Céu sem Estrelas - Iris Figueiredo

Sinopse: Um romance sensível e envolvente sobre autoestima, família e saúde mental.
Cecília acabou de completar dezoito anos, mas sua vida está longe de entrar nos trilhos. Depois de perder seu primeiro emprego e de ter uma briga terrível com a mãe, a garota decide passar uns tempos na casa da melhor amiga, Iasmin. Lá, se aproxima de Bernardo, o irmão mais velho de Iasmin, e logo os dois começam um relacionamento.
Apesar de estar encantado por Cecília, Bernardo esconde seus próprios traumas e ressentimentos, e terá de descobrir se finalmente está pronto para se comprometer. Cecília, por sua vez, precisará lidar com uma série de inseguranças em relação ao corpo — e com a instabilidade de sua própria mente.
“Uma história brilhante sobre encontrar a sua força mesmo quando não há esperanças. Iris escreve com uma sensibilidade incrível e dá voz aos jovens que vivem a busca constante pelo seu lugar no mundo.” – Vitor Martins, autor de Quinze Dias (Skoob)

Livro recebido como cortesia da editora
FIGUEIREDO, Iris. Céu sem estrelas. Seguinte, 2018. 351p.


Céu sem estrelas é contado em primeira pessoa a partir das perspectivas de Cecília e Bernardo. Cecília é uma menina acima do peso, com problemas de autoimagem, familiares e até sofre de doença mental. Bernardo é irmão da melhor amiga dela e tem problemas também familiares e de saber quem é e o que quer ser. Eles vão ter um relacionamento curto que vai fazer toda a diferença e, na parte 2 do livro, em que eles estão separados, nós vimos o quanto ele afetou cada um.

O livro é bem pesado. Eles mencionam a instabilidade da mente da Cecília na sinopse, mas não o suficiente para você imaginar o quanto ele é pesado. Se você tem algo que acha que não pode ser "engatilhado" de maneira nenhuma, talvez seja melhor não ler. E se você acha que pode lidar porque consegue em um filme ou série, eu acredito que por aqui ser narrado em primeira pessoa é muito mais difícil porque você se identifica mais ainda.

Eu gostei de tudo no livro. A construção do relacionamentos deles, deles como personagens. A Iasmin me irritou em uma parte do livro, mas no geral ela é uma ótima amiga, que simplesmente não sabe como ser uma amiga às vezes. Além da Cecília ser gordinha, ela tem uma amiga cadeirante e outra negra. E a negra, Stephanie, até tem um pouco de história e que faz diferença a raça dela. Já a Rachel é bem secundária. Cecília também tem uma prima lésbica que sofre preconceito da mesma tia que fala do peso dela.

A Cecília e o Bernardo são ambos leitores e vão conversar sobre e também emprestar entre si. A Cecília gosta de livros que fazem sentido com como ela se sente, em especial Sob a Redoma da Sylvia Plath, que é o que ela empresta para o Bernardo. Ele passa a saber mais sobre ela pelos livros. O Bernardo é fã de fantasia e empresta para ela uma distopia, A Revolução dos Bichos, e um do Arthur Conan Doyle, A Nuvem Envenenada. Além disso, ela também gosta de Jane Austen.

Apesar da seriedade do livro, tem uns momentos leves, engraçados, fofos. Alguns são esses que os dois conversam sobre cultura e eles fazem até um acordo meio Lara Jean e Peter de ver o filme que o outro gosta.

A Cecília tem vários problemas difíceis, mas ela também possui um bem comum que é a dúvida do curso que escolher na universidade, que muitos podem se identificar. O Bernardo também sente um pouco disso porque desistiu de cursar Psicologia por Engenharia Mecânica. Ele se sente vazio, também porque não possui amigos como os da Cecília, mas só pessoas com quem sair e jogar conversa fiada. Já a Cecília ainda não fez nenhum amigo na faculdade e não tem vida social. 

Pela capa e o pouco que eu sabia da história, eu nunca imaginaria que teria uma carga emocional tão grande. Esse livro não só é entretenimento, como é necessário, principalmente pelas opções de ajuda que ele aponta. Ele é realista, não ultra-otimista ou ultra-pessimista. Eu tenho um blog aqui onde eu coloquei um podcast que ajuda as pessoas que possuem alguma doença mental e como lidar com isso, que é uma coisa que a Cecília comenta que é bem difícil para as pessoas ao redor. O endereço é esse. Eu sei da importância de se tratar desses problemas há muito tempo, e por isso resolvi fazer isso.

Mah
Mah

Escrever (por prazer) me acalma e resenhas são uma terapia pra mim. Assim como doces, séries e ler. Autora do Programa Resistir, um podcast sobre suicídio.

8 comentários:

  1. Quando vi falando desse livro confesso que imaginei mesmo uma leitura mais leve, mesmo com a coisa toda da garota e da imagem dela. Sabia que poderia ter alguns sentimentos bem ruins, mas não imaginava nada tão pesado. Ser pesado me impressionou. E é, ver as coisas pelas perspectiva de um narrador dá uma coisa a mais porque a gente sente, entende, se identifica melhor mesmo. Os dois personagens parecem passar diversos sentimentos e coisas que a gente vai se identificar ou simpatizar fácil. Essa parte das leituras achei bem legal, como um conhece melhor o outro com livros, as experiencia que trocam e tal. Parece um livro bem mais amplo do que imaginei.

    ResponderExcluir
  2. Tenho acompanhado este livro desde a Bienal, onde Íris foi um sucesso total, tanto por sua simpatia, quanto por apresentar um livro tão doce, delicado e ao mesmo tempo, tão forte em seu conteúdo.
    Parece que ela pegou tudo que era duro e colocou em poesia em suas letras!
    O que a gente acha que será apenas um romance água com açúcar, se torna algo interior. Trazendo medos, preconceitos e tabus!
    Com certeza, o livro está na lista de desejados e espero ler o quanto antes!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é lindo!
    Cecilia é uma personagem que dá vontade de cuidar, acompanhar sua trajetória foi emocionante.
    Gostei muito da maneira com a qual a Iris conduziu temas fortes.
    E o final me deixou de coração apertado.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, Mah
    Tenho desejado esse livro desde seu lançamento, amo essa capa.
    Li algumas resenhas mais superficiais do livro, mas a sua me deixou mais desesperada para ler o quanto antes.
    Tem todos os elementos que faltam nos livros em uma trama só: personagens acima do peso (assim como eu), negros, amizade, relacionamentos, doença mental, livros entre outros.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Mah!
    Um romance que aborda temas importantes como a questão da aceitação do seu próprio corpo, depressão, ataques de pânico, suicídio e automutilação, realmente é bem diferenciado e sai da mesmice do plot comum desse tipo de livro, bem interessante.
    E gosmo gosto muito de livros que abordam aspectos psicológicos, fiquei muito interessada.
    Bom seu aviso para que as pessoas mais sensíveis não se arrisquem na leitura, já que é tão pesada.
    “Bendita seja a data que une a todo mundo numa conspiração de amor.” (Hamilton Wright Mabi)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DEZEMBRO - 7 GANHADORES – BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  6. É um livro importante pelas questões que aborda e características dos personagens, a leitura deve mexer muito com nossas emoções ainda mais que é uma leitura pesada, já fiquei me imaginando lendo, acho que deve dar uma ressaca daquelas depois da leitura, pois deve ficar se questionando sobre os acontecimentos da trama.

    ResponderExcluir
  7. O livro trata de vàrios temas que nos faz pensar. É uma leitura que nos leva a refletir e torce pelo casal. Parece uma leitura simples e rapida, vou querer ler sim.

    ResponderExcluir
  8. O que você nesse livro foi a forma como autora conseguiu abordar dilema estão presentes nas vidas dos adolescentes de uma forma Sutil e ao mesmo tempo intenso Eu adorei o trabalho da Isis e quero conhecer muito mais dela

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.