler ele o quanto antes.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Estou aqui empolgada com sua reação ao fazer esta leitura; já li algumas resenhas sobre, mas você trouxe mais detalhes e um novo ponto de vista.
    Minha única curiosidade é em relação ao robô, no mais, confesso que não me chama tanta atenção. Não sou fã de ficção científica e nem de mistério.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Não sei se iria gostar dessa leitura, fiquei em dúvida, Por causa da personagem que deve ser bem irritante e não tenho muita paciência com pessoas assim e por não ter tido uma resolução do problema, adoro mistério e esses robôs tem, mas gosto que tudo seja explicado e com um final fechadinho. É interessante abordar as redes sociais, onde as pessoas vivem muito de aparências.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Nossa, essa é a primeira resenha que leio desse livro e me deixou ainda mais curiosa em conferi isso tudo que foi dito aqui, curto muito ficção científica e mistério.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi, Bela
    Quero muito esse livro desde que foi lançado primeiro pela capa amo azul, segundo pela premissa, e depois que fui ver quem era o autor ainda não tinha me ligado no nome.
    Nem precisa ter comparações Hank nos trouxe uma trama diferente do que seu irmão costuma escrever e ele é tão competente quanto John.
    Espero poder ler em breve fazer essa leitura fantástica que nos faz refletir sobre a internet, tecnologia entre outros assuntos. Se envolve suspense, mistério, drama enfim tudo que amo em um livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu não sabia que o autor era irmão do John Green que escreveu a culpa é das estrelas mas quando ler este livro não vai ser pelo fato de serem irmãos já que eu não gostei muito dos livros do John Green mas a proposta desse livro especial conseguiu chamar minha atenção o fato de envolver robôs no romance é realmente bem interessante

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.