A Poção Secreta - Amy Alward

A Princesa do Reino de Nova toma acidentalmente uma poção do amor, e se apaixona por si mesma! Para encontrar o antídoto que possa curá-la, o rei mobiliza todos numa expedição chamada Caçada Selvagem. Competidores do mundo todo saem em busca dos mais raros ingredientes em florestas mágicas e montanhas geladas, enfrentando perigos e encarando a morte para encontrar a fórmula da poção secreta. Dentre eles, está Samantha, uma garota comum que herdou dos seus ancestrais alquimistas o talento para preparar poções. Esta pode ser a oportunidade para reerguer a decadente loja de poções da família, afinal o mundo todo estará acompanhando a Caçada nas mídias sociais. Será que ela conseguirá descobrir a cura e salvar a Princesa? (Skoob)
ALWARD, Amy. A Poção Secreta. Diário de uma Garota Alquimista #1. Jangada, 2017. 368 p.


Eu comecei a leitura de A Poção Secreta e estava preparada para algo bem rústico, eu desenvolvi uma imagem mental antes de ler de algo meio medieval, com casas de pedras, boticários em cavernas... e me surpreendi ao perceber que não é nada disso. A história se passa na modernidade, por assim dizer. Tem tecnologia e tem magia; e, na história, você pode nascer podendo controlar magia e ser um Talentoso(a) ou então ser um comum.

Um dos pontos da história está nessa "briga" entre tecnologia e magia, o novo e o velho, porque há duas formas de se fazer poções, que são basicamente remédios: você pode fazê-las do modo natural, com os produtos mágicos diretamente, como fazem os alquimistas tradicionais, ou de forma totalmente sintética, em laboratórios.

A história começa com a Princesa Evelyn e sua própria poção secreta, que ninguém sabe do que foi feita, apenas que precisa de um antidoto, porque a loucura decorrente da poção autoadministrada desestabiliza o fluxo mágico do Reino de Nova, fazendo com que a família real declare uma Caçada Selvagem para salvá-la, onde um chifre mágico convoca todos alquimistas para procurar um antidoto... para uma poção do amor, que fez a Princesa se apaixonar por si mesma.

"Uma pequena gota de sangue brota onde a ponta da faca pressiona a ponta do seu dedo. Ela o encosta na boca de um frasquinho de vidro e vê quando a gota cai, fazendo o líquido, no fundo, passar de rosa para um azul-escuro profundo.
Estranho.
Sempre achou que uma poção do amor ficaria vermelha, não azul."

A história é narrada sobre dois pontos de vista: da Princesa Evelyn em terceira pessoa, que aparece ocasionalmente para contar o outro lado da história, e de Samantha Kemi em primeira pessoa, uma jovem aprendiz alquimista convocada, que vê na Caçada sua oportunidade para colocar sua família de volta no páreo, porque, uma vez, os Kemi foram os alquimistas da realeza; uma vez, os Kemi foram famosos e requisitados, e, embora saiba que não será fácil, ela está disposta a tentar.

Eu adorei Eve e Sam e, apesar de esperar isso de Sam, porque ela é inteligente, esperta e corajosa, num conflito entre lutar por si e pelas coisas que quer e fazer o que é melhor para sua família, numa negação constante e inabalável sobre não estar apaixonada por um certo alguém, distorcendo qualquer coisa romântica para um NÃO gritante, eu não esperava gostar da Eve também, porque... Uma poção de amor? Sério? Ela fez uma poção do amor?! Confesso que eu estava numa antipatia inicial por ela, mas, conforme fui lendo, não tem como não ver o lado de Evelyn e das dificuldades da sua vida, da sua bela e rosa vida de Princesa, que a todo momento é lembrada que precisa se casar, que precisa dividir suas responsabilidades pelo bem do Reino.

"Eve se perguntou se teria sido assim nos tempos antigos, quando um simples olhar poderia ser considerado impróprio. Lembrou-se de que tinha rido uma vez, quando lhe disseram que os homens costumavam desmaiar com a visão de um tornozelo nu. Que as mulheres desmaiavam sob um olhar mais persistente. Agora ela achava que isso poderia ter um fundo de verdade. Uma agonia requintada despertada por algo insignificante."

A Poção Secreta é basicamente uma caça ao tesouro, com alianças feitas e desfeitas rapidamente, sangue, aventuras e mistério, e o bom e tradicional romance de passagem nos momentos mais solitários. Apesar de toda a trama de "poção do amor", a história não se focou no amor, não foi uma grande e elaborada história de como o amor salva e o beijo do amor verdadeiro é a resposta. Os ingredientes para o antidoto são a pura contradição disso. Não me leve a mal, esse livro é um daqueles livros juvenis que são uma coisinha fofa, tão leve que passa voando. Eu até me surpreendi ao perceber que já estava na metade do livro, porque foi num instante. Só que é um livro realista. Ou tão realista quanto possível com magia e poções. E é perfeito para quem quer algo rápido, que é cativante e te prende sem amarras pós final.
Yuki Kurohime
Yuki Kurohime

14 comentários:

  1. Oie
    Ainda que o enredo parece ser fofo e as capas dos livros lindas, esta série não chama muito a minha atenção, acho que não faz meu estilo de leitura. Mas vejo que todo mundo em grande maioria gosta dos livros.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/2018/10/resenha-guerra-que-me-ensinou-viver.html

    ResponderExcluir
  2. Ah, estou querendo ler essa trilogia.
    Cada vez mais apaixonada por histórias que têm princesas, príncipes e magia.
    Bom saber que é uma leitura rápida e que não foca apenas na opção.
    Já estou curiosa pra saber mais sobre essas duas personagens.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Em primeiro lugar é preciso falar desta capa, que coisa mais linda!!!! Sou apaixonada nela desde que a vi pela primeira vez.
    Também achava que era apenas de antiguidades.rs mas não. Essa mistura de modernidade e costumes antigos é fascinante e pelo que li acima, foi muito bem dosada!
    Amo fantasia!
    Lerei com certeza!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de ler parece uma leitura gostosa de acompanhar e adoro historias com magia. Essa busca pela poção da princesa deve ter deixado a leitura bem envolvente, gosto quando é narrado por outros pontos de vista da para ter uma visão melhor da situação e fiquei curiosa em saber mais sobre a princesa.

    ResponderExcluir

  5. A capa é deslumbrante, tenho certeza que muitos se cativaram por ela primeiramente rs
    Com certeza será uma leitura bem divertida, com muita ação, aventura, descobertas e aprendizados. Gostei muito!

    ResponderExcluir
  6. Oi Bela,
    É um livro daqueles que encantam né? Adoro a mistura de seres mágicos que o enredo contém, tendo sereias então (já li por ai que elas aparecem na história), já me ganhou, rs. A história me pareceu daquelas que traz uma lição por trás, bem legal!
    Tô encantada pelo livro, na verdade pelos três da série que foram lançados,já quero!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá! Estou doida pra ler esse livro, curto muito uma fantasia e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais curiosa me conferi essa história.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Tenho este livro na estante, confesso que já peguei ele algumas vezes para começar a ler mas acabei deixando para depois, por medo de não entender bem a trama, ou bem como disse imaginei um mundo para a historia, mas parece ser bem mais simples do que isso.

    ResponderExcluir
  9. Leio sempre resenhas deste livro (e todas as vezes eu sempre tenho o mesmo sentimento de lé - lo cada vez mais), eu amo a capa, a trama até já amo os personagens, confesso que foi a primeira resenha que li falando que é realista na medida do possível. Concordo com o seu ponto de vista sobre ela fazer uma porção do amor (meio ultrapassado, mas tenho certeza que a autora sabe usar esse elemento, parabéns pela resenha muito boa!

    ResponderExcluir
  10. Olá, Bela
    Essa trilogia esta na minha lista de desejos.
    Gostei muito do enredo ser moderno, ter tecnologia e Samantha Kemi é uma personagem forte, batalhadora.
    Quero muito ler em breve essa aventura com poções.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Bela!
    Estou louca pra ler esse livro, tenho lido resenhas lindas sobre o enredo, espero conseguir uma oportunidade pra ler em breve.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Eu já resenhei esse e a continuação aqui pro blog. Eu gostei bastante. Gostei da sua resenha, você explicou bem mais que eu.

    ResponderExcluir
  13. Eu já vi muita gente falando a respeito deste livro e da trilogia no geral, entretanto ela nunca me chamou atenção. Acho as capas lindas de todos os três livros, a premissa parece realmente boa, mas não sei, sempre que leio uma resenha, e até então todas positivas não encontro algo que me fará ser cativada pela história.

    ResponderExcluir
  14. Achei a história uma fofura e a capa também. Me pareceu um verdadeiro conto de fadas, mesmo sendo um pouco adolescente, adorei. Com certeza eu leria sem pensar.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.