Vejo Você no Espaço - Jack Cheng

Sinopse: Alex tem onze anos e adora o espaço sideral, foguetes, sua família e seu cachorro, Carl Sagan - uma homenagem a seu maior herói, o astrônomo autor de Cosmos e Pálido ponto azul. A missão de vida de Alex é enviar seu iPod dourado para o espaço, do mesmo jeito que Sagan (o cientista, não o cachorro) enviou os Discos de Ouro nas sondas Voyager, em 1977, com sons e imagens da Terra, a fim de mostrar aos extraterrestres como é a vida no nosso planeta. Por isso, Alex constrói um foguete. E por isso ele viaja do Colorado ao Novo México, de Las Vegas a Los Angeles, gravando tudo o que acontece pelo caminho. Ele encontra pessoas incríveis, gentis e interessantes, desencava segredos e descobre que, mesmo para um menino com uma mãe complicada e um irmão ausente, família pode significar algo bem maior do que se imagina. Um livro tocante e delicioso sobre aprendermos a discernir realidade e aparências, Vejo Você No Espaço é uma lição de que família também se constrói e de que, com honestidade, força e amor, nos tornamos tão grandes quanto o próprio universo.

Livro recebido em parceria com a Editora.
CHENG, Jack. Vejo Você no Espaço. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2017. 288 p.


Eu simplesmente amo livros narrados por crianças. Tem uma coisa muito tocante na forma como as palavras são dispostas: uma ingenuidade nem um pouco forçada, a leveza da narrativa, mesmo quando há situações muito tristes no enredo. O mundo na cabeça das crianças é relativamente simples e isso realmente me faz pensar se não somos nós, os adultos, que complicamos tanto as coisas. Foram por esses motivos que aproveitei tanto a leitura de Vejo Você no Espaço

Alex é um menininho de 11 anos muito inteligente que vive com sua mãe e seu cachorro Carl Sagan no Colorado. Apesar da pouca idade, ele construiu um foguete sozinho e pretende enviá-lo ao espaço junto com seu iPod Dourado cheio de gravações da Terra, da mesma forma que Sagan - o cientista, não o cachorro - fez em 1977 com seus dois discos de ouro. O que Alex não sabia é que sua jornada seria bem mais comprida e suas descobertas bem maiores. 

Vejo Você no Espaço tem um tom muito nostálgico e eu não sei bem explicar o porquê. Na realidade, acho que foram os vários sentimentos que tive durante a leitura que me deram essa impressão. Por exemplo, em algumas partes eu fiquei muito triste pelo falo de Alex ter sido obrigado a amadurecer tão cedo. Ele praticamente cuida de si e da casa sozinho, pois a mãe dele tem algum transtorno psicológico que, de início, não é identificado. O irmão mais velho, por sua vez, mora há horas de distância. Eu fiquei mais triste ainda porque mesmo sendo muito maduro para os seus 11 anos, Alex não passa de uma criança cheia de sonhos.

Claro que também fiquei muito feliz durante a leitura. Ele conhece várias pessoas da internet que são realmente legais, o que, para mim, tira essa imagem péssima de que todas elas são assassinas perigosas. Alex faz vários amigos durante sua viagem, e aí está o ponto alto do livro: como os amigos conseguem nos ajudar até mesmo nos momentos mais difíceis. Como a narrativa se dá por meio das gravações que o protagonista faz no iPod, a gente consegue ter bem a noção de tudo o que está acontecendo ao redor dele - algo bastante inovador. Então, é como se os amigos de Alex fossem nossos amigos também, e eu amei isso!

O livro é recheado de referências científicas, acredito que as pessoas que conhecem um pouco mais do Carl Sagan e sua jornada achariam esse livro sensacional, assim como eu. Apesar de ser uma história comum, é diferente de tudo o que eu li, principalmente pela narrativa - inclusive, acho que a experiência em audiobook seria maravilhosa, justamente por causa das gravações. Uma história marcante sobre a importância do amor e de estar sempre perto das pessoas que amamos.


Ana Clara Magalhães
Ana Clara Magalhães

7 comentários:

  1. Eu também sou fascinada por enredos onde uma criança narra sua trajetória! Ainda não tinha lido nada a respeito deste livro e por isso, fiquei encantada com o enredo usado!
    A simplicidade e mesmo assim, o ponto da ficção científica(que não curto muito),mas que parece ter sido como um quebra cabeças, precisava estar ali.
    Vai para a lista de desejados.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Tive vontade de ler esse livro mas nao consegui. Também adoro uma narrativa assim, a simplicidade e a visão bonita das coisas quando é uma criança narrando fica lindo de ler. Achei interessante o rumo da história e como é cheia de sentimentos. Isso das amizades que vai fazendo é algo bem legal e ver a força que um amigo acaba tendo na sua vida, o que pode fazer por você e essas coisas, a importância, é outra coisa bem bonita. Tem muito de bom nessa história e acho que adoraria ler.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Eu também amo livros narrados por crianças, parece um história super interessante, essa resenha me deixou mega curiosa, curto muito um trama com referências científicas, preciso desse livro pra ontem.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Livros narrados por crianças são encantadores!
    Conseguiu me deixar curiosa sobre esse livro, apesar que eu não entenderia as referências científicas.
    Mas eu gosto de leituras com esse tom nostálgico, dá uma sensação diferente.
    E a capa é linda!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ana
    Sou fascinada por crianças, penso que por isso me tornei professora de educação infantil.
    As crianças são maravilhosas e tem cada pérolas, esse livro esta na minha lista de desejos. Um livro narrado pela perspectiva de uma criança deve ser uma leitura fascinante que nos remete a nostalgia, poder nos lembrar quando era criança.
    Amo essa capa!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Parece ser uma graça esse livro, também adoro quando é narrado por crianças, mexe muito comigo, ainda mais quando sofrem, já fiquei com dó do personagem, por ter que se tornar um adulto antes da hora sendo responsável pela casa tão novo assim. Gostei que mostra que tem pessoas boas na internet e não só mal intencionadas, legal mostrar o valor da amizade que é tudo.

    ResponderExcluir
  7. Assim como você eu também amo livros narrados por crianças eu acho bem cativante a forma como a leitura vai se desenvolvendo como por exemplo no livro O Menino do Pijama Listrado é interessante ver o ponto de vista dos pequenos

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.