Só Escute - Sarah Dessen

Sinopse: Para encarar a verdade, você precisa estar disposta a ouvi-la.
Ano passado, Annabel era a típica “garota que tem tudo” — inclusive era esse o papel que interpretava no comercial de uma loja de departamentos da cidade. Este ano, porém, ela é a garota que não tem nada: não tem mais a amizade de Sophie; não tem uma família feliz desde a descoberta do distúrbio alimentar de uma de suas irmãs; e não tem ninguém com quem passar a hora do almoço na escola. Até conhecer Owen Armstrong.
Alto, misterioso e obcecado por música, Owen é um garoto que vivia se metendo em brigas, mas agora está tentando mudar. Um de seus novos lemas é sempre falar a verdade, não importa qual seja, e jamais guardar ressentimentos.
Será que com a ajuda desse amigo inesperado Annabel vai conseguir encarar a verdade e enfrentar o que aconteceu na noite em que brigou com Sophie? (Skoob)

Livro recebido como cortesia da Editora
DESSEN, Sarah. Só Escute. Seguinte, 2017. 347p. 


Tinha vontade de ler esse livro há quase 8 anos, então fiquei muito feliz de recebê-lo. Como eu já conhecia o enredo por cima por todos esses anos, eu não reli a sinopse e quando eu comecei a ler um pouco um dia, achei que podia me contar muito da história, um medo que eu tenho geralmente com sinopses por isso tô sempre dizendo para vocês que me surpreendi com algo que estava nelas, e principalmente nesses tipos de livro, que é muito difícil a sinopse não entregar exatamente o que é que o personagem está escondendo. Esse é o caso desse livro, assim como de muitos outros, logo eu não culpo nenhum deles.

Enfim, como já disse, eu vou dizer de novo algo que estava obviamente na sinopse, mas eu não sabia porque não li inteira. Eu não esperava tanto sobre música nesse livro. Achava que o título remetia apenas ao fato das pessoas finalmente passarem a ouvir a Annabel ou dela começar a falar. Mas grande pate do livro é a amizade dela com o Owen que é aficcionado por música. Eu achei ele meio pretensioso e hipster para o meu gosto. Odeia tudo que é comercial, inclua nisso gostar de uma banda mas não muito do maior sucesso dela, mesmo aquele sucesso que todos os fãs concordam que não vendeu só porque é muito comercial, mas que realmente é uma das melhores. E diz frases tipo "música de verdade" como se tudo que ele não gostasse não o fosse. Ele tenta fingir que não é assim e que respeita a opinião de todo mundo, só não considera música, mas simplesmente as pessoas deveriam parar de dizer que tal coisa não é música ou não é arte, etc. só porque não gostam. Tem coisas que eu odeio, e mesmo assim não digo que não são música. Por que não pode existir música "ruim", só a que você gosta? Mas eu gostei que mesmo assim ele é eclético. Ele conhece ritmos que ninguém ouve, alguns superclássicos tipo jazz e punk rock, mas também eletrônica e rap atuais, ritmos que muitos entendidos de música detestam.

A Annabel deve ter irritado muitos leitores e feito eles desgotarem do livro, achando-a uma personagem fraca, irritante, eu imagino. Porém, ela é muito forte para mim e é um tipo de pessoa que deveria ser muito mais valorizada. Ela faz tantas coisas e omite tantas coisas só para que sua família fique bem. Ela é totalmente altruísta no que diz respeito à família dela. Tendo duas irmãs de personagens opostas que brigavam constantemente e ambas se destacavam em diferentes aspectos, ela ficou relegada ao papel da irmã que faz tudo que pode para amenizar cada situação difícil pela qual a família passou. E o interessante é que a irmã dela, Whitney, acredita que na verdade ela era a irmã mais esquecida por ser a do meio e superquieta também. Cada pessoa vê seu lugar no mundo de uma forma diferente, e todos podem se sentir sozinhos, mesmo quando os outros acham que eles devem ter tudo. A amizade dela com a Sophie é um outro exemplo disso. É a típica amizade feminina tóxica que a gente vê em filmes como Meninas Malvadas. Sophie sempre quer mandar na Annabel, e como ela acha que a vida dela está melhor com isso do que sem, ela admite. Até porque já está acostumada a viver como os outros acreditam que ela deva. Muitos podem se identificar com ela de maneiras diferentes. 

Como falei no começo, alguns momentos são previsíveis, mas não tem muito como fugir disso nesse tipo de livro. Eu também acho que acabou sendo mais previsível para mim agora porque eu estou bem mais velha do que em 2010, quando eu quis esse livro pela primeira vez. Eu não me lembro se na época eu imaginava que o livro tratava do assunto que é o segredo da protagonista, mas depois de assistir muito e ler muito (nem necessariamente os livros, às vezes só as sinopses meio óbvias) e com alguma experiência de vida, em alguns casos, fica mais fácil de entender o que está acontecendo. E esse livro na verdade é bem mais antigo que outros dos que possuem o mesmo tema. Mas também o que é ótimo aqui é que o livro não é só sobre isso. Nós temos a Whitney se recuperando do problema que ela também teve, a outra irmã, Kirsten, tentando se encontrar na vida e mudando tanto quanto as outras duas, sem ter passado por nada, simplesmente mudando ao achar novos interesses e ganhar novos conhecimentos. A família tentando voltar a ser feliz. Um pouco do processo de mudança pelo qual o Owen passou. Acho que mudança e ser você mesmo são os grandes temas desse livro, e estes representam qualquer um e nunca saem de moda. Tem ainda mais com relação a amizades. E muito sobre ser sincero. O Owen diz que nunca mente porque ele precisa se expressar, guardar não é saudável para ele. O processo de expressão da Annabel começou totalmente influenciado por ele.

Esse livro parece ser para mim o único pesado da Sarah Dessen que foi publicado no Brasil, ou pelo menos o mais pesado. Os outros são mais romance e leves, então acredito que esse e os outros não precisam agradar ao mesmo público. Eu tenho vontade de ler outros dela, mas começar com o primeiro que eu conheci e o que acredito ser o mais o meu estilo foi perfeito, pois me mostrou o máximo do potencial dela. Esse é o tipo de YA que nunca deve ser esquecido, então estar sendo relançado por outra editora é muito bom. Que continue sendo lido pelas próximas gerações, porque o único ponto que pode parecer ultrapassado é a tecnologia, o resto é tão relevante como sempre foi. Ou mais.


Mah
Mah

Escrever (por prazer) me acalma e resenhas são uma terapia pra mim. Assim como doces, séries e ler. Autora do Programa Resistir, um podcast sobre suicídio.

12 comentários:

  1. Eu também sempre tive vontade de lê-lo, mas nunca tive uma ideia formada sobre o título. Gosto que, apesar de a personalidade dos personagens não terem agrado a todos, eles sejam apenas quem são.

    ResponderExcluir
  2. Oi Mah!
    Ganhei esse livro, coloquei na minha meta do mês passado, não consegui, coloquei para este, ainda não sei se vou conseguir, mas espero qu sim, desde que vi o livro fiquei interessada em conhecer a história, acho que entendo vc qdo diz não ler as sinopses dos livros, eu tbm prefiro não ler e me surpreender ou não com a leitura...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Ainda não li nenhum livro dessa autora, tem vários na lista de leitura, cada resenha que leio deles me deixa bastante curiosa em conferi a escrita dessa autora.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Mah.
    Já li esse livro e gostei bastante. Gosto de livros cm temáticas que nos faz refletir e a ter empatia pelos outros.
    Gostei bastante de Annabel. Não a achei fraca, mas sim muito altruísta ao pensar no bem estar de outras pessoas.
    Não li nenhum livro da autora, mas acho que são histórias mais leves.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ainda não conheço o trabalho da autora. Ganhei dois livros dela(aqui no blog), só não cheguei neles ainda por conta da extensa fila.rs mas pretendo fazer isso em breve.
    Este livro, apesar do tempo já lançado, ainda mexe com vários leitores, seja da forma positiva ou nem tanto.
    Amo enredos assim, que tragam assuntos mais profundos e que mostrem personagens beirando o real, com suas dúvidas ou medos.
    E Annabel parece ser este tipo de personagem.
    O livro já está na lista de desejados e espero ler em breve.
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Oi Mah,
    Li apenas Os Bons Segredos da autora, estava ansiosa para conhecer a escrita tão elogiada da Sarah e terminei o livro com sentimentos contraditórios, uma leitura que me agradou mas não me cativou tanto assim. Quero ler os demais livros da autora agora, e Só Escute está na lista. Pelo jeito a Annabel é o tipo de protagonista que traz sentimentos conflitantes ao leitor. De inicio, a garota parece ter atitudes mesquinhas, mas com o passar da narrativa, quando vamos conhecendo melhor a personagem, compreendemos a força que ela tem. Adoro histórias com dramas familiares e que mostram à importância das amizades verdadeiras e sinceras, então, a trama desse livro chama a minha atenção.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Mah.

    De imediato esse livro chamou a minha atenção, por nos dá a impressão de que a autora soube conduzir bem os dramas familiares, que é algo muito constante na vida dos jovens, e que para os mesmos, acaba sendo mais difícil lidar com tudo desestruturado.

    Expectativas para ler esse livro, me define.





    ResponderExcluir
  8. A personagem parece ser daquelas que no começo não agrada o leitor, mas depois que a conhece melhor passa a adorá-la. Acho que essa parte da amizade tóxica vai me irritar, odeio esses tipos de abuso das pessoas. Parece ser uma historia que mexe com as nossas emoções, pois a personagem aguenta muitas coisas.

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia a autora, e também nunca havia visto livro.
    Mas gostei bastante da trama, apesar de que ia me irritar durante a leitura com Annabel já que é aquele tipo personagem que a gente ama/odeia.
    Gostei da dica, vou anotar.

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  10. Mah!
    Os livros da autora sempre trazem grandes reflexões para o cotidiano de nossa realidade, talvez porque aborde problemas tão reais que as personagens e enredo tornam-se críveis de forma incontestável.
    E tem um pouquinho de tudo, inclusive de música, deve ser um ótimo livro.
    Maravilhoso final de semana!
    “O meu objetivo é colocar no papel aquilo que vejo e aquilo que sinto da mais simples e melhor maneira.. “(Ernest Hemingway)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  11. Olá, Mah!
    Ainda não li livros da autora, mas vejo muitas pessoas falando que estão lendo o livro e tenho vontade de ler.
    Sua resenha é a primeira que leio e confesso que fiquei mais curiosa em ler. Gosto de ler histórias que posso me colocar no lugar do outro, que me leva a refletir.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Faz tempo que quero lê-lo também, mas comecei e não fluía, parei.
    Também comecei outros dois da autora, e parei de novo kkkkkkk
    Mas ainda quero muito ler Só escute, parece ótimo e reflexivo, e depois de ler sua resenha, voltou toda aquela vontade de ler.
    bjsss

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.