Conjunto de Séries #25: 3%


3% foi a primeira série brasileira a entrar no catálogo da Netflix, no início de 2017.  Na época, segundo informações da empresa, a série alcançou um sucesso imenso no exterior e se tornou a série de língua não inglesa mais assistida nos Estados Unidos. Logo assisti a primeira temporada, mas não sei porque não comentei sobre ela aqui. Este ano a segunda temporada chegou ao streaming e, depois de assistir, achei bem justo comentar com vocês dessa vez.

Na trama, o mundo é dividido entre o continente, sem recursos de qualquer tipo e extremamente miserável, e o Maralto, uma ilha super desenvolvida, com tecnologia de ponta e aparentemente perfeita. O único modo de passar do "lado de cá" para o "lado de lá" é ser aprovado no processo, uma seleção a que todos os jovens de 20 anos se submetem, mas em que apenas 3% são escolhidos.

A primeira temporada é toda voltada para demonstrar o processo em si. Os personagens principais estão na casa dos 20 anos e querem ser aprovados para uma vida melhor. Durante a trama, acompanhamos as provas pelas quais eles passam, quem é eliminado e quem segue na disputa, bem como as atitudes desesperadas de algumas pessoas. O Maralto, tão desejado, é apenas mencionado, e não é foco dessa temporada. A temporada termina com a imagem dos aprovados a caminho do Maralto, mas conhecer a ilha, só mesmo na temporada seguinte.


A segunda temporada, portanto, é um pouco mais ampla e mostra aspectos desse mundo que não tinham sido tão bem explorados. Além de mostrar o Maralto e seu funcionamento, também é possível acompanhar a forma como a ilha foi idealizada e construída, na forma de flashbacks, sem esquecer daqueles que ficaram no continente.

Li algumas críticas negativas sobre a série enquanto assistia, em especial quanto à primeira temporada, mas acho que os brasileiros deveriam ser menos rígidos quando se trata de produto nacional. A série tinha um orçamento limitado e, como todas as tramas fictícias, algumas inconsistências sempre aparecem, mas não achei nada tão grave no que diz respeito a 3%. Ouso dizer até que alguns dos pontos mais criticados, como a escolha de um elenco  em sua maioria pouco conhecido, foram aspectos positivos no meu ponto de vista.

De todo modo, a trama trata de um futuro distópico, mas não impossível, em que os recursos do planeta foram esgotados e as pessoas vivem em condições degradantes. Não só isso, apenas poucos privilegiados podem viver em condições dignas (não parece um pouco a realidade?) e justificam a diferenciação com base no merecimento. A crítica social é escancarada, e acho que esse foi um dos pontos fortes da série.

O mais desafiador da série é compreender os personagens. Ninguém mostra sua verdadeira face, então é difícil saber quais as intenções de cada um. Eles tomam atitudes dúbias, às vezes parecem querer uma coisa, mas na verdade querem outra. É impossível saber que rumo as coisas vão tomar, já que tudo pode mudar bem rapidamente.

Eu gostei bastante do enredo e fiquei bem feliz em saber que a série já foi renovada para uma terceira temporada. Lendo um pouco sobre ela para fazer essa postagem, descobri que a ideia é que tenha cinco temporadas (espero que sim!). E um detalhe bem legal que descobri nessas leituras, foi que a série teve origem com um grupo de estudantes da USP, que disponibilizaram um piloto no youtube em 2011. Quem tiver interesse em assistir e saber um pouco mais sobre isso, pode ler essa matéria aqui.

Não vou dizer 3% é uma trama inovadora, pois construiu um enredo bastante batido em outras obras literárias e cinematográficas, mas não deixa de ser instigante, principalmente na segunda temporada, que consegue se aprofundar nas vidas de diversos personagens e abordar debates bastante atuais.
Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

14 comentários:

  1. Olá Ju! Não conheço essa série, parece ser bem interessante, alem de ser brasileira, agora fiquei bastante curiosa em conferi tudo que foi dito aqui.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi e li muito sobre esta série, mas ainda não senti aquela vontade ver ela..rs Por isso, sempre vou deixando para lá e baixando outras..
    Talvez por ser isso, nacional e eu ser meio pé atrás com o cinema nacional, apesar de sim, ter coisas boas demais.
    Talvez em algum outro momento, eu veja sim(deixar minha fila diminuir um pouco)
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ju.

    Não conhecia a série. E apesar do enredo não ser original, a complexidade, ao todo, mostra nessa segunda temporada, quão bem tudo foi construído e desenvolvido, e aproveitado.

    Dando ao espectador mais visibilidade dos próximos acontecimentos.

    Isso é interessante.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju,
    Lembro que vi a divulgação dessa série no inicio do ano passado, mas acabei não acompanhando. Uma pena, pois parece que tem potencial.
    Adorei essa proposta de a trama se passar em um futuro distópico não tão distante assim, pelo contrário, traz uma realidade cada vez mais próxima do nosso planeta. Uma série nacional que traz uma crítica social e tanto, mesmo que já seja um assunto abatido e pouco inovador.
    Também acho que a escolha de um elenco pouco conhecido é um ponto bem positivo da série.
    Vamos torcer para que a terceira temporada seja um grande sucesso também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia a série e fiquei bem interessada ainda mais por ser nacional, vou querer assistir. Gosto mundo quando as coisas se passam em um mundo onde a situação das pessoas é bem precária faltando muitas coisas principalmente água e alimentos, pois acho que um dia vai acontecer na realidade embora existem muitas pessoas passando fome.

    ResponderExcluir
  6. Ju!
    A trama pode não ser inovadora, mas é crível, principalmente diante da situação do nosso país.
    Não conhecia a série e concordo com você que as pessoas por vezes são exigentes demais, ainda mais quando se trata de filme nacional.
    “Sou uma só. (...) Sou um ser. E deixo que você seja. Isso lhe assusta? Creio que sim. Mas vale a pena. Mesmo que doa. Dói só no começo.” (Clarice Lispector)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JUNHO - 5 GANHADORES
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  7. Uma coisa eu concordo, os brasileiros deviam ser menos rígidos com produções nacionais. Vejo tanta critica por apenas ser BR, tipo (????) Confesso que ao navegar pela netflix em busca de algo para assistir algo sempre pulei 3% e pra falar a vdd nem sei pq, mas com aquela vontadezinha de conferir. Vou conferir nessas férias, espero gostar muito.

    ResponderExcluir
  8. Olá Ju!
    Ouço flar mto dessa série, tentei ver mas não consegui ainda, comecei e não terminei o primeiro episódio, mas agora com mais tempo qro tentar novamente.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Quando saiu a segunda tempora de 3%, eu pensei q era uma série em primeira temporada e americana, fiquei bem surpresa qndo descobri ser a 2ª e ainda ser nacional, descobri em um programa de talk show. Essa serie me fez lembrar de Elisyum, é bem parecido, agora resta saber se esse filme saiu do video do youtube. Desejo assistir, mas como nao tenho netflix ainda e preciso terminar outras series, deixo para depois.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju,
    Já ouvi falar da série, mas não sabia que era brasileira. Parece realmente boa, e antes mesmo de você citar eu já havia percebido a crítica - mais do que verdadeira - que o enredo faz. Que interessante saber como se deu início, por mais que tenhamos outras de ficção que lembram essa, achei tudo bem original. Vou acrescentar na minha lista, quero assistir.
    Bj

    ResponderExcluir
  11. Olá, Ju
    Ouvi falar dessa série, mas jamais ia imaginar que é brasileira.
    Ainda não assisti porque gosto de séries com mais de 4 ou 5 temporadas para assistir de uma vez e não aos poucos. Mas pela sua resenha penso que vou abrir uma exceção.
    Fiquei muito curiosa para assistir.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Por mais que muita gente tenha dito que não gostou da série que ela é cheia de erros e simplesmente adorei essa produção brasileira o elenco é simplesmente incrível e eu gostei da proposta que trouxeram nessa distopia

    ResponderExcluir
  13. Ainda vou dar uma segunda chance pra essa série de tanto que escuto falar bem dela, mas ano passado quando peguei pra assistir acabei vendo só dois episódios e deixando pra lá, não curti muito não.

    ResponderExcluir
  14. Eu confesso que assisti a primeira temporada toda em maratona, então acho que já dá pra saber que gostei bastante. Independente do enredo batido, acho que a série aborda problemas sociais bastante relevantes, principalmente se pensarmos no contexto brasileiro atual. A escolha de atores não muito conhecidos pra mim também foi um ponto positivo na série, ando saturada de figurinhas carimbadas e sempre com atuações parecidas. Achei a maneira como a série foi construída bastante interessante, como se a primeira temporada fosse uma introdução e a segunda o enredo propriamente dito. Espero que venham mais temporadas por aí!

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.