Uma História de Verão - Pam Gonçalves

Sinopse: É o último verão de Analu perto de casa antes da faculdade. Entre a dificuldade de se entender com seus pais, que queriam que ela cursasse Direito e não Cinema, e as persistentes comparações com seu irmão gêmeo, André Luiz, o grande exemplo de filho que faz tudo para agradar, a garota está cansada de tanta hipocrisia e da cobrança de todos e só quer aproveitar suas férias com os amigos. O lugar é lindo, o clima está ideal e não faltam lembranças em cada cantinho da praia. Pena que nem todas são boas: a primeira decepção amorosa e grande paixão de Ana Luísa, Murilo, está de volta com o sorriso cafajeste de sempre e novas promessas. De um lado, o futuro em uma nova e incrível cidade, São Paulo; do outro, os amigos, a família e um amor traiçoeiro que ao mesmo tempo machuca e envolve. (Skoob)
GONÇALVES, Pam. Uma História de Verão. Galera Record, 2017. 304p.


Analu vai passar o último verão de férias antes da faculdade na Praia do Rosa com seus amigos, Gisele e Yuri, e depois disso eles se separam, pois ela vai para São Paulo e Gisele para Florianópolis, só Yuri continuará em Tubarão. Só que infelizmente, ela se verá obrigada a reecontrar um ex-namorado que quebrou seu coração nesse mesmo lugar.

Como alguns de vocês devem saber, a Pam tem um canal famoso no Youtube. Eu fiquei sabendo quando ela lançou o primeiro livro e esse segundo - não por ser fã, eu só assisto os vídeos dela de vez em quando - porque é raro ver YAs nacionais fora dos livros de booktubers, motivo pelo qual eu fico sabendo dos lançamentos até de quem eu nunca assisti a um vídeo. O primeiro livro dela faz mais meu estilo, mas quando me deu a coceira de compra com esse e eu fui ver se ainda tinha o outro na loja, não achei.

O livro traz alguns aspectos que a gente já viu em histórias de "último verão antes de tal ano da escola ou faculdade", mas me surpreendeu bastante quanto ao que eu esperava dele, pelo que nos foi apresentado de início. Em vários momentos aconteceu o contrário do que eu pensava, incluindo o clímax, que não tinha a ver com a história principal do livro, mas a sub-história, que na minha opinião foi o mais interessante dele.

Analu é uma personagem que vive tomando decisões que o leitor pode não concordar e se incomodar, mas é até o ponto da história, já que muitas pessoas têm dificuldade de se desapegar de alguém que os magoou. Eu gosto da Analu, mas a Gisele, Yuri, Barbara (tia da Gisele com quase a mesma idade) e alguns outros são personagens legais que as pessoas podem gostar mais. Além de engraçados e bons, Gisele é negra, provavelmente a Barbara também, e vai ter uma outra representatividade que eu não quero falar porque me surpreendeu. Eu estou dizendo isso para ajudar quem estiver procurando representatividade, não por qualquer outro motivo como fazer alguém ler por isso, que eu não sei se valeria a pena.

O livro não tem aquelas personagens femininas bem inexperientes, como é comum, sendo a Gisele e Barbara bem abertas sobre suas vidas sexuais e a Analu um pouco menos, mas ainda tendo um passado que vai além desse ex que ela reencontrou na viagem. A Pam faz questão de colocar uma cena falando no assunto para normalizar a sexualidade feminina. Em umas cenas de sexo que tem aqui, ela também coloca a vontade da garota como talvez só seja vista em livros mais adultos, mas não é uma descrição como as desses livros, então pode ler tranquilo.

É legal a discussão de como a vida muda na faculdade e como é diferente dos filmes, o medo dos trotes. A Analu tem que se virar já que não tem o apoio do pai para fazer o curso que ela escolheu. Tem também toda a questão de falsas famílias perfeitas.

Honestamente, o único questionamento que eu tive com o livro é algo que nem é um problema, o fato de eles estarem no início do ano seguinte ao 3º ano do Ensino Médio e todos já terem 18 e a Gisele até já ter carteira de motorista. Tirando pessoas de situações complicadas ou que reprovem, a maioria se forma com 17 e até entra na faculdade com essa idade. Mesmo que eles tenham feito aniversário de dezembro até agora, ou seja depois da formatura, menos estranho, eu não sei se daria tempo de tirar a CNH. A Malhação também já fez isso de ter pessoas de 18 só para ter quem dirija, e no caso desse livro, também pode ser para ninguém reclamar que incentiva beber antes da maioridade e pelo sexo. Mas como eu disse, isso não chega a me incomodar, pode ser até que a realidade de se formar com 18 seja bem maior do que eu imagine mesmo para pessoas de boas condições financeiras como a Analu. 

Essa foi uma leitura ótima, leve e que pode trazer uns questionamentos esteja você na mesma idade ou bem mais velho. 
Mah
Mah

Escrever (por prazer) me acalma e resenhas são uma terapia pra mim. Assim como doces, séries e ler. Autora do Programa Resistir, um podcast sobre suicídio.

11 comentários:

  1. Ainda não tive a chance de ler nada da Pam, mas se fosse começar eu escolheria Boa noite.
    Me parece uma leitura agradável, sem grandes acontecimentos e diria que é até ótima pra sair da ressaca literária.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Mah,
    Eu gosto bastante da Pam, mas infelizmente, depois de ler várias resenhas, sinto que a história não me convenceu. Gostei bastante do drama familiar, sem dúvidas esse é bem real, mas a questão do romance não me ganhou.
    Percebo também essa questão da maioridade, deveria ser melhor explicado, mas... Deixamos passar, rs.
    Se tiver oportunidade, claro que darei uma chance, ainda assim com ressalvas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Não é um livro que eu escolheria de primeira parar ler, pois n curto muito livros que envolvam dramas adolescentes assim n, principalmente em época escolar mas, parece ser um livro que tem coisas boas que devem ser discutidas sabe?
    Adorei a resenha, bj

    ResponderExcluir
  4. Então, eu andei lendo algumas críticas não tão positivas sobre este trabalho da autora. Apesar de não ter muito contato com as letras da Pam, sei do que ela é capaz, mas creio que pelo que li acima, ela talvez tenha pecado um pouco na construção dos personagens, sei lá, faltou um aprofundamento, um se jogar realmente nesta fase de decisões difíceis e escolhas que podem ser erradas.
    Mesmo com estes pontos negativos, se puder, quero conferir!
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Olá! Gostei muito da escrita da Pam, li uma história sua num livro de contos, quero muito ler esse livro, em relação a essa questão do pessoal ter 18 anos e ainda está no terceiro ano do Ensino Médio, isso é comum sim até entre alunos de escola particular.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Não conheço a escrita da autora e nem acompanho o canal, mas tenho vontade de ler algum livro dela. Esse parece ser uma leitura agradável. Que bom que o livro surpreende gosto quando isso acontece a leitura fica mais emocionante, gostei que as personagens são garotas mais experientes, assim são mais seguras de si.

    ResponderExcluir
  7. Só lendo a sinopse já gostei muito, m faz lembrar os livros que li na escola como: O amor é um pássaro vermelho, Tempos mágicos tempos de namoros, amor de verão, nunca diga adeus entre outros) super recomendo! Então muito bacana vc escrever sobre a representatividade (agora fiquei mais interessada), tenho certeza que vou amar esse livro! ótima resenha!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Mah
    Conheço a Pam pelo Youtube, assisto alguns vídeos dela. Ainda não li nenhum livro dela.
    Leio de tudo um pouco se tivesse oportunidade leio esse, mas não é o caso de estar desesperada para ler.
    Concordo com você com a idade que eles tem e uma tem CNH. A capa do livro é bem fofinha, linda.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Mah!
    Por trazer um enredo leve eu gostaria mto de conhecer, pelo que andei lendo sobre o livro, a história é boa, espero ler me breve.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Oi Mah!
    Não sei se esse seria um livro que eu leria, entretanto acho super válido que a literatura nacional deve ser enaltecida.
    Gostei muito da sua resenha e talvez eu até dê uma chance para o livro, afinal, está mais do que na hora de olharmos a literatura brasileira com novos olhos. Tem muito autor bom por aí que o pessoal nem ouve falar, eu, por exemplo, não conhecia a Pam, mas agora que conheço, quero dar uma pesquisada sobre os livros dela e encontrar algum enredo que me chame atenção.

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia a autora, mas a história do livro eu gostei e achei bem cotidiana. Com certeza se eu tiver uma oportunidade vou ler esse livro.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.