Tempestade de Guerra - Victoria Aveyard

Crédito da Imagem: blog Amiga da Leitora
Sinopse: Mare Barrow aprendeu rápido que, para vencer, é preciso pagar um preço muito alto. Depois da traição de Cal, ela se esforça para proteger seu coração e continuar a lutar junto aos rebeldes pela liberdade de todos os vermelhos e sanguenovos de Norta. A jovem fará de tudo para derrubar o governo de uma vez por todas — começando pela coroa de Maven.
Mas nenhuma guerra pode ser vencida sem ajuda, e logo Mare se vê obrigada a se unir ao garoto que partiu seu coração para derrotar aquele que quase a destruiu. Cal tem aliados prateados poderosos que, somados à Guarda Escarlate, se tornam uma força imbatível. Por outro lado, Maven é guiado por uma obsessão profunda e fará qualquer coisa para ter Mare de volta, nem que tenha que passar por cima de tudo — e todos — no caminho. (Skoob)
AVEYARD, Victoria. Tempestade de Guerra. A Rainha Vermelha #4. Editora Seguinte, 2018. 699 p.


Sempre me sindo dividida quando chego ao fim de uma série que adoro - entre a vontade enlouquecedora de saber o que a autora preparou para o tão aguardado final e o medo, tanto pela possibilidade de sofrer muito ou de achar muito ruim. Não poderia ser diferente com Tempestade de Guerra, último volume da série A Rainha Vermelha, ainda mais quando a autora conseguiu preencher os volumes anteriores com reviravoltas e traições, além de muita agitação. Num contexto geral, gostei do final, mas não muito, e quero explicar para vocês por quê.

Tempestade de Guerra consegue manter o bom ritmo que me agradou nos livros anteriores, intercalando cenas de lutas, ação e um pouco de humor com toques de drama, grandes reflexões e discussões políticas, o que deu um equilíbrio entre o sério e o divertido. Além disso, o livro teve espaço para tratar de assuntos que ainda estavam incompleto, até porque foram mais de 700 páginas nesse volume.

Desde o início, sabemos que qualquer coisa pode acontecer e a autora não decepciona nas muitas cenas de luta - afinal, os personagens estão em uma guerra declarada. As alianças, que são bastante frágeis, podem mudar a qualquer tempo, mesmo porque cada grupo defende seu próprio interesse e são as circunstâncias que determinam a união ou a desunião no meio desse jogo.

Gostei da forma como as questões políticas foram abordadas na trama, ainda mais quanto permitiram à autora explorar mais os reinos vizinhos de Norta. Montefort, Piedmont e Lakeland, que já tinham sido citados nos volumes anteriores, ganham papel de destaque na luta e são melhor compreendidos, alguns até "visitados". Além disso, embora se trate de uma série de fantasia, a trama aborda com propriedade questões sociais bastante atuais, em especial aquilo que decorre do preconceito. Na história, é a cor do sangue que gera segregação - mas nada impede a comparação com as discriminações com as quais convivemos todos os dias.

Tempestade de Guerra também traz capítulos narrados por outros personagens, intercalados pela perspectiva de Mare, o que enriquece a trama, por trazer ópticas bastante variadas. É interessante ver as coisas por outros pontos de vista, inclusive os dos inimigos.

Não vou negar para vocês que comecei o livro com um receio gigante, pois é o último livro da série e os personagens estavam em guerra e seria fácil para a autora deixar mais alguém morrer. Eu estava me preparando tanto para a dor que não consegui me preparar para o que realmente encontrei - e foi pouco, muito menos do que eu esperava. 

Achei que a autora optou por encerrar com o caminho fácil, sem enfrentar as questões mais problemáticas que trouxe aos seus protagonistas. Quando terminei a leitura, fiquei procurando a continuação, porque achei que muitas coisas ficaram em aberto. Considerando o número de páginas, acho que o livro poderia ter algumas a mais para encerrar completamente a trama principal, até porque não vi a profecia de Jon se concretizar e achei a cena final bastante vazia.

Em resumo, Tempestade de Guerra foi um bom livro e uma ótima continuação para uma série incrível, mas que deixou um pouco quanto ao encerramento da história.
Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

7 comentários:

  1. Vi muitos comentários sobre a saída fácil da série e gente que foi com aquela ânsia ao pote e se decepcionou. Nem sei o que esperar. Queria ler só depois de ter todos e ainda falta esse. Mas alguma coisa a gente já sabe. Isso das lutas e alianças e o poder politico na história anima. Gostei que tenha outros pontos de vista aqui pra dar uma ideia geral melhor. Não sei o que exatamente foi de fácil no fim da história, mas confesso que quando ler já vou esperando menos. Parece que pode decepcionar numas coisas, mas também termina bem em outras. Ta bem dividido.

    ResponderExcluir
  2. Meta para 2019 é ler A rainha vermelha, apesar dos altos e baixos e dos comentários positivos e negativos, quero conhecer essa história.
    Uma pena que não tenha sido uma conclusão perfeita.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Como só li o primeiro livro desta série, dei uma puladinha básica na resenha deste último livro.rs
    Mesmo já tendo pego um montão de spoilers por aí, procuro dar uma evitadinha, ainda mais que o primeiro livro terminou cheio de perguntas sem respostas né?
    Mare foi uma das grandes personagens deste ano e não vejo a hora de entender a história dela e dos príncipes!
    Lerei com certeza!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Olá Ju! Só já li o primeiro livro e gostei muito, os outros vão fica pra meta de 2019, que pena que você achou esse desfecho incompleto, mas quem sabe a autora vem ai com mais um livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ju
    Quero muito ver se em 2019 consigo ler essa série. Tenho só o primeiro livro e assim que tiver todos começo a leitura, já li as resenhas de todos os livros e como eu sei que apesar dos altos e baixos da trama eu vou gostar quero ter os livros primeiro.
    Mesmo que esse seja o último livro e o final tenha sido bom, a autora poderia amarrar a trama certinho nem que se o livro fosse com mais páginas ou tivesse mais um volume, pelo menos os fãs estariam satisfeitos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. É uma expectativa muito grande um livro de encerramento de série, pois temos receio de não agradar, mas por outro lado pode fechar com chave de ouro. Achei que teve muitas páginas então poderia ter tido um final mais elaborado, pois é uma série bem comentada, que pretendo ler um dia, mas já sei que não posso esperar muito do final, pois gosto de finais com tudo fechadinho.

    ResponderExcluir
  7. Muita gente não gostou do desfecho que deram para esse livro porque disseram que ele tinha um final muito aberto e isso me irrita muito eu gosto quando a história se conclui por inteiro e isso não acontece no livro e dá muita raiva já que poderia ser melhor trabalhado esse para mim foi o livro mais fraco da série

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.