Semana Especial #3: Os temas de Liane Moriarty


O que Alice esqueceu é o novo lançamento da autora Liane Moriarty pela Editora Intrínseca e chegou às livrarias no último dia 15. O livro havia sido lançado no Brasil há alguns anos, com o título As lembranças de Alice, mas agora ganhou uma nova edição, com capa semelhante aos demais livros da autora lançados pela Editora. Para comemorar o lançamento, a Editora Intrínseca convidou os blogs parceiros para uma Semana Especial dedicada a Liane Moriarty.

A ideia de hoje é falar um pouquinho sobre os temas das tramas criadas por Liane Moriarty. Nas primeiras postagens, acabei mencionando um pouco isso, mas agora tentarei resumir os tópicos tratados pela autora para ver se convenço de vez todo mundo a conhecer a obra dela. rsrs

Se você abrir um livro de Liane Moriarty, não tenha dúvida que irá encontrar:

a) conflitos familiares: Liane não economiza nesses conflitos, que, em geral, movimentam suas tramas. Ela aborda sem medo as difíceis relações entre pais e filhos, principalmente na época da adolescência, as dificuldades do casamento, seja pelo desgaste da relação ou por alguma traição, a competitividade natural entre irmãos, os sentimentos conflitantes em relação às pessoas que amamos, os traumas que os adultos carregam por causa dos pais, entre outros. A autora consegue se aprofundar nas minúcias das questões psicológicas de seus personagens e das dificuldades das relações humanas e, mesmo que seus enredos sejam bastante cotidianos, ela disseca essas relações, como vi em poucas obras.

b) mulheres fortes: as mulheres sempre estão no centro das histórias criadas por Liane Moriarty e, ainda que cada uma delas seja exatamente como eu e você, cheia de inseguranças, defeitos e problemas para resolver, a autora consegue mostrar o quanto uma mulher consegue se desdobrar para fazer tudo dar certo. Em alguns casos, suas personagens vão muito além do que acreditam que podem suportar, pelo bem daqueles que amam.

c) transformações: Liane sabe como ninguém abordar as transformações pelas quais as pessoas passam durante sua vida. Todos os seus livros mostram, por exemplo, ao analisar seus personagens, os reflexos da infância e das referências para a construção de sua vida adulta. Mas não é só isso; a autora consegue mostrar como a rotina nos transforma, como o peso das responsabilidades nos moldam e como as pequenas decisões podem implicar grandes mudanças. O mais interessante disso é que, ao lermos um livro da autora, conseguimos visualizar exatamente que ponto representou tal mudança. Mas e quanto às nossas vidas reais? O quanto mudamos e o que causou isso? Sempre que leio seus livros, não consigo evitar de analisar as transformações pelas quais passou minha própria vida.

d) crises nos relacionamentos: ainda que esse tema esteja diretamente relacionado aos itens "a" e "c", achei relevante trazer um tópico específico para ele. Isso porque é um tema bem central trazido nas obras de Liane Moriarty, em especial quando se tratam de casamentos de muitos anos. Vamos ser sinceros: as pessoas mudam, os sentimentos mudam e às vezes aquilo que relacionamento se tornou talvez não seja mais suficiente. Depois de anos, não há mais aquele sentimento do início, aquela sensação de descoberta, a rotina e o cansaço vão tomando conta e, por consequência, as brigas também. Liane mostra muito bem essa transformação em seus livros e nos faz ficar divididos entre manter aquilo que um dia foi tão bom ou tentar buscar algo novo e melhor. São ilustrações sinceras e dolorosas sobre relacionamentos, mas extremamente verdadeiras.

e)  relatos sinceros sobre sentimentos: Nos livros de Liane, seus personagens são demonstrados por inteiro, sem máscaras. A autora vai ao âmago do ser humano e não esconde nada - seja o que há de melhor, seja o pior. Inveja, raiva, egoísmo, amor, doçura, tudo está escancarado e misturado. Por isso mesmo, seus personagens são sempre tão reais e é fácil se identificar com eles, o que contribui muito também para o sentimento de empatia. Em suas tramas, a autora sempre insere aquela percepção, por algum personagem, de que a vida do outro é melhor, perfeita; mas Liane faz questão de desconstruir todos esses mitos e mostrar que todo mundo tem problemas.

f) perdão: Ironicamente ou não, todos os livros da autora terminam com algum tipo de perdão. Liane mostra que o perdão é um processo, uma decisão difícil, e que perdoar é uma forma linda de se livrar da dor. Claro que não é fácil, mas isso não significa que seja ruim.

Esses itens são só alguns dos temas bastante comuns nos livros de Liane Moriarty, mas existem outros que estão presentes, como a dificuldade de criação de filhos, o desejo de ter filhos, inseminação artificial, adoção, esperanças e frustrações dos personagens, entre muitos outros. Os livros são sempre muito ricos na análise humana e, talvez por isso, tão apaixonantes.
Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

17 comentários:

  1. Temas envolventes e para mim são necessários. Adoro pegar um livro para ler e sentir que ele deixou um certo ''legado'' a respeito das transformações de seus personagens, dos conflitos abordados e no que dá tudo no fim da historia.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ju.

    Os contextos apresentados, comigo, estão em alta. Então, mais do que nunca desejo conhecer as obras da Liane.

    ResponderExcluir
  3. Ju!
    Não tive oportunidade de ler nenhum dos livros da autora, mas já gostei de saber que ela aborda temas importantes e interessantes, adoro quando fala de família e ainda mais de perdão.
    “Nunca sei se quero descansar porque estou realmente cansada, ou se quero descansar para desistir. “ (Clarice Lispector)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JUNHO - 5 GANHADORES
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  4. Estou adorando esta semana dedicada a conhecer mais sobre o trabalho da autora e a cada dia que passa, me jogo mais no mundinho que ela criou em cada um de seus livros.
    Ela fala da alma humana,se a gente for juntar tudo e fazer um bom resumo. Relacionamentos, segredos, mentiras, perdão. Ela joga tudo num liquidificador e faz com que a gente reflita muito em nossas próprias vidas o que está lendo ali, em mãos.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju!
    Adorei conhecer mais um pouco sobre o trabalho da autora, os assuntos que ela aborda em seus livros são mto bons, tenho ctz que irei curtir a leitura...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju,
    Que legal essa iniciativa de fazer uma semana especial para essa autora tão fascinante.
    Li apenas dois livros da autora, os grandes sucessos O Segredo do Meu Marido e Pequenas Grandes Mentiras, e já foi o suficiente para me viciar na narrativa dela. A Liane Moriarty escreve com maestria, suas histórias são completamente envolventes, fisgando o leitor de inicio ao fim.
    Adoro tramas com relacionamentos familiares, e esse é o ponto forte dos livros da autora, ela aborda diversos conflitos familiares de uma forma completamente realista, sempre trazendo algumas reflexões geradas no decorrer da história. Outro ponto que você destacou que também acho fantástico, são os personagens que ela cria, são reais, construídos de uma forma nua e crua, transparentes nos seus sentimentos, sendo quase impossível não se identificar com os dilemas e conflitos vivenciados por eles.
    Esse post me deixou com uma vontade imensa de ler um livro da autora.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Ju! Por isso mesmo que gosto tanto da escrita da Liane Moriarty, curto muito histórias com todos esses temas que você citou.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Os temas abordados são bem interessantes e são assuntos que acontecem no nosso dia a dia tornando a historia mais real. Adoro quando as mulheres nas historias são fortes e decididas, os conflitos familiares sempre mexe com quem lê.

    ResponderExcluir
  9. Realmente ela faz abordagens do dia dia, tudo muito bem escrito e elaborado como se estivesse acontecendo conosco ou nossos vizinhos próximos.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ju
    Olha estou passada com essas informações sobre a escrita da autora.
    Gosto muito de ler "personagens reais" que podemos nos identificar com eles.
    Estou perdendo, como não conheci essa autora antes.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Tenho muita vontade de ler Liane Moriarty, infelizmente ainda não li nenhum livro dela. Gosto de livros que abordem o cotidiano, entro mais na história quando percebo que poderia ser eu ou alguém que conheço nas cenas.
    Patricia Queiroz

    ResponderExcluir
  12. Livros com temáticas de mulheres fortes, transformação (essa é minha preferida) e perdão são os assuntos q mai me prendem, acabo pensando muito na vida tambem e gosto disso, nós evoluimos constantemente q é bom ver como tudo aconteceu.


    Bjss

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju,
    Todos os temas abordados por ela são os que me chamam atenção em livros, mas, principalmente mulheres fortes que vivem relacionamentos em crise, acho que isso mostra muito da libertação delas em relação ao que vivem, e em busca de sua felicidade.
    Os livros dela são parecem ricos em detalhes, e seus personagem, principalmente as femininas evoluem muito, isso é algo ótimo, por isso conquista tantos leitores.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Eu realmente adoro o trabalho dessa autora pelo que ela aborda nas histórias dela mas o único livro que eu li dela foi o segredo do meu marido quero comprar o resto dos livros dela agora na Black Friday

    ResponderExcluir
  15. Ainda não conheço o trabalho da autora, mas com temas tão fortes e contundentes assim fica difícil não querer sair correndo pra ler os livros. Acho sempre muito válidos livros que trazem assuntos relacionados aos sentimentos e relações humanas. Eles acabam de alguma forma nos modificando e agregando a nós como pessoas e leitores. Além disso, as personagens femininas fortes são uma característica que eu curto bastante em qualquer livro.

    ResponderExcluir
  16. Pelo o que já pude notar da autora, ela sempre traz temáticas envolventes. Reflexões e coisas do nosso cotidiano que são bem retratadas.

    Como sempre, Moriarty está de parabéns com sua escrita.

    ResponderExcluir
  17. Amei essas suas postagens sobre a autora, já quero todos os livros dela, que aliás não sei porque ainda não li já que curto tanto os temas com os quais ela trabalha nos livros.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.