À primeira vista - David Levithan e Nina LaCour

Foto: SOODA Blog
Sinopse: Esqueça amor “à primeira vista”. Esta é uma história de amizade “à primeira vista”... Ou quase. Mark e Kate são da mesma turma de cálculo, mas nunca trocaram uma única palavra. Fora da escola, seus caminhos nunca se cruzaram... Até uma noite, em meio à semana do orgulho gay de São Francisco. Mark, apaixonado pelo melhor amigo — que pode ou não se sentir do mesmo jeito —, aceita o desafio que mudará sua vida. E sobe no balcão do bar em um concurso de dança um pouco diferente... Na plateia, Kate, fugindo da garota que ela ama a distância por meses e confusa por não se sentir mais em sintonia com as próprias amigas, se encanta pela coragem e entrega do rapaz. E decide: eles vão ser amigos. Em meio a festas exclusivas, fotógrafos famosos, exposições em galerias hypadas, essa ligação se torna cada vez mais forte. E Mark e Kate logo descobrem que, em muito pouco tempo, conhecem um ao outro melhor que qualquer pessoa. Uma história comovente sobre navegar as alegrias e tristezas do primeiro amor... Uma verdade de cada vez.

LACOUR, Nina; LEVITHAN, David. À primeira vista. Rio de Janeiro: Editora Galera, 2017. 294 p.


Eu sempre vou me interessar por qualquer coisa escrita pelo David Levithan, com ou sem parceria. É impossível não se admirar com a forma real e sucinta com que ele descreve a vida dos adolescentes, o que faz dele um dos melhores — se não o melhor — escritores do gênero YA, na minha opinião. À primeira vista não é uma história extraordinária e cheia de reviravoltas, mas é impossível não se afeiçoar aos personagens criados por Levithan e LaCour. 

Mark e Kate são dois jovens que não tem, aparentemente, absolutamente nada em comum a não ser a matéria de Cálculo que fazem juntos. Porém, em uma noite qualquer, enquanto Kate está fugindo de um encontro que vinha esperando há meses — já ouviram falar do famoso medo das coisas não darem certo? —, ela dá de cara com Mark em uma boate gay e decidem que eles devem ser amigos, mesmo sem nunca terem se falado antes. O mais bacana de tudo é que essa amizade surge em um momento delicado para a vida dos dois, já que Mark é apaixonado pelo melhor amigo e, aparentemente, Ryan não dá a mínima para ele.

O livro é narrado em primeira pessoa pelos protagonistas, sempre intercalando os capítulos entre os dois. A especialidade de Levithan é criar personagens incríveis e bem construídos, mas o diferencial de À primeira vista é que LaCour não fica para trás nesse quesito. O que eu senti durante a leitura é que Mark e Kate eram o complemento um do outro, o que fazia deles uma ótima dupla. 

A história não segue uma estrutura pré determinada, isso porque não existe um ápice ou uma reviravolta que prende, mas puramente o dia a dia dos personagens, o que não foi ruim. A verdade é que poucos autores conseguem a proeza de uma história que segue apenas um ritmo sem torná-la maçante. Acompanhamos Kate e Mark durante semana do Orgulho Gay, que tem um espaço enorme nessa história justamente pela mensagem que passa: amor, independente de tudo. Eu sempre me assusto com o fato de estarmos tão cercados de preconceito. 

Nina e David combinaram tanto na escrita que não parece um livro escrito por duas pessoas e isso é sensacional. A delicadeza dessa história é de se admirar. Estamos sempre acostumados com as mesmas pessoas de sempre, a mesma rotina de sempre. Mark e Kate são a prova viva que é possível sair da zona de conforto, perder os medos, conhecer pessoas novas — que, incrivelmente, nos conhecem melhor do que as pessoas que conhecemos há anos.

À primeira vista é um livro simples, mas é tudo. Os autores conseguem encantar pela narrativa, que é especial, e por terem construído uma amizade verdadeira em tão pouco tempo. É uma leitura leve e fluida, ideal para aqueles dias de ressaca literária. A mensagem final é muito simples, mas importante: o poder da amizade e como isso é refletido em nós mesmos.
Ana Clara Magalhães
Ana Clara Magalhães

10 comentários:

  1. Só li 2 livros do David, mas foram em parceria com a Rachel Cohn. Amo a escrita deles!
    Esse livro parece bem amorzinho, uma leitura agradável e que nos leva a refletir.
    Acho tão bom encontrar histórias sobre amizade, e esses dois parece que foram bem construídos.
    Gostaria de ler em algum momento.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Em meio a tanto preconceito, um livro que traz uma reflexão sobre a comunidade LGBT+ é muito interessante, e o mais legal que o nome do livro da a entender uma coisa mas na verdade é outra, na real a primeira vista é uma historia de amizade. bem legal.

    ResponderExcluir
  3. Já li alguns livros do autor e não há como negar que ele tem um dom especial para trazer os personagens tão jovens, tão confusos e ao mesmo tempo, tão cheios de sentimentos!Talvez seja esta a maior qualidade do autor e isso é admirável em seus livros.
    Ainda não conhecia este trabalho dele, então é a primeira resenha que leio e já quero muito conhecer a história deste casal e de todos os problemas enfrentados por eles!
    Vai para a lista de desejados!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Parece ser uma leitura gostosa de acompanhar com essa amizade dos personagens, realmente as vezes acabamos de conhecer alguém e damos tão bem que parece que conhecemos a muito tempo é incrível isso, a leitura deve trazer reflexões sobre a amizade, gostei que o livro foca nela.

    ResponderExcluir
  5. Olá Ana,
    Apesar de não conhecer, pessoalmente, a escrita do David, sinto que seus livros são maravilhosos, já que só vejo elogios. Nesse caso, a parceria entre autores, serviu para contribuir na relação que seus personagens tem, parece que um pouco deles foi passado para Mark e Kate.
    Sobre a história, eu esperava um romance, o que de certa forma é, achei lindo como a amizade deles começou, e, como você citou, a forma que se completavam.
    Mas um livro que entra para minha lista, adorei cada palavra.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Ainda não conseguir ler se quer um livro dele (isso é muito triste), mas já assisti a adaptação "Nick e Norah - uma noite de amor e música" e amooo! Então ainda não conhecia o livro, mas já sei que amo. Concordo totalmente com você a história de seus livros são leves e vc ama os personagens em dois minutos de leitura, quero muito ler esse livro, ainda mais porque na resenha vc escreve que é algo que sai da rotina (deve ser incrível) ótima resenha bem objetiva!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ana
    Ainda não li nada dos autores.
    Gostei muito do enredo e da maneira como escreveram alternando o ponto de vista dos personagens.
    Deve ser uma leitura maravilhosa que pessoas sem se conhecer se tornam amigos, o primeiro amor e que dá um quentinho no coração.
    Já vai para minha lista, beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana!
    Amo livros que trazem mensagens para nós leitores, que nos fazem refletir durante e depois da leitura, espero ter oportunidade de ler esse livro.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Realmente paarece ser um livro pouco chamativo, porém com um mensagem profunda. E é isso que torna tudo interessante. A capa não curti, mas o livro quero ler assim que puder.

    ResponderExcluir
  10. Nunca li nenhum livro do David, porém nunca é tarde para experimentar, e tenho desejado ler algo do autor devido a grande repercussão da sua escrita nos IG's e Blogs literários.
    A premissa do livro parece ótima, então com toda certeza ele entra para minha lista de desejados.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.