Cartas Secretas Jamais Enviadas - Emily Trunko

Sinopse: Você já desejou poder voltar no tempo e dar conselhos para si mesmo? Já quis ter coragem de falar como é forte o amor que sente por alguém? Alguma vez já se perguntou por que uma pessoa importante na sua vida parou de falar com você? A partir de contribuições anônimas, Emily Trunko reuniu nesta coletânea cartas que revelam segredos profundos de quem as escreveu. Afinal, muitas vezes o único jeito de lidar com nossos sentimentos mais intensos — seja um amor incondicional ou uma perda irreparável — é botando tudo no papel. A leitura destas cartas nos permite mergulhar na vida de seus remetentes e, ao mesmo tempo, redescobrir nossa própria história e perceber que, mesmo nos piores momentos, não estamos sozinhos.

Livro recebido como cortesia da Editora
TRUNKO, Emily. Cartas Secretas Jamais Enviadas. Editora Seguinte, 2018. 200 p.


Emily Trunko é uma jovem que teve a brilhante ideia de criar um Tumblr para escrever cartas que por um motivo qualquer, jamais iria enviar. Depois, decidiu abrir o espaço para mais pessoas, para que todos tivessem um lugar para expor seus sentimentos, sem revelar sua identidade. Diversas pessoas têm feito isso desde então, já que, por algum motivo, não vão enviar as cartas aos destinatários, mas precisam compartilhar o que sentem. Ela recebe milhares de cartas e decidiu juntar algumas delas para publicar esse livro. O que encontramos nas páginas são linhas e mais linhas cheias de sentimentos, que gritam para serem ouvidos. 

A escrita é uma ótima forma de extravasar sentimentos, sejam eles bons ou ruins, creio que é sempre importante colocar pra fora o que estamos sentido. Dei uma olhada no Dear My Blank, que é o Tumblr de onde veio todas as mensagens presentes no livro e vi que a escrita tem sido de grande auxílio em momentos de dificuldade, é legal ver que algumas pessoas receberam respostas e isso ajudou na situação.  


Esse é um livro bem curtinho, que pode ser lido em poucas horas, mas que tem uma enorme carga de sentimentos. Ele se divide em temas, nos quais pessoas escreveram sobre Querido Eu, Amor, Amigos, Família, Coração Partido, Amor não correspondido, Traição, Perda e Obrigado. Tem carta longa, tem carta curta, tem carta triste, tem carta alegre... Acho difícil o alguém não se identificar com algumas delas. 

Algumas cartas mexeram muito comigo, ou por já ter passado por algo parecido, ou por sentir pela pessoa que está passando. Há muitos sentimentos reais contidos nessas páginas, tive que me segurar muito para não chorar. É impossível não se emocionar com algumas das histórias, ou com todas elas. Tem cartas que ainda estão na minha cabeça e acho que continuarão por um bom tempo.


A edição está linda, com capa dura e uma diagramação bem interessante, com cores que combinaram entre si, fontes diferentes e imagens belíssimas. No final há um espaço para o leitor escrever sua própria carta que não será enviada e também contém informações de como você pode mandar sua carta para o Tumblr de Emily e ser publicada anonimamente.

Mais uma vez a editora incluiu alguns contatos de grupos de assistência que prestam apoio emocional e prevenção do suicídio, que é muito importante destacar em obras desse tipo. Indico essa leitura para todos, e se possível, leiam mais de uma vez e indique à amigos. Tenho certeza de que a leitura vai tocar cada indivíduo de uma forma diferente e ao ler, saberá que não está sozinho, que outras pessoas compartilham dos mesmos sentimentos e estão seguindo em frente a sua maneira. 



Thuanne Hannah
Thuanne Hannah

13 comentários:

  1. Este livrinho tem mexido com tantos leitores! Os dois livrinhos!rs
    Acho que não precisa ser um livro grande para trazer vida e sentimento aos leitores e nestes eu sei que há apenas sentimentos. Sejam de dor, de amor, de perdas, ganhos...mas sentimentos!
    Espero ter e ler os dois em breve!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Thuanne.

    Gostei da ideia de estarem ali, reunidas histórias verídicas. Assim, o sentimentalismo por trás de cada palavra dita e escrita, é maior e mais transbordante.

    Sabendo disso, pra mim, a leitura seria mais válida.

    ResponderExcluir
  3. Ola!
    Ainda não li os livros, já anotei nos meus desejados, pelo que acompanho a escrita agradou mtos leitores, espero curtir tbm qdo surgir uma oportunidade.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Esse livro (na verdade ambos da autora) estão entre as minhas prioridades já faz um tempo. É uma ideia tão linda reunir a dor de tanta gente, fazendo com que ninguém se sinta sozinho. Eu sou inclinada a amar livros sensíveis e já vi algumas páginas de ambos livros nos Blogs que sigo. Com toda certeza irei tentar lê-lo.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Essa é a primeira resenha que estou vendo desse livro, fiquei bastante interessada em conferi essa leitura que parece super emocionante, foi para o topo da lista de desejados.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia parece ser um livro bem legal, com muitas emoções deve deixar o leitor refletindo sobre as cartas afinal são acontecimentos que fazem parte das nossas vidas que até já passamos por algo assim. Ideal para presentear também.

    ResponderExcluir
  7. Primeira vez que vejo algo sobre esse livro, e amei a ideia!
    Eu acho que vou ficar bastante chorona lendo algumas das cartas, e ainda tem o tumblr para podermos ver e eu achei isso fantástico.
    A edição parece estar maravilhosa.

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  8. Thuanne!
    Como faço correspondência há uns 40 anos, sei o poder que as cartas exercem para quem as escreve e para quem as recebe, é algo catártico e intenso.
    Fiquei interessadíssima em poder ler esse livro que pelo visto, tem uma diagramação linda e colorida e conteúde que sensibilizará profundamente.
    Maravilhoso final de semana!
    “O meu objetivo é colocar no papel aquilo que vejo e aquilo que sinto da mais simples e melhor maneira.. “(Ernest Hemingway)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  9. Oi Thuanne,
    A sinopse desse livro me conquistou na hora, pois amei a proposta. Pelo jeito é uma leitura que toca o leitor, e apesar de ser curtinho, o livro transmite uma carga emocional arrasadora. Que interessante essa ideia da autora, ao compartilhar essas cartas, as pessoas não se sentem sozinhas e veem nisso uma opção de desabafarem. São cartas repletas de sentimentos que provavelmente não serão ditas pessoalmente.
    A edição está lindíssima!
    Beijas

    ResponderExcluir
  10. Oi Thuanne.
    Adorei a premissa desse livro.
    Imagino que qualquer um vá se identificar com algumas das situações das cartas. Com certeza as mensagens passadas faz com que o leitor sinta bastante empatia por aquele que escreveu as cartas.
    Adorei o capricho da editora. As ilustrações, fontes e cores das letras e das folhas estão lindas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá, Thuanne!
    Vi esse livro e quero muito ler, mas ainda não tinha visto as imagens ou algumas cartas e mensagens.
    Essa carta de uma filha para o pai é realmente a história que aconteceu com meus pais, me tocou profundamente. Com uma única diferença eu perdoo meu pai, porque eu quero viver feliz e sem mágoas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Nossa, a carta acima já fisgou meu coração de tão profunda. Não conhecia o livro mas deu uma ideia bem legal de fazer o mesmo, quem sabe?!!

    ResponderExcluir
  13. Que fofo!
    Uma ótima ideia essa da autora de criar o tumbler e depois, o livro.
    Ai que lindo, não vejo a hora de lê-lo, adoro textinhos tocantes e sensíveis assim...
    Preciso ler!
    bjs

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.