Escrevi isso pra você - Iain S. Thomas

Sinopse: Você sempre me diz que foi bom enquanto durou. Que as chamas mais intensas são as que queimam mais rápido. Ou seja, você via em nós uma vela. E eu via em nós o sol.
Escrevi isso pra você é uma coletânea de poemas contemporâneos sobre os diversos momentos do amor: a paixão e o encantamento dos primeiros tempos, o lento afastamento, a solidão a dois, a dor do fim e a esperança de novos começos.
Reunindo cerca de 200 textos divididos em quatro partes – Sol, Lua, Estrelas, Chuva –, o poeta sul-africano Iain S. Thomas combina palavras profundas e intensas com fotografias frias e impessoais. O resultado é um livro que provoca uma explosão de sentimentos perturbadores e conflitantes, mas totalmente familiares a qualquer pessoa que já tenha amado e sofrido pelo menos uma vez.
Conhecido nas redes sociais pelo pseudônimo pleasefindthis, o autor começou sua trajetória na internet, publicando poemas e fotos em seu blog pessoal. Com o tempo, seu trabalho ganhou repercussão, se transformou em livro e encantou milhares de leitores ao redor do mundo.
Com extrema delicadeza, Escrevi isso pra você expõe a natureza frágil das relações humanas e as nuances líricas e obscuras do amor. (Skoob)

Livro recebido em parceria com a Editora.
THOMAS, Iain S. Escrevi isso pra você. Editora Sextante, 2018. 280 p.


Não sou uma grande leitora de poemas, mas sempre que tenho uma oportunidade, gosto de me aventurar e ler alguma coisa  do gênero. Escrevi isso pra você foi uma bela surpresa, eu não conhecia o autor e me encantei demais com a sua escrita que envolve e emociona.

Com uma escrita sensível e contemporânea, Iain consegue tocar o leitor de forma profunda, abordando sentimentos de uma maneira única. O livro é dividido em quatro partes: Sol, Lua, Estrelas e Chuva, que retratam as várias fases do amor e que em alguns momentos, aborda  um pouquinho outros temas. 

Alguns poemas são longos, porém em sua grande maioria, o livro é composto por poemas bem curtos, alguns deles com apenas uma linha. Mas não pense que são superficiais, muito pelo contrário. Com poucas palavras o autor consegue trazer grandes sentimentos à tona, enchendo o leitor de curiosidade para saber o que encontrará na página a seguir. 

"Se o tempo me levar (e o tempo vai me levar), vou voltar como uma única pluma.
Então, por favor, volte como brisa."
O GOLPE DE AR QUE NOS PEGOU.

É daquele tipo de leitura que podemos pegar para ler várias vezes na vida, ou deixar na cabeceira e ler um pouquinho quando quiser. São poemas lindos e tocantes, cheios de sentimentos, cada página é realmente uma surpresa, alguns poemas me deixaram com os olhos cheios de lágrimas e outros de boca aberta, foi uma experiência muito interessante e agradável.


A editora caprichou na edição. As páginas são em papel brilhante, e em algumas delas, as poesias estão escritas na vertical, tornando a leitura ainda mais diferente. Para complementar a obra, o livro contém diversas fotografias belíssimas, em sua maioria em preto e branco, que causaram um efeito super bonito. Elas estão presente em quase todas as páginas, tornando o livro uma verdadeira obra de arte. 

Algumas dessas fotos tem bastante relação com o poema, já outras, não tinham relação alguma, mas isso é minha opinião, claro. Creio que cada leitor vai olhar para as imagens e textos e enxergar coisas diferentes. Indico esse livro à todos, principalmente para os amantes do gênero.

"Sei que antes de você existia alguma coisa.
Só não consigo lembrar o que era."
A EMOÇÃO ESQUECIDA.



Thuanne Hannah
Thuanne Hannah

13 comentários:

  1. Ah como eu tenho desejado este livro :/
    Sou fã de poesia, poemas ou tudo que seja escrito com a alma do autor ou autora. E por tudo que já vi e li sobre este livro, há alma demais em cada página. Sejam nos poemas maiores, ou naqueles curtinhos que contém uma foto que te remete ao mais íntimo de você!
    Espero poder conferir e ter o livro o quanto antes, já que a poesia é um gênero que não chama tanto a atenção né? Infelizmente...
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Thuanne.

    Também não sou amante de poemas, mas gosto dos sentimentos que elas sempre trazem para o leitor.

    E, pelo jeito, com esse livro não é diferente. É uma bonita forma de falar de algo tão presente em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  3. Olá Thuanne!
    Estou com mtas expectativas pra ler esse livro, amo o gênero e seria uma delicia conseguir ler, pelo que andei acompanhando mta gte gostou, espero então conseguir ler em breve, já está nos desejados.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Ando acompanhando resenhas desse livro e só me deixam ainda mais curiosa para conhecê-lo. Amo poemas e adorei as imagens que o autor incluiu.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Nossa já quero esse livro, gosto muito de poemas, parece super emocionantes, essa resenha me deixou bastante interessada, foi pra lista de desejados.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Deve ser um livro fofo com uma leitura cativante. Também não sou uma amante de poesias, mas quando estou no clima dou uma chance rsrsr. E acho bem legal livros com ilustrações.

    ResponderExcluir
  7. Oi Thuanne.
    Eu não tenho muito costume de ler poesia e poemas, mas recentemente li "Outros jeitos de usar a boca" e gostei bastante.
    Não é preciso de poesias longas, se o autor consegue passar seus sentimentos em frases curtas.
    Vou procurar por esse livro. Espero gostar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Thuanne,
    Uma das minhas metas desse ano é me ariscar na leitura de poemas, um gênero que sai da minha zona de conforto. Então, fiquei muito interessada nesse livro quando vi o lançamento há algumas semanas, é um dos livros do gênero que mais desejo ler no momento.
    Adorei a forma como o autor retrata as fases do amor através do Sol, Lua, Estrelas e Chuva. Acho que essa divisão deixa a leitura ainda mais poética e sensível, com uma escrita que emociona e encanta.
    A edição pelo jeito está incrível, com fotografias que dão um toque mais especial a obra.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Não é um gênero que estou acostumada a ler, porque acaba não me prendendo.
    Mas os poemas parecem ser tão bonitos e sentimentais que fiquei até com vontade de me aventurar na leitura.
    Gostei do modo como ele dividiu o livro, e a edição parece ter ficado belíssima.

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  10. Não sou fã de poemas, mas até que esse despertou minha curiosidade, parece ser uma leitura interessante, os poemas parece que surpreende e que mexe com as nossas emoções, as fases do amor nesses temas abordados deve ter ficado diferente do que vemos por aí.

    ResponderExcluir
  11. Thuanne!
    Quando falou que os poemas parecem fotografias, fiquei imaginando que seriam poemas CONCRETOS, mas pelo que entendi, são poemas em prosa com significados entre pessoas que pode ser o autor com outros ou outros com outros. Bem interessante.
    Bom feriado!
    “O meu objetivo é colocar no papel aquilo que vejo e aquilo que sinto da mais simples e melhor maneira.. “(Ernest Hemingway)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  12. Olá, Thuanne!
    Gosto mais não costumo ler poesias.
    Esse livro já vi muitas pessoas falarem dele e fiquei bem curiosa, parece ser uma leitura aconchegante e prazerosa.
    As divisões do livro chama muito atenção, espero ler breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Que fofo!
    Também não leio muito poemas, mas gosto de vez em quando ler algum, pra relaxar, ler antes de dormir, principalmente os mais românticos.
    Anotado aqui!
    bjsss

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.