Restaura-me - Tahereh Mafi

Sinopse: A história de Juliette e Warner continua no eletrizante novo volume da série Estilhaça-me, de Tahereh Mafi, autora best-seller do The New York Times. Juliette Ferrars acreditava ter vencido. Assumiu o controle do Setor 45, foi nomeada nova Comandante Suprema da América do Norte e agora conta com Warner ao seu lado. No entanto, quando a tragédia se instala, Juliette precisa confrontar a escuridão que existe tanto à sua volta quanto em seu interior. (Skoob)

Livro recebido em parceria com a Editora
MAFI, Tahereh. Restaura-me. Estilhaça-me #4. Universo dos Livros, 2018. 400 p.


Quando o lançamento de um quarto livro para a série Estilhaça-me foi divulgado, fiquei bastante receosa de a autora querer resgatar uma trama que já tinha terminado tão bem e estendê-la por mais três livros que me pareciam desnecessários. Por outro lado, como a série original realmente me encantou, optei por ler a continuação, ainda que mais tarde fosse ignorar os livros restantes, caso não gostasse do rumo dado à história. Agora que terminei a leitura, estou muito feliz por ter lido Restaura-me, quarto volume da série, porque a autora trouxe novas perspectivas e rumos para uma história que não estava tão finalizada como pensei inicialmente.

O livro para no exato ponto onde o livro anterior terminou - Juliette tomou o poder do comandante supremo da América do Norte há poucos dias, e agora ela precisa aprender a governar. Embora continue a trama desse ponto, o livro na verdade traz perspectivas importantes sobre o passado de Warner e Juliette, esclarecimentos que eram mesmo necessários, ainda que nós, leitores, nem tivéssemos nos dado conta disso. Mais importante ainda: o passado e o presente se entrelaçam para trazer reviravoltas impressionantes.

"[...] tenho certeza de que lhe contar mais sobre a minha vida execrável só vai piorar as coisas logo no início de um relacionamento que quero tão desesperadamente proteger."

O livro até começa um pouco morno, com muita política e conversas que não parecem importantes. Do meio para o final, porém, o livro ganha fôlego com as revelações que traz, que acende mágoas e fortalece relações inimagináveis. Em Restaura-me, há uma nova perspectiva sobre todos os personagens, que são aprofundados e reinventados.

Nesse volume, a trama é intercalada entre as perspectivas de Juliette e Warner, em primeira pessoa, o que aprofunda ainda mais o protagonista masculino. Li que algumas pessoas não gostaram das novas facetas de Warner trazidas nesse livro, mas, particularmente, acho que não desfigurou em nada o personagem, apenas demonstrou, de uma forma que não nos era possível ver até então, que mesmo que ele consiga esconder bem seus sentimentos, há um turbilhão passando em sua mente. Achei interessante que a autora tenha decidido expô-lo dessa forma mais humana e mostrar o quanto sua educação influenciou na construção de sua personalidade.

"Tenho um lado que quer revelar toda essa história. Quero saber o lado bom e o lado ruim e expor todos os segredos e tirar tudo a limpo. Porque, agora mesmo, tenho certeza de que minha imaginação é muito mais perigosa do que qualquer uma de suas verdades."

Juliette também é outra. Ela já tinha se fortalecido muito no último livro, mas as mudanças são ainda mais visíveis agora. É claro que ela não se sente totalmente segura, afinal, é uma garota de 17 anos que agora tem todo um continente em mãos. Mas isso não impede que ela se torne ainda mais forte - tanto no que se trata de suas decisão quanto no que se refere ao seu poder.

O fim de Restaura-me foi de todo inesperado e surpreendente. Ainda estou digerindo o que aconteceu, e o pior é saber que, por mais tempo que eu tenha para assimilar tudo, é provável que, ainda assim, eu só consiga lidar de verdade com isso depois que tiver o próximo livro em mãos e souber, de verdade, qual o resultado de tudo. Foi assustador, estarrecedor e bastante obscuro.

Para quem quer ser surpreendido por um livro mais sombrio, cheio de sangue, explosões, brigas, mágoas, muitos mistérios, cabelos raspados e a angústia de ter que esperar, com certeza Restaura-me está no topo das indicações. É chocante e apaixonante e angustiante e eu só espero que a autora lance logo o próximo.
Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

10 comentários:

  1. Olá Ju,
    Eu não posso opinar muito, porque ainda não li a série, mas confesso que também fico receosa quando uma trilogia ganha novos livros, sempre fico imaginando que perderá a essência original, bom saber que não foi o caso aqui, e melhor, que os personagens, que já eram queridos, evoluíram ainda mais, isso é muito bom.
    Quanto a história, torço para que continue eletrizante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Como só li o primeiro livro desta saga, não vejo a hora de poder concluir a história de Juliette e seus amigos!
    E pelo pouco que li acima(andei dando uma pulada na resenha.rs por medo de spoiller), a autora conseguiu construir um enredo fantástico, com personagens fortes e onde Juliette conseguiu evoluir ainda mais, depois de tantas dificuldades.
    Espero ter e ler a saga toda em breve!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Eu já li o primeiro dessa saga rs, inclusive tenho o livro, e amei muito.
    Pretendo ler os outros muito em breve. Adoro a escrita da autora.
    Espero que os livros seguintes sejam tão bons quanto o primeiro, não perca a graça, não enrole demais nos capítulos e nem na historia... rs

    ResponderExcluir
  4. Não consigo sentir interesse por essa série, mas fico feliz que o 4° livro tenha sido bom. É muito ruim quando a continuação nos decepciona.
    Gosto dessas novas capas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Também tenho receio quando isso acontece de continuar séries e se estragara decepção vai ser grande, mas que bom que nesse caso isso não aconteceu, que tem coisas importantes acontecendo. Ainda não li nenhum liro da série, mas acho que vou gostar adoro mistério e reviravoltas, esse volume parece que surpreende o leitor e muito.

    ResponderExcluir
  6. Sinto tb receio justamente quando eles anunciam alguma adaptação para o cinema (ai fico feliz quando eles nos surpreendem como Extraordinário), mas enfim ainda não conhecia a autora e nem a quadriologia, mas não senti interesse pela história (pesquisei um pouco sobre os outros livros, mas estou sendo bem seletiva).

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ju
    Ainda não li essa série, acompanho pela resenhas.
    Mas gosto muito da estória e quero ter chance de ler.
    Se tem tudo nesse livro: mais sombrio, cheio de sangue, explosões, brigas, mágoas, muitos mistérios, cabelos raspados e a angústia de ter que esperar, com certeza Restaura-me, me deixou mais curiosa para ler essa série.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju!
    Gostaria mto de ler os livros da autora, li comentários ótimos sobre os enredos, parece ser bom, espero conseguir me breve.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Foi nesse ano que eu descobri a série Estilhaça-me, e sinceramente estou louca para começá-la logo. Eu não sabia que de início ela era uma trilogia e que após a finalização do terceiro livro a autora decidiu continuar. Agora estou mais entusiasmada para iniciar logo essa leitura, preciso comprar o primeiro livro logo.

    ResponderExcluir
  10. Li várias resenhas dessa série, mesmo não sendo meu estilo, até gosto. Não leria por agora, mas leria futuramente.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.