Contos Peculiares - Ransom Riggs

Sinopse: O livro dentro dos livros, Contos peculiares é a coletânea de contos e fábulas citada ao longo da série O lar da srta. Peregrine para crianças peculiares — o livro com as histórias que os jovens peculiares escutam sua protetora contar e recontar. Um menino que vira gafanhoto e foge com um grupo de gansos; uma princesa com língua de cobra à procura de um príncipe com quem se casar; canibais ricos que comem braços e pernas de peculiares que têm o dom de se regenerar são alguns dos personagens dessas narrativas que há séculos povoam o imaginário dos peculiares, oferecendo não apenas valiosas lições, mas também pistas para informações secretas, como a localização exata de certas fendas temporais, por exemplo. Compilado por Millard Nullings, o menino invisível acolhido no lar da srta. Peregrine, o livro inclui surpreendentes comentários e notas, além de um desfecho alternativo para a tocante história do gigante Cuthbert, já conhecida dos leitores da série. Inusitado, surpreendente e divertido, Contos peculiares é ao mesmo tempo um delicioso complemento e uma porta de entrada para o rico universo criado por Ransom Riggs; um verdadeiro presente para quem não resiste à magia das boas histórias. (Skoob)
RIGGS, Ransom. Contos Peculiares. Intrínseca, 2016. 208 p.


Eu só li o primeiro livro de O lar da srta. Peregrine para crianças peculiares e confesso que não gostei muito (sim, eu sou uma dessas peculiares), estou até hoje empacada nele e não me vejo lendo o segundo tão cedo. Quando eu peguei esse livro emprestado para ler, tenho que dizer que nem percebi que fazia parte dessa série, conforme fui lendo é que percebi que já ouvi peculiares em algum lugar e fui ver quem era o autor mesmo e... não é que eu estava certa?

O primeiro ponto que diverge de O lar da srta. Peregrine para crianças peculiares, na minha opinião (embora faça tempo que o li e possa estar errada), é a narração. A narração de Contos Peculiares lembrou-me da de Lemony Snicket, que eu sou apaixonada; talvez seja diferente porque quem conta os contos não é Ransom Riggs, mas Millard Nullings, um menino invisível que aparece na série de livros. A narração é feita de forma macabra com um tom dramático e engraçado, alternando entre fatos reais e falsos tão embolados um no outro que é difícil separá-los, além de colocar notas de rodapés, comentários, como se fosse realmente um livro de não-ficção, não um de fantasia.

"Seja qual for o desfecho que os leitores prefiram, a moral, também incomum, permanece mais ou menos inalterada. É um alerta às crianças peculiares de que determinados dons são simplesmente tão complexos e perigosos que não devem ser usados,e é melhor deixá-los em paz. Em outras palavras: não é porque nascemos com determinadas habilidades que somos obrigados a usá-la."

Os contos apresentados são... impressionantes. Haja criatividade para eles. Tem tudo que são peculiaridades (que são tipos dons), seja de humanos ou de animais; de todos os gêneros, com morais diversas, porque é para isso que serve os "contos de fadas" afinal, colocar um pouco de juízo na cabeça das crianças. E é isso que os contos dos peculiares fazem, eles ensinam as crianças.

Tem dois contos que se destacaram para mim: o primeiro, Os esplêndidos canibais, que me fez parar a leitura um pouco e encarar chocada o livro, porque foi um pouco assustador e o fato do livro se chamar Contos Peculiares parecia ser por isso (eu ainda não havia ligado com a série). Peculiar é outra palavra para estranho e o primeiro conto é um pouco, eu esperei por outros iguais e... surpreendam-se. O segundo conto é A primeira ymbryne, que, como o título diz, conta a história da primeira ymbryne, que se chamava Ymeene. Para quem não leu a série, as ymbryne é uma parte importantíssima da história. E é o único conto que se sabe realmente que não é apenas uma história.

Ah, e teve mais um que é estranho, totalmente estranho. Ou seja, mais um conto peculiar. As pombas (da Catedral) de St. Paul, que tem como protagonistas... pombas. E não qualquer pombas, mas pombas peculiares; pombas peculiares declarando guerra contra humanos ainda por cima.

"A primeira ymbrye não era uma mulher que podia se transformar em ave, mas uma ave que podia se transformar em mulher."

Em suma, fiquei encantada com o livro. Ele é maravilhoso e lindo, bem organizado por Millard Nullings e ilustrado por Andrew Davidson. E você não precisa ler os outros livros de Ransom Riggs para ler esse, você não precisa nem conhecer O lar da srta. Peregrine para crianças peculiares, embora provavelmente vá perder alguma referência escondida... quem sou eu para dizer?
Yuki Kurohime
Yuki Kurohime

11 comentários:

  1. Puxa, eu amei os Peculiares!rs Acabei lendo três livros num fôlego só e vi também a adaptação do primeiro livro que para mim, ficou fantástica!
    Não tinha lido ou visto nada ainda a respeito deste livro lindo de contos!Que capa lindíssima e por amar contos, com certeza, já vai para a listinha de desejados.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Ainda não dei uma chance ao O lar da srta. Peregrine para crianças peculiares, acho que por eu não curtir muito filmes assim, achei meio chato a historia, meio estranho, sei lá... rs
    Enfim, não é o tipo de livro eu leria não, mas adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  3. Que capa linda!
    Não li a série, nem tenho vontade porque não sou fã dessas histórias macabras.
    Achei legal ser voltado para crianças também, é ótimo para crianças que já procura algo mais peculiar para ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li a série. Esses contos parecem ser muito bons. A narração de forma macabra e dramática chamou minha atenção fiquei curiosa em saber como ficou. Os contos parecem que agradam e deixam o leitor querendo ler mais.

    ResponderExcluir
  5. Olá Bela, confesso para ti que sou apaixonada pela série, e te digo o primeiro livro é mais " arrastado" mas os próximos é aventura atrás de aventura. É uma série fantástica, me prendeu e li os livros em sequencia ♥ Mas nunca havia me interessado por esses contos, mas depois da tua resenha fiquei empolgada para conferir!

    ResponderExcluir
  6. Olá! Tenho esse livro porem ainda não li, pois pretendo, primeiro terminar a série, só já li o primeiro também, O lar da srta. Peregrine para crianças peculiares, curto muito esse gênero essa sua resenha me deixou ainda mais curiosa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Acho que amaria o conto das pombas (o quanto peculiar que isso é, incrível kkkk) ainda não li nem um dos livros, nem os filmes (o filme estou bem receosa), mas acho que ficaria encanta. ótima resenha, clara, objetiva, escreve os pontos altos do livro sem dizer de mais, amei muito parabéns!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Bela
    Ainda não li a série, mas quero poder ler para saber em qual time vou ficar dos que amam ou odeiam.
    Gostei muito desse livro de contos principalmente sobre a pomba peculiar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Bela!
    Doida pra ler esse livro, namorando essa capa linda tbm.
    Só li o primeiro livro, então, espero ter oportunidade de ler todos.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. A série O lar da srta. Peregrine para crianças peculiares, ainda não conseguiu me despertar atenção. Não assisti o filme e não tive interesse em ler os livros. Aparentemente pela sua resenha a respeito dos contos, posso ter criado uma pontinha de vontade em conhecer esse universo, vou dar uma olhada melhor a respeito das obras, e quem sabe começar pelos contos seja uma boa alternativa.

    ResponderExcluir
  11. Confesso que o gênero de filmes e livros não faz meu gosto. Porém sei que tem uma història bem legal, então para quem curte, tem que aproveitar.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.