A Magia do Inverno - Tahereh Mafi

Sinopse: Embarque em uma incrível jornada pela terra de Whichwood nessa impressionante continuação do aclamado best-seller Além da Magia, de Tahereh Mafi! Nossa história começa em uma noite congelante… Laylee mal consegue se lembrar dos tempos felizes antes de sua mãe morrer. Antes de seu pai, levado pela dor, perder o juízo (e o caminho), e ela ser abandonada como a única mordeshoor restante na cidade de Whichwood, destinada a passar seus dias esfregando a pele e a alma dos defuntos nos preparativos para suas vidas após a morte. Ficou fácil esquecer e ainda mais fácil ignorar não apenas sua crescente solidão, mas a forma como suas mãos exaustas, assim como seus cabelos, estão se enrijecendo e se tornando acinzentados. No entanto, alguns estranhos conhecidos irão aparecer e o mundo de Laylee irá virar de ponta-cabeça enquanto ela redescobre a magia, a cor e o poder de cura da amizade. Exuberante e encantadora, a aclamada Tahereh Mafi tece uma nova aventura mágica neste mundo persa fantasiosamente sombrio, trazendo ao público novamente Alice Queensmeadow e Oliver Newbanks, protagonistas de Além da Magia. (Skoob)

Livro recebido em parceria com a Editora.
MAFI, Tahereh. A Magia do Inverno. Futhermore #2. Universo dos Livros, 2018. 288 p.


A série Futhermore começa com Além da Magia, um livro fofinho com personagens cativantes, mas de um gênero bastante inesperado para mim, que já conhecia outros livros da autora Tahereh Mafi: infanto juvenil. Ainda assim, foi uma delícia acompanhar as aventuras de Alice e Oliver e mergulhar em uma leitura divertida e leve. A Magia do Inverno, que é o segundo livro da série, além de trazer de volta personagens tão amados, guarda algumas semelhanças com o primeiro livro, mas também inova em diversos aspectos que tornam a leitura ainda mais envolvente.

O segundo volume se passa um ano depois dos acontecimentos do primeiro livro e traz como protagonista Laylee, moradora de Witchwood, uma terra mágica até então desconhecida para os leitores. Laylee é uma mordeshoor, o que significa que possui a magia necessária para lavar os corpos dos mortos e preparar suas almas para seguir caminho para Othermore. O problema é que Laylee tem apenas 13 anos e trabalha demais, pois precisa fazer tudo sozinha desde que sua mãe morreu e seu pai a abandonou; isso faz com que a garota fique irremediavelmente doente.

"Porém, Laylee tinha pouca paciência para a tristeza e, embora no fundo sentisse uma dor enorme, preferia ficar furiosa."

O dom da protagonista e sua constante carranca e fúria deram ao texto um tom bem sombrio, bastante diferente do que vi no primeiro livro. Alice, mesmo nos momentos de maior tristeza, era sol e cor, enquanto Laylee é neve e escuridão. E essa diferença é incrível, porque deu uma carga emocional ainda maior à protagonista desse livro - é possível sentir sua dor, sofrer com ela, entender porque ela é tão cruel com as pessoas, afinal, o mundo foi cruel com ela.

"Alice e Laylee eram como duas metades de um mesmo dia, luz e escuridão convergindo e divergindo, só ocasionamente existindo ao mesmo tempo."


Ainda há magia nesse livro, é claro, e é lindo acompanhar a forma como Tahereh Mafi constrói cada detalhe. Embora lavar os mortos possa parecer um tanto macabro a princípio, na verdade a autora mostra que há um sentimento profundo envolvido no ato, um desapego, um carinho com cada um que parte, um cuidado para que passe para o outro lado do melhor modo possível. E isso é construído capítulo a capítulo, o que nos permite sentir o mesmo que Laylee.

Além disso, embora soubesse que Alice e Oliver iriam aparecer nesse livro, não imaginei que a participação deles fosse tão importante. Amei rever os dois, amei perceber como a amizade deles evoluiu e, mais do que isso, adorei o toque doce e divertido que eles trouxeram à história. Outros personagens surgiram durante o enredo e também tiveram uma importante participação na história, como Benyamin e a mãe dele, e espero poder revê-los ainda em outros momentos.

"E aqui está o que há de mais estranho nos sentimentos:
Às vezes, eles crescem lentamente, um tijolinho cuidadosamente colocado sobre o outro ao longo de anos de trabalho e dedicação; uma vez construídas, essas bases tornam-se inabaláveis. Porém, em outras ocasiões, os sentimentos surgem descuidadosamente de uma só vez bem em cima de você, empilhando tijolos no coração e nos pulmões, enterrando-nos vivos no processo, se necessário."

Assim como em Além da Magia, A Magia do Inverno trouxe importantes mensagens - que servem para crianças, adolescentes ou adultos - sobre a importância de estender a mão, mesmo para aqueles que acham que não precisam, sobre ser gentil, sobre o quanto ter alguém pode ajudar, sobre amor e sobre vida em geral. O fato de ser uma fantasia só mascara, por meio dos personagens, acontecimentos que podem envolver qualquer um, mostra a solidão e a indiferença, mas traz aquela esperança de que tudo pode melhorar.

O livro deixa ainda em aberto alguns pontos que eu gostaria muito que fossem contados em outros volumes. Preciso mencionar ainda que a edição está impecável, cheia de cuidado e capricho, que faz brilhar os olhos.


Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

15 comentários:

  1. Oi Ju!!
    Acompanhei algumas resenhas desse livro e fiquei maravilhada, qro mto ler e conhecer a escrita tbm, me chamou mta atenção o tema e a capa, é linda, espero um dia te ruma oportunidade de ler.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ju.

    Acho que depois de uma grande perda, a Laylee pôde finalmente, criar laços com alguém novamente, né?


    ResponderExcluir
  3. Ainda não tive o prazer de conhecer esse lado na escrita de Tahereh. Só a conheço pelo trabalho na série Estilhaça-me.
    Mas tenho namorado estes dois livros desde que os vi em seus lançamentos e claro que estou maluca para ler ambos.
    Isso de misturar amizade, cultura, recomeços e essa pitadinha de doçura me encantou muito ao ler a resenha.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Eu amo, amo livros com essa temática e já comhecia essa série. Fiquei muito apaixonada pela Sinopse do primeiro, mas ainda não li :'')
    Espero muito conseguir ler <3

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju
    Faz tempo que eu quero ler Além da magia e faz pouco que fiquei sabendo desta continuação, fiquei mais curiosa ainda pela trama, gosto de histórias com este tipo de premissa. As edições são lindas.

    ResponderExcluir
  6. Adoro historias juvenis e essa parece ser bem agradável de ler, achei estranho lavarem os mortos, como seria isso, mas foi explicado é legal esse gesto de carinho. As mensagens que o livro passa devem ser bem inspiradoras e reflexivas.

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju! Ainda não li o primeiro livro dessa série, esse também vai pra lista de leitura, curto muito fantasia e cada resenha que vejo dos livros me deixa ainda mais curiosa em conferi isso tudo que dizem.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi,Ju!
    Ainda não tinha visto essa série, mas a capa do livro é maravilhosa. Apesar das perdas de Laylee consegui viajar um pouco pela sua resenha. Espero ler em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju,
    Mesmo com o ar mais sombrio a história tem um lado lindo, principalmente com os ensinamentos que você citou. Ao contrário da protagonista, acho o trabalho dela bem interessante, mas entendo a dor que ela sente em estar sozinha!
    Já estou com os dois livros na lista de desejados.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju
    Não sabia que o segundo livro já tinha sido publicado, achei bem diferente essa capa se comparada com o livro Além da Magia. Fiquei bem animada em ler o primeiro livro logo que foi publicado, pois o enredo é incrível. Então, fico animada em saber que no segundo livro a história é especial e encantadora também. Que inusitada e peculiar a magia que a Laylee tem. O peso do dom da protagonista dá uma carga emocional mais sombria, deixando a leitura mais envolvente, pois nos conectamos com o sofrimento e os dilemas vivenciados pela personagem.
    Uma leitura que traz lindas mensagens e reflexões.
    Que linda essa edição, adorei a diagramação.
    Tenho muita vontade de ler a série Estilhaça-me da autora também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju.
    Tenho o primeiro livro da série, mas ainda não o li.
    É bom saber que esse segundo livro tem mensagens importantes a serem passadas. Espero que os próximos volumes abordem o que você achou que ficou em aberto.
    Já li a trilogia Estilhaça-me e quero muito ler a continuação que foi lançada recentemente. Gosto muito da escrita da da autora.
    Achei a capa do livro bonita, mas não combina com a do livro anterior.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Eu já tinha visto a capa desse livro, mas confesso que não sabia nada sobre ele, nem mesmo que fazia parte de uma série.
    Infelizmente, a premissa não me atraiu muito. Apesar de gostar de livros de fantasia, o enrendo desse não me parece o tipo de leitura que iria me prender. No entanto, fico feliz de saber que a autora acertou na construção dos personagens e trabalhou assuntos relevantes através de metáforas, levando o leitor a refletir. Talvez, por esse motivo, eu me anime a ler essa série algum dia.
    De qualquer forma, adorei sua resenha e fico feliz que tenha gostado da leitura.

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia o livro, mas gosto bastante da escrita da autora.
    Achei a trama encantadora, isso de ser sempre gentil com todos é uma grande lição.
    A edição ta maravilhosa, eu amei!

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  14. Sinceramente não lembro de ter lido alguma resenha do primeiro livro da série, porém gostei muito. Esses livros nos dão òtimos aprendizados. Com certeza vou me informar mais sobre eles.

    ResponderExcluir
  15. Que fofo!
    Quero muito ler!
    Parece ser uma obra linda, cheia de magia, ensinamentos, reflexões sobre amor, gentileza e amizade.
    Tô precisando mesmo de uma leitura fofa e leve assim.
    bjss

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.