A Garota Americana - Meg Cabot

Sinopse: A GAROTA AMERICANA acompanha o cotidiano de Samantha, uma típica garota americana, que leva uma vida muito parecida com a de tantas outras meninas de sua idade. Até que um dia resolve matar aula de arte e, por acaso, salva o presidente americano de uma tentativa de assassinato. Samantha logo vê sua vida virar de cabeça para baixo ao ser nomeada embaixadora da ONU, sem saber exatamente o que o cargo significa. (Skoob
CABOT, Megan. A Garota Americana. Galera Record, 2008. 352p.


A Garota Americana conta a história de Samantha Madison, uma garota rebelde que está entre sua irmã mais velha popular e linda e sua irmã mais nova superdotada. Ela leva uma vida como a de muitas garotas, até o dia em que resolve matar a aula de arte e acaba salvando o presidente. Após isso, as pessoas passam a achar que ela é uma heroína, apesar de ela não aceitar isso. As pessoas começam a mandar agradecimentos e presentes, a turma dos populares passa a puxar saco dela e ninguém mais a trata mal como antes. Ainda por cima tem David, o filho do presidente por quem ela sente um frisson, apesar de achar que está apaixonada pelo namorado da sua irmã, Jack. Muitas coisas engraçadas e loucas acontecem na vida dela, como ser nomeada embaixadora teen da ONU. E muitas reviravoltas acontecem na história. 

Eu não concordo com o título em inglês, All American Girl (que é alguma coisa como garota toda americana, ou seja garota que define bem o que é ser uma garota americana) pois ela não é como todas as garotas americanas ou mesmo muitas delas. Ela é gótica, só come hambúrguer, só ouve ska (gênero musical das bandas No Doubt e Os Paralamas do Sucesso) e é artista. Bem diferente de todos os estereótipos que a gente vê nas histórias americanas. Mesmo do estereótipo da artista ou da gótica, que sim, ela é bem parecida, mas ainda tem aspectos que tornam ela única. Eu adoro a Sam e acho que por mais que ela seja meio esnobe no início, parte do estereótipo, e até um pouco chata, ela tem características das quais as garotas podem se identificar com pelo menos uma, o que talvez torne o título mais coerente. Ela adora fazer listas, e o livro é recheado com elas, que são bem legais e dá para a gente reler bastante. Eu faço isso principalmente com as do segundo livro, Quase Pronta, porque tem umas dicas de filme. Essas listas são um jeito de a gente conhecer mais sobre ela de um jeito que num livro, mesmo de tamanho bom, 352 páginas, não seria possível porque tem muitas outras coisas para descrever. Ela tem listas sobre cultura pop, a vida dela, pensamentos que ela tem e em 10 itens a gente vê tudo que ela sabe sobre história, ciência, como ela pensa. Essas listas não só são divertidas como trazem muitas informações interessantes para a vida. Inclusive, em vez de uma sinopse, o livro tem uma lista na capa de trás e esse foi um grande motivo que me fez comprar.

A família da Sam é como uma perfeita família de série de comédia. É muito divertido assistir todo mundo. A irmã mais velha dela, Lucy, é outro exemplo de como a Meg usa clichês aqui de um jeito diferente. Ela é líder de torcida, superpatricinha, mas tem um namorado muito mais parecido com a Sam, e é uma garota legal que não trata mal a Sam por ser desse jeito, apesar de tentar fazer o clássico makeover. E a Rebecca com o conhecimento teórico e sem o prático, por estudar numa escola de gênios e o tipo de "pirralha" que percebe tudo acontecendo com os mais velhos, até melhor que eles mesmos às vezes. Faz tempo que eu li o livro, então é difícil eu descrever muito, mas a maioria dos personagens é boa e eles são todos tipos bem diferentes de pessoas, mas que ao mesmo tempo não andam só com quem é igual a eles, o que é legal de ver. A família tem até uma empregada ou babá que é tão divertida quanto eles.

Esse foi o primeiro livro da Meg Cabot que eu li há um bom tempo atrás e eu amei na época e ainda amo. Eu sei que os livros que eu li da Meg são os que os fãs mesmo não gostam muito (exceto O Garoto da Casa ao Lado que eu não tenho certeza do consenso geral), mas eu gostei de todos. Até da continuação, que é considerada desnecessária. Eu tenho alguns dos mais amados dela aqui que ainda não li, mas esse sempre vai ter um espaço especial no meu coração, junto com os outros que tenho dela e já li. Eu não me importaria de ter mais continuações, afinal a Meg tem várias séries.
Mah
Mah

Escrever (por prazer) me acalma e resenhas são uma terapia pra mim. Assim como doces, séries e ler. Autora do Programa Resistir, um podcast sobre suicídio.

9 comentários:

  1. Puxa, fazia muito tempo que não via nada da Meg. Gosto demais do trabalho da autora e acho fantástica a forma dela misturar assuntos sérios com bom humor, sempre deixam qualquer enredo mais leve e suave!
    Ainda não tinha visto nada sobre este livro, primeira resenha que leio e mesmo não sendo um gênero que eu ande lendo ultimamente, acho bacana este enredo jovem e descontraído,mas mesmo assim,com seus problemas e descobertas.
    Se tiver oportunidade, quero sim, conferir!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Acredita que nunca li nada da Meg?
    Parece uma história agradável, boa pra sair da ressaca.
    Às vezes é bom ler algo nesse estilo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que doidera hahaha, e que reviravolta na vida da garota americana hein
    Com certeza deve arrancar boas risadas essa historia, parece ser bem simples, nada muito pesado mas, deve ser bem legal.

    ResponderExcluir
  4. Olha que livro bacana! Começando a ler a resenha vi algumas semelhanças com Para Todos os Garotos que Já Amei. Claro esse deve ser bem mais agitado. Ainda não li nada da Cabot, mas sempre leio resenhas bem afirmativas. Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Mah
    Ainda não li nada da autora.
    Gostei muito da premissa do livro, para uma garota comum ela virou o centro das atenções.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Li uma série da autora e gostei muito, depois não li mais nada, mas gostaria de ler mais livros dela. Adoro historias divertidas e essa é bem assim, que virada deu a vida da personagem com esse salvamento do presidente, acabou se tornando popular, mas fiquei curiosa em saber como ela fez isso.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Gosto muito da escrita da Meg Cabot, esse livro dela ainda não li, também já li duas séries dela e gostei principalmente dos romances de época que ela assina como Patricia Cabot.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Mah!
    Primeira resenha que leio sobre esse livro que eu não tinha ouvido falar ainda.
    Parece ser bom, a história me prendeu atenção, gostaria de ler e conhecer mais sobre.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Ainda não conhecia esse livro, mas já li um livro da autora que foi O garoto da casa ao lado, e não gostei!
    Tinha colocado bastante expectativa nele e acabei me decepcionando, talvez mais pra frente dê outra oportunidade para a autora.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.