João e Maria - Neil Gaiman e Lorenzo Mattotti

O prestigiado escritor Neil Gaiman e o brilhante ilustrador Lorenzo Mattotti se encontram para recontar o clássico João e Maria. Familiar como um sonho e perturbador como um pesadelo, o conto narra a saga de dois irmãos que, em tempos de crise e falta de esperança, são abandonados pelos próprios pais e precisam enfrentar com coragem os perigos de uma floresta sombria. Em um texto poético, Gaiman revive a tradição dos contos de fada, dando profundidade à aventura dos irmãos, mas sem abandonar a autenticidade e o talento único de mesclar realismo e fantasia que o transformaram em um dos maiores autores de sua geração. Mattotti, por sua vez, dá um ar inteiramente novo ao clássico. Seus traços criam um jogo de luz e sombra, permitindo que o leitor desvende aos poucos a imagem, assim como os segredos da história de João e Maria. (Skoob)
GAIMAN, Neil. MATTOTTI, Lorenzo. João e Maria. Intrínseca, 2015. 56 p.


"Nunca faltava comida. Mas isso foi nos bons tempos, antes da guerra, antes da fome."

Eu estou numa fase de contos de fadas de Neil Gaiman, eu sei. Mas é que eu estou gostando tanto que não posso, não consigo, parar. Está sendo tão bom, tão gostoso ler, que eu não quero parar. Embora esse não tenha sido o melhor conto que li do autor até agora, João e Maria ainda é bom.

Eu comecei a leitura cheia de animação, porque é o tradicional João e Maria sobre a ótica de Neil Gaiman, certo? Errado. Eu esperava uma nova visão desse conto, alguma coisa (nova?), mas não teve nada disso. A história foi a mesma que já li muitas e muitas vezes quando era criança. Eu esperava algo no estilo A Bela e a Adormecida, que eu simplesmente amei (as ilustrações, a narração... estou suspirando só de imaginar), mas a narração desse conto foi direta. E eu não tenho problemas com isso, contudo não teve... não foi... eu tenho problemas com esse tipo de narração. Eu gosto de um certo floreado, de uma certa reflexão, de uma moral na história e... e João e Maria é mais um relato sobre a maldade no mundo? Talvez? Quem sabe?

João e Maria é sobre a guerra e suas consequências, fome e canibalismo, pais negligentes e crianças que voltam para o lar mesmo assim.


"As crianças contaram sobre a mãe e o pai e que tinham sido abandonadas na floresta, e a velha senhora estalou a língua e balançou a cabeça.
- Onde esse mundo vai parar? - indagou, triste."

Muita coisa pode ser reconsiderada e deixada de lado quando você está lendo um conto de fadas, lógica realmente não é o ponto principal, todavia quando você tem um conto em que o autor não faz da vilã uma bruxa, mas uma senhora bondosa e amável, para dizer que ela é humana e que ela come carne humana e que gosta? Que ela, essa vilã, pode ser qualquer um? O fato das crianças terem voltado para casa mostra... Me deixa chocada. Por que quem voltaria para casa quando foi deixada para morrer do pior jeito possível pelos próprios pais, devagar, sentindo a fome te corroer, ou talvez rápido e brutalmente, sendo rasgado ao meio por algum animal selvagem?

Infelizmente, essa é a realidade. Talvez isso seja tudo que essas crianças conheçam. Talvez ter matado a "bruxa" os fez pensar sobre o que é humanidade, o que é ser humano.

Enfim, é sinistro. Se tem uma palavra que pode descrever João e Maria é sinistro. As ilustrações são todas escuras, com mais preto do que branco, e a história não chama muita atenção porque é algo já conhecido, mas te faz pensar. Não tem como. Não quando te apresenta a país horríveis, humanos que parecem monstros e crianças que precisam serem horríveis, e talvez até fazerem monstruosidade, para continuarem vivendo.

É sinistro.
Yuki Kurohime
Yuki Kurohime

15 comentários:

  1. Oi, Bela.

    Ainda não o li, mas realmente, o livro é um pouco assustador. Essa versão distorcida, é um pouco sem sentido.

    Ainda que, ao mesmo tempo, ele nos apresente algo bem sombrio, uma época difícil e com temas fortes.

    ResponderExcluir
  2. Que chato!
    Tão ruim quando um livro tem tudo para ser perfeito e acaba frustrando assim! Não conhecia o pequeno livro,mas também sou fã demais do autor e do ilustrador e claro, só por isso, a gente já esperava algo ao menos, grandioso.
    Transformar João e Maria em algo sinistro é pra acabar com a vontade ler..rs e é tão melhor quando há uma reconstrução de tudo.
    Não digo que não lerei,mas...
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi Bela,
    Fiquei bem animada em ler esses contos de fadas de Neil Gaiman depois da sua resenha de A Bela e a Adormecida, quero ler mais livros do autor, pois fiquei fascinada com o estilo da narrativa dele.
    Apesar de ficar a expectativa de o autor ter ousado mais nesse livro, trazendo algo distinto para surpreender o leitor, ainda assim, é mais um livro que vou colocar na lista. Estou ansiosa pare ler essa história sinistra de João e Maria.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Que pena que o livro não apresenta nada de novo, algo inovador, esperava que fosse diferente do que já estamos acostumados, mas continua reflexiva, deixando o leitor analisar a situação. Concordo com a parte em querer voltar para casa com pais assim quem é que quer rs. Ainda não li nada do autor, mas pelos elogios esperava mais.

    ResponderExcluir
  5. João e Maria e maria parece ser mais um desses contos que colocam mais coisas e profundidade do que estamos acostumados a ler ou que já tenha lido colocado então, um contexto mais realista sobre o ser humano e a humanidade. Ainda não li, mas a resenha por si só já diz muita coisa. Porém, se tiver a oportunidade de ler tenho certeza que gostaria. Tanto pela ilustrações sinistras e a profundidade da leitura.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Nossa esse livro parece bem sinistro mesmo, tenho ele porem ainda não peguei pra ler, não sou muito fã desse gênero, mesmo assim pretendo ler algum dia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Bela,
    Por mais que eu gosto quando reescrevem um conto, o original sempre me encanta, talvez por isso o livro pra mim é sim surpreendente, e claro, o fato de colocar o ser humano como o "vilão" apesar de assustar um pouco, acredito que seja bem próximo da realidade...
    Estou doida por essa edição por conta das ilustrações, imagino que o mesmo tendo um ar sinistro nos desenhos, seja encantador ao mesmo tempo.
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Olá, Bela!
    Fiquei muito interessada por esses contos de fadas que Neil Gaiman esta recotando.
    Essa edição deve ser maravilhosa por conta da ilustrações, a cor predominante nos desenhos, quero ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Gosto de como Neil veste os contos novamente, transformando uma história tão inocente e delicada em algo assim. Parece arrepiante, confesso que este é o conto que menos dei atenção na infância, não sei bem o porquê. Ele parece mais interessante assim pra mim, hihi.

    ResponderExcluir
  10. Bela!
    Gosto das releituras dos contos de fadas, e, pelo autor, achei que o livro seria mais intenso e provocante do que o original.
    As ilustrações são bem escuras e macabras...uiiii!
    “Sou uma pessoa insegura, indecisa, sem rumo na vida, sem leme para me guiar: na verdade não sei o que fazer comigo.” (Clarice Lispector)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JUNHO - 5 GANHADORES
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  11. Oi Bela!
    Desde que li uma resenha desse livro eu tenho um interesse gigante em ler ainda mais por ser uma releitura que adoro, ja está na listinha que só cresce...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha. Gosto da història de João e Maria desde a infância. Esse livro trás uma nova perspetiva do que já conhecemos. Com certeza vou dar uma oportunidade especial a esse livro.

    ResponderExcluir
  13. Ainda não li esse livro mas já ouvi falar muito nele interessante como o autor consegue acrescentar o João e Maria no meio dos Outros Contos de Fadas

    ResponderExcluir
  14. Adoro quando histórias assim, que todos conhecemos, são recontadas. Espero ter oportunidade de ler esse livro logo, fiquei muito interessada, principalmente por ter participação do Neil Gaiman, curto muito os outros livros dele. Essa capa está maravilhosa.

    ResponderExcluir
  15. Eu gosto muito da escrita do Gaiman e também de contos de fadas, então tenho grande expectativas pra esses livros. Confesso que também esperava uma nova versão da história e ver a original ser apenas recontada é bastante decepcionante. João e Maria pra mim é um dos contos de fadas mais brutais e macabros que conheço, exatamente por conta de todos os temas abordados, acho que de infantil ele não tem muita coisa, não se analisarmos sob a perspectiva do canibalismo, da rejeição dos pais e da maldade que é inserida na história.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.