O que Alice esqueceu - Liane Moriarty

Sinopse: Alice tinha certeza de que era feliz: aos 29 anos, casada com Nick, um marido lindo e amoroso, aguardando o nascimento do primeiro filho rodeada pela linda família formada por sua irmã, a mãe atenciosa e a avó. Mas tudo parece ir por água abaixo quando ela acorda no chão da academia... dez anos depois!
Enquanto tenta descobrir o que aconteceu nesse período, Alice percebe que se tornou alguém muito diferente: uma pessoa que não tem quase nada em comum com quem ela era na juventude e, pior, de quem ela não gosta nem um pouco.
Ao retratar a vida doméstica moderna provocando no leitor muitas risadas e surpresas, Liane Moriarty constrói uma narrativa ao mesmo tempo ágil e leve sobre recomeços, o que queremos lembrar e o que nos esforçamos para esquecer. (Skoob)

Livro recebido em parceria com a Editora.
MORIARTY, Liane. O que Alice esqueceu. Editora Intrínseca, 2018. 416 p.


Sempre que vejo algo sobre um novo lançamento de Liane Moriarty, pouco me importa a sinopse, sei que vou ler. Tanto que já li todos os livros dela lançados aqui no Brasil pela Intrínseca e O que Alice esqueceu só veio para reforçar essa certeza, pois se tornou meu segundo - ou primeiro (ainda estou em dúvida) - livro favorito da autora, em embate apenas com O segredo do meu marido.

No livro, Alice sofreu um acidente e esqueceu seus últimos dez anos. Ela ainda pensa que é recém casada, apaixonada por Nick e que eles esperam seu primeiro filho. Só que, diferentemente, ela tem três filhos, está se divorciando, se distanciou de sua família e se tornou uma pessoa completamente diferente. Conforme descobre verdade sobre si mesma, ela sente que, durante esses dez anos, uma usurpadora esteve em seu lugar.

"Esse foi o dia em que Alice Mary Love foi à academia e, num descuido, perdeu uma década de vida."

A trama é construída pela perspectiva de três personagens, que se intercalam para ampliar a percepção dos acontecimentos: Alice, em terceira pessoa, Elizabeth, irmã de Alice, por meio de suas anotações pessoais para o seu terapeuta, como um diário, e Frannie, "avó" das duas, por meio de um blog. Achei um pouco irritante que algumas cenas fossem interrompidas para mudar de uma personagem para outra, mas, no contexto, acredito que essa construção foi fundamental para aprofundar outros personagens que não poderiam ser compreendidos apenas pelo ponto de vista de Alice.

Liane Moriarty tem uma escrita envolvente e é difícil largar o livro. Li até sentir meus olhos ficarem secos e pesados, e mesmo assim não queria parar. Embora a história gire em torno de coisas bastante cotidianas, a forma como a autora constrói sua narrativa insere um mistério que queremos logo desvendar. Algo mudou Alice durante esses dez anos, algo dissolveu seu casamento, algo a transformou em uma mulher que ela não imaginava que podia ser, mas ela não lembra, e a curiosidade de saber o que é enorme.

O mistério em si não é grande coisa, então não é bom criar expectativas sobre isso, mas é a simplicidade que desperta reflexões durante a leitura. Afinal, não são as coisas do dia a dia que nos transformam cada dia um pouquinho mais? Acredito que o que envolve nos livros de Moriarty é seu dom de transformar coisas simples e comuns em tópicos instigantes e, a partir disso, fazer o leitor repensar a si mesmo. Por exemplo, será que o meu eu de hoje gostaria de mim mesma daqui a dez anos? E o meu eu de dez anos atrás, o que pensaria de mim hoje?

"Alice detestava a pessoa que tinha se tornado. A única parte boa eram as roupas."


A construção dos personagens é outro ponto alto da trama. Ninguém é apenas uma ou outra coisa, as pessoas são muito mais profundas que isso. Liane não os coloca em caixinhas, mas trabalha suas diversas facetas de forma rica e fascinante. Por exemplo, Elizabeth, irmã de Alice, quis tanto um filho que passou a fazer disso a questão da sua vida, sentia que ninguém a compreendia e qualquer palavra se tornava uma ofensa contra ela. Ela não era uma pessoa má ou boa, só uma pessoa frustrada, desesperançosa, que não conseguiu evitar que isso influenciasse todos os demais aspectos de sua vida. E isso se repete com praticamente todos os personagens, que são trabalhados por todos os ângulos possíveis.

Alice mesmo é uma pessoa comum, cheia de defeitos e qualidades, e é por isso que foi tão fácil se identificar com ela - seja com a Alice de 29 anos, seja com a de 39. Todo mundo já teve momentos cheios de sonhos e esperança, assim como teve aquelas situações cheias de frustrações que ofuscavam todo o resto. No caso da protagonista, perder a memória pode ter sido uma bênção, para poder ver sua vida atual a partir de uma perspectiva menos parcial, pois aquilo nem parecia ter acontecido com ela. Para mim, mostrou que às vezes é preciso se afastar de um sentimento para rever a importância das coisas em nossas vidas e da necessidade de cuidar, no dia a dia, de nossos relacionamentos.

O que Alice esqueceu foi o livro que eu achei mais leve e divertido de Liane Moriarty, sem um grande suspense e sem o tom de ironia que eu sempre percebo por traz de se texto. Não que esses aspectos fossem ruins em outros livros, mas esse conseguiu me atingir de uma forma que eu não esperava. Além disso, o livro é mais voltado para o romance e eu amei isso. Relacionamentos sempre são aspectos importantes nos livros da autora, mas de alguma forma esse foi o que mais me envolveu, e eu só queria que existissem mais cenas que mostrassem o ponto de vista de Nick, pois eu amei esse homem. 

Ainda que eu fale mais e mais sobre o livro, nunca conseguirei abordar todos os tópicos que me encantaram em O que Alice esqueceu, desde a redescoberta, pela protagonista, de seus filhos, já crescidos, como indivíduos, até a necessidade de lidar com a dor da perda, do fim de um relacionamento, a dificuldade de comunicação quando tudo o que poderia já foi dito, ou de descobrir a imensa capacidade que se tem de se reconstruir. Terminei a leitura com lágrimas nos olhos e feliz, muito feliz, de ter conhecido esse outro lado de Liane Moriarty.

Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

18 comentários:

  1. Oi, Ju.

    Esse parece ser um livro muito intenso e intrigante, por conter muitas descobertas ao longo do livro. E, ao mesmo tempo, sensível, por causa dos conflitos eventuais da personagem.

    Detesto quando tem uma narrativa em forma de cartas/diário, mas vemos que aqui, a autora soube aproveitar e explorar o enredo e seus personagens. Em especial esse drama da Alice. Gosto quando há mais de um ponto de vista exposto, pois nos dá uma visão melhor sobre acontecimentos e os desenvolvimentos dos mesmos, nos permitindo assim, ter um conhecimento maior.

    Enfim, esse é um livro que eu tô querendo ler há muito tempo. Inclusive tá na minha meta de leitura desse livro. ^^

    ResponderExcluir
  2. Tenho um livro da autora, mas ainda não li. Fiquei intrigada com esse, pensando em qual seria o mistério da trama, mesmo que não seja algo grandioso, parece ser uma leitura triste e emocionante com alguns questionamentos. Gosto quando tem outros pontos de vista desde que não fique confusa a historia.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju,
    Sabia que eu conhecia esse livro de algum lugar, li uma resenha de As Lembranças de Alice algum tempo atrás e reconheci nessa nova edição da Intrínseca.
    Sou como você, só o fato de ser um livro dessa autora eu já desejo ler. A escrita da autora me conquistou, suas histórias são intrigantes e envolventes, sendo impossível largar um livro dela até chegar na última página. Adoro a forma como a autora constrói a narrativa, trazendo a perspectiva de vários personagens em capítulos intercalados, e pelo jeito, essa trama é igualmente viciante, uma leitura que prende o leitor.
    Estou ansiosa para conhecer a história da Alice, o que aconteceu com ela e acompanhar a sua jornada de reconstrução.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá Ju!
    Adorei a resenha, hj que conheci o livro, e agora que li sua resenha já qro pra ontem, a leitura parece ser bem agradável e flui bem, o enredo parece ser bom tbm, sempre ouço flar bem da escrita da autora, espero ter oportunidade de ler.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Tenho percebido uma chuva de resenhas deste livro neste início de semana e espero poder conhecer mais livro da autora, que pelo que percebi, é querida demais!
    Eu ainda não conheço o trabalho dela, mas quero muito poder conhecer.
    Alice não só carrega as dúvidas destes 10 anos, um lapso de tempo bem grande, três filhos que não são lembrados, um casamento e uma vida sem saber o que se fez.
    Pode não ser uma trama super bem elaborada, mas que faz a gente se colocar no lugar dela, ah isso faz!
    Está na lista de desejados e espero ler o quanto antes!
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Olá Ju! Estou doida pra ler esse livro, gosto muito da escrita da Liane Moriarty, essa resenha me deixou ainda mais curiosa em conferi essa história.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Parece ter uma premissa bastante dramática e ao mesmo tempo divertida. Não consigo me colocar no lugar de Alice e acordar com um pensamento totalmente diferente com a realidade do presente. Imagina o tamanho da angustia dela, não é mesmo? Ainda não tive a oportunidade de ler nada da Moriarty, mas confesso que tenho uns livros desejados e entre eles está o que alice esqueceu.

    ResponderExcluir
  8. Ju!
    Deve mesmo ser uma situação bem constrangedora não reconhecer seus próprios filhos e ainda se sentir apaixonada pelo marido, quando estão prestes a se divorciarem.
    Gostei de saber que as personagens são bem construídos e são o ponto alto de toda a trama, mesmo que o suspense não seja a prioridade.
    “Nunca sei se quero descansar porque estou realmente cansada, ou se quero descansar para desistir. “ (Clarice Lispector)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JUNHO - 5 GANHADORES
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  9. Q curiosidade p/ saber o que Alice esqueceu. A vida faz isso, nos muda. Imediatamente lembrei de Para Sempre, imagino seguir a mesma linha. Vc leu Para Sempre? São similares?
    Patricia Queiroz

    ResponderExcluir
  10. Nossa que história louca. Deve ser um misto de leitor torcendo pra saber o que aconteceu, dando palpites, sofrendo junto e até se divertindo, pois devem ser cenas hilárias. Gosto da escrita da autora mas como já comentei, chega num pouco da história que me confundo com os outro livros anteriores dela.mas certamente será uma leitura obrigatória

    ResponderExcluir
  11. Olá, Ju
    Não li nada de Liane Moriarty, mas quero muito ler.
    Tenho lido muitas resenhas sobre os livros da autora e só aumenta mais a curiosidade para ler as obras.
    Por mais que você disse para não criar expectativas, estou louca para ler O que Alice esqueceu. Conhecer a sua família e ficar horas sem dormir para ler.
    Quando me interesso num livro qualquer tempinho que tenho estou lendo, em casa, na rua, no trabalho.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi. Tenho Pequenas, Grandes, Mentiras da autora mas aina nao o li, mas é uma autora que desejo muito conhecer. Quando vi este livro, amei por ter o nome de minha avó paterna, mas nao me aprofundei no assunto. Depois que li a resenha, me dei conta q amo alguns filmes q assisti, onde o personagem se esquecia do dia vivido e só se lembrava do passado. Sei q vou amar O que aconteceu com Alice, saber o q de fato aconteceu, o porque e como, e ainda como ela lidará com a situação, é o q mais me empolga, espero ter uma leitura maravilhosa. Olha, esquecer 10 anos de sua vida em uma taca só deve ser muitoo complicado.

    Bjss

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju,
    Pena que nunca consegui ler nada da autora... O que mais me chama atenção nesse enredo é esse toque de humor, claro que eu esperava um grande segredo para Alice ter se esquecido desse tempo, mas mesmo sabendo que não é tudo isso, ainda tenho uma curiosidade enorme em ler, quero saber como ela fará para recuperar essas memórias. Essa intercalação entre os personagens pra mim é algo positivo, assim conhecemos o lado de cada um, como você disse, algo que não seria possível se fosse só pela visão da protagonista.
    Enfim, quero muito ler o livro, assim como os outros da autora.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Eu adorei a proposta do livro e normalmente não sou muito chegada em livros tipo cartas e trocas de mensagens como por exemplo livro As Vantagens de Ser Invisível mas eu fiquei bem interessada nesse livro e eu já li dois livros da autora então a expectativa é muito grande

    ResponderExcluir
  15. Eu ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas sempre que um título mexe com sentimentos ele acaba me tocando de maneira profunda, ainda mais quando envolve família e relações próximas entre pessoas. Algo que eu gostei muito nesse título é o mistério envolvendo a perda da memória e os dez anos "em branco" da protagonista, mesmo que tu tenha deixado bem claro que esse não é foco do livro. As personagens serem construídas imperfeitas torna tudo mais verossímil e passível de identificação.

    ResponderExcluir
  16. Um livro que se difere de todos que a autora já escreveu. Essa, é a primeira resenha que leio dele e eu já me interessei bastante. Conheço a autora, porém eu nunca tive a honra de ler nenhuma obra dela. O que é uma pena.
    O que mais me chamou a atenção foi a abordagem na questão da auto reflexão. Deveríamos fazer isso sempre. Deveríamos nos perguntar o que nosso eu de daqui a 10 ou 20 anos acharia das nossas atitudes atuais. O que achamos agora, das atitudes que tomamos anos atrás. Valeu a pena?
    Mesmo você nos dando a dica de não criar muitas expectativas em relação ao mistério que envolve esse esquecimento de Alice, confesso que isso fez com que eu ficasse ainda mais curiosa rsrs

    Enfim, espero ganhar esse livro no sorteio aqui do blog para poder desfrutar dessa obra tão atraente.

    Bjos

    ResponderExcluir
  17. Oi Ju!

    Adorei a premissa desse livro, assim como os outros da autora, vou ler logo depois de pequenas grandes mentiras.
    A resenha está ótima, o jeito sincero que você fala sobre o livro realmente desperta curiosidade pela história.

    ResponderExcluir
  18. Como você eu também sei que vou ler qualquer livro que ela escreva hahahaha! Comecei pelo Segredo do Meu Marido, que resgatei com um cupom da amazon e não dava nada pelo título. Mas a Liane é maravilhosa!
    Estou ansiosa para ler esse!

    Bjs

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.