Alice - Lewis Carroll

Sinopse: Obras-primas de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas e Através do Espelho há mais de um século encantam crianças e adultos. Instigante, divertida, inusitada, profunda, a saga de Alice é inesgotavelmente interpretada, parodiada, filmada, citada... e, é claro, lida. Esta charmosa edição de bolso contendo os dois clássicos, inédita no mercado brasileiro, traz os textos na íntegra e ilustrações originais de John Tenniel. (Skoob)
CARROLL, Lewis. Alice: Aventuras de Alice no País das Maravilhas & Através do espelho e o que Alice encontrou por lá. Zahar, 2009. 317 p.


Eu li/assisti tanta história diferente de Alice no País das Maravilhas, que está tudo misturado e eu pensei que soubesse algo sobre essa história. Eu não sei. Ou sei e não faz diferença. Ou faz, porque prefiro a minha visão sobre ela. Se essa história for a original.

"Pois, vejam bem, havia acontecido tanta coisa esquisita ultimamente que Alice tinha começado a pensar que raríssimas coisas eram realmente impossíveis."

Em Alice, há duas histórias: Aventuras de Alice no País das Maravilhas e Através dos Espelhos. Há alguns personagens novos na trama que eu nunca vi antes, como Humpty Dumpty sentado em cima de um muro (o que você está fazendo aí, Ovo? Cuidado para não quebrar!), e alguns personagens que eu vi, mas não na história que eu imaginei que fosse. Eu nunca li Através do Espelho (não que eu saiba) então por que Tweedledee e Tweedledum aparecem lá e não no País das Maravilhas?

Sobre a história, eu entendi menos do que esperava, sinceramente. As coisas acontecem num segundo, mudando tão rápido, assim que Alice pisca os olhos, que é como se fosse um sonho. Não que algo ali não pareça. E poesias. Tem tantas poesias/poemas (eu nunca consigo me lembrar a diferença), e não são do tipo fáceis de interpretar, mas que você precisa de um dicionário ao seu lado e muita paciência para transcrever o significado.

Você precisa de paciência para ler esse livro.


Quem disse que Alice é para crianças?

Alice é um pouco doido e confuso e cheio de personagens impressionantes e frases/conversas inteligentes e divertidas, tudo que crianças gostam; e histórias por trás de histórias, que você pega a moral (ou imagina ter pegado) e que não tem como adultos não gostarem também, contudo há tantas reviravoltas que te deixam tontas e palavras complicadas, que infelizmente eu não aproveitei tanto quanto esperava, porque não estava entendendo nada.

Ah, alguém saber dizer por que um corvo se parece com uma escrivaninha? Eu estou realmente curiosa, é uma das maiores incógnitas da humanidade, creio eu. O que você andava tomando Lewis Carroll?!
Yuki Kurohime
Yuki Kurohime

16 comentários:

  1. Ainda não li esse livro, parece ser interessante :)

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho e amo esse livro. <3

    Visite: http://www.carpediemmica.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá! Sou doida pra ler esse livro, capa linda, está na minha lista de desejados faz tempo, essa resenha me deixou ainda mais curiosa em conferi tudo que foi dito aqui.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Bela.

    Um livro como esse, que não diz nada com nada, se torna mais confuso ainda mais para uma criança ler. Ao mesmo tempo, é curioso e criativo, onde podemos ver que, a imaginação do autor fluiu muito.

    Ri com a pergunta que tu fez no final da resenha! 😁

    ResponderExcluir
  5. Não sei o que ele tomou, mas para ter feito algo tão fora do convencional, boa coisa foi!rs
    Ainda não conhecia o livro,mas pela confusão, já quero muito conhecer!
    Adoro contos de fadas e se eles chegarem em uma outra forma, melhor ainda.rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca li nada sobre Alice, apenas assisti ao filme de Alice no País das Maravilhas. Houve um tempo em que eu não gostava muito da história por causa dos trocadilhos com o meu nome, mas isso mudou e se eu cruzar com esse livro um dia, pode ser que eu leia.

    ResponderExcluir
  7. Olá Bela,
    Não sabia desse livro com as 2 histórias.
    Apenas assisti aos filmes, os livros ainda não li, mas tenho curiosidade para ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi Bela,
    Adoro esse livro, é um dos meus clássicos preferidos. Não vou mentir que a leitura foi fácil não kkk, pelo contrario, foi complicada e bem confusa, mas levando em conta os personagens não poderíamos esperar algo diferente.
    Amo a edição desse livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Tinha uma vontade de ler esse livro, agora fiquei em dúvida, não sabia que era tão doido assim rs. E não sou fã de poesias/poemas também nunca sei a diferença kk. Adoro a Alice mas dos filmes dos livros ainda não li nenhum, só esperava mais desse.

    ResponderExcluir
  10. De Alice no Pais das maravilhas eu só conheço o que todo mundo também conhece. Apesar das adaptações literárias e no filmes deixa uma forma a mais da criatividade humana, expondo mais coisas e criaturas nunca pensadas. O que eu acho legal é como uma história com tanta coisa já envolvida é capaz de adicionar mais coisas sem tirar a premissa que todos conhecem.

    ResponderExcluir
  11. Bela!
    Acredito que a forma 'distorcida' que o autor traz em Alice, é justamente o encantamento da fantasia que ele criou.
    Os poemas tem forma e são quase um complemento da história, deve ser fascinante.
    “Sou uma só. (...) Sou um ser. E deixo que você seja. Isso lhe assusta? Creio que sim. Mas vale a pena. Mesmo que doa. Dói só no começo.” (Clarice Lispector)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JUNHO - 5 GANHADORES
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  12. Olá Bela!
    Sou doida pra ler esse livro, essa capa é uma fofura!
    Amei as páginas do livro, espero um dia conseguir ler.
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  13. Oi Bela,
    Sabe aqueles livros que não lemos, só sentimos? Esse me parece exatamente isso. Que a história da Alice é doida todos já sabemos, mas esse definitivamente define isso, rsrs. Achei essa edição linda, e essa mistura de história com poemas e poesias me conquistou, combina totalmente com a personagem.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Eu fiquei apaixonada quando ainda era criança pela história da Alice e é impossível que você sendo adulto ainda não se emocione ou não tenha lido o livro e essa edição da jarra é simplesmente uma das mais lindas edições brasileiras da obra

    ResponderExcluir
  15. Apesar de conhecer a história por causa dos filmes nunca parei pra ler o livro, vou aproveitar agora que vi resenha pra ler nessa edição que gostei bastante.

    ResponderExcluir
  16. Também conheço várias versões da história da menininha loira, e nunca sei exatamente qual é a original. Algo que eu tenho em mente sempre é que todas as aventuras da Alice realmente acontecem no sonho da menina, por isso a confusão e as coisas malucas podem ser relevadas, apesar de nos deixarem um ponto tontos e dificultarem a compreensão da história. Com relação ao vocabulário difícil, acho que é muito uma questão de edição e tradução, duas coisas que influenciam demais no trabalho final do livro.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.