Um de nós está mentindo - Karen McManus

Cinco alunos entram em detenção na escola e apenas quatro saem com vida. Todos são suspeitos e cada um tem algo a esconder. Numa tarde de segunda-feira, cinco estudantes do colégio Bayview entram na sala de detenção: Bronwyn, a gênia, comprometida a estudar em Yale, nunca quebra as regras. Addy, a bela, a perfeita definição da princesa do baile de primavera. Nate, o criminoso, já em liberdade condicional por tráfico de drogas. Cooper, o atleta, astro do time de beisebol. E Simon, o pária, criador do mais famoso app de fofocas da escola. Só que Simon não consegue ir embora. Antes do fim da detenção, ele está morto. E, de acordo com os investigadores, a sua morte não foi acidental. Na segunda, ele morreu. Mas na terça, planejava postar fofocas bem quentes sobre os companheiros de detenção. O que faz os quatro serem suspeitos do seu assassinato. Ou são eles as vítimas perfeitas de um assassino que continua à solta? Todo mundo tem segredos, certo? O que realmente importa é até onde você iria para proteger os seus. (Skoob)
MCMANUS, Karen M. Um de nós está mentindo. Galera Recorde, 2018. 384 p.


Tenho que dizer que eu estou orgulhosa de mim mesma. Eu não fui até o último capítulo para saber quem é o culpado ou pulei um capítulo para descobrir o que eu queria em específico. Eu fui tão, mas tão paciente, que estou orgulhosa, porque saber quem matou Simon e quais são os segredos de cada um dos protagonistas foi sensacional. A emoção foi maravilhosa. Eu tive que dizer muito para mim mesma "Não, não, não, Izabela! Supere isso! Supere isso! Você consegue!".

Mentira.

Eu pulei algumas partes e acidentalmente (foi de propósito) descobri quem matou Simon, mas então esqueci e descobri que estava errada. Contexto é tudo, gente!

"Bayview é um colégio fofoqueiro, mas pelo menos o Falando Nisso não paira mais sobre a cabeça de todo mundo. E, sendo cem por cento sincera, tenho que admitir — isto é um alívio."

Todos estão mentindo, é claro. E quem matou Simon foi a maior surpresa e mentira e eu não esperava por aquela. Ao entender o contexto.

O livro soube mesclar bem romance e mistério, só que... acabou ficando um pouco nem lá nem cá e parece um pouco superficial. Eu queria um pouco mais de aprofundamento. Eu esperava algo mais bem trabalhado, minhas expectativas eram altas. Eles citam o acontecimento, como "oh, sabe hoje de manhã? Aconteceu isso", ao invés de colocar, provavelmente para não deixar muito extenso ou repetitivo, mas tinha cenas que eu realmente queria ver, que eu iria adorar ler.

Eu iria adorar ver mais as interações entre os personagens, porque eu gostei do pouco que teve deles, da breve olhada no âmago deles que mostrou que eles são mais do que aparentam ser. Eu gostei da Bronwyn e do Nate, deles um com o outro, mas não foi nada "uau", foi um pouco o clichê de sempre. Addy foi a maior surpresa sem dúvida, a reviravolta do personagem dela, o crescimento que ela teve... sensacional. Cooper também foi um personagem que eu gostei, o segredo dele foi o que mais demorou para revelar, não que eu esteja reclamando, pois acredito que faltou uma enrolada na descoberta dos segredos dos personagens. Eu comecei a leitura e... bam! Eu sabia o segredo de cada um.

"Vocês acham que eu estava brincando a respeito de ter matado Simon? Leiam e chorem, molecada. Todo mundo na detenção com Simon na semana passada tinha um motivo muito especial para querer vê-lo morto. Prova A: a postagem acima, que ele estava prestes a publicar no Falando Nisso.
Agora eis o dever de casa: liguem os pontos. Será que está todo mundo mancomunado ou alguém está no controle?
Quem é o manipulador e quem são as marionetes?
Vou dar uma pista para vocês começarem: todo mundo está mentindo.
Valendo!"

Por ser narrado em primeira pessoa, não houve um momento que eu duvidei deles e eu acho que a melhor parte de uma história de mistério é duvidar dos protagonistas, dos "mocinhos". A voz de cada personagem estava muito bem distinta, o que é complicado de fazer num livro em que a narração dos quatro protagonistas é em primeira pessoa.

Se não deu para perceber, tenho sentimentos mistos por esse livro. Eu acho que ele foi bem escrito e eu gostei dele, todavia não sou cega para os erros, mas os erros vêm acompanhados de algo positivo e... Eu estou perdida. Cadê outro livro para me ajudar a ter uma opinião concreta sobre essa autora?
Yuki Kurohime
Yuki Kurohime

16 comentários:

  1. Estou super curiosa pra ler esse livro :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bela.

    Achei o começo desse livro um pouco arrastado. Não tava gostando muito por ele ser teen, e eu não tô acostumada a ler livros de mistério assim... Eu até pensei em parar de lê-lo e ler outro livro.

    Mas, decidi ir em frente, e não me arrependi, pois fui sugada até a última página. E, é claro, eu fui enganada! Quase no final do livro, tudo tava um pouco óbvio, algumas pistas foram lançadas e eu, trouxa como sou, não desvendei o mistério. Criei três teorias mirabolantes e errei as três!

    Acabei me aperfeiçoando por alguns personagens, e não gostei de outros. Como por exemplo, o Nate foi o personagem que eu menos gostei. Até pulava algumas páginas, quando o ponto de vista dele era mostrado.

    Em alguns momentos, eu 'dizia' para tal personagem: "Rá! Te peguei! Eu sei que foi você!", aí, surgia outra pista e eu começava a desconfiar de outros personagens. Mas, não descartava um personagem em específico.

    O fato de todos os suspeitos terem seu ponto de vista narrado, ajudou bastante a engrenar a história, e darem a eles, o benefício da dúvida. E a medida que os segredos iam sendo revelados, eu ia desconfiando mais ainda de alguns personagens.

    Enfim, o livro é ótimo, apesar de não surpreender!

    ResponderExcluir
  3. Esse livro certamente entrou para a lista dos desejados desde que foi lançado, já algumas resenhas e comentários dele, porém a impressão que dá foi justamente a que tu teve, será que o livro é bom ou não? Gostei ou nao gostei? Vou ter que ler para tirar minhas conclusões, mas que parece ser bom, isso parece.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Estou doida pra ler esse livro, curto muito suspense e mistério, essa resenha me deixou ainda mais curiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  5. Acho que este foi um dos livros que mais tiveram resenhas negativas e positivas ao mesmo tempo,nos últimos tempos.rs
    Muitos adoraram a trama, que pelo que li acima, foi ao mesmo tempo, bem amarrada,mas que também acabou foi confundindo tudo desde o começo.
    Há realmente culpados??
    Bem, só sei que este livro está na lista de desejados já tem um bom tempo e não vejo a hora de poder conferir ele!
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Oi Bela,
    Pois é, esse livro estava sendo bem falado, tinha muita gente comentando a respeito dessa trama, e com opiniões bem contraditórias. Gosto de uma história nesse estilo, que traz uma trama com adolescentes, mas o que mais chama a minha atenção é o suspense permeando o enredo. Então, é um pouco desanimador saber que a revelação em si não foi tão surpreendente. A autora poderia ter desenvolvido melhor essa parte, pois teria muito potencial para ser um livro mais envolvente.
    Gostei de saber que a história é narrada sob o ponto de vista dos quatro alunos, e o que anima, é o fato da autora ter acertado no desenvolvimento dos personagens.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Bela!
    Sou aficcionada por livros policiais.
    Saber que as personagens são bem construídas, que o livro é dividido em partes, onde podemos conhecer os envolvidos, bem como os investigadores e ainda uma narrativa leve e rápida, já me conquistou.
    E o que achei mais diferente, é porque é em ambiente estudantil, porque nos leva a pensar: qual dos estudantes cometeu o crime?
    Confesso que fiquei bem intrigada e instigada para poder fazer a leitura.
    Boa semana!
    “.Aquilo que eu não sei é a minha melhor parte! “ (Clarice Lispector)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Oi, Bela
    Li resenhas e opiniões positivas e negativas a respeito do livro.
    Gostei de saber que ele é narrado pelos 4 em primeira pessoa, que se passa numa escola com adolescentes.
    Espero ler logo, esta na minha lista de desejos e descobrir os mistérios da trama.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi Bela!
    Estou bastante interessada em ler esse livro, li mtos comentários diferentes sobre o enredo que me deixaram confusa, espero conseguir ler em breve e tentar entender melhor o enredo.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Oi Bela!
    Uau, quando vi que o livro ia ser lançado eu não dava nada pra ele, não imaginava que seria instigante assim.
    Acho que o mais interessante da história não é nem só querer saber quem e o assassino, é conhecer esses adolescentes a fundo e descobrir os que eles escondem, mas eu provavelmente sentiria um pouco de simpatia com os suspeitos, eles parecem ser personagens que conquistam.
    Já tenho o livro e pretendo ler em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de ler esse livro, mas é uma pena que parece que não foi lá tudo isso, eu esperava mais, adoro mistério e fiquei intrigada com esses personagens em saber o que escondem e qual deles é o culpado, parece que ficou um pouco confuso, mas se engana o leitor acho que deve valer a leitura, geralmente eu erro o culpado rsrs.

    ResponderExcluir
  12. Foi definitivamente uma das minhas leituras favoritas do ano quando soube de lançamento desse livro fiquei simplesmente eufórica e logo que ganhei ele devo orar em menos de um dia a mistura de Pretty Little Liars com Clube dos Cinco Foi simplesmente brilhante

    ResponderExcluir
  13. Eu já li e ouvi diversos comentários super positivos com relação a esse livro e minhas expectativas estavam bem altas. Uma pena o desenvolvimento dos personagens ser falho assim, uma vez que é ele que devia sustentar todo o enredo. A previsibilidade também é algo que me deixa um pouco incomodada, acho que a parte mais legal desse tipo de livro é ir se surpreendendo com a história, e quando isso não acontece meio que falta alguma coisa. Entendo tua confusão, enfim hahaha

    ResponderExcluir
  14. Ô livro pra gerar controvérsia hein hahaha já ouvi falar tão bem e já ouvi falar tão mal que até hoje fico meio na dúvida sobre ele, mas mesmo assim vou procurar ler pra tirar minhas próprias conclusões, espero gostar e ficar surpresa com o final como você ficou.

    ResponderExcluir
  15. Eu não conhecia este livro, mas acabei ficando muito curiosa para ler ele após ler sua resenha. A narrativa parece ser leve e instigante com uma construção de personagens impecável, gosto muito de histórias com ação e investigação, então sem dúvidas pretendo ler Um de nós está mentindo.

    ResponderExcluir
  16. O verdadeiro assassinato que ocorre, é a morte de qualquer expectativa de um mistério. Isso é capaz de resumir toda a resenha e toda a história do livro. É decepcionante ler esse tipo de livro. Temas importantes não devem ser tratados com tanta superficialidade. Deve ser trabalhado de forma que o leitor possa compreender o problema e achar uma solução. O óbvio acaba frustrando o leitor que busca algo mais complexo, algo que instigue o leitor a querer descobrir o culpado da história. O livro pode até ser bom para alguns, mas decepcionante para outros.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.